Amamentar tudo o que sempre sonhei | De Mãe para Mãe

Amamentar tudo o que sempre sonhei

Responda
20 mensagens
sandrinha1993 -
Offline
Desde 13 Abr 2017

Olá mamãs. Sou mãe de primeira viagem de um menino lindo de dois meses e meio. Desde que engravidei o meu sonho era amamentar, era tudo o que mais queria, pois via muitas mamãs a amamentar e eu achava aquilo maravilhoso. Quando o meu menino nasceu estava ansiosa para lhe dar a mamaminha, mas o meu sonho tornou-se uma coisa difícil de explicar. O meu bebé nasceu sem saber mamar, sem saber como puxar para engolir o leite e eu não sabia como lhe ensinar. Foi desesperante ver o meu bebé a berrar de fome e eu ter os peitos cheios de leite e ele não mamava. Mas eu nunca desisti nem nunca se quer pus isso em causa. Ele chorava eu chOrava também por pensar que não era capaz de ensinar o meu filho a mamar. Só pensava que não estava a ser boa mãe. Ele quando foi a consulta dos 15 dias só tinha engordado 40g, fiquei com tudo no chão. Mas a enfermeira disse me que eles perdem 10% do peso, então não me preocupei muito. Entretanto os dias foram passando e ele começou a ficar mais apto a mamar, mas havia outro problema mamava 3,4 minutos e caia num sono profundo, nada o fazia acordar e dormia por 3 horas e depois acordava para mamar e continuava assim, ficou assim um mês inteiro, ficava satisfeito com pouco. Fomos a consulta do mês e só tinha engordado 500g. Fiquei em pânico, meu filho não engorda quase nada, será o meu leite que é fraco? A enfermeira quando me disse que estava a baixo do peso que deveria acrescentar lhe Leite artificial e eu só não chorei porque porque. Cheguei a casa e era o que fazia dava lhe o meu peito e depois o leite da farmácia, comecei a ver que o meu filho estava a largar me a mama. Então por decisão própria deixei lhe dar o leite da farmácia e só lhe dou leite materno. Até hoje que ele está perto dos 3 meses estou lhe a dar leite materno. Fui a consulta dos dois meses e tinha engordado pouco também. Continua abaixo do peso. Cheguei a conclusão que o problema não é do leite mas sim do meu filho ficar satisfeito com pouco. Não vai ser um menino de comer muito, sai a mãe ☺.
Graças a Deus, tenho um menino super saudável, cheio de energia, já segura a cabecinha com 2 meses e meio, não a 100 % mas a 90%, já palra, é muito simpático tem um sorriso lindo.
Moral da história: Nunca desistem de amamentar, pois é a melhor coisa que uma mãe pode dar a um filho, independentemente do sacrifício que as vezes temos que fazer.

Se tiverem histórias como a minha ou parecidas partilhem comigo para saber a vossa opinião.

Beijocas para todas as mamas

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá mamã!
Parabéns! Comigo também não foi fácil, mas como sou teimosa consegui! filhotes preguiçosos que só queriam dormir e inexperiência... enfim, mas ultrapassei.
Desta vez, apesar de o início tb não ter sido fácil, correu melhor.
Sinto um orgulho enorme qdo o vejo a ficar cada vez mais gordinho e eu a ficar magrinha (depois recupero).
Felicidades!

Carolina Marques16 -
Offline
Desde 23 Mar 2014

Muitos parabéns pela sua persistência, o leite materno é indubitavelmente o melhor alimento que se pode oferecer a um bebe.
No entanto, há mães que pelos mais variados motivos não puderam amamentar os seus filhos, e felizmente o LA resolve a questão.
Não sei se foi prudente, por decisão própria, deixar de dar o LA quando foi um profissional de saúde que a aconselhou a fazê-lo, especialmente se o bebe está abaixo do peso... mas isto sou eu a pensar, eu não teria coragem para tomar uma decisão dessas, sendo que confio plenamente no pediatra e enfermeira que desde sempre acompanharam a minha filha!!
Pra mim, e é apenas a minha opinião, nenhuma crítica atenção, o bem estar da minha filha nunca passou exclusivamente pelo LM ou LA. Eu tinha imenso leite, e não pude amamentar a minha filha como gostaria, e mesmo tendo a minha vida virada do avesso ( doença oncológica do meu marido, pai da minha filha) haviam mulheres que olhavam para mim com aquela cara de pena por eu não estar a amamentar!! Não tenham pena de mim ou de qualquer outra mãe pelo facto de não amamentarmos, faremos sempre tudo pelos nossos filhos, quer estes bebam o nosso leite ou não... a felicidade deles, e nossa, vai muito além do leite, a melhor coisa que uma mãe pode dar a um filho é todo o amor que traga consigo no coração, e a certeza de que nunca o desamparará Sorriso

