Alguém me ajude | De Mãe para Mãe

Alguém me ajude

Responda
7 mensagens
Desde 23 Mar 2017

Olá mamas tenho um problema. Sou mãe de primeira viagem tenho 27 anos não tenho irmãos a minha mãe abandonou me tinha eu 2 anos, fui criada com o meu pai e os meus avós paternos todos eles já faleceram. Por isso só sou eu e o meu marido e agora a nossa pequena Mafalda. Como nunca tive contacto com bebés isto é tudo novidade para mim, trabalho com crianças mas são mais velhinhas. A minha bebe tem 1 mês e 10 dias e a dias bons e mais tenho chorado muito pois acho que me passo da cabeça. Tenho dormido pouco porque a Mafalda a noite é um bocadinho rabuxenda e depois quero descansar e ela não tem sono. Até já gritei e gritei muito já duas coisas que não devia. Depois choro e peço desculpa por o que fiz e sinto me muito magoada. Será normal? Ou tenho algum problema?

Nádia Capelo

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Pode estar a desenvolver uma depressão pós-parto ou simplesmente estar cansada e com o baby blues...
Se a bebé não dorme de noite, durma de dia, aproveite todas as sestas que ela fizer. E dê uns passeios, saia de casa, com a bebé ou mesmo sozinha, quando o pai estiver em casa.

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

passei um mau bocado nos primeiros meses de vida do meu filhote.. não se culpe... eu gritei com o meu bebé, eu chorava quase todos os dias, sentia que ser mãe foi um erro (apesar de o amar imenso), sentia que não tinha capacidade para criar um bebé...

posso dizer que a minha sanidade começou a melhorar quando eu fazia as sestas diurnas com ele.. ele só adormecia ao colo e não ficava no berço.. então eu adormecia-o e muiiiito aos pouquinhos sentava me na cama e ia me deslizando para baixo aos poucos para não o acordar e deitava me com ele e dormiamos assim... ele também passou a dormir À noite comigo na cama.. só assim conseguia dormir mais de noite.. quando ele acordava punha lhe na mama e adormeciamos os dois...

aos 4 meses eu comecei a treiná-lo para adormecer sozinho e o bónus que veio acrescido foi ele dormir mais tempo de cada vez... hoje em dia, adormece sempre no berço, e dorme das 20h30 às 8h/9h da manhã sem acordar uma única vez (Às vezes as 7h mas é raro)...

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Olhe querida, podem ser os babyblues, uma depressão pós-parto ou um cansaço extremo.. eu estive assim...também nunca tinha tido muita experiência com bebés e TODA A GENTE me dizia para nunca meter o bebé a dormir comigo, então eu nos primeiros 2 meses não meti... eu sempre tive dificuldades em adormecer e demoro sempre um pouco.. o meu pequenino acordava de hora a hora para mamar, chorava que parecia que já não mamava há 3 dias, parecia que o estavam a esganar! Eu sempre sem paciencia, chorava quando ele chorava, não tinha nem tempo para tomar banho porque ele era muito dependente, depois durante o dia fazia as lidas da casa enquanto ele dormia o sono de beleza dele... dormia 4 horinhas de seguida... e depois era outra vez o mesmo fado... até que mandei os conselhos todos á m*rda e meti-o a dormir comigo, encostadinho a mim e eu sem soutien ou camisola interior, era em setembro e fazia calor dentro da casa... nessa noite dormiu 7 horas de seguida sem acordar!! Eu quando acordei de manhã até acordei assustada a pensar que algo tinha acontecido ao cachopo! Mas não, estava tranquilo, morninho encostadinho a mim com a carinha apoiada no meu peito... claro que quando acordou mamou que me ia arrancando as mamas, mas dormiu tranquilo, notei-o muito mais sereno durante o dia, estava mais calminho, gargalhava mais, estava menos rabujento... foi uma salvação que nem lhe digo! E sinto que fortaleceu imenso os nossos laços um com o outro, eu também andava muito mais feliz e descansada... parecia que andavamos os dois nas nuvens!!
Se não faz co-sleeping, faça, é a melhor coisa a fazer... eles sentem o nosso cheiro e dormem que nem anjinhos!!
O que também ajuda é dar lhe banhinho 1 horinha antes da hora de dormir... pelo menos aqui sempre foi assim que se fez e ele fica molinho e mais relaxado, opte por ir reduzindo as luzes da casa para o bebé saber que já está perto da hora de dormir e reduza os barulhos... eu começava a fazer menos barulho e a apagar luzes perto das 7,8 da noite...
Boa sorte querida, é muito difícil os primeiros meses, mas por eles tudo vale a pena, esta fase vai passar sim, parece que nunca vai, mas vai, e quando passar você vai ter saudades Sorriso

