Alguém sabe se faz mal fazer uma histerossalpingografia depois dos dias sugeridos? | De Mãe para Mãe

Alguém sabe se faz mal fazer uma histerossalpingografia depois dos dias sugeridos?

Responda
9 mensagens
La Lau -
Offline
Desde 29 Abr 2016

Olá minhas queridas, é a 1ª vez que estou a falar num fórum. Sou uma novata nestas andanças.
Este ano faço 36 anos e há 5 anos que tenho relações desprotegidas com o meu namorado/companheiro/"marido"/o meu mais que tudo (nunca sei como o hei-de intitular).
Tenho os ovários policísticos, não faço ovulação e o meu ciclo mestrual é completamente irregular, tanto fico sem período durante 2 meses como tenho alturas em que me aparece e estou a sangrar durante 3 semanas seguidas. Há alturas em que só me aparece um espécie de borrões escuros sem ser sangue vivo (estranho). Mas pronto, eu e o meu marido, vou chamar-lhe assim, estamos a tentar engravidar há um tempo. Ele já fez um espermograma e está tudo óptimo com ele. Já tomei comprimidos para me tentar regular o ciclo e estimular a ovulação. Que ao início regulou, mas agora voltou tudo ao mesmo. Já fiz um tratamento de picas na barriga (dose reforçada aconselhada pelo meu ginecologista/obstetra) que depois de muita insistência ajudou a crescer 3 óvulos. Ele diz que tenho os ovários preguiçosos. Mas não consegui engravidar. No início deste ano, o meu G/O achou que devíamos passar para o próximo passo, então redigiu umas cartas para me ir inscrever em Sta. Maria e na MAC (para ver quem é que me chamaria 1º, uma vez que as listas de espera são uma estupidez de tempo). E assim o fiz! Hoje ligaram-me da MAC para a 1ª consulta. Vamos lá ver o que é que vão dizer... Sorriso
Entretanto, ao longo desta espera tenho tentado marcar uma histerossalpingografia, o que é um bocado complicado para mim uma vez que tenho o ciclo irregular e nunca sei qd é que me aparece o período ou se os borrões que me aparecem de vez enquando são período. Tenho ligado para o H.dos Lusíadas mas não tem sido tarefa fácil. As enfermeiras nunca atendiam a extensão então ficava lá registado na minha ficha que teriam de me ligar para fazermos a marcação. Como nunca mais me ligavam, retornei a ligar e tive o mesmo problema. Os dias foram passando e a janela em que supostamente se deverá fazer o exame estava-se a fechar. Após muita insistência lá consegui falar com as enfermeiras do dep. de Procriação Medicamente Assistida. Tive que mentir na data em que se iniciou o meu ciclo mestrual, porque senão levaria uma resposta igual ao da 1ª vez em que tentei marcar: "Está no 10º dia do ciclo? Não tenho vagas para agora e já está no limite de dias que deve fazer esse exame, vai ter que fazer na próxima vez que lhe aparecer o período" - é claro que não queria esperar mais, por isso menti. Não quero esperar mais e só queria fazer esse exame! Já estava no 12º dia do ciclo e só deveremos fazer o exame entre o 5º e o 12º. O exame está marcado e calha no 20º dia do ciclo. Será que faz algum mal? Agora estou com segundas dúvidas se hei-de fazer o exame ou esperar mesmo...
Beijinhos

Sobre La Lau

A treinar desde 2011.
Beijinhos, Lau.
Sejam Felizes!

sandra mateus -
Offline
Desde 27 Jul 2013

Ola!!!não sou médica..as pelo que me foi explicado esse exame tem de ser feito ate ao 12dia do ciclo (antes da ovulaçao) para garantirnque não exista nenhuma hipótese de estares gravida, pois no caso de estares o exame provocaria uma interrupção da gravidez. Bjinho

A tentar desde Janeiro de 2012/5 ciclos de Coito Programado =(
Retirada de ambas as trompas, setembro de 2015\ fiv no HSJ para junho 2016
21 jun(184)são gemeos!!!
1janeiro 2017 as minhas piquilins nasceram!!(32semanas)
Após 34dias de neo, finalmente a familia toda em casa!!