sandrinha1993 -
Offline
Desde 13 Abr 2017

Obrigada. Com certeza que nos mamãs fazemos o que achamos melhor para o nosso bebé. E sei que o melhor para o meu bebé é o leite materno. Fiz por iniciativa minha Mas com opiniões de outros pediatras, pois eu não confio nada no pediatra que tenho neste momento para p meu filho, acho que eles partem logo para a parte mais fácil. E quando experimentei em dar LM e depois LA o meu filho só mamava um chiquinho de LA nem 30 ml mamava. Ou seja ele ficava satisfeito com o LM. Cada um ao seu ritmo. Não são todos iguais. Apaixonado

micmip -
Offline
Desde 23 Jul 2011

Parabéns mama! Podemos ouvir muitos conselhos mas as mães somos nós! A natureza está muito bem feita! Nada melhor que leitinho da mãe!!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Exactamente sandrinha, fez muito bem Sorriso
O meu sempre engordou e mesmo assim as enfermeiras tentaram impingir -me o LA
Não entendo, acho mesmo que é como diz, ir pelo mais fácil
Eu cheguei a dar leite materno num copinho as 2 da manhã pq não pegava no meu bico... demorava 2h a beber 30 ml, chorava eu , chorava o meu marido, depois até usei o embolo de uma seringa para fazer bico... enfim, conseguimos Sorriso e ag olhamos para trás e rimo-nos destas aventuras Sorriso

sandrinha1993 -
Offline
Desde 13 Abr 2017

micmip escreveu:
Parabéns mama! Podemos ouvir muitos conselhos mas as mães somos nós! A natureza está muito bem feita! Nada melhor que leitinho da mãe!!

Exatamente a própria natureza faz de nos aprender tudo. Nos sentimos se o bebê está bem ou não.

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

O tema da amamentação e do leite artificial dá pano para mangas.
Também saí da maternidade com indicação para dar LA como suplemento, embora a minha filha não tivesse perdido mais peso do que o normal. Tomou LA 3 dias e também por iniciativa própria retirei o LA e passei a dar apenas LM. Tem ganho sempre peso normalmente e é até bastante rechonchuda. Ao início a amamentação não foi fácil, mas com esforço consegui e já vamos em 3 meses de LM em exclusivo.
Acho que há muita desinformação, mesmo na classe médica e demasiada pressão para se dar LA. Há uma ideia muito enraizada de que quase todas as mulheres têm leite fraco, mesmo entre as gerações mais velhas. Por várias ouvi já comentários de pessoas na faixa dos 70/80 anos que ficam E,osurpreendidas por a miúda estar tão gordinha só com LM. Uma delas até me disse que eu e a minha irmã eramos grandes produtoras de leite. Senti -me tipo vaca mas pergunto -me se amamentar não deveria ser a regra e não a exceção. Há um longo caminho a percorrer para que mais mães possam amamentar quando o querem fazer, sem lhes impingirem logo leite da lata.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

sandrinha1993 -
Offline
Desde 13 Abr 2017

Ansha escreveu:
Exactamente sandrinha, fez muito bem Sorriso
O meu sempre engordou e mesmo assim as enfermeiras tentaram impingir -me o LA
Não entendo, acho mesmo que é como diz, ir pelo mais fácil
Eu cheguei a dar leite materno num copinho as 2 da manhã pq não pegava no meu bico... demorava 2h a beber 30 ml, chorava eu , chorava o meu marido, depois até usei o embolo de uma seringa para fazer bico... enfim, conseguimos e ag olhamos para trás e rimo-nos destas aventuras

Existem fases muito complicadas com os nossos bebés, mas temos que ser fortes e não desistirmos. Pois é como a minha enfermeira, nunca esta bem com o peso deles e em vez de nos ajudar em incentivar a dar leite materno, não só partem para a parte mais fácil. LM e a seguir LA. Mas no meu caso, experimentei em fazer isso é quando dei por mim o meu menino já estava a rejeitar a mamã. E eu um dia dei por mim e disse isto não pode continuar. Eu quero amamentar e é isso que vou fazer. Larguei o LA e só dou exclusivo LM. Hoje em dia queremos bebés saudáveis ou bebés gordos? Beijocas

