Amamentação - Desabafo | De Mãe para Mãe

Amamentação - Desabafo

Responda
56 mensagens
Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Olá a todas,

A minha menina tem 19 dias e tem sido uma luta diária em relação à amamentação. Vou ser direta... detesto amamentar. Amamento porque sei que é o melhor para ela e assim vou fazer até me ser possível.

Foi super doloroso na maternidade! Ela nasceu de cesariana e entre as dores horríveis do pós parto + não ter bicos + ela ser adormecida, fez com que ela perdesse mais de 10% do peso e não queriam que ela tivesse alta. Não sei bem como, consegui que ela aumentasse 40 gr em mais ou menos 5 horas e lá fomos nós para casa.

As primeiras noites/dias foram tranquilas. Por indicação da Pediatra do hospital tenho de a acordar de 3 em 3 horas para dar de mamar. Assim tenho feito... em 12 dias recuperou o peso que perdeu no nascimento. À noite ela fazia as 4h...
Sempre mamou pouco tempo (7/8 minutos bem..) e muito rápido. Por vezes engasga-se e fica co soluços. é muito difícil para ela arrotar. Disseram-me que desde que ela estivesse a aumentar de peso para não me preocupar. Tinha uma aplicação onde registava as horas que começava a comer e o tempo.. (já a larguei. estava a dar em doida)

Mas tudo mudou.. agora ela acorda todas as noites de 3 em 3 sozinha ( uma foi de duas em duas ) para comer... durante o dia dormeeeee.... e lá vou eu acorda-la para comer. Bem sei que se ela tivesse fome que berrava... também já me disseram que não se deve acordar um recém nascido!

Voltanto...

Durante o dia tem feito "birras" enormes... hoje foi desde as 10.30 até às 14 e à tarde das 16h30 até às 19h30.. e sempre à procura da mama. Já li que não existe leite bom ou mau mas começo a ter as minhas dúvidas. Ela mama e depois para e fica super tranquila... ponho-a a arrotar e passado pro tempo desata aos berros à procura da mama como um pássaro num ninho, de boca aberta. Como prometi a mim mesma não entrar em parafuso, dou-lhe mama! E assim fico durante horas neste processo. Já me questionei se ela só bebe aquele leite mais fraco mas ela fica bastante tempo em cada mama... até estão bem molinhas. Só sinto o peito pesado de manha, quando estou muitas horas sem dar mama. Estarei a ficar sem leite? Não gosto de amamentar mas a ideia de passar para o biberon tão cedo desagrada-me. Tenho medo que tenha colicas ou deixe de vez o peito.

Ontem fez coco com espuminha... li que poderá (mais uma vez) de não andar a beber o leite mais gordo.

Também me lembrei das cólicas... mas ao longo do dia ela vai libertando gases e não tem problema em fazer bons cocós ao longo do dia (ou noite). também tem a barriguinha mole ...

Sou mãe de primeira viagem e até achava que estava a fazer um bom trabalho. Neste momento, já não sei Triste

Será que deva tirar o leite inicial com a bomba antes de cada mamada e dou-lhe o leite seguinte?

Já chorei e já desesperei.... Ainda vai demorar uns dias até ir ao pediatra para colocar estas questões todas.

Desculpem este testamento..

Beijinhos

Kláudia Sophia -
Offline
Desde 05 Abr 2010

Querida não será melhor ir a sua médica de familia e falar como se sente? E tente marcar consulta com a pediatra o mais rápido possivel para acalmar essas suas duvidas todas. Eu sei que é tudo novo e não saber como lidar é complicado. Peça ajuda a familiares que estejam perto de si.

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Kláudia Sophia escreveu:
Querida não será melhor ir a sua médica de familia e falar como se sente? E tente marcar consulta com a pediatra o mais rápido possivel para acalmar essas suas duvidas todas. Eu sei que é tudo novo e não saber como lidar é complicado. Peça ajuda a familiares que estejam perto de si.

Olá,
Já partilhei estas coisas com a médica de familia que disse ser tudo normal... como sou mãe de primeira viagem é assim. Não acredito que ela tenha valorizado.
A consulta no pediatra está marcada mas não já para amanha Triste vou ter de esperar uns dias.
já me disseram para ligar para a linha sos amamentação. Mas não me sinto à vontade para o fazer... Estupidamente!
A minha Mae entende o que estou a passar. até me comprou uma bomba e uns biberões para, em caso de desespero, tirar leite e dar de biberon à noite.... de resto só oiço maravilhas desta experiência chamada amamentação e eu a sentir-me assim.
Bjs

Kláudia Sophia -
Offline
Desde 05 Abr 2010

Mas liga para a linha SOS amamentação querida. Fala com elas.
Se não te sentes bem a dar o peito tenta com a bomba electrica. Há uma coisa que é muito importante se tu não estas bem quando amamentas a tua filha sente isso e fica inquieta. Ninguem te vai obrigar a dar peito, a minha filha começou a beber leite da farmacia com 4 dias de vida e sempre cresceu bem e com saúde. Andares stressada é que não é bom nem para ti nem para a bebe

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá mamã!
Infelizmente são raras as mamãs a quem a amamentação é um sonho, as outras têm de aprender e ajustar-se ou desistir, ou o meio termo.
Considero-me o meio termo. Desisti (e dei LA), mas tive a capacidade de ir mantendo o LM e, contra tudo e contra todos amamentei durante 18 meses (se fosse agora teria sido bem mais). Aos 2 meses larguei o LA (já era só um apoio) e cheguei aos 6 meses apenas com LM, um bebé grande e gorducho (e comilão!!)!
Foi bastante doloroso, com febres altas, cansativo, ele não sabia mamar (nem eu!) e não agarrava na mama. Só comecei a gostar de amamentar ao fim de 2 meses.
Um conselho: esqueça a história do "não tem leite" e não crie falsas expectativas. O que se passa ou passou com as outras mães NÃO INTERESSA (cada uma conta o que quer, que nem sempre é a verdade). Pense a curto prazo. Agora amamenta, na próxima mamada logo se vê como corre.
Se optar por usar biberão (não é crime, nem o fim da amamentação) não escolha um qualquer! Deve ser compatível com a amamentação, ou seja, difícil de mamar. Os da Dr Brown de boca larga são excelentes.
De resto... deixe-se levar!