La Lau -
Offline
Desde 29 Abr 2016

Obrigada Sandra Mateus.
Mas se tiver a certeza que não estou grávida, não deve haver problema em fazê-lo, pois não?
Bjnhs

Sobre La Lau

A treinar desde 2011.
Beijinhos, Lau.
Sejam Felizes!

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Não tem só a ver com a hipótese de gravidez. Tem mesmo a ver com o espessamento do endométrio e a passagem do contraste até às trompas e não pode passar do 12º dia do ciclo. Podes nem ser avaliada como deve ser e arriscas-te a repetir... E olha que não é um exame fácil. Não faças sem ser no período indicado, tudo tem uma razão.

Beijinhos e boa sorte!!

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

eli13 -
Offline
Desde 24 Mar 2016

A minha GO, a mim disse que podia fazer ddepois do 12° dia, desde que após terminado o período menstrual todas as relações fossem protegidas.

La Lau -
Offline
Desde 29 Abr 2016

Obrigada Maria Papoila. Também já tinha ouvido dizer isso.
Mas, por incrível que pareça foi o meu próprio GO que disse para "mentir" sobre o dia do aparecimento, pois ele já me tinha dito exatamente a mesma coisa que a Eli13.

Sobre La Lau

A treinar desde 2011.
Beijinhos, Lau.
Sejam Felizes!

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Fazer esse exame fora de tempo tem os dois problemas já indicados. O menos grave é o facto de o endométrio poder estar mais espessado e não permitir uma boa visualização. O mais grave é que, na suposta segunda metade do ciclo e depois de relações desprotegidas, há sempre a possibilidade de gravidez e seria terrível sujeitar o ovócito/embrião à radiação que a histerssalpingografia implica e que incide diretamente sobre a cavidade uterina (ao contrário do que foi dito, as possíveis consequências não são só o aborto - há outras que me parecem ainda piores, como malformações muito graves ou mesmo alterações celulares que se poderão vir a manifestar ao longo da vida e aumentem designadamente o risco de cancro).

Se não queres perder a marcação, aconselho-te vivamente a proteger-te bem nas relações depois do red e antes do exame. Uma coisa que podes fazer ou poderias ter feito era começar a tomar a pílula no primeiro dia de red e prolongar a toma até ao exame. Assim, o endométrio estaria sempre fino, estarias protegida de uma gravidez e a toma poderia ser interrompida logo a seguir.

Boa sorte

La Lau -
Offline
Desde 29 Abr 2016

Olá minha queridas, muito obrigada pelos vossos feedbacks.
Fiz o exame na data marcada no Hospital dos Lusíadas e está tudo bem! Correu bem e não me custou muito. Senti alguma impressão e desconforto mas não doeu muito. A médica que realizou o exame foi muito simpática, aliás todas as pessoas com quem falei foram muito simpáticos e prestáveis.
O contraste passou com facilidade e não tenho nenhum problema com as trompas e o útero.
Entretanto no dia seguinte tive a minha 1ª consulta de PMA na MAC.
Devo dizer que me calhou um médico muito arrogante - Dr. Joaquim Gervásio da Costa. Foi completamente inconveniente na sua abordagem. Quando saímos de lá o meu marido ficou horrorizado, disse logo para mudarmos de médico. Mas, eu acalmei-o e disse que não era assim tão fácil. Vamos dar-lhe mais uma oportunidade na próxima consulta, para ver como é que corre.
Vou ter que fazer novas análises, uma ecografia endovaginal e o meu marido vai ter que fazer mais análises e repetir o espermograma (porque o que ele tinha feito no Joaquim Chaves não servia, pois não é bem referenciado em espermogramas, uma vez que os valores/dados são atribuídos por computadores e não técnicos com microscópios).
Vamos ver como é que isto vai correr.
Beijinhos

Sobre La Lau

A treinar desde 2011.
Beijinhos, Lau.
Sejam Felizes!

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Olá La Lau, talvez queiras mudar-te para o separador da infertilidade. Lá podes partilhar as tuas dúvidas e ler muitos testemunhos... Inclusivamente sobre a simpatia do Dr. Gervásio. Beijinhos e boa sorte!

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea