Amamentação | De Mãe para Mãe

Amamentação

Responda
17 mensagens
Rafaela Pessoa -
Offline
Desde 27 Fev 2012

Olá a todas,

Sou nova por estas andanças mas precisava muito de ajuda...

Fui mãe pela primeira vez a 1 mês e tenho muitas duvidas na amamentação, já recorri a vários sítios mas cada vez estou com mais duvidas.
A princesa adormece a mama e acaba por não mamar o suficiente, já tentei tirar com a bomba mas o max que consigo tirar sao +/- 70ml, não sei se será suficiente...
E se não adormecer na mama nao consigo adormece-la....
Quais os sinais que indicam que eles continuam com fome?

Obrigado....

Missap -
Offline
Desde 13 Mar 2009

Antes de mais, ainda bem que pede ajuda. Muitas vezes, algumas mães, no meio da dúvida acabam por desistir da amamentação sem solicitar ajuda Piscar o olho
A bebê como só aibda tem um mês, esses 70ml são mais do que suficientes, o seu estômago é mt pequeno ainda.
A menina está a engordar bem e dentro do esperado?
A maminha além de alimento, é mimo e protecção Sorriso se a tirar da mama ele não adormece de outra forma?

Sobre Missap

Missap

Rafaela Pessoa -
Offline
Desde 27 Fev 2012

Eu quero muito amamentar, e so por isso e que ainda nao desisti...
Ela embora tenha aumentado de peso baixou percentil.
Nao, e mesmo a adormecer a mama, dyrante o dia se a puser na alcofa ela meia hora depois acorda... Estao a ser muito dificeis estas prumeiras semanas....

mummy14 -
Offline
Desde 28 Dez 2008

Hello Sorriso
Se queres amamentar nao desistas. Tenta procurar ajuda nos locais de saúde da tua zona. Os centro de saude as vezes têm cantinhos de amamentação ou mesmo nos hospitais. Eu muitas vezes levei a minha menina e dava de mamar a à frente das enfermeiras, elas corrigiam e ajudou-me imenso.
! Eu acho k o melhor indicador é mesmo o peso e fraldas molhadinhas Sorriso Os 70 k tiras acho k para já é bom!
Eu não sou especialista, por isso acho k deves contactar a sos amamentacao ou os profissionais de saúde da tua zona .

Rafaela Pessoa -
Offline
Desde 27 Fev 2012

Ja fui na 2a a um cantinho da amamentacao no hospital, viram-na a mamar a pressa porque estavam com muito trabalho.... Ja enviei 2 mails para o sos amamentaçao, ambos sem respista... o meu centro de saude, a enf que me assiste nao e especilista em amamentaçao...
Naoesta facil... Preocupado

Patriciasn -
Offline
Desde 03 Out 2014

Os sinais que indicam que tem fome são o choro, o bocejo, lamber- se as mãos , movimentos de" procura " da mama com a cabeça ,...etc . Adormece quando já se sente satisfeito, mas o leite materno é digerido com facilidade, o tubo digestivo dos bebês esta disenhado para ele, a capacidade do estômago do bebê é pequena e deberia dar de mamar con muita frequência, inclusive cada hora. O estômago do bebê alimentado com leite materno vazia-se rápido, numa hora. Por iso debe-se dar de mamar con tanta frequência.

Porque pensa que não mamou o suficiente ? E já agora porque é que está a usar a bomba ?

