Alguém que tenha tido o parto no hospital garcia horta Almada | De Mãe para Mãe

Alguém que tenha tido o parto no hospital garcia horta Almada

Responda
14 mensagens
Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Olá a todas as mamãs!

Sou da margem sul e vou ter o meu bebe no hospital garcia de horta(em principio). No entanto, ando um pouco ansiosa pois a DPP avizinha-se, pois é a 27 de Maio(se não for antes), por isso gostaria de saber as experiências das mamãs que lé tiveram os seus bebecas, se gostaram ou não... ou seja saber os pormenorzitos...

É que so mamã de 1.ª viagem e ando um pouco à toa, está a fazer-me imensa confusão quando chegar o dia D, dirigiu-me para o hospital e....?

Gostava de saber como tudo se processa, e já agora se sabem qual é a lista que o hospital pede para as mamãs levarem na mala para si e para o bebe.

Beijinhos a todas

Carina´Claudio -
Offline
Desde 23 Maio 2011

Ola linda..... ainda nao sou mamã mas das que conheco e dos topicos que já li a maioria gostou =)* das equipa e das condiçoes!!

Eu assisti ao nascimento do meu afilhado mas já foi à 6 anos e mesmo na altura gostei do que vi =)

Boa horinha**

04/01 a minha vida mudou de rumo....amo-te mais e mais e mais ...

llaurindinha -
Offline
Desde 19 Jan 2012

Oi. eu tive o daniel lá à 9 anos e estou a ser seguida desde as 12 semanas da Joana lá.

As equipas são o máximo e não tenho nada a apontar. mt bom.
Lau

LumaClaro -
Offline
Desde 21 Nov 2011
I Love DMPM

TBM vou ganhar bebe No HgO.. então vou me colocar no seu topico.. se quiseres mando-te a lista da maternidade:P

Sobre LumaClaro

Lu!!

A estrela que m... -
Offline
Desde 22 Out 2010

Eu tive a Soraia no Hospital Garcia D´Orta em Almada há 6 anos atrás.
Já não me lembro do que eles pediam na lista mas entretanto também já devem ter mudado alguma coisa...
O que acontece quando chegamos ao hospital varia de grávida para grávida..
No meu caso,quando cheguei lá já tinha perdido o rolhão mucoso e estava com contracções de 15 em 15 minutos.
Fizeram me o CTG e o toque.Como já estava com alguma dilatação mandaram me vestir uma bata e encaminharam me para o bloco de partos.No bloco de partos meteram me a soro com oxitocina para acelerar o trabalho de parto,e aí as contracções tornaram se mais intensas,mais dolorosas e com um intervalo muito pequeno entre uma e outra e "rebentou me as águas ".
Já com a dilatação completa,começou a fase de expulsão.
Eu não levei epidural porque não quis e não me arrependo.Suportei bem as dores Piscar o olho
Foram muito cuidadosas e não me cortaram nem me rasgaram,não levei pontos Piscar o olho
Foi um parto santo ;)cheguei lá ás 2h da manhã e ás 4h 13m ela nasceu Piscar o olho
Agora como me mudei para o Montijo,vou ter no Hospital do Barreiro.
Que tenhas uma horinha pequenina Piscar o olho

27/06/2006 Nasceu a Soraia 3.500kg e 51 cms.
02/02/2009 Faleceu a minha princesa Soraia ((http://videos.sapo.pt/uO1vWfDWDawDqeoLSVY7
24/04/2011 A.E.😢
20/09/2011 Positivo!!15/05/2012 Nasceu o Tiago 2610kgs e 45,5cm💖18/01/2018 Positivo!é um pilas!

sandra candeias -
Offline
Desde 14 Maio 2008

Olá! Eu tive a minha princesa no Garcia de Orta e correu tudo lindamente quer no bloco de parto quer depois no quarto. Foram sempre atenciosos e prontos a esclarecer qualquer dúvida.

Ficas bem entregue

Beijinhos e tem calma que vai tudo correr bem!

Sandra Candeias

Mathilda -
Offline
Desde 18 Abr 2012

Olá.
Eu tive as minhas duas filhas no Garcia d'Orta. Apesar do meu primeiro parto ter sido complicado, só tenho a dizer bem das equipas que me assistiram!
E a assistência nos dias a seguir ao parto também foi muito boa. É organizado e as enfermeiras voluntariosas.
Fiz duas cesarianas e por isso tive de ficar 5 dias internada de cada uma delas. O único incoveniente é os quartos terem normalmente 3 mamãs e respectivos bebés o que não ajuda nada a descansar... mas se for parto normal penso que são só dois dias! Piscar o olho
Boa Sorte!