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

não entendo.. os médicos e enfermeiras que me seguiram sempre defenderam ao máximo a amamentação.. a introdução de LA foi mesmo a última opção... como existem profissionais de saúde que não defendem assim a amamentação??

enfim.. olhe mamã, o que me diziam era quando visse que ele estava a adormecer na maminha para mexer na orelha dele ou na bochecha, ou mexer me um pouco ou fazer algum barulhinho que o desperte novamente para continuar a mamar Sorriso e comigo isso funcionava..

o meu introduziu a alimentação sólida cedo, aos 4 meses, mesmo por não estar a engordar.. engordou 2gr por dia do 3º para o 4º mês.. mas continuou com a amamentação e o LA Sorriso

sandrinha1993 -
Offline
Desde 13 Abr 2017

Danb escreveu:
não entendo.. os médicos e enfermeiras que me seguiram sempre defenderam ao máximo a amamentação.. a introdução de LA foi mesmo a última opção... como existem profissionais de saúde que não defendem assim a amamentação??
enfim.. olhe mamã, o que me diziam era quando visse que ele estava a adormecer na maminha para mexer na orelha dele ou na bochecha, ou mexer me um pouco ou fazer algum barulhinho que o desperte novamente para continuar a mamar e comigo isso funcionava..
o meu introduziu a alimentação sólida cedo, aos 4 meses, mesmo por não estar a engordar.. engordou 2gr por dia do 3º para o 4º mês.. mas continuou com a amamentação e o LA

Pois o problema é que o meu adormece e posso até belisca lo que ele não acorda de maneira nenhuma. Só acorda se tiver realmente fome, se não ficar satisfeito deito o e ele chora e ai pego e ofereço lhe a mama. Eu tenho que insistir e obriga lo a um bocado a mamar porque se não ele é mesmo muito preguiçoso. Já a minha mãe dizia que eu era igual. Hoje é o dia que sou magra e estou abaixo do peso. Na minha gravidez engordei 5kg. Sou uma esquelética. O meu bebé acho que vai ser igual. Alto e magro
Sedutor Gargalhadas

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

O meu filhote, apesar de beber só LM, está a crescer bem e a ficar gorducho. Já aumentou 2 kg e cresceu 8 cm, em 2 meses, quase tanto como o irmão que nesta fase bebia um pouco de LA.
Ao início também adormecia e durante a subida do leite tive de dar o LM com o biberão, pois não agarrava a mama. Se eu não tivesse passado pelo mesmo teria iniciado o LA nessa fase.
Há uns meses tentei ajudar uma amiga que estava com problemas na amamentação, mas foi impossível. Ela desistiu e disse mesmo que não se queria chatear mais. Respeitei, apesar de ver bastantes semelhanças com o que eu passei na primeira vez. Teria sido mais fácil desistir. não sou melhor que ninguém por isso, mas foi uma vitória e um enorme orgulho! Fixe

Bella_tété -
Offline
Desde 18 Mar 2013

Li há dias um artigo postado por outra mama daqui, que relatava que uma mãe inglesa deixou o seu bebe morrer de fome (sem se aperceber ficou super desidratado) porque ele não mamava direito e apenas queria dar leite materno, até porque nenhuma enfermeira a aconselhou a dar LA.
Com isto quero dizer que radicalismos não são saudáveis...leite materno sim mas não tem mal complementar com o outro para os ajudar a crescer.

sandrinha1993 -
Offline
Desde 13 Abr 2017

Bella_tété escreveu:
Li há dias um artigo postado por outra mama daqui, que relatava que uma mãe inglesa deixou o seu bebe morrer de fome (sem se aperceber ficou super desidratado) porque ele não mamava direito e apenas queria dar leite materno, até porque nenhuma enfermeira a aconselhou a dar LA.
Com isto quero dizer que radicalismos não são saudáveis...leite materno sim mas não tem mal complementar com o outro para os ajudar a crescer.

Desculpa lá se vou ser egoísta ou não, mas o meu bebé está muito bem, de desidratação não tem nada, e ele está a crescer muito bem com o meu leite. Por isso não tenho nada que complementar com o LA até porque já o fiz e ele começou me a largar a mama e só querer biberão e quanto mais a mais quando experimentei em dar a mama e depois complementava com LA ele nunca bebia mais de 20 ml às vezes nem bebia, acho que ele ficava satisfeito com LM. Nos mães acho que sabemos quando o nosso filho está bem e quando não está.
E eu sei que o meu bebé está muito bem cuidado, muito hidratado, e não passa fome, até porque quando ele tem fome ele não chora ele berra esfomeado.

sandrinha1993 -
Offline
Desde 13 Abr 2017

E se essa mãe inglesa não deu por o seu filho ter uma desidratação é porque não estava atenta ao seu bebé. Porque a desidratação nota se num bebé como ele fica, existem sintomas para tal.

