Alcofa a substituir o berço: colchão | De Mãe para Mãe

Alcofa a substituir o berço: colchão

Responda
13 mensagens
Babocas -
Offline
Desde 23 Jan 2009

Olá mamãs e futuras mamãs!
Precisava da vossa ajuda no seguinte: estávamos a pensar por a nossa bebé a dormir na alcofa (rígida) no nosso quarto para depois a podermos mais tarde passar para a caminha de grades no quarto dela. Até temos berço dos meus cunhados mas julgamos que a alcofa é mais prática, ocupa menos espaço no quarto (que é pequeno) e muito mais móvel, para as pirar o quarto, para nos mexermos lá dentro etc.
Fiz algumas pesquisas pois já existem outros tópicos acerca disto e há quem defenda que 1 pode provocar morte súbita pir falta de arejamento, 2 o colchão da alcofa é pouco confortável. Falei com a enfermeira do curso de preparação que me disse que pode dormir na alcofa desde que a inclinação seja a recomendada. Quanto ao desconforto vi eu mesma que os colchões das alcofas são muito fininhos e parecem pouco confortáveis para uma noite inteira por isso estou a pensar comorar um melhor para a alcofa e também uma cunha de inclinação.
Até agora só vi na prenatal. Quem adoptou o mesmo método comprou colchão? Os da prenatal são compatíveis com a maioria das alcofas (de conjunto trio, vou comprar da bebeconfort)? Onde compraram os vossos colchões e cunhas? Obrigada!

Ludani -
Offline
Desde 16 Jul 2013

Olá mama,
Também quero usar a alcofa, como berço nos dois primeiros meses, mas não sabias destas implicações todas. vou me colar ao tema para saber mais dicas. bjo

Sonii -
Offline
Desde 19 Dez 2010

Eu vou usar alcofa nos primeiros tempos visto que o santiago nasce em dezembro e acho que dorme bem melhor la que no berço visto a casa ser muito fria. Não sabia dos contratempos por isso n sei dizer nada sobre isso... so posso dizer que o meu sobrinho dormiu na alcofa e esteve sempre bem. Há pouco tempo uma amiga teve bebé e tbm usou alcofa sem nada mais alem disso e tudo bem também. Se entretanto souber alguma coisa venho cá partilhar...

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Eu vou usar alcofa, para estar na sala comigo e um mini-berço (moisés) para dormir no quarto ao lado da nossa cama até aos 6 meses.

Beijinho

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

PRamos -
Offline
Desde 17 Set 2014

Olá mamãs. Também vou ser mãe em Dezembro e ando com o mesmo dilema, embora já tenha falado com a terapeuta que vai me dar o curso e ter dito que podia usar a alcofa do trio. Eu tenho um trio bebeconfort e sinceramente, e embora varias pessoas me tenham já tido q o fizeram, não consigo pensar em usar a alcofa do trio para ele dormir à noite. Isto porque se for a algum sitio com ele, não é recomendado usar o ovo mais de 1h e assim se tiver de sair mais tempo, usarei a alcofa. Depois usar a mesma alcofa para dormir, mesmo mudando lençóis e tudo, não me convence. Por isso ando a ver opções de mini berço ou alcofa em vime mas baratinhas, o que é difícil. E ainda tenho o problema do tamanho porque o meu quarto é muito pequeno. Se alguém souber de preços de alcofas baratinhas, agradecia a partilha. E agradeço as dicas do colchão da mamã Babocas pois não sabia destas implicações todas.

Sonii -
Offline
Desde 19 Dez 2010

Ola PRamos eu comprei a minha alcofa por 20 como nova na kid to kid na expo... sao coisas em segunda mão e outras novas com preços apelativos. Com o preço das alcofas tão caro e eles usam tão pouco tempo optei por comprar usada.

Jokitas

jooanah -
Offline
Desde 21 Fev 2012

Ola mamas tb ouvi todas essas teorias antes da minha princesa nascer e bem qe tentei po-la a dormir na caminha dela mas era escusado.. ela n ficava mais de 5 minutos.. era grande.. fria.. ela devia-se sentir desamparada e com frio as noites eram um inferno.. ate qe a minha vizinha nos emprestou a alcofa (daquelas rigidas e qe tem uma roda para controlar a inclinaçao do colchão qe não acho qe seja assim tao desconfortável como dizem!! O qe é certo é qe a pequena adora dormir la! Sente-se mais qe tinha e aconchegadinha e dorme qe nem um anjinho! Sorriso

PRamos -
Offline
Desde 17 Set 2014

Obrigada Sonni, vou lá empreitar a loja mas ainda aguardo o comentário noutra pergunta do fórum onde uma mamã comprou uma alcofa com pés no amazon por um preço bem atrativo. Jooanah , sabe qual a marca da alcofa que lhe emprestaram? É que nunca vi uma alcofa assim e gostava de as ir ver. Obrigada!

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Esqueci-me de referir que tanto a alcofa como o mini berço são usados, uma colega de trabalho emprestou-me e estão impecáveis. Também tenho essa dúvida do colchão, se devo comprar um novo ou se aqueles servem...

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Sonii -
Offline
Desde 19 Dez 2010

Pramos... la na kid to kid tem vários tipo de alcofa com e sem suporte. A minha n tem suporte mas estou a pensar arranjar um para por a alcofa mais perto da cama...

Joana Aranha -
Offline
Desde 09 Ago 2014

Olá Mummys!
Quando o meu filho nasceu emprestaram-me uma alcofa e ele dormiu aí até quase aos 2 meses. A primeira noite que dormiu no berço foi um inferno porque era grande e frio. Comprei o colchão e almofada na Prenatal, apenas porque aquele já era usado, mas não comprei nada XPTO, o normal...
Agora já tenho o berço preparado, pequeno e desta vez vou colocar no fundo dos pés um saco de água quente para ficar mais quentinho.

JAranha

PRamos -
Offline
Desde 17 Set 2014

Obrigada Sonii. A ver se vou lá dar uma espreitadela este fim de semana embora ainda aguarde o feedback aqui:
http://demaeparamae.pt/forum/alcofas-vime-importadas-ebayamazon

Babocas -
Offline
Desde 23 Jan 2009

Olá outra vez! Acabei por comprar o colchão na Prenatal que vem com uma almofadinha que acabei por colocar por baixo do colchão e fazer elevação. Comprei também um resguardo para o colchão.
Encaixa tudo perfeitamente na alcofinha (trio streety da bebeconfort), parece confortável e espero que a lontrinha goste.
Quem quiser optar pelo mesmo método sugiro que vejam as medidas interiores da alcofa para comprar o pequeno colchão. No entanto nem uma coisa nem outra têm medidas muito díspares.

Obrigada a todas!