Alimentação/Amamentação?? | De Mãe para Mãe

Alimentação/Amamentação??

Responda
5 mensagens
elia19 -
Offline
Desde 26 Dez 2013

Bom dia meninas
A minha menina já nasceu a uns dias, estou a dar maminha, e até tem corrido bem.
Mas tenho duvidas em relação a nossa alimentação !?
Quais os alimentos que devemos evitar durante a amamentação?
Agradeço a todas que me possam ajudar... Sorriso
BJS Beijinho

Sobre elia19

Élia Guerreiro

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

Olá mamã!
Em 1.º lugar muitos parabéns! Desejo muitas felicidades à sua menina!

Apesar de não ter amamentado, tinha reunido uma série de informações sobre a amamentação, nomeadamente os alimentos proibidos.
Penso que não é muito aconselhável os picantes, refogados, bebidas gaseificadas. Enfim, acho que quase tudo o que não era bom na gravidez continua a não ser bom depois do parto. Mas, com certeza, que haverá mamã com muitíssima mais experiência para a ajudar.
De qualquer forma aqui fica o meu pequeníssimo contributo!

Piolhinho -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Olá mamã! E muitos parabéns!
Antes do parto, tive consulta com a nutricionista (pois tinha diabetes) e só me disse que não deveria abusar do alho, porque pode alterar o sabor do leite, e proibido eram o álcool e as bebidas gaseificadas. De resto, poderia comer de tudo, mas com moderação. Eu ao início evitei também as laranjas, e tive sempre muito cuidado com os picantes.
Beijinhos

MonicaSubtil -
Offline
Desde 29 Nov 2008

Olá Elia19!
Do meu conhecimento e da minha experiência, posso dizer-te que deves ter em atenção alguns alimentos, esta fase é ainda mais importante a alimentação que na gravidez.
Deves ter uma alimentação saudável com bastante fruta e legumes. Comer sempre carne e peixe às refeições principais.
Água em abundância (entre 1,5 a 2L).
Alimentos que eu aconselho a evitar:
Leguminosas como feijões e grão e couves por causa de algum relacionamento que possa ter com cólicas do bebé.
Cebola, alho, picantes e condimentos fortes - podem alterar o sabor do leite
Amendoins, tomate, morangos e marisco - podem causar algum tipo de reação alérgica.
Carne - preferencialmente apenas 2xpor semana carne de porco e carne de vaca. A carne de porco pode ser alergénea e a de vaca pode provocar gases
Nada de bebidas alcoolicas... mas isso acho que nenhuma mãe que amamente no seu juizo o faz!!!
Evita bebidas gaseificadas, e estimulantes como café e chá verde. Chocolate só branco porque o cacu é estimulante e também pode dar cólicas no bebé.
E por último... o grupo de alimentos que eu deixei de tomar a partir das 35 semanas e até agora nada... leite e laticinios!!! Algumas pessoas julgam-me louca, mas na realidade cada vez mais se verifica que o leite UHT que não seja de origem biológica acarreta alguns maleficios na amamentação.
Portanto eu risquei a lactose do meu diário alimentar e a minha bebé apenas sofre de cólicas na 1 semana (a adaptação a meio exterior e a imaturidade do sistema digestivo são a razão para ter tido essas cólicas, acredito eu)
Por último, é importante que nesta altura´pós parto te alimentes bem, e se te sentires cansada, ansiosa ou em baixo o melhor será recorreres a um auxiliar de suplemento vitaminico que tenha não só vitaminas mas também complemento de ómega3.
Espero ter ajudado.
Beijinhos

MD_ -
Offline
Desde 23 Jan 2012

Já aqui foi falado do alho, que poder alterar o sabor do leite. Também me falaram disso, sim, mas apenas em cru. Aliás tanto o alho como a cebola, crus são de evitar. De resto a mim o que m disseram foi para fazer uma alimentação variada e equilibrada, com uma pequenina chamada de atenção, tudo o que nos causar gases a nós mães, vai causar também ao bebé, e gases no bebé é igual a cólicas :-\ logo, evitar coisas que provoquem gases na mãe. Espero ter ajudado.