Carolina Marques16 -
Offline
Desde 23 Mar 2014

Julgo que a Bella_tété não disse, de todo, que o seu filho estava desidratado e afins... apenas referiu um caso em que tal aconteceu porque a mãe foi radical demais. É como ela mesma diz, leite materno SIM mas não há mal nenhum em complementar com LA caso seja necessário!!
Se o seu filho está a evoluir bem só com LM deve continuar sem dúvida alguma Piscar o olho

Lili79 -
Offline
Desde 12 Dez 2016

Olhe eu já vou em 23 meses de amamentação e sinto-me feliz por ter conseguido!
O início também não foi fácil, as dores, uma bebé que nasceu com quase 4 Kg mas que engordava pouco... Passou do percentil 95 para 50 em 3 meses o que para muitos seria um alerta mas, por acaso, os profissionais de saúde não me desmotivaram mas também fui aconselhada a dar suplemento de LA e sabem o que acontecia? dava-lhe LM e depois LA, ela bebia mais 20 ou 30 ml de LA e acabava por vomitar em jato! ou seja, o LM era suficiente para ela...
Depois introduzi os sólidos e continuei sempre a completar com LM e hoje em dia, com 23 meses continua no percentil 50 ou um pouco abaixo, portanto é a prova que não havia problema nenhum com o LM, é o percentil dela, é o corpo dela assim! Porque já come de tudo e sempre comeu muito bem a sopa e mesmo assim nunca foi daqueles bebés rechonchudos, é a natureza dela assim (tal como eu)...
Isso para dizer que hoje em dia, todos se preocupam muito com o peso dos bebés e põe-se logo em causa o LM e esquece-se que o LM é o alimento ideal para o bebé, criado pela natureza para o bebé...
Atenção não tenho nada contra o LA que também tive de dar à minha mais velha...

sandrinha1993 -
Offline
Desde 13 Abr 2017

Lili79 escreveu:
Olhe eu já vou em 23 meses de amamentação e sinto-me feliz por ter conseguido!
O início também não foi fácil, as dores, uma bebé que nasceu com quase 4 Kg mas que engordava pouco... Passou do percentil 95 para 50 em 3 meses o que para muitos seria um alerta mas, por acaso, os profissionais de saúde não me desmotivaram mas também fui aconselhada a dar suplemento de LA e sabem o que acontecia? dava-lhe LM e depois LA, ela bebia mais 20 ou 30 ml de LA e acabava por vomitar em jato! ou seja, o LM era suficiente para ela...
Depois introduzi os sólidos e continuei sempre a completar com LM e hoje em dia, com 23 meses continua no percentil 50 ou um pouco abaixo, portanto é a prova que não havia problema nenhum com o LM, é o percentil dela, é o corpo dela assim! Porque já come de tudo e sempre comeu muito bem a sopa e mesmo assim nunca foi daqueles bebés rechonchudos, é a natureza dela assim (tal como eu)...
Isso para dizer que hoje em dia, todos se preocupam muito com o peso dos bebés e põe-se logo em causa o LM e esquece-se que o LM é o alimento ideal para o bebé, criado pela natureza para o bebé...
Atenção não tenho nada contra o LA que também tive de dar à minha mais velha...

Concordo a 200 por cento. Só se interessam com um bebé gordinho, e um bebé saudável não conta? Se o meu bebé não tivesse satisfeito com o meu leite ele mostrava isso. Cada um é como é. Uns engordam mais outros menos. O meu não engorda tanto porque já é dele assim. Mas é super saudável e um irrequieto e um traquininha. Portanto continuo a achar que devem insistir no LM.

JoanaRMG -
Offline
Desde 19 Abr 2017

Sandrinha, comigo os primeiros tempos também foram difíceis porque o meu menino não sabia mamar e eu não conseguia fazer com que ele mamasse muito, mas com o passar do tempo ele lá lhe apanhou o jeito e hoje em dia não quer outra coisa. Adora a maminha e já experimentei dar lhe LA a noite para ver se ele dormia melhor e ele não o quer. O grande senão é que, agora com 4 meses, ainda acorda de duas em duas horas para comer. Mas estou super satisfeita por conseguir amamentar este tempo todo e quanto mais tempo ele mamar melhor!

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho