alguma mama trabalha na segurança social ? | De Mãe para Mãe

alguma mama trabalha na segurança social ?

Responda
4 mensagens
izabella182 -
Offline
Desde 19 Maio 2012

Olá Mamãs bom dia !

Alguma mama trabalha na segurança social ou entende mais do assunto que vou abordar agora do que eu ?

- alguns anos trabalhei com contrato e outros com recibo verde, entao em 2010 estive de recibo verde e em 2011 nao trabalhei e em Fevereiro 2012 comecei a trabalhar e em Março descobri que estava gravida fiz 5 meses de desconto e depois tive que ficar de baixa ate ganhar minha filha, e agora estou a receber a licença maternidade.
- Bom a questao é em fevereiro faço 1 ano na empresa em que eu trabalho mais para a segurança social so tenho 5 meses de desconto feito, devido a baixa e a licença que tirei.. se a empresa nao me renovar o contrato vou poder entrar no subs. desemprego ?

- se nao poder sera que posso pedir algum subsidio para minha filha ?

- me diseram que ela tem direito a um abono, mais so quando tiver o numero da segurança social, ela ja te 3 meses e ainda nao chegou nenhum numero dela da segurança social ainda, demora mesmo assim ?
e ja agora qual o abono que ela tem direito ?

obrigada bjinhos

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

Quanto ao abono depende dos rendimentos do agregado familiar por isso sem valores correctos não te vamos conseguir ajudar.

No entanto não tens de esperar para receber o número de segurança social dela para tratar dos papeis para o abono! A partir do momento que nasce e é registada já podes tratar disso.
Conjuntamente podes também tratar do pré natal que é um subsidio que poderias ou não ter recebido a partir das 13 semanas de gestação e até ao final da gravidez. Recebeste ou trataste disto enquanto grávida? Se não trataste ainda vais a tempo mas o melhor é informares-te na Seg. Social

izabella182 -
Offline
Desde 19 Maio 2012

Olá mama Mariola, sim eu recebi o abono pre natal apartir da 13ª semana de gravidez.
fui a segurança social tratar da licença maternidade, e pedir o abono para minha filha visto que a mesma ja tem nº do utente e contribuinte, e a atendente me informou que so poderia pedir o abono quando ela tivesse o nº da segurança social e esse numero chega pelo correio em minha casa e so depois pedia o abono e la se vai 2 meses e tal e o numero nunca chegou, hoje liguei para segurança e o que me disseram foi que o numero dela ainda nao se encontrava em sistema Choque! , estranho ne ?

obrigada e bjinhos

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

Muito estranho!!!
Nunca tinha ouvido em esperar pelo número da Segurança Social para pedir o abono mas...

Eu quando tratei de pedir o abono fi-lo conjuntamente com o pedido do pré natal (pois não o pedi durante a gravidez) e não tive de esperar pelo número da segurança social.

Mas se tiveste direito ao pré natal em principio deves ter direito a abono mas como as coisas estão sempre a mudar já não digo nada!....