amamentação até 6 meses - reduçao quantidade leite ? | De Mãe para Mãe

amamentação até 6 meses - reduçao quantidade leite ?

Responda
14 mensagens
maefeliz -
Offline
Desde 22 Fev 2010

Olá a todas as mamãs.
O meu filho nasceu em Agosto e amamentei até aos 6 meses. Entretanto comecei a dar sopinha ao almoço e noto que nas últimas semanas estou a ficar com menos leite. Tenho extraido leite na hora de almoço, uma vez que estou a dar a sopinha e tenho congelado esse leite. Contudo a quantidade de leite que consigo extrai tem diminuido muito.
Qual a vossa opinião?
Quando começaram a trabalhar, como é que conseguiram amamentar?
Se amamentar de manhã e á noite, a produção de leite mantem-se?

Pinkshirt -
Offline
Desde 17 Fev 2010

é uma boa questão e também nao sei a resposta. Tambem vou ser mamã e a resposta á tua pergunta com certeza me irá ser muito útil =)

beijinho*

Sobre Pinkshirt

POS:12/02/2010(6 semanas)GEMEAS VERDADEIRAS Espertalhão Sindrome de transfusão feto fetaL.A Yara "partiu" a 25/06/2010 dando a vida pela Alícia que nasceu a 07/07/10 as 26 semanas 1 dia,840 gr. e 31 cm Sorriso Yara até um dia♥O Isaac nasceu no dia 25 de Fevereiro de 2014, com 48,5 cm e 2930 <3

T zero -
Offline
Desde 17 Jul 2009

O meu filhote nasceu a 3 de Agosto e começou a diversificação alimentar no dia 16 de Janeiro. Primeiro só o almoço, depois tb o jantar... e agora tb o lanche.
A maminha do pequeno-almoço é suficiente para o aguentar durante 5 horas, mas o leite da noite já é muito fraquinho. Cheguei ao ponto de tirar 250 ml com a bomba, dar-lhos e, 1 hora depois, estava a mamar 180 ml de LA...
Eu dou LM ao pequeno almoço e à ceia, mas suplemento esta última refeição com LA. Como o LM que bebeu nesta altura era fraquito, a maior parte das noites pede-me "reforço" por volta das 3 ou 4 da manhã. Se lhe dou apenas LA á ceia, aguenta a noite toda.
* * *
Posso estar enganada, mas penso que as minhas maminhas vão continuar a produzir a este ritmo durante mais umas boas semanas:
- peq almoço forte
- ceia fraquita
- reforço a meio da noite q.b. para o satisfazer.

Sobre T zero

Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha Sorriso

JoanaDeAlmeida -
Offline
Desde 04 Dez 2008

Quando o bebé começa com a alimentação sólida, a produção do leite adequa-se a essa modificação. Extrair o leite com a bomba não é, nem de longe nem de perto, tão eficaz como o bebé mamar. No entanto, se o bebé mamar "foea de horas",o peito produz o leite que necessita.
T-Zero, penso que já sabes a minha opinião sobre mães acreditarem no mito do "leite fraco". Tenta informar-te sobre o processo de produçãode leite em si e verás que o leite se produz sempre do mesmo modo e através do mesmo processo, não há motivo para o leite não conter, em alguma das mamadas, o que o bebé necessita, quando o corpo humano aproveita sempre os mesmo nutrientes para produzi-lo. É impossivel um bebé encher o estomago com 250ml de leite (seja ele qual for) ou até àgua, e ter fome uma hora depois. Se chorava , provavelmente seria por outro motivo, e o facto de lhe dares o biberão acalmava-o. quando bebes muito àgua, não ficas sem apetite? O leite, mesmo que fosse fraco,enchia-o.
Maefeliz, por experiencia própria sei que a produção diminui sim, mas por uma única razão: o bebé já não precisa de tanto lete como quando era amamentado em exclusivo. A bomba não faz o mesmo efeito.
Agora, raramente retiro leite (só mesmo quando preciso de sair), mas quando tento é óbvio que o mu peito já não produz o mesmo. A Natureza é assm, somos os únicos mamíferos que tentam de forma artificial extrai o seu leite, mas não fomos feitos para isso Sorriso
Não te preocupes, o leite vai ser suficiente para as mamadas que ele precisa, e se insistires me tirar a essa hora, com o tempo o corpo habitua-se a essa "mamada fictícia ". Se não conseguires tirar tudo de uma vez, tira aos poucos, conserva no frigorífico e, quand tiveres a quantidade que precisas, congela.
Beijinho