Depois do que passei no início da amamentação do mais velho, não tenho grandes expectativas para este. Será como tiver de ser. Sei as técnicas e contornar algumas dificuldades, mas é sempre uma incógnita. Mas, corra bem ou mal, sei que farei o melhor para ele e para mim. Ah... e não admito dicas e bocas externas.
Desculpa o testamento!
Felicidades!!!

Benimamy -
Offline
Desde 21 Mar 2016

Querida mamã
A amamentação nem sempre é fácil e pose ser atressante quer para a mãe quer para o bebé.
Os primeiros tempos são de adaptação e nem sempre fáceis. O bebé muitas vezes não sabe mamar porque pode não ter uma boa pega, a mãe anda stressada porque não sabe como é o que fazer.. As dúvidas são sempre muitas, será que o meu leite é bom, será que é suficiente, será que consigo, etc...
Aquilo que lhe posso dizer é que o primeiro mês não foi fácil para mim, porque a minha filha passava o tempo todo na mama. Só estava bem na mama. Mamava e adormecia, mas passado meia hora uma no máximo já estava a pedir mama novamente.. apenas durante a noite aguentava cerca de 3 horas sem mamar.
Pensei muitas vezes que não tinha leite suficiente ou que o meu leite não era bom.. só fiquei mais tranquila quando falei com a pediatra que me disse e explicou que o estômago dos bebés é muito pequeno e que por isso não aguentam muito alimento e que por isso é normal nos primeiros tempos pedirem para mamar mais frequentemente. Depois também me explicou que a maminha não é só alimento, é também o aconchego, o conforto e o miminho e que quando os bebés estão desconfortáveis com alguma coisa podem pedir mama para se aconchegarem...
O que lhe posso dizer é que a minha menina só tranquilizou pelo mês e meio e mesmo hoje ainda pede mama muita vez, sei que não é fome porque não mama a sério, fica lá só a chuchar.
Tranquilize-se e fale com o pediatra e com o seu médico. Se chegar à conclusão que é melhor tirar o leite com a bomba e dar no biberão ou até mesmo ter que introduzir o LA, não se martirize nem se sinta menos mãe por isso. Há muito boa mãe cujos filhos por uma razão ou outra sempre beberao pelo biberão e não é por isso que são menos mães ou piores mães

Sobre Benimamy

A minha princesa chegará em breve .... Sorriso Sorriso Sorriso
Já és tão amada meu amor
Sorriso Sorriso Sorriso Sorriso

milene gomes -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Xanomix, ler o teu relato foi um reviver do meu pós parto há 23 meses atrás! Daqui a pouco tou noutro, nem quero pensar...
(Não li os comentários anteriores)
Passa-nos tudo pela cabeça, muitas dúvidas, muitas incertezas, o problema é que não vemos a "torneira" da mama a correr, só de pensar que a proxima mamada tá quase até nos encolhemos. É duro, é muito duro. Bem sei.

Mantém a calma, a tua princesa está com cólicas e um LA só lhe fará pior. Qd foi com a isabela e o desespero estava a apoderar-se de mim, comprei uma lata de LA e deixei-a na dispensa para alguma emergência. Concentrei-me no aumento de peso dela. Todos os dias antes da banhoca era pesada na bimby!desta forma tinha a certeza que o leite era bom. Mas ela continuava a querer mais mama (tenho fotos dela ao colo do pai à procura de mama, de boca aberta desesperada), sabes que eles enquanto estão na mama acalmam, o problema é que engolem mais ar e bolçam mais porque acabam por beber leite a mais. O tempo foi passando, ela ía engordando ( uns dias mais outros menos mas sem stress), as dores foram passando e deu lugar a um prazer enorme em amamentar.
Nunca pensei conseguir mas amamentei com prazer até aos 15 meses, já grávida!
Ah! Estás a amamentar 1 mama em cada mamada, certo? Se lhe ofereceres as 2 mamas, sim, ela poderá tar a mamar apenas o primeiro leite (+ fraco).

Em suma, mantém-te calma. As "gajas" são chatas. Usa e abusa das massagens principalmente quando ela está bem; e faz o que o teu coração diz!

milene gomes -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Ah, só mais uma coisa: é claro que tás a fazer um bom trabalho!
O problema é que passamos a gravidez a ouvir "realidades" da gravidez e do parto e ninguém nos avisa quão duro é o pós parto. É desesperante, quando todas as pessoas nos falam em magia e maravilhas.