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

não se despere achando que está com fome por mamar muitas vezes,é muito normal nesta idade até entrarem no ritmo! e a bomba nunca tira o suficiente,como qdo o bebe mesmo mama,por isso não se assuste com as qtidades tiradas á bomba e nem precisas dela,pois a sucção que o bebe faz é que estimula a produção,ao contrario da bomba Piscar o olho eu cometi o erro de deixar dormirem sempre na mama 2 vezes,não cometa agora! agora é tempo de persistires,porque por experiencia própria vai ser muito difícil depois tirar o habito e acabam por terem noites mal dormidas,tu e a bebe!
Podem chorar no começo,pois claro que é confortante dormir no quentinho dos seios Sorriso mas para o bem futuro seja persitente,ofereça mama quando estiver bem desperta (enqto dorme bem não está com fome,não acordes),e mantenha conversa,contacto para que não adormeça!
Isso durante o dia,agora a noite é mais complicado,nem tenho dicas,pois eu fiz tudo errado Careta

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

Rafaela Pessoa -
Offline
Desde 27 Fev 2012

Eu comecei a tirar a bomba porque foi a médica de família que aconselhou para ver se ela mamava tudo.
Fomos na 5ª feira pesar e ela em 15 dias aumentou cerca de 220g, segundo a medica não e pouco mas podia ser mais, aconselhou-me a dar, mamada sim, mamada não, 60 ml de suplemento, um suplemento que tb ajuda a aliviar cólicas....
Se ela estiver a dormir eu não a acordo para mamar, porque se dorme e porque não tem fome e ela também precisa de descansar.
Muitas vezes ela sai da mama e continua a chorar e a querer ir para a mama....
Sinto que estou a fazer tudo mal.... É o ela não dormir o dia todo, é ter muitas dificuldades na amamentação....

Não esta a ser mesmo nada facil ser mãe de primeira viagem... Triste

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

rafaela se te conforta,te digo que não é por seres mãe de primeira viagem não...eu sou de segunda e achei tudo muito complicado tbm,e errei e erro muito ainda!
Sabe a gente lê aqui ou ouve de amigos/familiares experiencias que parecem boas até de mais com os bebes e assim acreditamos que conosco pode ser igual,criamos muitas expectativas ,mas temos que entender que cada bebe e mãe são únicos e que não são só coisas boas ou ruins o tempo todo também,ainda bem Sorriso

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

cidalia-martins... -
Offline
Desde 19 Abr 2014

Que bom para voces mamas eu vou ser mama de segunda viagem e tenho muita pena de nao poder dar de mamar ás minhas meninas por motivo de saude adorava ter esa experiencia mas infelismente nao posso ter essa alegria.felicidades para todas.

CIDALIA

MariadeSena -
Offline
Desde 06 Jul 2010

O nosso stress durante este periodo é mt grande. O medo de falhar, de n conseguir ter leite suficiente p alimentar o nosso bebe. Eu amamentei a minha filha mais velha ate aos 2 anos e a mais nova ate ha um mes atras. Mamou ate aos 3 anos e dez meses e o leite nc se perdeu. Enquanto amamantar e continuar a estimular o peito, a produção continua la. Tente fazer do momento da amamentação um momento de relaxamento e prazer. É um momento seu e da sua menina, e é nisso q se tem q focar. O leite materno n tem horas nem alturas certas p ser dado, dai ser considerado um alimento de facil digestao e o melhor alimento p o bebe. N se esqueça q o stress acaba por interferir nesse momento. Deixe a menina mamar e opte por lhe trocar antes a fralda p a ajudar a manter-se acordada. A minha filha mamava de hora a hora e foi assim durante mt tempo. Simplesmente pq sim. Adormeceu na mama ate ha um mes atras. Eles vêem na maminha n só o alimento mas tb um objecto de conforto e o amor da mae. Tenha paciencia com a sua bebe e vai ver q tudo corre bem. O nosso corpo melhor do q outra pessoa qq sabe o q o nosso bebe precisa e a melhor maneira de o alimentar.

Maria, a Luz da minha vida desde 10/08/2007.
Marta, nasceu a 16/12/2010 para ajudar a iluminar a minha vida.
Bendito o dia em que Deus resolveu preencher a minha vida.
Madrinha da lutadora S.Ribeiro, da querida SusanaFonseca e da irreverente inesc

Rafaela Pessoa -
Offline
Desde 27 Fev 2012

Eu achava que a deixar adormecer na mama era errado, porque toda a gente assim o dizia....
Mas a verdade e que ela adormecendo na mama, dorme mais e melhor e ate noto que a ajuda nas cólicas....

