AJUDA. terceiro filho? famílias numerosas... | De Mãe para Mãe

AJUDA. terceiro filho? famílias numerosas...

Responda
9 mensagens
gatama -
Offline
Desde 30 Jul 2011

Estou num grande impasse... Tenho dois bebés, com 2 e 3,5 anos. Tanto eu como o meu marido temos famílias com 3 filhos e eu sempre pensei que também viria a ter 3.
Já não tenho muito tempo para decidir se quero ter mais e agora chegou o momento de avançar (ou não) para o terceiro. Alguém me pode dar opiniões sobre a dinâmica de uma família com 3 crianças? Não só sobre serem 3, mas sobre serem 3 com pouca diferença de idades. Tenho lido que a transição de 2 para 3 filhos tem um grande impacto sobre organização familiar. Maior do que do 1º para o 2º ou do 3º para o 4º... Podem ajudr-me a decidir?

Raquel_Moreira -
Offline
Desde 12 Nov 2009

Olá.
Eu tenho uma menina com 7 anos e um menino com 5 anos estamos a espera do 3... Eu penso q as pessoas dizem "aí 3 e demais e bla bla bla" logo q seja isso q queiras tudo se cria. Eu não sou rica nem nada q se pareça tudo q ganho e para contas mas tanto eu como o marido somos efectivos e tudo se compra e tudo se tem... toda a gente diz q sou maluca q só tenho 25 anos e a caminho do terceiro pois bem a essa gente só respondo posso ao ter 25 anos mas todos os meus filhos são filhos do mesmo pai e já lá vão 10 anos juntos por isso! Se é isso q queres arrisca q tudo se cria, antigamente as condições eram bem piores do q agora é estão cá muitos com 11 e 12 irmãos... boa sorte

O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Olá!

Eu só tenho um por agora... Adorava que conseguíssemos ter pelo menos 2 - e só o factor "idade" nos impede de sonhar com um terceiro! Sorriso

Não sei se é verdade que a dinâmica familiar se altere mais do segundo para o terceiro filho...

Pessoalmente, acredito que tudo depende muito de cada família - sobretudo dos sonhos, da vontade e da estrutura emocional.

Há pessoas que são como a actriz Fernanda Serrano, que afirmava numa entrevista que o "luxo" dela é ter filhos.

Sobretudo quando é um projecto partilhado por um casal estável, não me parece que a "dinâmica" se altere assim tanto.

O esforço exigido é óbvio: muito mais do que o aspecto financeiro, há que contar com o cansaço de todos os dias, a falta de tempo, as dificuldades de gestão do espaço doméstico,...

Mas ter 3 filhos de idades próximas significa "criar tudo ao mesmo tempo": como diz a minha irmã, mãe de 3 (agora com 28, 26 e 22 anos), na verdade "só" tiveram 10 anos de vida "caóticos"! Espertalhão

E o que são 10 anos na vida de um casal? Afinal, sem dar por isso, ela já está casada há 32!

Acredito que 3 filhos é uma belíssima conta!!! Sorriso

O orçamento pode ficar apertado, mas haverá dinheiro que pague um sonho?

Força, mamã! Sorriso

Eu acho que as reservas e críticas da sociedade são para esquecer... Porque tudo o que seja fugir do "modelito dominante" (ex: não ter filhos antes de x anos, nem depois do y anos; ter 1 ou 2 e já chega; etc. e tal...) é uma restrição sem fundamento!

Beijinhos e felicidades

Maria do Porto

Sandrinerf -
Offline
Desde 02 Fev 2010

Talvez eu não seja o melhor exemplo, passei de 1 para 3 :)...
inconscientemente sonhava com 3 filhos, mas devido ao factor financeiro e ao factor saúde alimentava a esperança de ter 2! Qual não foi o meu espanto quando afinal na eco vimos que não era 1 bebé mas sim 2?!
Qto a esta passagem de 1 para 3 teve um grande impacto nas nossas vidas...afinal toda artilharia pesada de puericultura da irmã mais velha não daria p a mais nova ou seria insuficiente! O carrinho de bebé praticamente novo teve de ser vendido, a nossa carrinha teve de ser trocada pk não cabiam 2 ovos e uma caderinha, emprestaram-nos uma cadeira de papa extra... houve inúmeras alterações de logística sim! E financeiramente a ginástica é mto maior...com 2 continuaria a ser excelente p termos os pequenos "luxos" ir ao cinema de x em x tempo, comer fora...agora com toda a roupa q é necessário comprar a cd estação e com a comida extra o orçamento não dá para gdes "aventuras" mas nós temos conseguido gerir as coisas!
É realmente muitoo, muitooo, muitooooo cansativo ter 3 filhos de idades próximas mas um dia teremos saudades destes dias cheios de tudo, desde as birras, às mordidelas, às estaladas, aos risos, beijinhos, abraços, brincadeiras e mtoo mimo e amor!
Se essa é a vossa opção e têm condições p um 3º força mamã!

Sandrine
http://demaeparamae.pt/forum/26-semanas-laura-pouquinho-nossa-historia
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/53834 quem sabe não há algo que vos interessa ;)! http://ribartes.blogspot.pt/ - artigos feitos à mão para si e para o seu bebé com todo o amor! Tudo é personalizável!

anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

ola miga

tou com o mesmo dilema se não te importas vou me colar ao teu tópico.

bjs e muitas felicidades

segue o teu sonho e o teu coraçao

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Sorriso Eu concordo com a Maria.
Ao fim de semana nesta casa é o caos da animação e da boa disposição, quilos de roupa e panelas mas os sorrisos esses eu adoro vêr espalhados pela casa.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

Beatriz SP Rocha -
Offline
Desde 16 Mar 2014

Quando tive a minha ultima filha comprei muita coisa unisexo e ainda bem pq agora e um menino. Tenho o enxoval todo pronto e pouca coisa de roupa vou comprar mas sei q e agora. Uma coisa q ajuda muito é maquina de lavar e secar! Pq depressa se usa tudo outra x. Agora ando as turras é com o carro. Vamos ter de trocar d carro e nao e facil nem barato os de 7 lugares!!!

vaniusca -
Offline
Desde 14 Maio 2008

Bem vou-me juntar. Mas no meu caso as idades não são próximas, A mais nova gostava muito de ter um(a) irmão e eu também não me importava, mas as dúvidas e as mudanças são muitas.
Há pessoas a "quem acontece sem quererem ou saberem" e eu não me importava de tal "acontecimento"!
Quem sabe!!!!

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

vaniusca escreveu:
Bem vou-me juntar. Mas no meu caso as idades não são próximas, A mais nova gostava muito de ter um(a) irmão e eu também não me importava, mas as dúvidas e as mudanças são muitas.
Há pessoas a "quem acontece sem quererem ou saberem" e eu não me importava de tal "acontecimento"!
Quem sabe!!!!

Confesso que inicialmente também temi Sorriso supostamente tinha as crianças crescidas já autónomas e pensar em fraldas e noites mal dormidas levaram a que nunca ponderasse vir a ter um terceiro!
Quando comecei a namorar com o Miguel ele mostrou interesse em ter mais um,um que fosse o nosso pois as outras crianças são de relacionamentos anteriores e eu sempre disse que não mas acabei por ceder Sorriso
Quando nos juntamos voltamos a falar sobre isso juntei-me em Fevereiro de 2012 os treinos começaram em Outubro de 2012,engravidei em 2014 nasceu em Setembro desse ano Sorriso e tem sido uma experiência fantástica :)!
Pena agora já não poder ter mais senão sem sombbras qye iria ao quarto filho daqui a 3 anos Sorriso
Beijinhos.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