Ajudem-me p.f.! :( amamentação vs LA | De Mãe para Mãe

Ajudem-me p.f.! :( amamentação vs LA

Responda
14 mensagens
ClaudiaSCM -
Offline
Desde 30 Abr 2017

Olá a todas!
Preciso muito da vossa ajuda, preciso que me "oiçam" sem me julgarem com fundamentalismos disto ou daquilo.
Tenho uma bebé com 2 meses que é amamentada. Sempre aumentou bem de peso mas desde há uns dias que chora com fome (é mesmo fome) depois de mamar. Ela só pega bem numa mama... esta mama produzia muito leite em detrimento da outra que é pouco estimulada... no entanto até na mama que tinha muito tenho sentido muita diferença.

Quando ela chora eu dou LA porque vê-la com fome é coisa que não aceito. Tomo Promil, bebo 3L de água por dia mas parece que não consigo sair deste ciclo... esta ansiedade e stress por causa do leite está a deixar-me louca e por mais que tente não consigo abstrair-me disto. Sinceramente tenho momentos em que preferia dar só LA e curtir a maternidade e as minhas filhas com outro ânimo e dedicação. Tenho momentos em que sinto que estou a entrar em depressão... quando a meto na mama nunca sei se vai ficar satisfeita ou se bebe pouco e fica com fome. A hora de a alimentar passou de tranquila (que é o que acho que deve ser) para um momento de stress para ela e para mim. Não quero isto!!!

Dêm-me p.f. uma palavra de consolo... tenho uma filha mais velha que foi alimentada a LA e sempre foi super saudável e eu era muito mais tranquila e "leve" do que estou agora... Por outro lado estava tudo a correr tão bem que me custa pensar que vou deixar de amamentar....

Jomosian -
Offline
Desde 23 Out 2016

Eu tive mais ou menos esse problema.
Amamentei mt pouco tempo, exatamente pq o meu filho n estava a ser alimentado como deve ser.
A pediatra disse-me q tinha perdido peso e para dar LA e peito. Eu disse q n, q preferia dar só LA, n queria continuar a sentir-me stressada, sem saber se ele estava realmente a mamar. A experiência q estava a ter da amamentação n estava a ser boa e n estava a conseguir usufruir da maternidade.
Foi o melhor q podia ter feito. A partir daí correu td mt bem, ele aumentou de peso e eu comecei a sentir-me mais descansada.
N me preocupei minimamente em dar LA, até pq n fazia grande questão de amamentar, o q interessa é q o meu bebé começou a ficar bem alimentado.

Faça aquilo q achar melhor para deixar de se sentir stressada e começar a gostar de ser mãe outra vez.
Como disse, tem outra filha q foi sempre alimentada com LA e é saudável...

ClaudiaSCM -
Offline
Desde 30 Abr 2017

Em algumas mamadas faço logo o LA antes de amamentar para ela não estar a chorar enquanto o preparo. Mas acontece algumas vezes ficar satisfeita só com a mama. Lá vai o LA fora! Tenho outras mamadas que, para não desperdiçar LA espero por ela mamar para ver se tenho de fazer ou não... É as vezes é um stress para mim e para ela enquanto preparo o biberão! Isto tudo está a deixar-me cansada e sempre ansiosa. Acho que é por estar assim que o leite está a diminuir.... Triste Triste

sandra mateus -
Offline
Desde 27 Jul 2013

Ola...como te entendo!!eu tb deixei de ter leite para as das por .volta dos dois meses...e por este lados toda a gente me dizia que deixar d dar d mamar era uma.espécie de crime!!sentia me msm mal por nao conseguir alimentá-las e só de pensar nos gritos na hora de mamar ja ficava com suores...
Resumindo deixar de dar peito foi o melhor que fiz!!apesar de serem prematuras começaram a aumentar de peso mt melhor com l.a!!
Nao tenhas remorsos..cada uma de nos deve fazer aquilo que acha melhor que por consequência será o melhor para o seu Bebe!!
Ps.eu tinha leite...mas mesmo assim era um tormento!!

A tentar desde Janeiro de 2012/5 ciclos de Coito Programado =(
Retirada de ambas as trompas, setembro de 2015\ fiv no HSJ para junho 2016
21 jun(184)são gemeos!!!
1janeiro 2017 as minhas piquilins nasceram!!(32semanas)
Após 34dias de neo, finalmente a familia toda em casa!!

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Tive uma experiência péssima de amamentação com a primeira filha, logo no início. Depois disso, por opção, não amamentei nenhuma delas, nem irei amamentar este terceiro filho. Não me arrependo da minha decisão e nunca me importei com as opiniões dos outros sobre o assunto. Não me sinto pior mãe por dar LA e tanto uma como a outra foram sempre muito saudáveis. Não são nada dadas a viroses, alergias e outras coisas do género. Não quero com isto dizer que o leite materno não tenha os seus benefícios, mas prefiro não voltar a passar pelo que passei da primeira vez.
Por isso, acho que deve fazer aquilo que a fizer sentir melhor. Se quer continuar a dar de mamar, insista! Mas se não quer, não há problema nenhum em desistir! Às vezes, o stress em que a mãe está é bem mais prejudicial para o bebé do que o uso de LA.

