Amamentar

10 respostas [Última]
Futura Mamã Ale...
Retrato de Futura Mamã Alentejana
Utilizador offline. Visto pela última vez há 45 sem 6 dias. Offline
Desde: 26.06.2012

Mamãs, estou grávida de 21s e desde que descobri que fiquei grávida (não foi planeado) sempre sofri por antecipação em relação aos testemunhos que ouvi e li sobre a amamentação.
Alguma mamã que já amamentou me pode explicar no integral se dói assim tanto ou não? Em relação ás gretas, feridas ou sangue é tudo insuportável?
Tenho muito medo pois sempre fui bastante sensível no peito e não gosto que me toquem nos mamilos.

O homem da minha vida nasceu dia 28 de Janeiro de 2013

morxega
Retrato de morxega
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 semana 1 dia. Offline
Desde: 24.07.2012
Amamentar...

Olá mamã!

Eu amamentei a minha filha só nos 2 primeiros meses porque não tinha leite suficiente e porque pessoalmente não gostei muito. Mas pelas mamãs com quem já falei, acho que tem haver também se o bebé consegue pegar bem na mama ou não.

Se ele pegar bem na mama não doi amamentar.. Se não, pode aparecer as gretas o que doi bastante quando eles pegam. MAS... existem optimos cremes para evitar que isso aconteça...
A mim doia-me porque apareceram as gretas, não tinha leite suficiente e começei a stressar. Mas a vdd é que adorava quando ela pegava bem na mama e mamava... É muito bom teres o teu bebé juntinho a ti Sorriso
Insuportável??? Acho que não! Superamos tudo!
Um conselho... tenta não stressar com isso... os bebés sentem, não produzes leite suficiente e ai sim... é pior...

Deixa o teu bebé nascer para veres a sensção! Sorriso

Vais ver que vais ter mamãs a falar que adorarm amamentar e derm de mamar até tarde Sorriso Depende muito das pessoas e dos bebés...

NinaPQ
Retrato de NinaPQ
Utilizador offline. Visto pela última vez há 7 h 58 min. Offline
I Love DMPM
Desde: 22.02.2010
Não sofras por

Não sofras por antecipação!
Vou-te deixar o meu testemunho, que espero sinceramente que te acalme...
Nunca pensei muito na amamentação enquanto estava grávida, sabia que queria amamentar, mas nunca me fixei demasiado nisso. A verdade é que as coisas foram acontecendo naturalmente e foi dos melhores momentos que vivi na vida... Nunca senti dores na subida do leite, nunca tive gretas, nunca nada! Só posso dizer que a amamentação para nós, eu e o meu filho, foi uma benção! Amamentei o meu filho até aos 31 meses e foi fantástico!
Beijinhos

Mãe de um bébe fantástico, pingu a mãe ama-te muito... 22 de Dezembro de 2009 às 0h50, o melhor dia da minha vida! Pingu nasceu com 3,360kg e 48,5cm! Sorriso

Em busca de uma nova aventura... "Mano do pingu", esperamos ansiosos que dês sinal... Sorriso

Janika
Retrato de Janika
Utilizador offline. Visto pela última vez há 22 h 56 min. Offline
Desde: 27.05.2009
Olá mamã

Eu amamento o meu filho há 22 meses!
Se algo corre mal no início, tal como gretas, dores,... é porque o bebé está a mamar mal. O bebé deverá pegar na auréola e não no mamilo. Estar a mamar no mamilo é incorrecto e, por isso, pode causar dores, gretas, fissuras nas mamocas,...
O melhor conselho que te posso dar é, enquanto grávida tirares todas as dúvidas para na altura em que tiveres o teu bebé nos braços saberes o que fazer. Podes frequentar aulas de preparação para o parto num Centro de Saúde e/ou ligar para a SOS Amamentação: 21 388 09 15.
Se as coisas correrem bem no icício é meio caminho andado para teres sucesso com a amamentação.

Felicidades!!

