Alguma mama advogada que possa ajudar? Dívida MEO | De Mãe para Mãe

Alguma mama advogada que possa ajudar? Dívida MEO

Responda
11 mensagens
mamae2 -
Offline
Desde 27 Jan 2013

Boa Tarde,
Antes de mais peço desculpa por possivelmente nao ser o sitio mais correcto para colocar este assunto, mas preciso de ajuda.

Na semana passada fui contactada telefonicamente por uma empresa chamada Intrum Justitia a informar-me que eu tinha uma divida em cerca de 500€ a PT datada de 2008 e como queria resolver.

Estupefacta disse a pessoa que desconhecia tal divida e estava a achar estranho tal contacto, passado quase 10 anos, segunda a data que este dizia. O mesmo só sabia dizer que era essa informação que tinha e como eu queria resolver isto. Então eu solicitei que me envia-se o suporte documental para a legitimidade de cobrar a tal divida.

Hoje recebo a carta da tal empresa com um nr de factura de 2005 no valor de 100 (cerca) e juros de poucos euros de 2008. Fiquei a saber o mesmo.
E que tinha que pagar HOJE.!!
Como ja se passou tanto tempo eu não tenho qualquer copia de contrato com esta empresa e ate a tal factura(s) que mencionam.

Acontece é que se não faço nada, ainda me penhoram ordenados e afins.

Precisa de ajuda no sentido de saber o que devo fazer.

Obrigada

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Se for sócia da DECO ou conheça alguém que seja ligue para lá que eles ajudam gratuitamente.
Não sei em quanto tempo prescrevem as faturas, nem a legitimidade para exigir pagamento quase 10 anos depois, uma vez que acho que só somos obrigados a guardar comprovativos durante 5.
Não pague sem se informar bem primeiro.
Pode sempre ligar também para a EDP e tentar perceber o que se passa.
Espero que tudo se resolva.

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

eu nao sou advogada mas tive o mesmo problema ha uns meses... no meu caso era uma divida de 113 euros paguei quase 300 com juros... divida de 2007. eu pedi o contrato a que se referia e realmente tinham razao... eu tinha cancelado o contrato mudei de casa e as 2 factras que ficaram por liquidar foram para outra morada. eu estranhei o facto de nunca ter sido alertada para nada nem ter recebido cartas mas a verdade é que me mandaram mm o contrato assinado por mim e olha.. tive de pagar... a ultima coisa que queria era ter dividas... fiquei estupefacta como me fizeram contratos de tv e telefones ao longo destes anos e nunca me alertaram de nada! paguei mais de juros do que a propria divida em si. e olha que trabalho em comunicacoes e nao podemos fazer contratos a pessoas com dividas em comunicacoes. mas la esta.. paguei e nao piei pois a minha ssinatura estava la.

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

epipoka -
Offline
Desde 12 Mar 2013

Olá Mamae2,

Tive um caso semelhante á cerca de 2 anos dessa mesma empresa Intra Justicia a cobrar uma suposta divida á ONI de há 10 anos atrás. Bastou escrever uma carta registada que tirei do site da DECO e eles nunca mais chatearam.
As empresas de telecomunicações tem só 6 meses para cobrarem dividas, após esse período prescreve. Eles recorrem a essas empresas de cobranças para atirar o barro á parede a ver se cola, mas não tem que pagar nada, já prescreveu.

Veja a pagina da DECO onde explica o que deve fazer e utilize a carta modelo que está no lado direito "Cartas-tipo Prescrição de consumos" o mais breve possível, vai ver que a deixam em paz:

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/eletricidade-gas/noticias/empr...

mamae2 -
Offline
Desde 27 Jan 2013

Obrigada Mamã Epipoka pela dica,

Já encontrei a carta assim irei fazer enviar a carta registada para a MEO e para a Tal empresa de cobranças.
Espere que fique solucionado.

MiniMe84 -
Offline
Desde 18 Out 2016

Boa noite,

A única coisa que tem que fazer é responder por Carta registada com AR que ao abrigo do artigo 10 da lei dos serviços públicos (lei 23/96) não paga qualquer valor.
As em presas de serviços essenciais (agua, luz, telefone) só podem exigir valores até seis meses. Tudo o que passe dessa data, com razão ou sem ela, deixa de ser judicialmente exigivel por ser extemporâneo.

Quando tiverem duvidas desse género tentem contactar os centros de arbitragem judicial da vossa área de residência. Ao contrario da Deco, tem poderes vinculativos e são totalmente gratuitos.

Situações deste género são recorrentes devido à má fé das empresas, mas são muito simples de resolver se estiverem bem informadas.

mamae2 -
Offline
Desde 27 Jan 2013

Boa Noite,

Obrigada, já fiz as cartas, para a Meo e para a empresa Intrum para enviar amanha.
Caso eles não respondam nos 8 dias vou ao centro de arbitragem.

flor_de_rosa -
Offline
Desde 18 Mar 2010

A tempos tambem fui contactada por essa empresa. Antes da tipa falar informei que eu estava a gravar a chamada. A senhora não autorizo. Porque será?
Divida de 2008 ja prescreveu

25 de Outubro de 2005 nasceu o joao pedro começa o encanto e a felicidade bateu a porta outra vez a 5 de outobro 2010 quando nasceu a rozinha....
sou a afilhada mais babada do mundo, Celokinha é uma madrinha linda
tenho as afilhadas mais fofa do mundo... sofia.miguel e a marisa1989

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Esta empresa é de confiança? Porque se alguma empresa que nunca ouvi falar me dissesse que tenho uma dívida que nunca ouvi falar e que tivesse que pagar já no próprio dia mandava-os passear. Isso e se sentir insegura, contactava a própria empresa (Meo, Nos, etc) para esclarecer a situação. Ou ia até a uma loja física.

Não sou advogada mas duvido que os serviços possam cobrar assim sem um prazo. Muito provavelmente deram esse prazo para colocar pressão.

XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013
Vania Gui -
Offline
Desde 08 Jan 2016
Sobre Vania Gui

AMO-TE FILHO <3 AMOR DA MINHA VIDA