Fia, a apaixonar-nos desde 22 de Junho de 2009 .

T zero -
Offline
Desde 17 Jul 2009

Joana, durante muito tempo pensei como tu. Depois o João começou a comer e houve uns dias em que tive que tirar leite com a bomba, para aliviar a tensão. Nos primeiros dois dias nem tive coragem para dar esse leite ao pequeno, porque não tinha a cor (inquestionavelmente) branca do LM. Era meramente esbranquiçado.
Isso de não ter leites fracos, imagino que até seja válido para as primeiras semanas de amamentação. Mas sabes que uma boa alimentação da mãe é muito importante e que o repouso tem grande impacto na produção de leite.
Mas se há dias em que não consigo almoçar decentemente. Se há dias em que desde que me levanto até à hora a que o marido chega, tenho 20 minutos de repouso (os 20 minutos que o João dorme durane o dia)... imagino poder afirmar que o meu desgaste físico e mental tenham impacto negativo no LM.
E realmente fui obrigada a descartar tudo o resto, na noite dos 250+180 LM. Sabes porquê? Porque continuo o fazer o mesmo e o João continua a ter a mesma reacção. Não acredito que em 2 semanas ele tenha passado todos os serões com gases, dores de barriga, ou outros problemitas. Até porque agora a barriguita já está a funcionar como deve...
E, claro, de manhã bebe LM e só se lembra do almoço passadas 5 horas.

Sobre T zero

Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha Sorriso

JoanaDeAlmeida -
Offline
Desde 04 Dez 2008

Isto não é defenitivamente uma questão de acreditar ou não, são factos e é assim que a natureza e o corpo humano funcionam.
Sabes que, de todas as mães no Mundo, menos de 5% não produzem leite que alimente o seu filho. São dados da OMS, não são meras crenças. Nesse grupo, estão incluídas mães que, entre outros, sofre de desnutrição grave. Uma mãe, desde que ingira líquidos e se mantenha hidratada, tem leite que é suficiente para o seu filho.
Quando a Sofia tinha 4 meses estive 5 dias sem comer absolutamente nada, nem àgua nem comida nem coisa nenhuma. Só no quinto dia a bebé começou a recusar o peito e foi aí que fui ao hospital. Só com o soro intra-venoso, a produção regulou por completo.
Mas disseste uma coisa que me chamou a atenção: tens de tirar leite para aliviar. Não faças isso, estás a habituar o teu corpo a produzir uma quantidade que ele não mama. Na próxima mamada "regulada pelo corpo", ele vai produzir a quantidade qe extraíste artificialmente. Se foi pouco, não lhe vai chegar e com certeza vai chorar de fome. Se foi muito, não bebe todo e a produção desregula.
Se o leite é aguado, é porque se tratava do leite do início. Quando conservo o leite, a maior parte das vezes ele é quase transparente e continua a ter o mesmo efeito.
Não quero com isto deitar-te abaixo ou fazer-te acreditar que tudo o que fazes é errado. Não sou ninguém para fazer isso. Mas já estudei este assunto, tanto nas aulas como fora delas. Já me informei junto de médicos e conheedores do assunto.
o leite fraco d efacto não existe, é puro mito. Não há motivo para se produzir bem de manhã e à noite não.
A Sofia também só mama de manhã e à noite, muitas vezes passo o dia sem comer. Desgaste também o tenho como todas as mães, é óbvio que a amamentação é para ser feita com calma, sem stresses nem pensamentos negativos àcerca do leite.
Beijinho