* GONÇALO * 6 NOVEMBRO 2010 * 2,610gr * 49cm *
SEMPRE IMAGINEI QUE SER MÃE DEVERIA SER A MELHOR COISA DO MUNDO... AFINAL É MUITO MELHOR DO QUE IMAGINEI!!!

Carina02
Retrato de Carina02
Utilizador offline. Visto pela última vez há 23 h 4 min. Offline
Desde: 08.05.2011
Oi. Vou ser sincera. O meu

Oi.

Vou ser sincera. O meu filho tem 9 meses e meio, ainda mama e eu adoro dar mama, espero continuar muito mais tempo.

Mas...nas primeiras 2 semanas doeu um bocado. Não cheguei a ganhar feridas mas quando ele começava a mamar sentia umas fortes picadas. Agora que isso já passou posso dizer-te que vale muito a pena aguentar essa fase inicial de adaptação.

Mas pior que a dor, para mim era o stress de não saber se ele estava a ser devidamente alimentado. Tive a subida do leite muito tarde e ele perdeu bastante peso. Depois tive de lhe dar suplemento depois das mamadas mas felizmente ele deixou de precisar.

Não stresses já. Cada coisa a seu tempo. Mas ajuda procurares informação como estás a fazer agora, foi o que me faltou no início.

Vandasalvador
Retrato de Vandasalvador
Utilizador offline. Visto pela última vez há 28 sem 3 dias. Offline
I Love DMPM
Desde: 02.09.2009
Ola! Olha a amamentação é tb

Ola! Olha a amamentação é tb um assunto k me preocupa bastante...tenho algum receio de n conseguir..axo k é o medo geral..mas axo k a solução é leres mto sobre o assunto...eu ja fiz um workshop sobre o assunto e nas aulas de preparação para o parto tb se fala bastante nesse assunto. Deves tb tirar todas as tuas duvidas isso é mto importante!

Beijinhos

V&L

FilipaBS
Retrato de FilipaBS
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 sem 13 h. Offline
Desde: 10.01.2011
-

Olá
Para se amamentar com sucesso e superar eventuais dificuldades nada como estar muito bem informada. Aconselho a seguinte leitura: http://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento.pdf (manual de aleitamento materno da UNICEF), bem como o blog da Mamar ao Peito e SOS amamentação (encontras facilmente pesquisando no google).
Há muita informação na net sobre amamentação mas muita n está correcta; estas fontes são optimas.
Em relação às gretas e dores, elas só acontecem quando algo não está bem (normalmente no início, pois o bebé ainda não aprendeu a mamar com eficiência, e mesmo a mãe é inexperiente). As gretas ocorrem quando o bebé não pega bem na mama e mama apenas no mamilo e não em boa parte da aréola. Se o bebé sempre mamar bem, elas nem chegam a acontecer. Se porventura acontecer (o que é mt comum, mesmo c ajuda no início da amamentação), também se ultrapassam. Pode doer bastante mas n é nada q n se ultrapasse. E depois de um parto a nossa tolerância à dor aumenta consideravelmente! Pelos nossos filhos suporta-se tudo. E, como disse, é algo passageiro, assim q for corrigido passa.
Em relação a possíveis ingurgitamentos e mastites, a resolução passa tb por ter certos cuidados.
Para além de se estar informada antes e do apoio especializado (através de conselheiras em aleitamento materno) quando surgem dúvidas e dificuldades durante a amamentação, só precisas de ter mesmo o desejo de amamentar. Se n houver esse desejo, é mt facil desistir à 1ª contrariedade.
Depois de ultrapassado qualquer problema, amamentar é maravilhoso, não dói nada, e é um momento único. Ouve-se muito: eu não amamentei mas não é por isso que não sou boa mãe. Claro que não! É-se boa mãe na mesma, mas sem dúvida que a experiência da maternidade não é igual se não se amamentar ou se se desiste num período de dificuldade - porque nunca se chega a saber o que é amamentar realmente.
Por último, só gostava de acrescentar, que existem muitas falsas crenças (como: "não tenho leite", "fiquei sem leite", "não tive subida de leite", "o meu leite era fraco/insuficiente", "o meu leite não alimenta") que podem dificultar o processo, mas por isso é que é muito importante aprender sobre o assunto de fontes credíveis, porque tudo isto n passa de mitos.
Bjinhos e felicidades