Jomosian -
Offline
Desde 23 Out 2016

Exato. Se tiver um segundo filho tb n sei se o irei querer amamentar...talvez tente, mas se vir q n dá, seja pq motivo for, n vou insistir, passo logo para LA sem quaisquer remorsos.

tutti_frutti -
Offline
Desde 23 Ago 2010

Do meu primeiro filho só amamentei até ele ter 1 mês e meio porque também percebi que ele ficava sempre com fome. Foi 1 mês e meio onde não fui feliz.e eu acho que um bebé só é feliz se a mãe também estiver. Não somos menos mães por dar LA, o meu tem 4 anos nunca tomou antibiótico e é super saudável e feliz Piscar o olho

bebes especiais -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Os bebés amamentados podem ser mais "dificeis", dormir menos e serem mais agitados. Os primeiros tempo podem ser muito difíceis e quase se passar o dia com eles na mama. É muito duro e não crítico quem desiste de dar de mamar. Há mães que tem a sorte de ter bebés especialmente tranquilos e mesmo sendo amamentados são bebés "fáceis". Há muita coisa escrita sobre o comportamento dos bebés amamentados. Acho que obviamente também tem de pensar em si e se ficar demasiado exausta também depois não consegue dar emocionalmente o que as suas filhas precisam. Confie na sua intuição e tente pensar no que é melhor para todos... De certeza que tomará a decisão certa. Amamentei os meus filhos até aos dois anos e em exclusivo até aos 6 meses. E agora novamente grávida e com outros filhos pequenos, tenho dúvidas se conseguirei ter a energia e resistência suficiente para passar por toda a exigência da amamentação de novo. Muitas felicidades

ClaudiaSCM -
Offline
Desde 30 Abr 2017

Obrigada pelas vossas palavras de conforto. Sinto-me culpada porque sei que é esta ansiedade que me está a diminuir o leite! Já li algures que "O leite vem da cabeça" e acredito que seja verdade. Mas não me consigo controlar e deixar tudo fluir naturalmente. Se calhar o melhor é tentar (mais uma vez) encarar tudo com tranquilidade... Sempre que for hora de mamar preparo o LA. Dou depois primeiro a mama e se for necessário o LA. Pelo menos torno o momento mais calmo porque o biberão está pronto caso seja preciso.

Bella_tété -
Offline
Desde 18 Mar 2013

O meu filho sempre tomou LM e LA. Chegou uma altura em que ele ficava irritado por não sentir tanto leite a sair da mama como do biberão, e para mim começou a ser um suplício dar lhe de mamar. Ele sempre precisou do extra para ficar saciado. Só a mama não chegava, e eu nunca tinha a noção se o leite era muito ou pouco. Resultado, comecei a tirar o leite materno e dava lhe de biberão, depois oferecia lhe sempre o suplemento. Que ele bebia de bom grado. Foram 5 meses disto até que o meu leite terminou e ficou só com o LA. Não me arrependo minimamente e as mamadas deixaram de ser o stress (para ele e para mim).

sararpsilva -
Offline
Desde 02 Mar 2017

Foi como disse mamã, o seu estado emocional é o que faz o seu leite diminuir mas não se sinta culpada por isso! É desgastante ser mãe e amamentar nem sempre é fácil ao contrário do que possa parecer...
Acho que devia continuar a por o seu bebé na mama e ter o LA pronto, para que esteja mais calma ao saber que o tem preparado para a eventualidade de ser preciso.
E não deixe que ninguém a julgue por estar a tomar uma decisão em prol do bem do seu bebé.
Muitas felicidades! Sorriso