No meu caso, só não tive uma depressão pós parto porque tenho um maridão que me ajudava muito qd chegava a casa. ( eu só amamentava)

1beijinho bem grande

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

uiii revi me na tua história.. levei mais ou menos um mês a gostar de amamentar.. mas andava sempre com as mamas de fora e com o meu crocodilo lá agarrado..
ele chorava horrores e só a mama o acalmava.. a pediatra dele disse me que era normal pq a única coisa que dá prazer aos bebés é mamar (quer seja na mama, no dedo, na chucha, etc) e querem sempre chuchar nalguma coisa..
o meu no início teve muiiitas cólicas.. começou só por serem gases e depois a prisão de ventre.. e as cólicas do meu só passaram de vez depois dos 4 meses (quando iniciou a sopa) mas foram melhorando com o tempo..

mas passei muiiito stress nos primeiros dois meses e a minha produção de leite baixou e tive de introduzir o LA como suplemento (nunca bebia LA sem antes mamar) e ele acalmou muito depois de começar a beber LA..
agora com os sólidos é uma maravilha Sorriso

eu não tirava o leite inicial pq eles também precisam desse leite para se manterem hidratados.. agora podes tentar insistir.. mas não penses que não estás a fazer um bom trabalho.. a sério Sorriso acho que quase todas as mamãs pensam isso ou sentem isso, mas as hormonas e o cansaço são os culpados.. eu andava mesmo maluquinha acredita.. agora vejo isso.. vai tirando leite mas não deixes de dar a maminha.. se ela mamar pouco tempo, tiras leite e tentas dar no biberão.. ou então começas a fazer stock e durante a noite ofereces lhe mama e depois mais um pouco do teu leite no biberão para teres a certeza que não fica com fome.. a minha pediatra dizia me para tentar insistir com o meu B em cada mamada para ele se ir habituando a aguentar cada vez mais tempo sem comer..

uma das coisas mais importantes é teres ajuda.. e conseguires descansar.. se conseguires uma ou duas vezes por semana alguém que fique uma ou duas horinhas com a bebé para ires dormir aproveita.. vais ver que a paciência vai melhorar e vais conseguir ver as coisas de outra forma.. eu melhorei muito quando comecei a descansar com o meu B (não tinha ninguém para ficar com ele), fazíamos as sestas juntos na minha cama.. e aquilo ajudava me muito a não ir logo abaixo.. mas chorei e desesperei muitas vezes.. passei muito mal Triste mas graças a deus que hoje em dia o meu B é um anjinho e esse tempo já passou!!

e não te esqueças, a melhor mãe que a tua bebé pode ter és tu!!!

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

Xanomix escreveu:
de resto só oiço maravilhas desta experiência chamada amamentação e eu a sentir-me assim.
Bjs

Mamã, não sei se esquecemos ou não queremos estar a assustar novas mamãs mas a amamentação para muitas nós é uma forma de inferno nas primeiras semanas. Posso dizer que nas primeiras 6 semanas dei de mamar muitas vezes a chorar tal eram as dores, inicialmente o meu bebé era demasiado pequeno para a pega ser correta e quando era grande o suficiente teve sapinhos. Continuei por teimosia e porque quis acreditar que ia melhorar e melhorou.

Quanto ao leite mais ou menos gordo, se o cócó não estiver consistentemente esverdeado provavelmente está tudo bem, a partir do momento que acordam sozinhos eles sabem ao que vão. Eu não tiraria com a bomba primeiro, mesmo que seja mais aguado é importante para se manterem hidratados, mas isto é uma opinião pessoal.

Não sei se já usou a bomba mas há a possibilidade de não conseguir tirar quase nada ou precisar de tirar várias vezes para substituir uma mamada. No meu caso só fez sentido usar a bomba enquanto o meu bebé aceitava dormir no berço para sestas (primeiro mês) e quando voltou a fazê-las no berço aos 4 meses.

Muita calma, e se tudo falhar dormir com a bebé pendurada à mama é melhor que estar acordada.

serounaoser -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Primeiro a parte logica: Pelo que descreve, esta tudo bem, e a mamâ està a fazer tudo corretamente. Os cocos são regulares, o bebe esta a aumentar de peso, fica satisfeita, é normal ter fome mais cedo que as 3 ou 4 horas, porque pode estar numa fase de crescimento. Os peitos estão normais, duros antes da mamada, moles no fim. 7 minutos é comum em alguns bebes. Não é necessário ficarem 30 min. em cada mama. As dores podem ser minimizadas ao optimar a posição do bebe.

E agora a parte de alguém que também ja passou pelo mesmo e compreende o que esta a sentir: Não é fácil, também tive que fazer um protocolo de cada mamada, e desisti ao fim de poucos dias. Ouvia da parte dos pediatras e outros profissionais, que o bebe estava bem e que o leite era ótimo, e eu estava a fazer tudo corretamente. Dos familiares e outros "conhecidos" ouvia que o meu leite era fraco, que o meu bebe estava muito magro, que eu devia dar LA. Foi uma época de loucos, em que me senti enlouquecer. Depois as dores horríveis da cicatriz da cesariana, e da infeção no útero, qeu tive complicavam encontrar uma posição confortável para cada mamada.
O pequenino tinha conhecido primeiro o biberão nos cuidados intensivos onde esteve alguns dias, e não gostava de mamar, fazia birras intermináveis, porque o leite não saia tao facilmente como do biberão.

A diferença é que eu adorava amamentar, queria mesmo muito amamentar. Para mim era muito importante. Acabei por tirar o leite com a bomba e dar do biberão. Um compromisso que funcionou para os dois.

No entanto, eu propria nunca fui amamentada, e estou vivinha da silva e tenho saúde para dar e vender. Conheço umas tantas crianças que nunca foram amamentadas, ou so foram durante alguns dias no máximo poucas semanas e não se nota a diferença.
Se nao se sente bem a amamentar, não se martirize. Ou tira com a bomba, e da assim ou para de amamentar e da LA. As três soluções estão corretas. Não é nem melhor nem pior mâe por causa disso.

Felicidades para si e para a sua bebe. Sorriso

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Olá mamãs Sorriso

Desculpem-me por não ter vindo mais cedo responder mas não foi possível.

