Amamentação frustrante | De Mãe para Mãe

Amamentação frustrante

Responda
14 mensagens
Siri -
Offline
Desde 20 Set 2010

Bem.... 1" filho, maminha cheia, bebe preguiçoso, acabei por ter de dar suplemento para ficar satisfeito. Aluguei uma bomba de retirar leite eléctrica mas nunca consegui extrair muita coisa... Resultado: ao fim de 4 meses desisti.
Agora 2" filha , maminha cheia, bebe preguiçosa, acabo por ter de dar suplemento sempre. Comprei uma bomba manual desta vez, mas na primeira tentativa doeu-me muito e não consegui extrair nada de jeito. Resumindo: ainda nem tem um mês e apesar de ainda ter leite, sinto que rapidamente deixarei de ter.
É frustrante saber que tenho leite para dar e vender... Pois acordo cheia de leite , se pegar na mama tem leite... O mamilo é bom e ela aproveita por dormir quando está na mama... É frustrante olhar para a porcaria da bomba, que custou dinheiro e não me serve para nada. Nem sei se alguém pega ( compra) numa bomba em segunda mão ... E eu que estava esperançada que desta vez, iria conseguir amamentar mais tempo, pelos vistos ainda vai acontecer menos que dá primeira vez. Será que esta história é só comigo? Há por aí mães com a mesma experiência ?
Alguém conseguiu inverter isto?
A pressão para amamentar ( por terceiros) é sempre grande, mas o que posso eu fazer?
Obrigada

luarosa -
Offline
Desde 22 Jul 2014

Sei que não é fácil mas tente não ligar as opiniões de terceiros. As pessoas gostam muito de criticar/falar do que não sabem.
Acho que pode ligar para a linha SOS amamentação, eles vão saber ajuda la.
Eu no início também tive que recorrer a bomba e hoje ela já mama sem isso.. Mas no meu caso ela nunca foi muito preguiçosa, só quer mamar Sorriso

Sobre luarosa

Positivo a 19-08-2014 <3
9/9/2014 Ouvimos o teu coração bater pela primeira vez ❤
DPP 21-04-2015
Sem dúvida o maior amor da minha vida <3 ❤
9/11/2015 Primeiro dentinho com 6m e meio Espertalhão

Mpmm -
Offline
Desde 11 Set 2014

Ola! Já tentou usar truques para a despertar? Cócegas nas orelhas, no nariz, tirar uma peça de roupa da arte inferior do corpo.... Comigo aconteceu o mesmo, tinha um bebe muito preguiçoso com a agravante de ter mamilo raso. Ele chegou inclusive a ficar internado na neonatologia devido a hipoglicemias. Muita gente fica chocada quando conto que nos dias em que esteve internado quase sempre foi preciso passar uma compressa humida pela cara do meu filho para ele despertar. E está vivo e de Boa saúde!

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Eu sei que é difícil mas tente fazer ouvidos moucos às opiniões de terceiros. A maminha é um assunto entre si e o seu bebé.

Se quiser continuar contactar a SOS Amamentação pode ser realmente uma ajuda preciosa.

O que quer dizer quando diz bebé preguiçosa? Quer dizer que adormece na mama, que tem dificuldade em pegar no mamilo, que tem dificuldade em fazer a sucção por a mama estar muito cheia e desiste?

A minha nessa altura adormecia na mama facilmente, estava sempre a parar de fazer a sucção. Levava 1h30 a despachar-se mas ao fim de 1h30 ficava satisfeita e largava a mama.

Em relação à pega, quando eles têm dificuldade, por vezes ajuda experimentar diferentes posições (a de bola de rugby, especialmente). Se for por a mama estar muito cheia, a bomba pode ajudar, aliviando a pressão da mama um pouco antes de amamentar.

Em relação às bombas, há uma curva de aprendizagem a ultrapassar, é normal que nas primeiras vezes saia muito pouco leite. As manuais podem ser um pouco mais incómodas que as electricas porque às vezes pode ser mais difícil controlar a pressão. No entanto convém ver se o bocal tem o tamanho adequado ao seu mamilo. Se for muito pequeno o mamilo vai roçar nas paredes e vai doer.

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Não está sozinha! Amamentar nem sempre é natural.
O meu bebé era a preguiça em pessoa, não sabia mamar (nem eu!), eu tinha um mamilo raso, perdeu 500 gramas, levei na cabeça da enfermeira, passei a usar a bomba, fiquei sem leite, dei LA, voltei a tentar, dei LM+LA, desisti, voltei a insistir, tive 40ºC de febre, vi a cara de pena das pessoas por o meu leite "não chegar"... Usei e abusei da bomba manual (até demais), ficou de tal maneira simples que já o fazia a ver tv.
Mas foram dois meses de tormento! Dois meses a não gostar de amamentar! Dois meses de dores! Dois longos meses... que repetia novamente pois compensaram.
Amamentei 18 meses, 6 meses em exclusivo, um bebé com percentil 95 de peso e altura. Fiquei bem magrinha. Só me arrependo de não ter amamentado ainda mais tempo.
O segredo?
O apoio do marido, o apoio do LA (acalmou-me saber que fome ele não passava), pensar apenas mamada a mamada, insistir (mesmo depois de ter desistido)... ah, e ter um bebé comilão que, fosse biberão ou mama, ia tudo.