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Mamã Nádia os primeiros meses são muito "violentos"....eu amamentei de 3 em 3 horas (incluindo noites)..até aos 4 meses dormia no máximo 1h30 seguida...tem mesmo de dormir durante as sestas diurnas do bebé senão não irá aguentar...eu com o meu marido passava a vida a gritar...o stress era muito, a casa estava em pantanas..tudo me fazia confusão...com o avançar dos meses, à medida que o bebé começou a dormir a noite toda (aconteceu aos 4,5 meses quando introduzi a alimentação complementar) já passei a descansar mais...Vai melhorar, procure apoio e ajuda do seu marido, é uma fase de alguns meses.

Desde 13 Set 2012

Olá Nádia!

Sabe, o que não se conhece é sempre assustador e, quando não corre bem, achamos sempre que o erro é nosso, até porque um bebé não pode errar. Esqueça. Isto de ser mãe é mesmo assim um bocadinho difícil mas poderá ser menos se começar a perceber que é recorrente e que o problema não está em si, mas se calhar a solução poderá estar em algumas estratégias que pode usar para criar rotinas. Se puder leia aqui:

www.psicologateresasousa.com

eu acredito que na vida tudo se pode aprender; ser mãe/pai não é exceção. Da mesma forma, os bebés podem e devem ser orientados para a melhor qualidade de vida possível fora do útero materno. Nada de os deixar a chorar indefinidamente, nem abandoná-los até que se cansem, mas antes oferecer-lhes alternativas prazeirosas para que toda a família possa aprender a viver a 3 e não a 2. É que um triângulo não é um quadrado! Tudo se altera e nós, mães e pais, estamos limitados à nossa capacidade física e emocional. Se você não dorme e não descansa, claro que não vai conseguir agir da forma mais adequada.

O co-sleeping pode resultar com algumas famílias mas comigo por exemplo não resultaria nada; eu durmo mal com miúdos e, ainda que ficar quieta na cama seja agradável, dormir é uma necessidade básica; de qualquer forma, eu felizmente não tive qualquer problema com o sono dos meus filhos. Nasceram a saber dormir muito bem. Tive sorte? Sim, acredito que tenha tido, mas também aproveitei da melhor forma. Nunca lhes mostrei opções que pudessem transformar-se em problemas. Rotinas para dormir sempre foram executadas rigorosamente; de dia havia luz, à noite não havia luz nenhuma. Nada de estímulos visuais como ecrãs de tv, tablets ou telemóveis; música sim, mas saída de um leitor de cds e não do youtube com imagem a acompanhar. Tinha sempre livros adequados à idade e o berço sempre tentei que o associassem a um lugar bom e confortável. Tinham livros e bonecos que nunca saiam do berço.

Faça o que fizer, pare de se culpar; se não conseguir livrar-se dessa culpa, o melhor é procurar ajuda de um profissional.

beijinhos e tudo de bom

SMSantos

analimam -
Offline
Desde 12 Set 2010
I Love DMPM

Peça ajuda a amigas mães para poder descansar uns bocadinhos

Sobre analimam

Ana
Entrego em mãos na área de Amadora; CTT se pagamento prévio artigos + portes por transferência