Em primeiro lugar quero agradecer as vossas respostas. Quando escrevi este post pensei que ia receber algumas reações menos boas... ainda bem que não foi esse o caso. Sorriso ainda bem que existem casos como o meu e fico feliz porque vejo que existe a possibilidade de tudo melhorar.

ontem fomos ao pediatra e ela tem engordado. aproximadamente 45gr por dia! Ou seja, estou mesmo a fazer tudo bem! Fui desaconselhada a dar já o biberão e alternar com a mama. Segundo a pediatra durante a noite existe mais estimulação de leite e se quiser dar o biberão durante a noite posso reduzir a produção do leite. verdade ou não, não sei. Por isso, vou "aguentar" mais um tempo! Nunca mais usei a maldita da app e nem sei quanto tempo ela tem mamado de cada vez. So sei de quanto em quanto tempo ela mama. Continuo sem saber se a deva acordar durante o dia para mamar já que ela de noite acorda sozinha com fome. até tem sido boazinha porque adormece logo.

Realmente os choros dela são cólicas/gases. tem a barriguita inchada com gases. Temos feito massagens e comprei o bebe gel p usar só o tubinho (sem o gel) mas até agora não adiantou. Acontece sempre durante o dia por isso não me posso queixar muito. torna-se desesperante o choro dela mas tenho de aguentar.

Vou ligar à SOS Amamentação para pedir a uma voluntária a vir cá a casa ajudar na pega. deve ser por isso que tem tantos gases.. ela também mama muito rápido e sei que entra ar. calculo que seja uma má pega.

Se passado este processo todo ainda me sentir desconfortável, desde que ela coma, seja suplemento, leite artificial, o que for.. so quero uma menina saudável! Sorriso

Beijinhos a todas!

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

Olha mamã, não pense que as cólicas são apenas da má pega.. o meu sempre fez uma boa pega (contra todas as expectativas por causa dos meus mamilos) e sofreu imenso com as cólicas pq era muito sôfrego a mamar..
acho que a melhor coisa que fez foi não voltar a ligar à aplicação.. eu tive uma semana a controlar os horários das sestas, quanto tempo dormia cada sesta, como adormecia, os despertares nocturnos e acredite, eu ia dando em louca.. a minha opinião é que "demasiado" controlo dessas coisas só nos faz mal..
agora ela é muito pequena e tem de mamar em livre demanda, mas vai ver que vai ficando mais fácil e com o tempo vai conhecer +/- os intervalos que a bebé come..
Em relação ao tubinho do bebegel, é preciso prática Sorriso acredita se eu lhe disser que só acertei com aquilo aos 2 meses? e foi pq me deram umas dicas para ajudar:
- faça massagens na barriguinha;
- coloque uma toalha bem quentinha na barriga dela (eu molhava em água quente);
- depois faça exercícios com as perninhas contra a barriga dela, várias de seguida, por exemplo 5 ou 10 vezes e depois junte as perninhas contra a barriguinha dela com um pouquinho de força (nada de forças exageradas para não a magoar) e só isto ajuda a libertar alguns gases.. pode fazer isto várias vezes;
- lubrifique a cânula do bebegel e corte a parte rosa para fazer funil e retire o gel interior (o que eu fazia era jogar gel fora para cima de uma compressa para utilizar para a lubrificação e depois passava o tubo já cortado por água para retirar o gel no interior). com ajuda do marido, um segura as perninhas da menina contra a barriguinha e o outro coloca a cânula (estimulando com os movimentos circulares).. a mim aconselharam-me a levantar ainda mais o rabinho para ficar meio no ar enquanto as pernas fazem pressão na barriga e enquanto a outra pessoa segura a cânula no rabinho.. às vezes é rápido e em poucos segundos começa-se a ouvir os gases a saírem, outras vezes tinhamos de parar, e voltar ao ínicio de tudo (massagens, exercício com as pernas e voltar a colocar o tubo) para resultar.. e o bónus nisto é que costumam de fazer sempre cocó Sorriso

fazia sempree isto antes do banho, para o menino poder descansar de noite em paz e sem dores (ele sofria mais à noite).. mas se visse que estivesse muito aflito de dia lá ia eu fazer massagens e estimular com a cânula..

eu nunca acordava o meu para mamar nem de dia nem de noite (ele também nunca dormia mais de 4h de noite.. mas mesmo de dia quando fazia as raríssimas sestas prolongadas eu não o acordava.. ainda hoje que ele já tem horas certas para comer eu não o acordo se adormecer na hora de comer, acerto horários no dia a seguir Sorriso

ah e em relação à amamentação eu durante cerca de 2/3 semanas (nem me lembro ao certo) chorava cada vez que dava mama e a pega era boa.. mas fiquei com feridas nos mamilos e ficava nervosa só de pensar que tinha de dar mama e as dores eram tantas que as lágrimas escorriam-me pela cara e juntando isso às dores da cesariana.. uiui... foi uma recuperação complicada.. ainda hoje sinto desconforto na zona abdominal quando me esforço muito ou quando me tento levantar normalmente..

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Olá,

A minha também é muito sôfrega a mamar e como cereja no topo do bolo, não arrota. se for preciso estamos meia hora com ela para trás e para a frente e nada Triste também acontecia consigo?

Em relação ao bebe gel, a médica não me falou em usar o gel para usar ajudar a lubrificar. aliás a farmacêutica olhou para mim de lado e disse: "já??"... nem a conheço de lado nenhum!! Ah e disse-me que criava habito!! Cada um com a sua sentença, não é verdade?

Qual a diferença entre os gases e as cólicas? é a mesma coisa? Ela tem a barriguinha tão inchada tadinha!

Obrigada pelas dicas.