Coragem!

Siri -
Offline
Desde 20 Set 2010

Bem tentando responder .... Ela adormece ao fim de 5 minutos... Tirando roupa, mexendo, fazendo incômodo .... Sei lá.... Já na maternidade me deram essas dicas todas. A máquina tem o funil certo para a minha maninha... E com as maminhas cheias, apenas consegui tirar tipo 10ml... Fiasco completo! Por exemplo eu dou as duas maminhas e ela adormece ao fim de 5 minutos cada mama. E depois vai ao suplemento e da conta de 90/120ml. Se não der maminha ela mama 120 e a
Seguir tenho de fazer mais 30ml. Ela sempre acaba por mamar alguma coisa, mas por este andar rapidamente a produção acaba. Por exemplo quando ela adormece e perde interesse na maminha, eu vou a maminha e ainda sai leite. De manha acordava toda molhada de leite, e agora já não.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

10ml era também o que eu conseguia tirar com a bomba nessa fase. Depois com a experiência lá passou a 30/40 ml e daí foi aumentando até chegar aos 120/150 mas foi preciso bastante insistência.

Ela adormece na mama ao fim de 5min e fica a dormir ou acorda logo a seguir ainda com fome? Se ela acorda ou se a consegue acordar e lhe volta a dar a mama ela não pega?

Se contactar a Sos amamentação, pode ter a oportunidade de ser vista por uma Conselheira de amamentação, que eventualmente a pode ajudar a corrigir alguma dificuldade que a bebé tenha e assim tornar a amamentação mais fácil e menos cansativa para ela.

Boa sorte para atravessar estas primeiras semanas. Podem ser realmente águas agitadas mas depois há-de vir a fase em que tudo entra em modo de cruzeiro. Até lá, aconselho-a mesmo a pedir ajuda, mais que não seja para aumentar a sua auto-confiança na amamentação.

mamuska -
Offline
Desde 02 Set 2014

Vejo que há três situações que a preocupam.

Partimos do princípio que a bebé faz uma boa pega na mama (boca de peixe) e que após 5 minutos apresenta desinteresse e já não quer mamar mais. A mãe dá-lhe um biberom com suplemento e sacia-lhe a fome. Depois tenta extrair o leite de mama com a bomba e desespera porque não sai nada.

#1 - a bebé adormece na mama
É normal os bebés com poucos dias e até poucos meses, se cansarem e adormecerem na mama. Para a espevitar, experimente colocar um pouco de água fria por detrás do pescoço.

#2 - a bebé demonstra desinterese pela mama passados 5 minutos
Em primeiro lugar se pretende prosseguir pela alimentação por leite materno, evite ao máximo o uso de tetinas. Isto engloba biberons e chupas. Se achar que a bebé tem fome e que tem mesmo que dar leite artificial opte por dar por "copinho". Vai ser mais difícil eu sei. Mas se continuar a saciar-lhe a fome de forma fácil, ela dificilmente vai mostrar interesse pela mama.

Ponha-se no lugar da bebé: Se quando ela tem fome, depois de mamar um pouco durante 5 minutos e se mostrar cansada, a mamã acaba sempre por lhe dar leite artificial por biberon que não requer esforço nenhum e que em pouco tempo enche o seu pequeno estômago, porque vai ela querer mamar??
Mamar dá mais trabalho e leva mais tempo. A bebé já sabe que pode contar com o biberon com suplemento pois a mamã dá-lhe sempre a seguir.

O leite materno é o melhor alimento para a sua bebé.
Se pretende que a sua bebé mame, não lhe ofereça biberons. Ela nunca vai querer mamar, se lhe continuar a dar formas mais fáceis de lhe saciar a fome.

Para facilitar que a bebé mame sem esforço, estimule a mama para uma saída mais fácil do leite.

Durante o banho, aproveite e passe várias vezes e generosamente o jacto de água quente com movimentos circulares pelo peito. No final depois de se secar, utilize um creme hidratante ou óleo para massajar o peito. Primeiro faça movimentos em espiral (para ajudar a descongestionar os alvéolos onde se armazena o leite) e depois pressione um pouco com as duas mãos desde a largura da mama até a zona perto dos mamilos (para ajudar a fluir o leite pelos ductos) tanto na horizontal como na vertical. Repita várias vezes.
Este procedimento é benéfico para antes da toma, pois facilita a tarefa à bebé. Não terá que fazer tanto esforço de sucção ao mamar.

