Amamentação após 1 ano+ dispensa de trabalho nocturno+Flexibilidade de horário | De Mãe para Mãe

Amamentação após 1 ano+ dispensa de trabalho nocturno+Flexibilidade de horário

Responda
3 mensagens
clia_ -
Offline
Desde 18 Set 2013

Olá Mamãs!
Dentro em breve o meu bébé faz 1 ano e pretendo continuar a amamentar até que me seja possível.

A minha dúvida é a seguinte, pois sei que após o bébé Completar 1 ano temos que informar a entidade patronal com 10 dias de antecedência, da intenção de redução de horário por estar amamentar, assim como, podemos pedir a dispensa de trabalho nocturno mediante atestados médicos que comprovem essa necessidade.

Enquanto estiver a usufruir da dispensa de trabalho noturno é possivel pedirmos a flexibilidade de horário?

Pergunto isto porque, tenho conhecimento que o processo que envolve este tema pode ser de decisao final morosa, e quando deixar de conseguir amamentar, deixo também de ter o beneficio de dispensa de trabalho nocturno.

Como tenho o meu filho na creche e não tenho ninguém que me fique com ele quando esta encerra, não poderei mesmo fazer o turno nocturno.

Desta forma se for possível solicitar a flexibilidade de horário enquanto tiver a usufruir da dispensa de trabalho noturno, quando deixar de poder ter a dispensa , já nao teria que passar pelo processo moroso na espera da decisao.

Alguém que tenha passado por uma situação idêntica ou me saiba explicar qual o procedimento correto?

clia_ -
Offline
Desde 18 Set 2013

Alguma dica?

cági -
Offline
Desde 13 Nov 2012

Olá bem só posso falar do que sei, após o 1 ano tenho de entregar todos os meses uma declaração como ainda estou a amamentar para ter horario reduzido ( menos 2h) , quanto ao horario nocturno há uma lei que diz que mãe solteira tem direito ao pedido de horario fixo até o filho completar 12 anos, ou no caso de ambos os pais trabalharem por turnos um deles tem direito a pedido de horario fixo, existe um requerimento proprio para isso, que tem de ser entregue com uma serie de outros papeis.