Alerta da Associação Portuguesa da Psoríase Psoríase na infância pode ser sinal de perigo para o coração | De Mãe para Mãe

Alerta da Associação Portuguesa da Psoríase Psoríase na infância pode ser sinal de perigo para o coração

Responda
2 mensagens
ryssie -
Offline
Desde 27 Jan 2010

28/06/11,04:44

Alerta da Associação Portuguesa da Psoríase
Psoríase na infância pode ser sinal de perigo para o coração

As crianças que sofrem de psoríase devem ser monitorizadas mais de perto, dado apresentarem índices de colesterol elevados, um dos principais factores de risco para doenças cardiovasculares, adverte, em comunicado enviado à imprensa, a Associação Portuguesa da Psoríase.

“A psoríase pode levar a criança a desenvolver doenças metabólicas, tal como acontece nos adultos, por isso é fundamental que estes doentes tenham um acompanhamento médico constante de modo a evitar possíveis doenças cardíacas, sobretudo se tiverem excesso de peso”, advertiu o dermatologista Paulo Ferreira.

Segundo Vítor Baião, presidente da direcção da PSOPortugal, “esta relação entre psoríase e hipertensão vem mostrar, uma vez mais, que a psoríase não é apenas uma doença da pele, mas que afecta os doentes a muitos níveis.”

De acordo com o mesmo comunicado, um estudo recente realizado em Portugal revelou que mais de um quarto dos doentes com psoríase tem outras doenças associadas, entre as quais hipertensão.

As manifestações clínicas da psoríase na infância são geralmente semelhantes às dos adultos, aparecendo normalmente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. No entanto, as lesões faciais são muito comuns nas crianças, assim como o fenómeno de Koebner que se caracteriza pelo aparecimento de lesões em áreas, como as cicatrizes de vacinação, e a psoríase das fraldas, que consiste em lesões nas nádegas devido à irritação da pele.

“A psoríase nas crianças pode causar problemas graves pois, para além de terem que aprender a gerir a sua condição, a doença causa frequentemente um grande desconforto e embaraço, originando um profundo impacto psicológico devido à discriminação social de que ainda são alvo”, aponta o mesmo comunicado.

Sobre ryssie

Ryssie

Laeticia -
Offline
Desde 24 Jun 2011

Importante divulgar, obrigada!

Sobre Laeticia

Em treinos desde junho 2010...Madrinha Blackpearl Sorriso
*Ovusitol março2011/ Dufine dezembro2011 - agosto 2012
Puregon + Pregnyl abril/3 maio 2013
Positivo teste 23/06 Eco 5 semanas 24/06