Cuquita -
Offline
Desde 17 Out 2012

Bom dia,
A amamentação também me causou mtos tormentos no início! E sempre me questionei, como é que uma coisa que devia ser tão natural é tão instintivo para a sobrevivência do bebé podia ser tão complicado e trazer tanto sofrimento.... perguntei-me várias vezes se as cadelas, as gatas, ovelhas e etc também passariam por isto, ainda por cima com tantas crias :p enfim... vou contar a minha experiência, vale o que vale.. mas espero que lhe dê algum conforto e esperança! mas 1° acho que deve seguir o seu coração, fazer o que achar ser o melhor, pois só assim seguirá em frente sem culpa! E assim decidir se quer lutar pela mama ou colocar este sofrimento de parte dar LA, e nem uma nem outra faz uma má mãe ou boa mãe!!!
Durante a gravidez sempre me imaginei a amamentar e embora soubesse que podia ser difícil, nunca imaginei quanto!
O 1° mês a amamentação doeu como tudo! Era horrível ter de a colocar na mama, ela agarrava o a mamilos mas a pega não devia ser a melhor, e depois dela mamar ficava um ardor enorme!!! Muitas vezes ela berrava à frente da mama enquanto eu ganhava coragem para a enfiar na boca... cheguei a chorar também com isto!!sobretudo com a direita. Era maior a angústia com a mama direita!! Nesta fase pensei mtas vezes em deixar de amamentar, apesar de ter leite!! Mas sentia-me culpada por ter esta vontade! Falei com uma enfermeira que me ajudou a pega.. falei com amigas que disseram que dói mto no 1º mês mas depois passa, e eu fui aguentando a desejar q passasse o mês
Quando a minha filha fez 1 mês, apareceu uma tumefaçao na mama direita, tive de fazer biópsia! Até vir o resultado pensei que seria a última oportunidade de amamentar! Culpa maior, tinha tido tanta vontade de parar e agora por circunstâncias maiores iria acabar....nessa semana deixou de doer, e apesar do angústia pelo resultado e de amamentar com hematoma na mama nasceu uma vontade enorme de amamentar! A biópsia veio negativa, pensei agora a amamentação vai ser feliz!
Aos 2 meses as mamas começaram a ficar molinha e à medida que o dia avançava parece que enchiam muito menos!! A noite quase não tinha leite!! Comprei uma lata de leite pra ter em SOS e voltei a falar com a enfermeira ( foi um anjinho) : comprei uma bomba e tirava sempre um bocadinho das duas mamas logo a seguir a cada mamada! Tinha de dar mama a noite e estimular a seguir + beber muita água ( bebia 4 litros) e fiz o provitae!! As maminhas voltaram a funcionar bem! As vezes lá pareciam que diminuiam, mas dava de mamar mais vezes e tentava evitar pensar que o leite ia acabar! Cada mês que consigo amamentar tem sido uma conquista! Deixei de pensar até quando queria amamentar! Ela hoje tem 5 meses e meio; a lata de leite continua por abrir e mama em exclusivo! Sofri com as mamas no início mas hoje gosto muito de amamentar, é o nosso momento! Se tivesse optado por suspender não seria pior mãe, mas (eu) sinto-me mais realizada assim, e acredito que fiz o melhor por ela!
Assim conselhos:
-1° optar pelo que considera ser o melhor por e pelo seu bebé
-2º se optar por amamentar, procure ajuda num cantinho de amamentação, elas podem ajudar a melhorar a mama "má" pode ser essa que esteja a produção de leite. As mamas precisam esvaziar e o bebé mamar várias vezes para a prolactina funcionar!! Dar de mamar a noite é muito muito importante para este reflexo!! A bomba vai ajudar a produzir mais pelo estímulo ( engana o sistema)
Acho também que deve tentar amamentar em intervalo mais curto, antes do bebé mostrar fome completa: assim não vai tão nervoso e se mesmo assim continuar com fome dá-lhe do leite que vai tirando com a bomba
3° ter confiança em si é acreditar que é capaz e não pensar na opinião dos outro
4° água e alimentação diversificada e suplemento
Beijinho

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Olá. Acho que faz bem em preparar primeiro o LA mas dar sempre a mama antes, isto porque o leite materno tem os tais anticorpos que seria uma pena desperdiçar. Compreendo o stress porque passa-se o mesmo comigo... Às vezes faço e vai pro lixo, outras faço de menos e noutras de mais, mas pense que indo para o lixo significa que ela ficou satisfeita com a mama. Gostei da sua ideia de preparar primeiro o LA mesmo começando pela mama, vou fazer isso! É um stress te-los a chorar à espera! Espero que corra tudo bem, mas se vir que mesmo assim se sente exausta acho que não vem mal ao mundo se der só LA porque afinal já conseguiu durante 2 meses o que já não é nada mal...

ClaudiaSCM -
Offline
Desde 30 Abr 2017

Mais uma vez agradeço a todas as vossas palavras. Hoje senti-me mais tranquila e menos culpada. Deixei as coisas acontecerem com naturalidade, tentei não pensar muito no leite e não stressar com o facto de poder ser necessário LA. E não é que foram quase todas as mamadas só LM? Sorriso É impressionante o poder da nossa mente e espírito na produção de leite.

Não sei se conseguirei manter a calma de hoje nos próximos dias.. haverá certamente dias piores mas vou tentar relativizar as coisas. Sempre com mama primeiro. Se ficar bem só com mama que bom! Se tiver que suplementar que seja. Mau seria não haver LA e ela passar fome!

As vossas palavras deram-me força e fizeram-me bem! Obrigada por estarem desse lado! Vamos ver como será o dia de amanhã...

Beijinhos