Fia, a apaixonar-nos desde 22 de Junho de 2009 .

partyx82 -
Offline
Desde 20 Abr 2009

A Beatriz fez 6,5 meses e optei por deixar de dar de mamar.
ultimamente só lhe dava a 1º e a ultima mamada, acontece é que a rapariga distrai-se com tudo, começa a olhar pro candeeiro, pra tv, para as pessoas a falar... enfim para tudo o que a rodeia e acabava por não se alimentar correctamente, e como eu digo ao marido, "ainda não tenho as mamas transparentes nem com medidor e não faço ideia do que ela mamou ou não!", aconteceu-me no espeço de 1 semana de ela acordara meio da noite com fome, coisa que não é nada habitual pois ja ha mt tempo que dorme a noite toda.
Optei por passar a dar-lhe LA, continua a ter o mm mimo da mamada, mas agora ja consigo ver quando esta alimentada ou não!
Mas a minha pequena ja tem uma variedade alimentar maior que a tua, ja come a sopa e fruta ao almoço, iogurte ao lanche e papa ao jantar, leite é mm a 1º e ultima refeição.
Ja estou a trabalhar desde Dezembro, ela nessa altura ja comia papa ao almoço e quando xegava atempo a casa dava o peito ao lanche senão davam-lhe LA, depois com a introdução da sopa passou a fazer menos 1 mamada, dp com a introdução do lanche a mm coisa...
Acho que nesta altura já é uma opção tua a forma como planeias as refeições do bebecas

maefeliz -
Offline
Desde 22 Fev 2010

Obrigada pelo teu comentário.
Tinha a ideia que para poder amamentar apenas de manha e á noite (quando regressar ao trabalho) teria que estimular o peito para manter a produção de leite, daí estar a retirar leite na hora do almoço, quando o Diogo não mama porque come a sopinha.
Referes que vais conseguir manter o actual ritmo das mamadas durante mais algumas semanas. Achas que depois o leite irá secar de uma forma natural? Até quando é normal conseguir amamentar, dando de mamar apenas de manhã e á noite?

maefeliz -
Offline
Desde 22 Fev 2010

De facto a produção de leite tem vindo a diminuir e a ajustar-se ás mamadas. Por um lado, o meu filho começou a espaçar mais as mamadas. Inicialmente mamava de 2 em 2 horas (dia e noite), depois começou a mamar de 3 em 3 horas, chegando agora por vezes às 4 horas. Por outro lado, introduzi a sopa ao almoço (uma semana antes do Diogo fazer os 6 meses).
Comecei a retirar o leite da mamada do almoço e a congelar, porque achei que para manter a produção de leite teria que estimular o peito. Queria também saber qual a quantidade de leite que conseguia extrair em cada mama, para tentar concluir qual a quantidade de leite que o meu filho mama, uma vez que até à poucos dias, raramente mamou das duas mamas em cada mamada.
O meu filho sempre fez sonos muito curtos. De dia, cerca de 30 minutos. Mas se dormir ao meu colo, bem mais do que isso! De noite, inicialmente de 2 em 2 horas, neste momento o primeiro sono 3h 30m a 4 horas e depois mais 2 a 3 horas. Daí querer saber a quantidade de leite que ele mama de cada vez, porque acho que ele mama pouco, principalmente de noite. Normalmente, adormece a mamar e cada vez que acorda mama um pouco. Se mamasse mais, talvez conseguisse fazer um padrão de sono mais espaçado.
Beijinho

maefeliz -
Offline
Desde 22 Fev 2010

O meu filho também se distrai muito e adormece a mamar. Aliás, até usa a mama para adormecer e acorda várias vezes de noite para mamar um pouco.
Já tentei dar-lhe o biberon com leite que extraí, mas ainda não consegui que mamasse, porque quer sempre a maminha da mãe. Acho que é natural, porque o Diogo foi amamentado da maminha da mãe até aos 6 meses em exclusivo. Comecei a dar-lhe a sopinha apenas à uma semana.
Custa-me ter que deixar de amamentar e dar apenas LA, caso fique sem leite ou se for obrigada a dar apenas LA por qualquer outro motivo, porque é muito bom amamentar e custa-me de facto fazer esse corte!!

