Amamentação prolongada - dúvidas | De Mãe para Mãe

Amamentação prolongada - dúvidas

Responda
25 mensagens
Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Beijinho Queridas mamãs,

quando aparecem tópicos sobre amamentação, são quse sempre dúvidas de mamãs que estão a começar essa (a)ventura.

Sei que andam por aqui mamãe experientes em muitos memes de amanetação...

POsso pedir para partilharem comigo as vossas experiências? Tenho algumas dúvidas...

1. Quantas vezes um bebé de 18 meses costuma mamar por dia?
2. Quando? é que como já come almoço e jantar e janta papa, fico sem saber se devo oferecer mais mama - ou se basta o pequeno almoço?
3. Quando o bebé pede mama a meio do dia, dá-se? (livre demamnda total! ... Sorriso ) E depois fica sem apetite para outras refeições/comidinha... Será melhor ou pior?
4. Ele já esteve uma épca em que quese se desmamou sózinho: tinha perdidpo por completo o interesse. Agora de repente está sempre a querer maminh, outra vez! É normal? ...
5. Ás vezes, para adormecer, quer ficar com a maminha na boca por muito tempo... mas acabou de jantar! Não consigo perceber se está mesmo a mamar ou se não... e por issio fico sem saber se, nos das em que não estou em casa á noite, devo deixar mais comidinha/sopinha... Como posso perceber se é por fome, ou se está só a brincar com a mama?

Desde já obrigada ás mamãs que possam reponder...

Beijinhos Grande abraço

Maria do Porto

baixinha79 -
Offline
Desde 22 Set 2012

coladíssima. Tou na mesma situação

P.C.

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Olá mamã Maria do Porto

É com gosto que vou tentar responder às suas dúvidas :)

1-A minha filha com 18 meses ainda mamava umas 5/6 vezes por dia durante a semana e ao fim de semana eram mais vezes. Isto porque como ela durante a semana estava longe da mãe, comia normalmente e à noite "vingava-se" e mamava 2 a 3 vezes;
2-Eu sempre pratiquei a LD, ou seja, se ela pedisse antes, durante ou depois eu dava-lhe; certo é que nunca teve problemas com a alimentação e é muito boa boca. Nunca porem, lhe substitui refeições impportantes como o almoço e o jantar, por mama. Sempre fiz questão que comesse a sopa e a fruta, nem que fosse pouquinho;
3-Sim sempre lhe dei maminha a pedido e nunca lhe retirou o apetite; ela sempre comeu e come muito bem (tem 32 meses);
4-Sim é normal, são os chamados de falsos desmames em que provavelmente o bébé adquiriu alguma competência e mamar tornou-se menos "giro". Depois retomam. Há artigos publicados que os desmames naturais nunca ou muito raramente ocorrem antes dos 24 meses; se ele voltou a ter interesse na maminha, é oferecer :)
5-A minha filha também faz isso. Depois do jantar mama com gosto alguns minutos só para aconchegar o estomago e depois fica no miminho e colo. Adormece assim eu retiro a maminha e coloco-lhe a chucha e deito-a no berço. Quando eu não estou (saio muito em serviço externo) o pai que é um espertalhão, dá-lhe um copinho de leite morno, vai buscar uma camisa de pijama com o meu cheiro e poe-na ao colo e ela deixa-se ficar a dormir. Quando eu regresso ela não me larga e é tão bom :)

Só por curiosidade deixo uma tradução de uma mãe que faz parte de um grupo no FB.

Editei para colocar este pdf. ándava à prrocura do pdf e finalmente encontrei-o :)
Espero que seja útil

JoFil -
Offline
Desde 26 Jan 2012

Olá! :) bem..aqui o Grilinho mamou até aos 22 meses e infelizmente foi um desmame forçado e imposto :(...connosco era mesmo livre demanda...embora tivesse o cuidado de tentar dar-lhe primeiro as principais refeições e depois sim a maminha..nunca stressei muito..se fosse um dia em que estava muito rabugento dava-lhe mesmo a mama e depois se não comesse tão be..paciência! mas não fazia disso um hábito..o gajo pá mama tinha sempre estomago :P...provavelmente não é fome, mas sim vontade de estar na maminha e em cntacto contigo...o meu pequenino se algo mexia com ele era a maminha que o acalmava...não te sei dizer quantas vezes por dia mamava mas era sempre que queria..de noite então..era demais :P...beijinho e continuação de boa amamentação!