Em relação ao dormir, nos últimos dias só a tenho acordado quando passa das 4hrs, não sei pq faz-me confusão que ela esteja tantas horas sem comer, muito embora se ela tivesse fome acordava com choro...

e por falar em choro.. distinguir o choro das colicas da fome não tem sido fácil. ela procura muito a mama quando está assim. acredito ser para consolo...

Beijinhos

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

O meu enquanto estava a LM em exclusivo raramente arrotava e nunca me preocupei com isso.. tentava mas se ao fim de 10 min não arrotasse eu não insistia.. a pediatra dizia que nem todos têm necessidade de arrotar e que na mama nem todos os bebés arrotam..

não ligue a isso!! usar o gel dentro do rabinho todos os dias pode (não é uma certeza) criar hábito.. eu usei durante 3 meses todos os dias a cânula lubrificada para não magoar, para ajudar a tirar os gases e o cocó.. agora estimular com a cânula não cria hábito nenhum!

as cólicas é mesmo isso, qualquer dor que possa ser causada ou por obstipação ou por gases, ou, como no meu caso, pelas duas coisas.. a pequena toma alguma coisa para aliviar os gases?
o meu nunca tomou nenhum medicamento (tipo aerom) pq experimentei e fazia lhe pior.. sempre tomou o colimil (para regular o funcionamento dos intestinos) e o coliprev (que é uma enzima que os ajuda a digerir a lactose no leite que bebem).. o coliprev foi o que me salvou a vida Sorriso começou a ter mais facilidade em libertar os gases sozinho..

no início é complicado distinguir os choros mas depois, com o tempo, vai conseguir.. o choro de cólicas e dores é mesmo angustiante (pelo menos com o meu era), berrava e gritava e parecia que o mundo ia cair.. o da fome era mais um resmungo (resmungava bem alto mas não era como se lhe estivessem a torturar)..

serounaoser -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Os mamilos em ferida, são pela ma posição. Os gazes não! Piscar o olho É azar... Um azar muito comum nos bebes.

Se quer a minha opinião, não deve acorda-la de dia para amamentar. Até pode tentar, e ter sorte, mas o mais provável é que fique mal disposta, e adormeça na mama. Os bebes não tem relógio. Ainda não tem noção de dia e de noite. Dai ter mais fome de noite.
O pediatra tem razão. O principio da amamentação é maioritariamente procura/oferta: O bebe mama mais, o cérebro manda as glândulas produzir mais leite, o bebe mama menos, produz menos leite.

No fim da mamada, deve colocar o bebe na vertical para poderem arrotar (chato porque normalmente dorme). Se ao fim de uns minutos não arrotar, paciência. Os meus não arrotavam, para isso bolsavam regularmente.

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

A duas horas de 2017 e eu aqui à procura de respostas!

Ela está mesmo com cólicas. O dia foi infernal ... desde manhã até às 20h a berrar. nem eu nem o pai já sabíamos o que fazer Triste

Infelizmente ela não toma nada. É preciso indicação do Pediatra para tomar?

Em relação a não acordar... mesmo que ela fique 5 hrs a dormir? Disseram-me que podia entrar em hipoglicemia e que não deviam ficar tantas horas sem comer.

Bom ano a todas Sorriso

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

depende se tá a engordar bem ou não.. normalmente no primeiro mês pesa-se todas as semanas para controlar.. o meu desde o início andava a engordar 300 a 400gr por semana então eu não o acordava para mamar..

é de onde mamã? eu passei tão mal nos primeiros meses de vida do meu B que quando leio que alguém está a passar mal assim com as cólicas que sinto o desespero que leio.. se fosses daqui de ao pé de mim eu tentava ajudar ainda mais..

olhe eu escolhi o que dei ao meu Bryan com base em pesquisas.. a pediatra receitou aerom e biogaia e desisti logo.. escolhi o colimil (que fazia o mesmo que o biogaia mas tem camomila que ajuda a acalmar) e coliprev que é uma enzima que ajuda a digerir o lactose presente tanto em LM como em LA.. nenhum dos dois é medicamento e são de venda livre.. é ler nas bulas as doses diárias para a idade do bebé e dar.. o coliprev foi o que ajudou o meu B a conseguir libertar gases. mas todos os dias antes do banho (que é à noite) fazia a sequência das massagens e a estimulação com o bebegel para ajudar Sorriso
qualquer coisa que precise é só dizer!! venho ao fórum todos os dias várias vezes..

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Olá querida!
Eu sempre gostei de amamentar.. Sofri tanto por causa do excesso de leite.. Ate abri tópicos aqui e quase desisti. Mas a amamentação em si sempre foi muito bonita. A satisfação da minha filha A mamãe não tinha preço.. O primeiro mês foi horrível.. Tirar leite a cada 2 ou 3h. Dar massagens. Meter quente, gelo, ervilhas, repolho, cremes, hospitais,centros de saúde, acupuntura, homeopatia, medicamentos. Eu acho que fiz de tudo um pouco desde que sai do hospital. Menos dormir.. Foi muito difícil.. A minha filha tb bebia muito leite aguado.. Hiperlactaçao.. Mas primeiro que descobrissem o q era... Coco muito escuro e espumoso. Enfim tudo o q eu fiz não adiantou de nada é quando ela fez um mês fui operada. Uma mastite que durou semanas, resultou num abcesso. Foi muito muito doloroso. Mas, como te disse, amamentar sempre foi a minha prioridade. Contra tudo aguentei. Bem não vou contar aqui a historia toda, mas depois acabei por meter um dreno na mama e amamentar (ate hoje) só da esquerda. Ficou a cicatriz de recordação. Tive outra mastite, mas passou se bem. E uns caroços algumas vezes. Ainda a pouco tempo.. Chega a uma altura, la pro 2o mes, que amamentar é muito natural. Não doi, não custa, é pratico e prazeroso. Mim ngm me tira esses momentos com ela.