Rute pm -
Offline
Desde 02 Dez 2010

Olá mamas.
Eu tenho dois filhotes,uma menina com 4 anos e um menino que faz um aninho dia 17 deste mês e ambos nasceram no hospital Garcia de Orta.
Tive dois partos muito diferentes mas em ambos tive uma boa assistência e um bom acompanhamento. De a 4 anos para cá o bloco de partos mudou um bocadinho mas para melhor,pintaram as paredes e as boxes tem um ar mais fresco e menos hospitalar,na medida do possível.
Fui acompanhada nos partos por enfermeiras parteiras e foram todas muito profissionais e muito queridas e atenciosas.
Eu não tenho razão de queixa absolutamente nenhuma e no internamento também fui muito bem acolhida e muito bem tratada.
Acho que podes sossegar o teu coração e confiar nos profissionais que te vão receber.
Um beijinho e que corra tudo bem para todas vocês que estão prestes a ter os vossos bebes.

tangerina79 -
Offline
Desde 28 Fev 2008

Eu tive o meu filho no Garcia da Orta há 3 meses e meio (Jan 2012), ele nasceu prematuro com 34 semanas, e fui de urgência para o hospital porque me rebentaram as águas.

Fui levada de ambulância e entrei directamente pelas urgências, fui logo assistida e muito bem recebida no bloco de partos pela equipa médica e de enfermagem, apesar de as instalações de facto deixarem muito a desejar. Por exemplo, depois de ter o bebé estive bastante tempo numa cama num corredor já com o meu filho ao pé de mim, à espera de ir para o internamento. E vi mais mães assim, à espera no corredor com o filho na cama e toda a gente ali a passar. Mas a equipa médica/enfermageme e a assistência, 5 estrelas. Nunca me deixaram passar muito tempo sem verificar como estava em termos de dores/contracções. Assim que as dores apertaram mais perguntaram logo se queria analgesia, semre muito cuidadosas. E olha que se não fosse assim o meu filho nascia na sala de dilatação, porque eu estive das 11 da manhã até às 3h da manhã seguinte com contracções (dolorosas, mas ainda assim ligeiras) mas sem entrar propriamente em trabalho de parto, e de repente vieram-me duas contracções mais fortes e quando veio a enfermeira já tinha dilatação para fazer a epidural (4 desdos) Logo após a epidural passei para 8 dedos e o meu filho nasceu em menos de nada. Aliás acho que a epidural já so fez efeito mesmo no momento da expulsão. Custou a começar a dilatar mas depois foi tudo muito rápido, mas como elas estavam sempre a verificar correu tudo bem. O bebé tinha uma volta do cordão ao pescoço, mas também trataram disso em menos de nada.

No internamento já não gostei tanto. Acho que o Garcia da Orta, mesmo sendo um hospital público, deveria ter melhores condições para as mães e bebés, sendo uma altura em que ambos beneficiam do apoio do pai por exemplo, acho muito mal feito que o pai apenas possa estar connosco algumas horas por dia (das 13h às 14h e das 17 ou 18h - já não sei precisar - às 20h). Vários hospitais públicos têm horários de visita alargados para estes casos. Além disso não há quartos individuais, nem sequer duplos, é tudo quartos de 3 camas (3 mães e respectivos bebés), e bem apertadinhos. A casa de banho é colectiva, para todos os quartos.

Até a minha mãe, que me teve num hospital público há 32 anos atrás (mais precisamente em Castelo Branco), esteve num quarto sozinha e o meu pai ficou com ela o tempo todo.

Acho que são situações diferentes de um internamento por doença, e as condições deveriam ser melhores e permitir um melhor acompanhamento da família à mãe e bebé. Eu tive uma gravidez muito complicada, perdi 12 quilos e estava muito fraca depois de ter o meu filho. Foi muito complicado para mim estar 5 dias (foi mais tempo por ser prematuro e não mamar muito bem) sem apoio do meu marido, sem dormir porque o bebé não deixava, sem ninguém com quem alternar dar o colo ao bebé quando ele chorava muito, etc. Apesar de os vómitos terem passado assim que ele nasceu e de ter começado logo a comer ainda saí da maternidade com menos 2 qilos a somar aos 12 que já tinha perdido.

Mas enfim, foi a minha experiência e possivelmente foi pior por eu estar mais debilitada, se eu tivesse tido uma gravidez normal talvez não sentisse tanto a falta do apoio do meu marido, mas o facto é que senti.

No entanto volto a reforçar, em termos de cuidados de saúde, quer a mim quer ao bebé não tenho nada a apontar.