Sobre JoFil

A minha modesta lojinha: http://www.facebook.com/pages/Lojinha-da-Joaninha/545552792127704
Centros de atividades, ginásios e tapetes de atividades como novos

mbolinha -
Offline
Desde 05 Ago 2012

Espero que esteja melhor.

Bem por aqui a pipoca é doida pelas "mimis" ;)

Como estou em casa com ela, dou-lhe sempre que me pede. Normalmente pede quando esta cansada, quer miminho, tem sede (se estivermos na rua) ou simplesmente para dormir. Ela nunca gostou da chucha.

Hoje em dia acho que já não interfere com o resto da alimentação, pois ela como de tudo...menos a sopa ;(

Espero ter ajudado....

Beijinhos

JoFil -
Offline
Desde 26 Jan 2012

mbolinha que saudades...o Guilo tb lhes chamava mimis :)

Sobre JoFil

A minha modesta lojinha: http://www.facebook.com/pages/Lojinha-da-Joaninha/545552792127704
Centros de atividades, ginásios e tapetes de atividades como novos

Zettajones -
Offline
Desde 19 Jun 2014

A minha filha mamou 16 meses, penso que foi mais do que suficiente. Penso que foi um desmame mútuo, disse-lhe para mamar tudo de uma vez (literalmente) que naquele dia era a última vez e foi. Do meu ponto de vista, 12 meses é de facto o ideal, a mãe já começou a trabalhar, o ritmo acelera,anda cansada e o bebé já como sólidos e afins, penso que é mais que suficiente. Vejo caso em que a "mama" é transformada em chucha e de facto há uma ligação dependente da mama em caso de urgência. Felizmente que o desmame correu bem, a minha filha mamou o suficiente (nos dois ultimos meses, mamava só de manhá e noite) adora comer e até hoje com dois anos e meio nunca perguntou pela maminha da mãe. Há casos e casos, sei de situações com alguma dificuldade no desmame que pediram ajuda e conseguiram...fazemos tudo pelas nossas pipocas ;)

sandrapep -
Offline
Desde 02 Jan 2013

Olá, Maria do Porto :)

A minha Nonocas mamou até aos 20 meses e 20 dias, altura em que eu decidi parar. Assim, respondo-te com a minha experiência (que vale o que vale!):

Com essa idade, a minha Nonocas mamava de manhã, ia para o infantário e, desde que eu a ia buscar ao infantário, às 15h00, era em livre demanda. Ela comia o lanche às 15h15, e lá para as 16h00 já me estava a pedir.
À noite, mesmo depois de comer sopa + prato + sobremesa, mamava sempre antes de ir dormir. mas aqui não era para satisfazer a fome, acho que era mais para se "embalar" para o soninho da noite.

Ela nunca perdia o apetite e era capaz de,ao fim-de-semana,me pedir mama antes do almoço e almoçar em seguida.

Eu acabei por desmamá-la abruptamente, pois ela só queria mama a toda a hora; mas de dia eu levava bem, pior era durante a noite, estava a dar em louca.

Agora, mal não lhes faz nenhum; se tu e o teu bebecas estiverem felizes, continua!

Sobre sandrapep

Amamentei desde 1 de Junho de 2012 até 20 de fevereiro de 2014. Uma maratona com altos e baixos, mas que valeu a pena!
***************************************
Madrinha babada do Gonçalinho da Vanithah. Já moras no meu coração!
Madrinha orgulhosa da AMOA_MAR.

sofialopes78 -
Offline
Desde 12 Jun 2012

olha, eu também tenho dúvidas, vou responder às tuas como é o nosso caso :D

1. durante a semana - mama pelo menos 3 vezes (pequeno almoço, 2º lanche (qdo chegamos a casa) e durante a noite pelo menos 1 vez); ao fim-de-semana - todas as refeições exceto almoço e jantar;

2. errr... respondido acima :D

3. eu dou sempre que o Rafael pede, e nunca notei que lhe afetasse o apetite para o almoço ou jantar

4. não sei... :? o meu filhote nunca fez um falso desmame, o mamão...