A tua medica disse que era normal, não foi a desvalorizar.. É mesmo.. Os 3 primeiros meses do bebe é o 4° trimestre de gravidez. O teu filho n sabe que nasceu. Estava ali quente, apertado.. E agora esta livre no mundo. Precisa da mae, de aconchego. A mãe pra ela é a mama.. A mama da comida, mata a cede, da aconchego, aquece no frio, acalma as colicas, acalma a dor. Já deste mama depois da vacina? Calam se em um segundo.. A tua bebe vai querer mamãe a toda a hora. N só por ter fome. O teu leite n é fraco, se fosse n envie dava ne?
Dar LA muitas vezes só piora.. Da mais coloca a e mais trabalho. Embrulha numa manta. Conheces o método do Harvey karp? Acho q se escreve assim. Vê os vídeos dele. Dão uma boa ajuda. Não te sintas mal, todas temos duvidas. Confia em ti. Essa fase vai passar!!
Lembrei me agora que os bebes passam por picos de crescimento. Eles nessa altura querem mamãe muito mais.. Isso serve mesmo para aumentar a produção de leite (e n so). Muitas mães deixam de amamentar nessas fases pq acham q l leite n chega... N penses isso! Da a mama qd ela tem fome. Pesquisa sobre os picos

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.pt

Navega bastante neste site. Vai te ajudar muito

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Xanomix escreveu:
Olá,
A minha também é muito sôfrega a mamar e como cereja no topo do bolo, não arrota. se for preciso estamos meia hora com ela para trás e para a frente e nada também acontecia consigo?
Em relação ao bebe gel, a médica não me falou em usar o gel para usar ajudar a lubrificar. aliás a farmacêutica olhou para mim de lado e disse: "já??"... nem a conheço de lado nenhum!! Ah e disse-me que criava habito!! Cada um com a sua sentença, não é verdade?
Qual a diferença entre os gases e as cólicas? é a mesma coisa? Ela tem a barriguinha tão inchada tadinha!
Obrigada pelas dicas.
Em relação ao dormir, nos últimos dias só a tenho acordado quando passa das 4hrs, não sei pq faz-me confusão que ela esteja tantas horas sem comer, muito embora se ela tivesse fome acordava com choro...
e por falar em choro.. distinguir o choro das colicas da fome não tem sido fácil. ela procura muito a mama quando está assim. acredito ser para consolo...
Beijinhos

A minha engolia muito ar. E não arrotava. Depois começou a dar 2/3 arrotos,voltava a mamr e dava mais 2/3. Mas a muitoooo custoooo... Deitava-a e ao fim de meia hora fazia uns barulhos estranhos e bolsava. Engasgava-se e queria mamar mais. Com o passar do tempo percebi que ela nunca arrotava tudo. E qd fazia os tais barulhos, era ar a incomodar. Saia cada arroto.. Mas depois queria mamar e repetia-se. Muito lixado msm. Tive dias de dar em doida. Quase chorei de raiva muitas vezes. Mas com o tempo eles vão conseguindo arrotar cada vez melhor. Ate que chegou ao ponto que só de a sentar ela já arrotava. A melhor maneira era sentada na minha perna. Com o corpo curvado pra cima da barriga (faz força no estomago) e umas palmadas nas costas. As vezes punha a mão no peito dela, a outra no rabinho e agitava-a para cima e para baixo e la saia o arroto. Outra que uma cam me ensinou para as cólicas e arroto. Encostas as costas do bebe à tua barriga e cruzas as pernas do bebe na barriga dele e seguras com a tua mão nas pernas dele. Ou seja como se tivesses com as pernas a chinês e deixasses o corpo cair pra frente. Pronto ele fica assim encostado a ti. Ao segurares o bebe contra ti pelas pernas, tas a fazer pressão com os pés dele no estomago. Ajuda a fzr coco, a arrotar e a dar bufinhas. Outra é pores o bebe ao ombro mas em vez da cara estar no teu ombro, o estomago dele esta encostado à parte da frente do teu ombro. Essa fazia me muita impressão. Mas funciona.
Sabes, os gases têm que sair.. Se não sai por cima, sai por baixo.. Daí as cólicas Sorriso

Barbara Cardoso -
Offline
Desde 18 Jan 2014

Olá mãmã
Sei exactamente o que sente. Aonteceu o mesmo comigo no dia em que o meu G. esteve uma hora a mamar e passados 10 min gritáva como se não houvesse amanhã e bebeu 150 ml de leite com pouco mais de ummês decidi comprar uma maq de extração electrica, tiro o meu leite e dou lhe no biberon. Foi um descanço para mim e para ele. Nunca pegou direito no peito, perdeu 10% do peso á nascença até mamilos de silicone tentei. Não há necessidade de se martirizar, as noites eram uma desgraça, assim sei o k ele bebe e sei k está bem e as mães para cuidarem tb precisam de estar bem por isso não se culpe. Boa sorte.