Quanto à lista, eu não tinha planeado ter o meu filho no GDO, era para ser na CUF, mas como aconteceu tudo de repente e às 34 semanas achei melhor ir para o hospital mais próximo, que era o GDO. Mas nunca perguntei pela lista por isso não a tenho. Mas posso dizer-te que levei:

Para mim:
Camisas de dormir abertas à frente
Soutiens de amamentação
Discos absorventes para o peito
Creme para os mamilos
Cuecas descartáveis e pensos ultra absorventes(mas isto eles também têm)
Toalha de banho não levei porque eles têm na casa de banho umas pilhas de lençois grandes que podemos tirar sempre que quisermos para nos limparmos)
Robe
Chinelos
Elásticos para o cabelo
Produtos de higiene
Telemóvel e carregador
Roupa para a saída

Para o bebé:
3 Mudas de roupa (no meu caso depois tive que pedir mais ao meu marido porque fiquei 5 dias)
Fraldas (eles também têm, mas preferi usar da marca que tinha comprado)
Produtos de higiene (Para o banho e para a muda da fralda -mas também é opcional pois dão muitas amostras)
Toalha de banho
Mantinhas (mas atenção que lá dentro o ambiente é muito quente)

E penso que foi tudo...

Beijinhos e que corra tudo bem Sorriso

llaurindinha -
Offline
Desde 19 Jan 2012

Eu estou a ter aulas de pre parto no Garcia da orta... a lista está correcta, mas leva toalha de banho... andam lá zumzuns que os lençois vão ter um corte e não vai haver lençois como de costume.

Leva meias ou luvas para o bebe para ele não se arranhar.. de resto a lista está impecável.

Uma hora pequenina, pois provavelmente ainda lá vais parar antes de mim Sorriso

Lau

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Obrigado a todas pelos vossos comentários, já agora só uma opinião, a roupinha que tenho para levar para o meu bebe, são babygrows de veludo, acham qua são quentes para a altura? Quanto aos interiores acham que deva levar para além dos bodies, calcinhas interiores?

Ai...estou tão ansiosa pois estou em contagem decrescente e tudo agora são dúvidas...

Beijinhos

tangerina79 -
Offline
Desde 28 Fev 2008

Olha eu quando lá estive vesti sempre ao meu filho babygrows de veludo, mas ele nasceu em Janeiro e era prematuro por isso precisava de estar mais quentinho. Agora em finais de Maio se já estiver mais calor o ambiente na enfermaria é capaz de estar ainda mais quente e se o teu bebé nascer de termo,como tudo indica, talvez o veludo seja demais para ele. Mas no fundo é um pouco imprevisível visto que cada bebé é um caso diferente. Talvez não seja má ideia levares pelo menos um de algodão para o caso de ele ficar muito quente - Na C&A há alguns bem giros e a preços muito acessíveis.

O meu filho apesar de prematuro nunca foi muito friorento e vestir-lhe calcinhas interiores por exemplo estava fora de questão, além de serem pouco práticas na muda da fralda (acho eu), ficava todo transpirado. Sempre lhe vesti só body+babygrow. Nos primeiros dias punha também um gorro, mas ele depressa se livrava dele lol não gosta

Ele tem agora 3 meses e meio e já só lhe visto roupa de algodão (body + babygrow). Depois vou acrescentando roupa se achar que ele tem frio (ou um casaquinho por cima, ou umas meias/botinhas se tiver os pés frios, uma mantinha mais quente para o aconchegar..etc).

Não te preocupes porque depois dele nascer tens tempo de te aperceber e adaptar ao que ele precisa, é claro que é bom ter tudo preparado,e é importante ter pelo menos o básico, mas também rapidamente se compram as coisas que ficarem a faltar, vais ver que corre tudo bem Sorriso

Olha comigo foi tudo à pressa, durante a gravidez não conseguia sequer levantar-me da cama, já tinha a roupinha dele (quase tudo comprado online ou pela minha mãe) mas ainda nem tinha arranjado a mala nem nada...e mesmo assim tudo se resolveu. Até o quatro dele foi pintado e os móveis montados já eu estava no hospital, graças á ajuda dos meus cunhados :). Tudo se faz ...com calma Piscar o olho

Bjs

Shevaone -
Offline
Desde 14 Jun 2010

Olá! Sorriso

vou me colar neste topico! também vou ter a minha filha no HGO em Setembro =)

fico mais descansada por todas as respostas serem positivas.. acho que é importante quando somos acompanhadas por profissionais e humanos!

sou de 1ª viagem e espero ter uma boa experiência!!

Beijinhos

Mamam_setembro -
Offline
Desde 11 Maio 2012

Tb me vou colar a este tópico. Em princípio vou ter o bebé no GO. Previsto para Set tb.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?