Vandasalvador
Retrato de Vandasalvador
Utilizador offline. Visto pela última vez há 28 sem 3 dias. Offline
I Love DMPM
Desde: 02.09.2009
Contudo akilo k tenho

Contudo akilo k tenho aprendido sobre a amamentação e o k me têm ensinado os profissionais com kem falei concordo com a mamã anterior! Todos me dizem k isso de n termos leite e ser fraco, etc, n passam de mitos!O segredo é n desistir á primeira dificuldade e insistirmos sempre...Uma coisa k me dizem tb é k um recem nascido n tem k ter hora para mamar, como dizem, k tem k mamar de 2 em 2 hr ou de 3 em 3 hr. Qdo lhes poem um horario para mamar e ele xora com fome dizem logo k o leite da mãe nao o sustenta, mas tanto qto tenho aprendido isso n é verdade. Se ele xora é pk n fikou satisfeito temos k lhe dar outra vez de mamaar mm k tenha passado so uma hora.E se continuarmos a insistir produzimos mais leite e ele proprio vai estabelecendo os seus horarios á medida k vai crescendo!

Vamos la ver se isto td se aplica qdo o meu Tomás nascer!!!

Beijinhos

V&L

An_A
Retrato de An_A
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 h 18 min. Offline
Desde: 04.03.2009
É maravilhoso!

Amamentar é natural, é inato, é maravilhoso! Sorriso É o momento em que vais continuar a ter o teu bebé só para ti!

Eu amamentei em exclusivo, e adorei! E tive gretas, sim, no início, mas nada de insuportável ou que não passasse com umas pomaditas, e inclusive fui premiada com uma mastite. Essa, sim, doi que se farta, mas nem aí desistir de amamentar!

As aulas de preparação para o parto costumam ser muito boas no início da amaentação. O centro pré e pós parto em entrecampos (lisboa) tem uma enfermeira que pelo menos uma vez por semana reune com mamas a amamentar ou que pretendam vir a amamentar para esclarecer dúvidas, ajudar no que for preciso...

Eu ADOREI! Sorriso

Bjs,

An_A

P@tríci@
Retrato de P@tríci@
Utilizador offline. Visto pela última vez há 9 sem 4 dias. Offline
Desde: 30.08.2011
.

.

miss25
Retrato de miss25
Utilizador offline. Visto pela última vez há 38 min 56 segundos. Offline
Desde: 10.06.2009
ola futura mama

ola... bem primeira coisa que te quero dizer é: tem calma! nao deve ser facil quando a gravidez nao foi planejada! bem sou mama à 8 meses, e dou mama à 8 meses. eu tambem tinha esse medo acredita.
bem eu falar por mim, e nao te esquecas k somos todas diferentes. eu nunca nunca tive dores. bem no principio sentes algo. mas nunca sofri. fiquei muito feliz. e tenho k dizer k o meu filhote é um mamao. nunca tive gretas, bem posso dizer k tive um dia em que o mamilo estava mais sensivel e vermelho, mas passou depois de um dia. nunca sangrei etc...
bem eu tive muita sorte talvez.
coragem e força.
so te vou dar um pequeno conselho: nunca desistas. quando damos de mamar, nem sempre é facil e às vezes queremos desistir com tudo: porque nao sabemos se o bébé està a beber que chegue, porque ele chora e pode ter fome e o leite nao ser bom, porque estamos cansadas e temos que nos levantar durante a noite e mais mil e uma coisa!
NAO DESISTAS, porque é o melhor que podemos dar aos nossos filhotes!
Beijinhos e boa sorte em tudo...

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.