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Danb escreveu:
depende se tá a engordar bem ou não.. normalmente no primeiro mês pesa-se todas as semanas para controlar.. o meu desde o início andava a engordar 300 a 400gr por semana então eu não o acordava para mamar..
é de onde mamã? eu passei tão mal nos primeiros meses de vida do meu B que quando leio que alguém está a passar mal assim com as cólicas que sinto o desespero que leio.. se fosses daqui de ao pé de mim eu tentava ajudar ainda mais..

olhe eu escolhi o que dei ao meu Bryan com base em pesquisas.. a pediatra receitou aerom e biogaia e desisti logo.. escolhi o colimil (que fazia o mesmo que o biogaia mas tem camomila que ajuda a acalmar) e coliprev que é uma enzima que ajuda a digerir o lactose presente tanto em LM como em LA.. nenhum dos dois é medicamento e são de venda livre.. é ler nas bulas as doses diárias para a idade do bebé e dar.. o coliprev foi o que ajudou o meu B a conseguir libertar gases. mas todos os dias antes do banho (que é à noite) fazia a sequência das massagens e a estimulação com o bebegel para ajudar Sorriso
qualquer coisa que precise é só dizer!! venho ao fórum todos os dias várias vezes..

Olá mamã,

Fui à farmácia e comprei o Colimil e Coliprev. Ainda só dei o cilimil antes da mamada. o outro não sei se dê já ou se espere uns dias para ver como se dá. Enviei um email à pediatra por descargo de consciência mas recuso-me a deixar a baby sofrer e nós igual... se não estivermos bem, como podemos cuidar dela como deve ser? Nesta fase ela não está acordada sem chorar.

Disseram-me para lhe dar o Colimil duas vezes ao dia antes de cada mamada... vamos lá ver!

E tem sido um ritual, tenho feito exatamente como sugeriu todas as massagens... Ela vai libertando uns puns. Nunca pensei ficar tão feliz com uns puns ahahah

Na quarta feira vamos ver como está o peso dela. Acredito que ela esteja a engordar!

Obrigada!!!
Beijinhos

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Samandy escreveu:

Xanomix escreveu:Olá,
A minha também é muito sôfrega a mamar e como cereja no topo do bolo, não arrota. se for preciso estamos meia hora com ela para trás e para a frente e nada também acontecia consigo?
Em relação ao bebe gel, a médica não me falou em usar o gel para usar ajudar a lubrificar. aliás a farmacêutica olhou para mim de lado e disse: "já??"... nem a conheço de lado nenhum!! Ah e disse-me que criava habito!! Cada um com a sua sentença, não é verdade?
Qual a diferença entre os gases e as cólicas? é a mesma coisa? Ela tem a barriguinha tão inchada tadinha!
Obrigada pelas dicas.
Em relação ao dormir, nos últimos dias só a tenho acordado quando passa das 4hrs, não sei pq faz-me confusão que ela esteja tantas horas sem comer, muito embora se ela tivesse fome acordava com choro...
e por falar em choro.. distinguir o choro das colicas da fome não tem sido fácil. ela procura muito a mama quando está assim. acredito ser para consolo...
Beijinhos

A minha engolia muito ar. E não arrotava. Depois começou a dar 2/3 arrotos,voltava a mamr e dava mais 2/3. Mas a muitoooo custoooo... Deitava-a e ao fim de meia hora fazia uns barulhos estranhos e bolsava. Engasgava-se e queria mamar mais. Com o passar do tempo percebi que ela nunca arrotava tudo. E qd fazia os tais barulhos, era ar a incomodar. Saia cada arroto.. Mas depois queria mamar e repetia-se. Muito lixado msm. Tive dias de dar em doida. Quase chorei de raiva muitas vezes. Mas com o tempo eles vão conseguindo arrotar cada vez melhor. Ate que chegou ao ponto que só de a sentar ela já arrotava. A melhor maneira era sentada na minha perna. Com o corpo curvado pra cima da barriga (faz força no estomago) e umas palmadas nas costas. As vezes punha a mão no peito dela, a outra no rabinho e agitava-a para cima e para baixo e la saia o arroto. Outra que uma cam me ensinou para as cólicas e arroto. Encostas as costas do bebe à tua barriga e cruzas as pernas do bebe na barriga dele e seguras com a tua mão nas pernas dele. Ou seja como se tivesses com as pernas a chinês e deixasses o corpo cair pra frente. Pronto ele fica assim encostado a ti. Ao segurares o bebe contra ti pelas pernas, tas a fazer pressão com os pés dele no estomago. Ajuda a fzr coco, a arrotar e a dar bufinhas. Outra é pores o bebe ao ombro mas em vez da cara estar no teu ombro, o estomago dele esta encostado à parte da frente do teu ombro. Essa fazia me muita impressão. Mas funciona.
Sabes, os gases têm que sair.. Se não sai por cima, sai por baixo.. Daí as cólicas

Obrigada pelas dicas... ela sentada ainda arrota qualquer coisa mas nada de especial!!

