Alguma professora? C.E.I. | De Mãe para Mãe

Alguma professora? C.E.I.

Responda
13 mensagens
patcunha -
Offline
Desde 12 Ago 2009

Boa tarde,
Tenho uma filha com 12 anos, saudável mas que teve algumas complicações à nascença. Tudo isto influenciou o crescimento dela, fez-nos a nós pais, muito protectores e como consequência a pouca maturidade e independência da Mariana... Ela está a frequentar o 6º ano e desde a primária que tem PEI... entretanto fui chamada à escola pela Directora de Turma e pelo Director do Ensino Especial no sentido de me informarem que a Mariana não está preparada para enfrentar as exigências do 7º ano, no entanto vão transitá-la! Disseram-me ainda que ela irá ingressar no 7º ano com o currículo comum mas para me preparar que possivelmente ela irá ter que frequentar um CEI...
Estou muito confusa, já pesquisei, pedi informações e as opiniões são muito divergentes, aliás, são mais as opiniões contra que a favor... alguém aqui que seja professor e que me possa dar umas luzes do que realmente é o CEI? E será o melhor para o futuro dela? Falaram-me ainda dela posteriormente frequentar um curso SEF...estou mesmo sem saber o que pensar! Triste

Sobre patcunha

As minhas princesas
Mariana 23/03/1999 e Madalena 21/12/2009
Amo-vos filhotas! Madrinha/afilhada babada da Cema24 e da AndreiaRodrigo! Lindas!

seventh -
Offline
Desde 20 Abr 2010

olá patricia, desculpa a pergunta, mas não seria melhor ela repetir o ano?

logo ja pergunto a minha mãe, se a apanhar online, ela é professora de ensino especial, e é bastante entendida do assunto.

bjs!

Sobre seventh

1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥40(♥)♥ Nasceu dia 4/11/2010 ás 23:35!!!
Afilhada da Burmeca e madrinha da Motherstar e do seu Rafael, e da Isobral e da sua Matilde... Um casalinho fofo de afilhados lindos!!! Espertalhão Já tenho mais afilhadas, sou uma sortuda! são beck_rebelde89 e a mama_mar!!
Tia dos cerejas!! Espertalhão

_Marta_ -
Offline
Desde 08 Dez 2008

patcunha,
Eu não sou professora, mas sou psicóloga educacional, e por isso acho que te posso dar umas luzes.
Um CEI é um Currículo Específico Individual. Basicamente, consiste em alterações significativas no currículo comum (aquele que todos os alunos aprendem), podendo traduzir-se na introdução, substituição e ou eliminação de objectivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade dos alunos. Traduzindo por miúdos, constrói-se um currículo ao nível da funcionalidade (isto é, das competências) da tua filha. Retiram matérias, incluem outras matérias, diminuem-se objectivos e matéria a aprender. A própria avaliação é diferente.
Isto até parece giro e funcional, mas a verdade é que se trata de uma medida muito restritiva, e que condiciona (e de que maneira!) o progresso escolar dela, dado que os CEI implicam a não realização de exames nacionais de 9.º ano, o que condiciona as escolhas do 10.º e por aí fora. Deve ser uma medida tomada em conjunto entre os professores, a escola e a família, bastante ponderada.
Pondera, junto dos professores, se não será mais fácil transitar para o 7.º ano com outras medidas (APA's, condições específicas de avaliação, adaptações curriculares, etc.), pois o CEI deve ser a última das medidas a ser tomada, precisamente pelo seu carácter tão restritivo.
O CEF - Curso de Educação e Formação - é um curso com duração de dois anos e que tem uma via mais profissionalizante. Para entrar nesse curso, é necessário ter-se 15 anos, pelo que a tua filha não se enquadra, de momento, nessas condições. Tal como o CEI, também não se fazem exames nacionais de 9.º ano e condiciona-se, por isso, o acesso à maioria dos cursos de 10.º ano. O CEF é, a meu ver, menos restritivo do que o CEI, mas muito específico também ao nível de aquisição de competências, dado que é direccionado para uma determinada área. Sobre isto, não te preocupes para já, porque não é sequer opção.
Em relação ao CEI, é importante verificar quais são as limitações cognitivas da tua filha (e as respectivas impicações ao nível das aprendizagens) e a partir daí, verificar se é a melhor opção. Se a escola tiver psicóloga, pede uma avaliação (se bem que nesta altura... é complicado!).
Se precisares de algo, é só dizer!

Sílvia Correia -
Offline
Desde 27 Set 2010

Olá kerida, um CEI é um curriculum especifico individual. Vou jantar e logo falo melhor contigo no facebook, ok? Eu tenho informações pk estou a tirar uma pós-graduação em educação especial. Ela está referenciada com k síndrome? Até já. bjs

_Marta_ -
Offline
Desde 08 Dez 2008

PS - Esqueci-me de dizer uma coisa... repetir o ano nem sempre é a melhor opção. Se se entender que o aluno não vai adquirir mais conhecimentos do ponto de vista académico, então reprovar não lhe trará nada de novo. A nível de funcionalidades e outro tipo de competências, poderá fazê-lo num 7.º ano (seja num CEF, num CEI, ou o que seja), acompanhando assim o nível etário (e desenvolvimento socio-afectivo) dos colegas.