5. também não sei que depois do jantar (como depois do almoço), ele não mama

Agora a minha maior dúvida é: quando estou em casa, ele só ao almoço e ao jantar é que não mama. será que as outras comidas (o lanche tipo iogurte, ou pão com queijo, ou...?) não lhe fazem mais falta? será que mesmo ao fim-de-semana, não lhe deveria dar um lanche de iogurte, por exemplo, em vez de mama? ou durante a semana, ao pequeno-almoço, será a maminha suficiente para as necessidades nutricionais dele? não falo em ficar com fome, que isso sei que não fica, falo mesmo em nutrientes... :?

Amamentar não é uma escolha da mãe, mas um direito do bebé

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

O Vicente mama ao pequeno almoço, por volta da 06:00h da manhã - quanto queira... :-) Aliás, acorda a dizer "Bia! Qué Bia!... " (não sei o porquê da "bia" - é assim que pede e pronto! :-) )
Depois, á semana, vai para a creche e não mama mais... Só á noite, ao ir dormir, é que começa outra vez "Bia! Bia..."
Já há algumas semanas que não acorda durante a noite - dorme seguidinho das 21:30h até ás 06:00h ou 06:30h.
Só pede mama durante a noite quando está doente.
Ao fim de semana, pede mama a meio da manhã, antes da soneca. A meio da tarde, antes da sesta. Eu dou! :-)
Não tenho dúvidas de que o alimento mais completo, do ponto de vista de nutrientes, é o leite materno. Sei que há várias culturas no mundo em que o bebé só mama, até aos dois anos - e são saudáveis...
Mas nós, temos de lhe ensinar a comer mais cedo por causa de trabalharmos fora de casa.
E eu fico com curiosidade sobre a melhor maneira de articular a amamentação até aos 2 anos - que acho importantíssima!... - com a introdução da alimentação complementar.
E fico na tal dúvida sobre se á nhoite mama por fome ( é que se agarra cá com uma força!!!... :-) ) se é só por miminho...

Beijinhos

Maria do Porto

JoFil -
Offline
Desde 26 Jan 2012

Zettajones...acha mesmo q o leite de vaca é melhor que o seu a patir dos 12 meses?

Sobre JoFil

A minha modesta lojinha: http://www.facebook.com/pages/Lojinha-da-Joaninha/545552792127704
Centros de atividades, ginásios e tapetes de atividades como novos

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

eu só me quero colar p dp ler o pdf q puderam :p
mas tb dou um cadito da minha experiência... o mais velho mamou até aos 24m, altura em q ele quis deixar :( tanto ele como os gemeos começaram a dormir as noites completas mt cedo, portanto n há mamadas a meio da noite!!!
no caso do mais velho ja n tnh mt ideia de como era, os gémeos mamam há 12 meses (como o tempo passa :s), mamam 2 vezes sp, certinhas, pequeno almoço e 2º lanche (na escolinha comem papa plas 15.30 e em casa mamam plas 18h), às vezes mamam o meio da manhã, o 1º lanche e à noite
---
aproveito p perguntar, às mamãs q dão o lanche principal de mama se dão mais alguma coisa, tipo bolachinha, pão, qq coisa, ou é mm só o leite?

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

ah, esqueci me de falar nisso.. no caso dos meus n interfere em nada c a alimentação! eles comem plas 12.30 sopa, 2º prato e fruta, plas 15.30h papa e plas 20/21 sopa, 2º prato e fruta (o resto é LM, como já disse atrás)... e comem q se fartam, n sei onde poem a comida toda :s eu como mta porcaria, mas num almoço/jantar, n consigo comer tanto como eles, ok.. tb como mt pouco, mas mm assim :s