Pode também fazer este procedimento antes de extrair o leite com a bomba.

Há alturas em que a mama também está muito cheia e a bebé pode ter dificuldade em succionar. Nestas alturas é aconselhável esvaziar um pouco a mama com a bomba ou manualmente e só depois dar de mamar à bebé.

#3 - a bomba não extrai
Pode estar a acontecer com a bomba, o mesmo que com a bebé. As maminhas podem estar carregadas de leite mas o leite tem dificuldade em sair.

Extrair com bomba não é fácil. O primeiro dia não sai nada e acabamos magoadas. O segundo dia já sai qualquer coisinha, mas ficamos frustradas. Só depois com alguma insistência vemos que já conseguimos extrair mais leite.

Experimente os jactos de água quente e as massagens e depois tente extrair o leite com a bomba.

Coragem e força. O leite materno é o melhor que pode dar à sua bebé.

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Já tens aqui dicas muito valiosas de outras mamãs, vou-te só contar uma coisa em relação à bomba:

Quando eu tirava leite à noite para o meu primeiro filho, andava a dormir em pé a maior parte do tempo. Tenho uma bomba dupla eléctrica da Ameda e costumava sentar-me à mesa da cozinha a tirar leite (desisti das manuais porque demorava imenso tempo, tirar leite era uma maratona). Costumava ficar a olhar para as mamas a ver o leite que saía, se saía muito, se saía pouco, e a preocupar-me... Uma vez adormeci sem dar conta. E acordei quase sem dar conta também. Só me apercebi que tinha adormecido quando o fundinho de leite habitual no biberão se tinha transformado em dois biberões a transbordar para as mãos e para o chão e o ponteiro do relógio tinha dado um salto Piscar o olho

A partir dessa noite comecei a ver televisão a tirar leite, ou a ler um livro, qualquer coisa que me tirasse o foco do "sai muito ou pouco leite???" Começou a correr bem melhor e apesar de depois o filhote já não pegar na mama, conseguia tirar leite 2 a 4 vezes por dia até ele ter 12 meses.

Força e perseverança mamã! E as maiores felicidades para vocês!

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Nos primeiros dias com a bomba tirava apenas 30 ml e via-me grega! Quando acabava já estava quase na hora da mamada. Claro que com o stress, cansaço e ansiedade fiquei sem conseguir tirar uma única gota!!! NADA!!
Compramos LA, acalmei e retomei. Passado umas semanas já tirava bastante mesmo. É preciso ir massajando a mama enquanto usamos a bomba.
Foi difícil. Um tormento para o ensinar a mamar, mas depois... compensou cada lágrima derramada (aquelas bochechas gordas fofas).
Não ligues ao que os outros dizem, nem precisas de dar justificações! Não cries expectativas. "Obriga" a bebé a mamar (tenta posições diferentes, massaja a mama para sair melhor o leite).
E acima de tudo: ACREDITA!
Se for preciso desiste, mas tenta novamente na mamada seguinte.
Ah... e calma, relax... sem stress.
Vais ser capaz!

Siri -
Offline
Desde 20 Set 2010

Agradeço a todas pelas dicas.... Estou a tentar colocar em prática algumas delas Sorriso
Uma coisa é certa tirar leite, com a bomba manual não dá Mesmo!

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Siri escreveu:
Agradeço a todas pelas dicas.... Estou a tentar colocar em prática algumas delas Sorriso
Uma coisa é certa tirar leite, com a bomba manual não dá Mesmo!

A mim tornou-se super fácil tirar leite. Uma mão segurava a bomba a outra adaptava a mama. Massaja de um lado, massaja de outro, ... E dava. Sorriso
Mas foram muitas horas de treino.
Boa sorte! Não desistas.

mamuska -
Offline
Desde 02 Set 2014

Por vezes a bomba não é compatível com a anatomia da mama. Andamos às voltas com a bomba com tentativas frustradas e o problema é fácil de resolver.

Repare se ao extrair com a bomba esta faz o efeito de "ventosa".
Experimente molhar com água um pouco a mama e a boca da bomba para seja mais fácil a adesão.

matossilvia15 -
Offline
Desde 19 Mar 2015

Eu passei por momentos também menos fáceis durante a fase inicial. Recorri ao posto de saúde e a enfermeiros para me ajudarem, mas pareciam estar muito atarefados. Depois de marcar um dia e hora com a ajuda de mãe, fui até lá , e dei de mamar ao meu bebecas com a senhora a "inspeccionar". Dai saíram sugestões de melhoria que me ajudaram bastante e tenho a certeza que foi isso que me possibilitou a continuar com a amamentação.
O facto de presenciaram o momento em que estamos a amamentar permite possam haver correcções imediatas e "personalizadas".

Boa sorte e tudo a correr bem! Sedutor

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?