Por enquanto não tem problemas em fazer coco Sorriso

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Samandy escreveu:
Olá querida!
Eu sempre gostei de amamentar.. Sofri tanto por causa do excesso de leite.. Ate abri tópicos aqui e quase desisti. Mas a amamentação em si sempre foi muito bonita. A satisfação da minha filha A mamãe não tinha preço.. O primeiro mês foi horrível.. Tirar leite a cada 2 ou 3h. Dar massagens. Meter quente, gelo, ervilhas, repolho, cremes, hospitais,centros de saúde, acupuntura, homeopatia, medicamentos. Eu acho que fiz de tudo um pouco desde que sai do hospital. Menos dormir.. Foi muito difícil.. A minha filha tb bebia muito leite aguado.. Hiperlactaçao.. Mas primeiro que descobrissem o q era... Coco muito escuro e espumoso. Enfim tudo o q eu fiz não adiantou de nada é quando ela fez um mês fui operada. Uma mastite que durou semanas, resultou num abcesso. Foi muito muito doloroso. Mas, como te disse, amamentar sempre foi a minha prioridade. Contra tudo aguentei. Bem não vou contar aqui a historia toda, mas depois acabei por meter um dreno na mama e amamentar (ate hoje) só da esquerda. Ficou a cicatriz de recordação. Tive outra mastite, mas passou se bem. E uns caroços algumas vezes. Ainda a pouco tempo.. Chega a uma altura, la pro 2o mes, que amamentar é muito natural. Não doi, não custa, é pratico e prazeroso. Mim ngm me tira esses momentos com ela.
A tua medica disse que era normal, não foi a desvalorizar.. É mesmo.. Os 3 primeiros meses do bebe é o 4° trimestre de gravidez. O teu filho n sabe que nasceu. Estava ali quente, apertado.. E agora esta livre no mundo. Precisa da mae, de aconchego. A mãe pra ela é a mama.. A mama da comida, mata a cede, da aconchego, aquece no frio, acalma as colicas, acalma a dor. Já deste mama depois da vacina? Calam se em um segundo.. A tua bebe vai querer mamãe a toda a hora. N só por ter fome. O teu leite n é fraco, se fosse n envie dava ne?
Dar LA muitas vezes só piora.. Da mais coloca a e mais trabalho. Embrulha numa manta. Conheces o método do Harvey karp? Acho q se escreve assim. Vê os vídeos dele. Dão uma boa ajuda. Não te sintas mal, todas temos duvidas. Confia em ti. Essa fase vai passar!!
Lembrei me agora que os bebes passam por picos de crescimento. Eles nessa altura querem mamãe muito mais.. Isso serve mesmo para aumentar a produção de leite (e n so). Muitas mães deixam de amamentar nessas fases pq acham q l leite n chega... N penses isso! Da a mama qd ela tem fome. Pesquisa sobre os picos

Olá,
Lendo o seu relato, o que estou a passar não é nada! fogo! foi preciso mesmo ser muito forte. arranjamos forças onde elas não existem!! Ainda bem que tudo acabou pelo melhor!

Não conhecia esse metodo! vou pesquisar.

Em relação ao link que enviou, ainda hoje tive uma amiga que o partilhou comigo.
Lia algumas coisas coisas contraditórias ao que nos dizem... como a questão da nossa alimentação, dos gases etc... Confuso

De qualquer forma, vou cortar no leite com lactose e nos feijões brócolos etc... vai ser à base de tentativa e erro.

Beijinhos e obrigada

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Espero não ter escapado resposta a ninguém! Estou a aproveitar uns minutos de descanso.

Ah, sou da zona da Parede (Cascais).

No meio deste processo todo, mãe de primeira viagem, acabo por me sentir culpada porque por vezes só tenho vontade que esta fase passe! E depois penso que vou ter tantas saudades dela pequena Triste

Beijinhos a todas

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

o colimil é duas vezes ao dia.. 1 ml de cada vez Sorriso mas penso eu que não tem de ser antes da mamada.. agora o coliprev sim, tem de ser antes da mamada.. tens de ver no folheto quantas gotas é que ela tem de tomar de cada vez e quantas vezes por dia pq depende da idade.. o meu bryan começou o coliprev com um mês e uns dias e foi a minha salvação..

hahahaha eu ficava toda feliz quando ouvia os peidinhos a sair Sorriso ainda hoje de vez em quando ajudo-lhe a dar peidinhos e fico sempre feliz quando ele dá Sorriso

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Chiclete, na vdd já tentei tirar com a bomba e não sai nada! Ao que se deve isto?

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

Não sair nada é porque o letdown não aconteceu com a bomba. A bomba é manual ou eléctrica? Na eléctrica comece por modo massagem até o letdown ocorrer. Para uma ou outra há vários truques para ajudar, assim de repente: massagem manual, compressas quentes, banho quente antes, bebé por perto ou foto e beber um copo de água antes, ou mesmo ter o bebé na outra mama. Eu faço massagem durante, bebo água e fico de olho no intercomunicador. Estar relaxada faz diferença e a bomba deve ser o tamanho certo para o mamilo (não deve bater nos lados nem puxar fora do mamilo). A manhã costuma ser o melhor período para tirar com a bomba- eu acordo sempre de mau humor pelo que não é o meu caso!
Dito isto, mesmo que nunca tire nada ou pouco é normal, algumas mulheres não reagem à estimulação da bomba.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

olá só para dizer um olá.....não consegui ler tudo, mas eu tambem estou cheia de dúvidas, em vez de pensar a longo prazo, decidi pensar dia a dia---hoje dou mama...amanhã logo se vê.

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Chiclete, a bomba é manual! Já faço massagens e estimulo com algo quente sobre o peito. já faço isto desde a maternidade e antes escorria leite. agora nem olhando para a minha bebe escorro leite. saí umas gotas dos mamilos.

Têm dito que não existe leite bom ou mau, nem leite fraco... mas pode existir pouco leite não? Acho tão estranho os meus peitos nunca ficarem em "pedra", nem mesmo de manhã. questiono-me se o que oiço quando ela mama não é mais ar a entrar do que leite. Mesmo que mame 20 minutos ou mais, acaba sempre por procurar a mama e apanho-a a chuchar na mão toda irritada! Fome ela não deve passar se não seria um berreiro autentico mas de qualquer forma...

Do meu circulo mais próximo, quem amamentou, escorria leite. Fiquei amiga da rapariga com quem partilhei quarto na maternidade e ela já está a dar LA juntamente com o LM. Não conseguia extrair o suf para alimentar o bebe. ela começou a extrair qd reparou que o bebe tinha um comportamento estranho depois de cada mamada e quis ver o que ele bebia. bem, ela diz que fica com os discos de amamentação molhados e ja teve de trocar peças de roupa. eu não. não me lembro de ficar do que mais do que uma mancha molhada nos discos. mas pequena..

será que meu leite está a dizer bye bye?