Alimentação 1 ano | De Mãe para Mãe

Alimentação 1 ano

Responda
10 mensagens
Arwen26 -
Offline
Desde 26 Jun 2013

Bom dia,
Podiam-me dizer o que comem os vossos bebés com 12 meses. Eu continuo a dar o peito (já só tenho leite na direita.
Eu faço assim
Ao acordar - Mama
Meio da manhã (10 horas) - Mama e 1 bolacha
Almoço (12 horas) Sopa com carne + fruta ( Queria iniciar o segundo prato mas o meu que pequenito quer é agarrar o prato e virá-lo, ou seja, não vai petiscar quer é deitar tudo para o chão). A enfermeira disse que devia comer o segundo prato, mas já sei que não vai comer e só vai estragar. Acham que tente ou adio?

14 horas - Mama
16 horas Papa ou iogurte
18 banho e mama
20 horas - jantar , sopa de peixe + fruta
22 - Mama e vai para a cama
meia noite ou 1:00 - mama ( se o consigo adormecer ás 22 horas ou antes acorda muitas vezes de noite e só volta a dormir na mama)
Se o adormecer só as 23 horas ou meia noite só acorda 1 vez. A enfermeira insiste que tenho que o deitar mais cedo (21 horas ou 22 horas), mas eu assim não durmo de jeito pois de 2 em 2 horas acorda.

Teve ontem a consulta dos 12 meses e nem 9 kg tem. Só tem 8,940 kg, o que acho pouco (no entanto não valorizaram nem disseram que estava magro). Ele faz muito exercício, só quer andar no chão ou então está aos saltos no parque. E quando se senta só brinca com os brinquedos um pouquinho e levanta-se logo.

Desculpem o testamento

butterfly_lisgom -
Offline
Desde 31 Out 2012

Mamã, a minha começou o 2º prato ao meio dia, e era eu que lhe dava, isto quando fez os 12 meses. Ainda hoje sou eu que lhe dou, dou-lhe um prato com arroz ou massa, conforme for o almoço/jantar, para ela ir "treinando", poque se não, não comia nada de jeito. Acho que deve tentar dar o 2º prato, para ele se habituar a mastigar e treinar as refeições em familia mas terá de ser a mamã a dar como faz com a sopa.. Mas a mamã é que conhece o seu bebé e sabe o que é melhor para ele! Espero ter ajudado.
A minha filha sempre se deitou muito cedo, por volta das 21h e ai bebia o leitinho da noite(LA), por isso não posso ajudar muito.Deve fazer o que melhor se adapta á sua familia.

Arwen26 -
Offline
Desde 26 Jun 2013

E que quantidade de massinhas ou arroz dá? Obrigada

Celitass -
Offline
Desde 06 Fev 2013

A minha vai fazer 18m, mas desde os 12 que come 2º prato. Dou menos quantidade de sopa e dps dou massa/arroz/batata com carne ou peixe. Mas ela sempre comeu mt bem. E de seguida a fruta.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

A minha com essa idade também não queria saber do segundo prato para nada.. o que fiz foi continuar a dar carne/peixe na sopa e oferecer à mesma o segundo prato. Só lá para os 18 meses é que consegui começar a dar o segundo prato a sério. A minha sempre foi uma bebé muito teimosa, nem batata esmagada com peixe aceitava..
Mas continue a oferecer para ela ir treinando a mastigação desde cedo.

Lua_csme -
Offline
Desde 10 Fev 2010

Para muitos é complicado começar o 2º prato de uma só vez. Por aqui desde os 10 meses comecei a deixar pedaços maiores na sopa para treinar a mastigação e punha o peixe lá dentro desfiado e a carne picada e cozida à parte para começar a sentir os bocadinhos.
De resto comecei a dar coisas aos bocados para ela comer sozinha. Punha em cima do tabuleiro da cadeira e ela mexia, cheirava, lambia e de vez em quanto comia lol. Legumes cozidos ou a vapor: Cenoura, abóbora, bróculos, batata, couve flor, curgete. Fruta aos cubos, Ovo cozido, carne picada ou desfiada, peixe cozido. Desde os 12 meses deixei de fazer comida só para ela e dou-lhe da nossa para petiscar. Sempre depois da sopa e sem forçar. Tem sido gradual. Só para teres uma ideia ainda não consegui tirar totalmente a carne e peixe da sopa mas agora já começa a comer bem os 2º prato! Sorriso Adora peixe! Vai com calma e não te preocupes é uma adaptação gradual.
Nas primeiras semanas foi muita comida para o lixo e a cozinha ficava um nojo, pois ia parar tudo ao chão! olha, cortei um saco de plástico e ponho debaixo dela LOL Assim "reaproveito" a comida que cai!

Sobre Lua_csme

Início dos treinos: Maio de 2010 - SOP (Vários ciclos de Parlodel, Dufine e/ou ovusitol); Positivo: 24 Dez 2011; Gravidez anembrionária
De volta aos treinos: Abril de 2012; POSITIVO: 16-05-2013 DN - 18-1-2014 <3
Novos treinos: Agosto 2015; Dufine em Abril e Maio de 2016; POSITIVO: 2-7-2016

butterfly_lisgom -
Offline
Desde 31 Out 2012

Arwen26 escreveu:
E que quantidade de massinhas ou arroz dá? Obrigada

Dou-lhe uma colher de sopa +/- (nunca medi), assim ela vai provando e conhecendo as texturas, claro que muito vai parar ao chão mas com o tempo vai melhorando. A ideia que aqui deram de colocar um saco de plastico por baixo da cadeira, é muito boa! Ela adora a nossa comida! Tente com paciencia e sem grandes insistencias. Eles com o tempo vão mostrando mais interesse.

Arwen26 -
Offline
Desde 26 Jun 2013

Bem ao almoço ralei a carne e parti massinhas em pedacinhos. Resultado: cuspiu tudo para fora e fazia caretas. Desisti á quinta colher e misturei com a sopa e lá comeu tudinho. É ir tentando

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama ele aos 12 meses já pode comer da vossa comida (evitando fritos, comidas puxadas etc...) por isso, ponha lhe sempre o segundo prato a frente, mesmo que n coma (n ponha muito e como é da vossa comida n se desperdiça tanto). Porquê? Porque mesmo não comendo vai se habituando. Se nunca tiver o prato a frente nunca vai habituar se. Mandei muita comidinha fora (ou comia eu no fim) mas é importante a oportunidade para eles começarem estar lá à espera deles, quando estiverem preparados

xarita -
Offline
Desde 12 Jun 2012

O meu nino faz as seguintes refeições:

8:00/8:30 - Biberão de leite (casa)
9:30/10:00 - Fruta (infantário)
12:00 - Sopa, prato e sobremesa (infantário)
15:00 - Papa (infantário)
18:00 - Iogurte ou Bolacha + Fruta fatiada (casa)
20:30 - Sopa e petisca da nossa comida
22:00/22:30 - biberão (às vezes nem bebe)
Prefere mais a nossa comida do que a sopa....Entao arroz e batatas ui ui

Sobre xarita

O meu menino ta crescer muito depressa!!!!!!!!!!!!
Já começa a andar Sorriso