Ajudar e visitar crianças institucionalizadas | De Mãe para Mãe

Ajudar e visitar crianças institucionalizadas

Responda
8 mensagens
Diana Isabel Silva -
Offline
Desde 28 Set 2014

Olá mamãs!

Sei que não devíamos pensar nestas questões apenas na época natalícia. Contudo, gostaria de começar este Natal a apoiar algumas instituições destinadas sobretudo a grávidas e bebés/crianças.
Talvez ainda seja cedo, mas pretendo desenvolver na minha filha este sentimento de partilha e de ajuda aos mais carenciados. Na perspectiva da minha filha, penso que seja mais fácil fazer passar a mensagem, levando-a a visitar e a ajudar directamente as pessoas que estão na instituição. Por outro lado, e olhando para a perspectiva, por exemplo, de crianças institucionalizadas, não sei se será benéfico receberem visitas de outras crianças com uma vida dita normal e tão diferente da deles.
Qual a vossa opinião ou experiência sobre este assunto?

Obrigada!

neag -
Offline
Desde 18 Abr 2016

Eu nao tenho expriencia como mãe, mas irei fazer o mesmo.
Dese pequena que todos os anos a minha mãe seleccionava os briquedos que eu nao usava mais lavava-os e ia entregar a um orfanato.
Eu quero incutir tambem o apoio, afecto, compaixao pelos outros com a ajuda a pessoas carenciadas.
Nao só na epoca natalicia, apesar de ser uma das mais emblematicas!

dima -
Offline
Desde 29 Nov 2011

Bom dia,
Pretendia fazer isso mesmo, mas não sei que instituições nos deixam entrar e conhecer.
A ajuda de mãe foi a que contactei à uns anos e não consegui lá ir.
Se conhecerem instituições que nos permitam entrar e contactar com as pessoas na zona de Lisboa peço que as indiquem para as contactar.
Obrigada.

Sobre dima

Mãe ao Quadrado
De coração cheio!

SouCacau -
Offline
Desde 10 Fev 2007

Gostaria de me colar pois sempre pensei nisso e também não sei bem por onde começar, nem exatamente o que é "correto" fazer, além do óbvio que é doar brinquedos, alimentos, roupas, etc.

Sobre SouCacau

Dia 06/02/2015 às 23h38 eis que me torno uma nova mulher, sem retorno possível! Espertalhão
E é tão bom amar-te e mimar-te meu filhote lindo, obrigada ao papá que é um homem maravilhoso com quem tenho o prazer de partilhar a vida Piscar o olho E dia 24/07/2017 fiquei ainda mais completa com os meus bebecas lindos ❤

neag -
Offline
Desde 18 Abr 2016

Ha sempre voluntariado que se pode fazer com crianças, obviamente que muito pequenas é complicado. Mas eu estou a pensar em fazer comida em casa e depois comprar uns tupperware e fazer a criança entregar a "mendigos".
Ou mesmo ir a canis ver os animais, tambem cria compaixão pelos mesmos..
Acho que é sempre bom, ultimamente os miudos que se vê nao tem educaçao nenhuma. Infelizmente

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

e que tal voluntariado de "proximidade"? acho que hoje em dia é mais fácil, porque com instituições ficamos sempre na dúvida de onde vão para os nossos donativos.

à nossa volta, por vezes até na turma dos nossos filhos, existem pessoas em necessidade, que não pedem, mas também não conseguem comprar prendas para os filhos, nem lanchinhos, nem roupas novas,quantas crianças só bebem o leite da escola. É o que faço com duas crianças do meu bairro.

Diana Isabel Silva -
Offline
Desde 28 Set 2014

É sem dúvida uma boa opção Marina. Contudo, as pessoas da zona onde moro e os coleguinhas da minha filha não têm nenhuma necessidade.
De facto, é mais fácil ajudar quando vemos de perto o resultado dos nossos donativos. Contudo, perdoem-me a comparação mas não quero fazer das crianças institucionalizadas animais de circo. Tenho mesmo dúvidas se receber visitas será o melhor para eles. Gostava de ter a opinião de alguém com experiência, um psicólogo, um voluntário por exemplo.

neag -
Offline
Desde 18 Abr 2016

Tera mesmo que ligar para as instituiçōes e perguntar. Nao ha ninguem melhor que eles para lhe tirarem essa duvida. Eles sabem como as crianças se sentem e sabem qual a melhor maneira de o fazer..