Ajudante nas tarefas da casa | De Mãe para Mãe

Ajudante nas tarefas da casa

Responda
7 mensagens
FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá mamãs, como algumas já sabem andei a ponderar ter uma pessoa a me ajudar nas tarefas mais pesadas da casa e em conversa com a minha vizinha a questionei se conhecia alguém.
Na minha família acho que nenhuma mulher tem ninguém a ajudar nas tarefas de casa, umas porque são domésticas e as outras trabalham e fazem o que podem, mas têm a casa num caos. Como aqui tudo se sabe, já estou à espera de ouvir bocas do género que é baboseira e que sempre conseguiram fazer tudo e bla bla bla. E ainda por cima eu tenho a casa para pagar e já sei que não vou me livrar de ouvir alguma coisa. Mas pronto, casa um sabe de si e eu trabalho ao sábado de manhã e sábado à tarde dou catequese. Eventualmente tenho de vir ao trabalho nas minhas horas de "folga", caso surja uma essa necessidade e ainda faço trabalhos manuais para vender, porque gosto e porque sempre me pedem para fazer qualquer coisinha e então ainda tenho menos tempo. E no domingo, único dia de folga, não estou disposta a passar o dia trabalhando em casa. Até agora sempre fiz tudo +- sozinha, com o marido a ajudar qualquer coisa.
Além do mais serão só 4 h de 15 em 15 dias, para limpar o chão e o pó e fazer uma limpeza mais profunda, porque tenho sempre tudo +- em dia, mas essa limpeza profunda dá cabo de mim, principalmente porque tenho a pequena atrás de mim e tenho de interromper por alguma razão, para lhe dar banho ou comer ou o que for.

Isto foi mais um desabafo xD

A minha questão prende-se mais é com agora os receios de ter uma pessoa lá em casa na minha ausência. Como tem sido as vossas experiências? Já aconteceu alguma situação chata? Vou dizer-lhe que se partir ou estragar alguma coisa pode dizer à vontade que não será o fim do mundo e prefiro que diga logo. Mas fica sempre aquela sensação de ficar com o pé atrás. Até porque não conheço a rapariga nem ninguém conhece. O marido dela andou comigo e com o meu marido na escola, foi para a africa do sul e casou-se com essa rapariga. Vieram para cá à pouco tempo. Até fico contente por de certa forma ajudar a contruirem a vida cá e a questão nem se prende com a rapariga em si, mas com esta nova experiência. (Sem falar que terei de explicar tudo em ingles xD) Acho que as pessoas que fazem esse trabalho têm consciência de que devem ter respeito e zêlo pelo que está em cada dos outros, mas pronto, acho que até passar uma ou duas vezes a correr bem vou ficar sempre na dúvida. Espero do fundo do coração que goste dela e ela de mim e que nos demos bem e que tudo corra bem para eu nao ter de a mandar embora e para depois não haver problemas na área. Não será bom para mim nem para ela, visto que lá tudo se conhece e sempre há essa pressão para que todos se comportem bem (não sei é se ela tem essa noção vinda de um país onde se calhar as coisas são diferentes).

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Pelo que descreve entendo que mora num meio pequeno...sobre o que os outros vão opinar é ouvir e esquecer..eheheheh...siga para bingo!

Eu também só passei a ter empregada já a minha filhota tinha 8 meses...andei a lutar comigo mesmo até me render à evidência que precisava de me libertar de algumas tarefas...a minha relutância não se prendia com questões monetárias mas com o facto de colocar alguém desconhecido em casa...a mexer nas minhas cosias....ultrapassei esta insegurança colocando alguém que me foi referenciado por uma amiga...
O que recomendo, uma vez que o apoio será de 15 em 15 dias, é eu defina muito bem o que é para fazer nesses dias e explique como o pretende..cada um tem uma maneira de fazer as cosias mas se a moça em questão tiver vontade de trabalhar e aprender irá fazer as cosias conforme a FSilsa lhe indicar/ensinar. No seu caso pelo que percebi também é alguém da qual tem referências...portanto não é uma total desconhecida. E pode sempre definir um período experimental e só fica se gostar do trabalho.

bruninha29 -
Offline
Desde 08 Ago 2012

Olha mama passei por dilema idêntico. Não foi fácil arranjar alguém.a 1a senhora que tive pedi-lhe para vir 15/ 15 dias...Ela foi embora...arranjou uma casa semanal.

Agora tenho outra pedi para vir 3 horas semanais e tem corrido bem. Pago 5€ hora. Só faz limpeza a casa...roupa contínua a ser comigo...

Vou-lhe ser sincera...Não e igual a sermos nos a fazer...certos pormenores aldraba...mas e uma ajuda...

Até hoje não tive problemas...tenho sempre o ciudado de não ter dinheiro ou peças de Ouro por lá...

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Pois, eu vou estabelecer tudo o que é para fazer e vou ter esse cuidado de nao ter por lá nada de valor. Apesar de em todo o caso não ter. Mas sempre fica um dinheirinho aqui ou ali. Realmente espero que corra bem que estou precisando de tirar esse trabalho dos meus ombros. E também vou pagar 5 euros. E é normal que elas depois prefiram uma casa semanal. Mas como por mim pode ser qualquer dia menos ao domingo penso que ha alguma flexibilidade.

Star123 -
Offline
Desde 16 Set 2017

Eu sou 100% a favor de se arranjar alguém para ajudar nas tarefas domésticas.
Eu não sou mãe mas vivi uns tempos com o meu namorado e era muito cansativo sair de casa às 8 da manhã, voltar às 19h e ter que fazer as lidas domésticas (mesmo que fossemos os dois a fazer) por isso com um filho imagino que seja ainda mais difícil!
Entendo perfeitamente que te sintas insegura por ter uma desconhecida em casa, aliás quem não se sentiria?
Mas acredito que temos que seguir o que a nossa intuição nos diz.. acho que conseguimos decifrar quando a pessoa tem boas intenções ou não, por isso muita sorte e tudo a correr bem!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá! Tb estou a passar por uma nova fase neste campo. Isto porque tinha há anos a empregada da minha mãe comigo e ela teve que deixar a minha casa por já andar cansada por causa da idade mais avançada
Caiu-me tudo qd ela disse q ia embora
Agora no início de setembro começámos com uma moça nova , já veio 2x, correu bem mas ainda não sabe bem o sítio das coisas etc, mas penso que nos vamos adaptar, mas queé estranho é... mas é muito importante! Sorriso

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Bom dia Sorriso Obrigada pelos vossos testemunhos Sorriso Ela vai lá esta quinta para lhe explicar as coisas. Estou a pensar fazer uma lista para não me esquecer de nada. Até porque a rua depois serei eu a limpar quando chegar a casa.