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Rafaela tente relaxar pois o stress não faz bem nenhum à amamentação.
Siga o seu instinto de mãe. Acha mesmo que é errado a menina adormecer na mama e dormir consoladinha? Ela é tão pequenina, a mamapara ela nesta fase da vida não é só alimento, é também consolo, mimo, tem o cheirinho da mãe dela, assim juntinho a si, ela consegue sentir o cheiro e o bater do coração da mãe dela como foi ao longo de 9 meses dentro da barriga.
Se conseguir ficar assim juntinho a ela, vai relaxar e o leite vai sair mais facilmente. Esqueça horários e relógios. se tiver que dar maminha a ela passado 1 hora desde a última vez, assim seja.
isto é o que se chama a livre demanda, é dar a maminha sem olhar a horas e sempre que a bebé pedir.
Fazia-te bem aderires ao grupo de amamentação do facebook (se ainda não aderiste, claro) que se chama: amamentação com desmame natural, mandas um pedido e escreves uma mensagem a dizer o porquê de quereres aderir.
É um grupo com mães muito experientes, além de ter lá também CAM, médicas e enfermeiras.
A mim ajudaram-me imenso.

MariadeSena -
Offline
Desde 06 Jul 2010

Cm disse Rafaela a minha mais pequena mamou ate 3 anos e dez meses. Espertalhão Desmamou qd eu engravidei e ainda tinha leite. O nosso corpo sabe o q faz. Tu és a melhor pessoa p alimentar e consolar a tua filha, n precisas de leites artificiais. Acredita em ti e confia pq isso é mt importante na amamentação. A minha adormeceu na mama ate deixar... Pq a mama p além de ser alimento é amor e carinho, é afecto e troca entre mae e filho.

Maria, a Luz da minha vida desde 10/08/2007.
Marta, nasceu a 16/12/2010 para ajudar a iluminar a minha vida.
Bendito o dia em que Deus resolveu preencher a minha vida.
Madrinha da lutadora S.Ribeiro, da querida SusanaFonseca e da irreverente inesc

Rafaela Pessoa -
Offline
Desde 27 Fev 2012

Gabi, segui o seu concelho e aderi ao grupo. Foram e tem sido uma ajuda fantástica, ja deixei os bicos de silicone e o LA e aprendi a seguir os meus instintos....

Obrigado a todas que me ajudaram....

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

O que bom Rafaela, fico muito feliz por estares a gostar do grupo. Elas são fantásticas!!
Agora é seguir em frente, muito miminho, carinho e claro maminha.

Felicidades´para ti e para a bebecas

Filomena Almeida -
Offline
Desde 06 Fev 2012

Sou mãe de 2 filhos e nunca pensei que esta tarefa de amamentar pudesse ser tão complexa e dolorosa. Mas apesar de tudo eu dei mama aos meus até fazerem 1 ano e alguns meses. Devemos seguir os instintos MAS os conselhos foram mesmo muitos úteis e o que recebi de uma enfermeira é que "todos os leites são bons" só precisamos de nos ajustar aos bebés. No primeiro tive de dar 2 em 2 horas e antes retirar com a bomba, mesmo à noite, imaginam a minha vida, não via mais nada senão mamas e leite!!! Foi necessário durante 2 semanas até ele começar a mamar com mais força e o meu corpo se adaptar à produção adequada. No segundo filho não precisei de malabarismos para aumentar de peso, mas sofri (tal como no 1º) de dor imensas nos mamilos. Enfim, o valor da amamentação é imensa e isso deu-me forças para não desistir e aproveitar os momentos de calma para sentir o amor em pleno.. Boa sorte mamãs!!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?