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

... eu costumo oferecer uma bolachinha, um bocadinho de pão ou de brioche no fim da mamada do pequeno-almoço (enquanto eu e o pápá tomamaos o nosso :-) ).
O papá diz que eu faço o "teste da bolachinha" porque a princípio eu fazia-o por insegurança: tinha medo que o bebé tivesse ficado com fome! :-))
Mas a experiência já me ensinou que ele agarra a bolacha/pão com a mãozita - e fica a mordiscar ou a brincar, mas sem interesse nenhum verdadeiro em comer!
Aliás, este mês tive de o levar ao médico (alergias!...) por 3 vezes - e ele tinha aumentado 600 gr (!!!) do início do mês de Junho para anteontem. A Pediatra perguntou logo "Ele tem mamado mais, não tem?" :D

beijinhos

Maria do Porto

Sara Mar -
Offline
Desde 15 Jun 2014

A minha filha mamava sempre de manhã e à noite, por vezes ao lanche também.
Eu dei sempre a pedido, mas ela a partir dos 13-14 meses deixou de pedir.
Quando ao desinteresse penso ser normal, eu aproveitei esse desinteresse perto de 1 ano e meio e desmamei.
Quanto a adormecer com a mama deve ser mais pelo carinho do que pela fome. A minha também fazia isso.

LiaSM -
Offline
Desde 20 Nov 2012

OOOOhhhh, a Maria também chama "mimi" ou "minhaminhaminha" às mamocas. Acho tão ternurento! :)

A Maria mama 3 ou 4 vezes por dia, no seguinte plano.

7h - Mama o tempo que quer
10h - Até cerca dos 11 meses, só mama ou LM no biberão; a partir daí, mama se a mamã está em casa e papa se não está. À cerca de 1/2 meses, introduzimos também o iogurte natural com bolacha maria ou fruta, não por necessidade nutricional, mas para fazer mais uma tentativa de regular o intestino... Portanto, se a mamã trabalha, iogurte ou papa, se a mamã está em casa, metade da dose e maminha a seguir.
13h - Sopa + fruta em doses industriais (LOL! Desde o dia que começou a comer aos 6 meses, até agora, nunca recusou comida, com excepção de quando esteve doentinha... Mas já das raras vezes que bolsou, nem nos dava tempo de tirar e voltava a engolir... :S)
16h - Mama o tempo que quer
19h - Sopa + fruta mais uma vez come o que quer e que é muito...
21h - Mama e óó

Claro que estes horários não são estanques. Por exemplo, hoje adormeceu um pouco mais tarde à sesta e ainda dorme. Não a vou acordar de propósito. :) E acordou às 6h em vez de às 7h. Já não mama de noite desde os 2/3 meses, naturalmente, com excepção de doença ou pico de crescimento.

A médica de família diz que enquanto mamar bem e se não pedir comida, é porque está saciada. O resto é alimentação complementar. :D

Ah, também come pedacinhos de segundo prato, tanto ao almoço como ao jantar, mas nada que justifique, por exemplo, tirar a carne ou o peixe da sopa (já comia bastante bem sólidos, mas a minha sobrinha passou-lhe uma virose, fartou-se de vomitar e regrediu... :S)

Beijinhos :)

Sobre LiaSM

Início dos treinos (e Acfol): 5 de Julho (Todos diziam que à 1ª não ia dar, por isso antecipámos o divertimento 1 mês :P); 1º teste positivo (e ligeiríssimas hemorragias): 4 de Agosto; 2º e 3º testes positivos (e consulta de confirmação): 6 de Agosto
DPP: 3 de Abril de 2013

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

[quote=Maria do Porto]... eu costumo oferecer uma bolachinha, um bocadinho de pão ou de brioche no fim da mamada do pequeno-almoço (enquanto eu e o pápá tomamaos o nosso :-) ).
O papá diz que eu faço o "teste da bolachinha" porque a princípio eu fazia-o por insegurança: tinha medo que o bebé tivesse ficado com fome! :-))
Mas a experiência já me ensinou que ele agarra a bolacha/pão com a mãozita - e fica a mordiscar ou a brincar, mas sem interesse nenhum verdadeiro em comer!
Aliás, este mês tive de o levar ao médico (alergias!...) por 3 vezes - e ele tinha aumentado 600 gr (!!!) do início do mês de Junho para anteontem. A Pediatra perguntou logo "Ele tem mamado mais, não tem?" :D

beijinhos[/quote]

Eu também fazia isso, mais por insegurança minha pois pensava que ela ainda estava com fome e dava-lhe pãozinho ou então fazia-lhe uma papa. só penicava, era sinal de que não tinha fome.
Quando ela está comigo em casa e por volta dos 18 meses os lanches eram só de LM. Hoje em dia é ela que me pede pão, iogurte, papa (a rapariga é muito boa boca :)) e depois é que vem ao mimo.
Ela desde pequenina que dizia "nhamnham" para mamar e agora diz "miminhas".