elisamanero -
Offline
Desde 09 Jul 2009

ola ele tem relatorio de defice cognitivo?
ja foi enviada á psicologa?
Tens que resolver mas para o 7 a canalha é terrivel nesta idade e ela pode ficar para tras tem muitas negativas ?
elisa

elisamanero -
Offline
Desde 09 Jul 2009

ola ela só pode ir para o sef com 15 anos.
Queres que ela fique no setimo 3 anos?
A miuda é pequena se fosse a ti ficava no 6º ano mais um ano e cresce mais pouco-
Tenho uma turma que tem desde os 13 aos 17 anos no sétimo posso dizer que é um aprendem qte o qque não devem.
tens que pensar bem o acompanhar a turma não é argumento porque se tiver nova turma aprende adaptar-se melhor e cresce um pouco.
Quais são os argumentos para transitar?

patcunha -
Offline
Desde 12 Ago 2009

A Mariana smp foi 1 criança imatura (ela tem 12 anos mas mentalidade de 7 ou 8), com a auto-estima mt em baixo, mt insegura... dsd a 3ª classe que lhe foi atribuido um PEI onde as principais atribuições foram o tempo para fzr as provas e o tipo de avaliação... ela tem apenas 40% de visão e hiperactividade cerebral, não motora...
Transitou para o 5º ano, mudou de escola e a adaptação foi mt dificil, mt dificil msm! Foi acompanhada por 1 psicologa durante o ano lectivo td para tntr k a Mariana se adaptasse, aprendesse a se abrir para o mundo mas de pouco adiantou, no entanto os professores não a kerem chumbar msm por isso, acham k se ela reprovar e tiver k repetir anos k será pior, k td o trabalho adquirido até agora irá se perder... acham k a Mariana verá a auto-estima dela ser ainda mais afundada! :s
Este ano k está a acabar foi mais trankilo, pelo menos a nível de adaptação, no entanto as companhias da Mariana são smp outros meninos/as com limitações, cm ela!
Fisicamente a minha filha não aparenta o k lá vai dentro dakela cabecinha... Triste
Deixo-vos aki 1 foto dela...

Sobre patcunha

As minhas princesas
Mariana 23/03/1999 e Madalena 21/12/2009
Amo-vos filhotas! Madrinha/afilhada babada da Cema24 e da AndreiaRodrigo! Lindas!

elisamanero -
Offline
Desde 09 Jul 2009

ola s
e assim é melhor. se ela fizer o 9º pelo cei não faz cef tenho uma aluna que fez um cei a agora esta em casa não existem cef para ela que ela possa frequentar .
elisa

patcunha -
Offline
Desde 12 Ago 2009

Mas ñ foi isso k me disseram na escola.. Triste
Disseram-me k dps de estar no CEI até ao máximos os 15 anos, ingressaria num CEF onde faria o 7º, 8º e 9º ano ficando com ekivalência académica...

Sobre patcunha

As minhas princesas
Mariana 23/03/1999 e Madalena 21/12/2009
Amo-vos filhotas! Madrinha/afilhada babada da Cema24 e da AndreiaRodrigo! Lindas!

elisamanero -
Offline
Desde 09 Jul 2009

ola pode chegar ao 9 e reprovar só assim é que pode.
o cei é a ultima coisas que fazem agora fazer PEI percurso....

_ana_ -
Offline
Desde 08 Fev 2008

olá patcunha, eu acho que a _Marta_ explicou muito bem a situação! Fica complicado avaliarmos a tua filha se não temos uma ligação directa com ela, só os professores dela o poderão fazer! Por exemplo eu tenho dois alunos autistas e ambos com níveis diferentes e outras coisas associadas... o que provoca condições diferentes!A tua filha tem algum apoio extra curricular ao nível artístico? Eu acho que seria uma boa opção caso ela ainda n o tenha! Se for possível na escola, tens de falar com o director/a da escola, era o ideal caso contrário se houvesse um atelier por perto onde a Mariana pudesse ter experiências artísticas era óptimo! Digo isto porque sou professora de Artes e na escola onde estou dou apoio a 2 alunos de Ensino Especial, em dois anos com eles vejo bem o quanto bem fizeram os nossos momentos criativos Sorriso não é para me gabar a sério... mas o poderem expressar-se livremente e incondicionalmente através de diferentes tipos de arte aumenta a auto-estima e promove a concentração e melhora motricidade fina! Isto tudo aliado a professores que apoiam a tua filha pode dar bons resultados! É que realmente o 3º ciclo torna-se complicado, principalmente agora com exames a quase tudo, no entanto não sei até que ponto um PEI não chegava! mas é como te digo... é muito complicado analisar de fora meninos com necessidades especiais!

espero ter ajudado! beijinho Grande abraço

Sobre _ana_

❆Deus sonhou contigo e dia 26 de Outubro partilhou-te com todos❆
❆Madrinha orgulhosa de: ❆Dianaalves ❆osbabinhos ❆moon33 ❆ivonehelena ❆irinaluana Grande abraço Afilhada flocada de: XanaP

xatianunes -
Offline
Desde 14 Set 2015

Olá. Em primeiro lugar peço desculpa por incomodar.
Tenho uma filha com NEE e estava a fazer uma pesquisa sobre PEI e CEI e vi a tua publicação. Gostaria de saber se poderá estar disponível para trocarmos umas ideias porque neste momento estou tão baralhada com a escolha. Não sei o que decidir. Ela transitou para o 7 ano mas tenho de escolher entre o PEI e o CEI. Estou muito confusa. Será possível falarmos?
Mais uma vez desculpe por invadir mas nada como desabafar com alguém que passa pelo mesmo.
Obrigada e um beijinho

Catia