JoanaDeAlmeida -
Offline
Desde 04 Dez 2008

Quanto ao facto de queres que ele durma durante a noite mais u bocadinho, eu tenho um truque que com a Fia funciona muito bem. Não sei se já dás sopinha à noite, mas eu dou (a minha já tem 8 meses) e faço o seguinte. Dou-lhe a sopa só as 20h. por volta das 21h30 ela quer dormir, dou-lhe a mama para adormecer e como ainda está cheia com a sopa, fica bem satisfeita (porque a maior parte das vezes adormece antes de mamar oq eu precisa) e assim dorme 8h/9h/10h por noite (com exepções, claro). Por exemplo, agora tem mais um dentinho a nascer e acorda de 2 em 2 horas com o desconforto dos dentinhos. Se lhe der a mama, adormece mas na minha cama. passado duas horas eu mal acordo, deixo a mama de fora e ela quando acorda, mama e volta a dormecer. Assim consigo dormir mais qualquer coisinha.
A minha opinião quanto a tirares leite, eu não o faria.
beijinho Beijinho

Fia, a apaixonar-nos desde 22 de Junho de 2009 .

partyx82 -
Offline
Desde 20 Abr 2009

eu deixei gradualmente de dar mama. 1º deixei de dar ao almoço aos 4 meses pois começou a comer papa.
nos primeiros dias sentia as mamas mt cheias e era bastante desconfortável, mas passado os tais 3 ou 4 dias o peito ajustou-se a não fazer essa refeição.
por volta dos 5 deixei de dar tb o lanche e passou-se a mesma coisa.
aos 6 meses introduzi a sopa, logo deixei tb de dar o jantar e passou-se exactamente a mesma coisa, ai foi quando fiquei a dar só a manha e á noite.
Depois tive a consulta de revisão de parto e falei ao médico de como seria a melhor maneira de secar o leite, ele disse-me que quando decidisse parar que ele acabaria por secar naturalmente, mas receitou-me uns comprimidos para ajudar a secar sem criar caroços.
Acho que se vais deixar assim de repente de dar muitas refeições que é mm melhor tirares algum leite, senão vais-te sentir a rebentar.
para secar naturalmente é apenas isso, deixar de dar, se achares que tas a criar caroço é tirares um pouco de leite (não mt para não estimular)e pronto, ao fim de uns tempos seca

JoanaDeAlmeida -
Offline
Desde 04 Dez 2008

Mas queresdeixar de dar o peito já? Não tinha percebido Preocupado
Beijinho

Fia, a apaixonar-nos desde 22 de Junho de 2009 .

Guerreira_Fénix -
Offline
Desde 29 Ago 2008

Dirijo-me directamente a ti pois pelos teus comentários noto que percebes do assunto Sorriso sempre ouvi dizer que tirar leite (seja com bomba ou manualmente) não interfere com a produção de leite. Porém, este "facto" não me parece de todo verdadeiro pois se assim fosse as mães que apenas dão LM extraído ao bebé não deixariam de produzir. Depois de ler os teus comentários ainda fiquei mais alerta...o meu bebé tem 3 meses e meio e vou começar a trabalhar quando ele tiver 5 meses. Tenho planeado começar a extrair leite em breve e congelá-lo para alguém o dar na minha ausência, pensei em extrair 1 vez por dia, não sei bem...e qual será a melhor altura do dia para o fazer?
Se souberes/puderes responder agradeço.
Beijinhos