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

[quote=turtleeyes]eu só me quero colar p dp ler o pdf q puderam :p
mas tb dou um cadito da minha experiência...

Lol mamã turtleeyes.
Sabes que admiro imenso as mamãs que têm gémeos e conseguem amamentar até tarde!
Pronto, tenho dito :)

anne heart -
Offline
Desde 14 Abr 2008

Eu n posso ajudar porque ainda n cheguei a essa fase, neste momento os meus só mamam de manhã, ao lanche (às vezes) e à ceia e espero que pelos menos estas vezes se mantenham mais uns meses...

Mas comentei porque tenho interesse em ler o pdf disponibilizado e agora n tenho tempo!!

Piolhinho -
Offline
Desde 18 Mar 2010

A minha filhota mama logo de manhã, tb lhe dou o pãozinho, e ela vai mordiscando, mas vejo que fica bem só com o leitinho.
Depois, mama ao sair da creche (no carro, fora da creche :), e até jantar pode pedir uma ou outra vez, janta (a maminha muitas vezes é aperitivo, outras vezes é o "cafezinho", como me disse o médico quando lhe perguntei se devia dar depois da sopa, com medo que interferisse na introdução dos sólidos), mama para adormecer (e aqui acho que é mais mimo que mamar) e depois mama durante a noite, uma ou duas vezes.
Ao fim de semana, ando sempre com a mama de fora... Dou-lhe sempre que ela pede :) e ela pede muitas vezes :)

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Muitíssimo obrigada pelos PDF!
beijinhos

Maria do Porto

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

[quote=Maria do Porto]Muitíssimo obrigada pelos PDF!
beijinhos[/quote]

Não precisa de agradecer. Espero que tenha ido de encontro às suas dúvidas :)

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Como estou a travalhar, ainda não pude ler tudo...
Ontem imprimi o mais pequeno em português, e estive a ler á noite - a informação sobre os bebés mais velhinhos é pouca, mas sobre os pequeninos e recém nascidos é óptima (deu para "recordar" :-) )
O livro grande em Espanhol deve ser excelente - só espreitei o índice. mas estu ansiosa por ter tempo pra ler tudo.

Beijinhos - e sim, mais uma vez OBRIGADA!

Maria do Porto

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

GabiCarol, bigada! :) mas acredita q agr é fácil.. acho q é tão fácil como amamentar um! agora!!! a parte difícil, MUITO difícil tá bem bem bem lá pa trás :)
---
um dos gémeos tb fica c a bolachinha, dp da mamada, vira dum lado e doutro e vai depenicando como quem n quer a coisa, sem grande vontade.. outro só n come a mão pq n tem dentes, acho eu :s
e como vocês tb dou, pq fico naquela q só leite é pouco, nos tb qd bebemos leite comemos mais qq coisinha, né? é por ai...

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

[quote=turtleeyes]GabiCarol, bigada! :) mas acredita q agr é fácil.. acho q é tão fácil como amamentar um! agora!!! a parte difícil, MUITO difícil tá bem bem bem lá pa trás :)
---
um dos gémeos tb fica c a bolachinha, dp da mamada, vira dum lado e doutro e vai depenicando como quem n quer a coisa, sem grande vontade.. outro só n come a mão pq n tem dentes, acho eu :s
e como vocês tb dou, pq fico naquela q só leite é pouco, nos tb qd bebemos leite comemos mais qq coisinha, né? é por ai...[/quote]

É giro constatar que todas nós passamos por esse receio dos nossos piolhinhos ficarem com fome depois de mamarem. A mim tal acontecia ao pequeno almoço, achava que a pequena ficava com fome, e dava-lhe reforço. Ela apenas petiscava e cheguei à conclusão que não tinha fome. Hoje em dia, com quase 3 anos ela bem sabe pedir comida quando tem fome e já não se fica apenas com a maminha. Mesmo que eu não lhe desse mais nada ela pede e sabe dizer: 2mamã, tenho fome".