Ajuda - a sofrer com amamentação | De Mãe para Mãe

Ajuda - a sofrer com amamentação

Responda
12 mensagens
Mel84 -
Offline
Desde 01 Abr 2016

Olá meninas, a minha filha nasceu há 5 dias e estou a sofrer horrores com a amamentação. Está a ser muito doloroso. Estou com peito super tenso, dorido e às vezes até com caroços. Tenho feito duches quentes antes de dar mama e gelo no fim. E ainda uso purelan. Também tenho usado mamilos de silicone porque já estava a ficar com feridas e crostas no mamilo. E dói tanto quando ela pega na mama...

Digam-me, isto melhora com o tempo?! Vai continuar a ser assim tão doloroso?!

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Olá mamã, parabéns! Os primeiro dias são complicados com a subida do leite...o peito fica tenso e até bebé custa a pegar…no meu caso na maternidade explicaram-me que devia fazer umas massagens para ajudar…passada esta fase da subida do leite no meu caso fico tudo bem e amamentei até aos 12 meses.
Aconselho que ligue para uma das conselheiras do SOS amamentação que a podem acompanhar nesta fase inicial mais difícil (os números estão na lateral da página inicial): http://www.associacaososamamentacao.blogspot.com/
Sempre usei o purelan a seguir às mamadas, e para os mamilos doridos ou gretados pode usar as almofadas de hidrogel também da Medela (depois de usar tem de lavar a mama antes de dar de mamar).

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Olá Mel. Parabéns pela tua bebé Sorriso se tens o peito tão tenso e com caroços, se calhar vale a pena tirares leite com a bomba para aliviar entre as mamadas. A tua bebé está a mamar de quantas em quantas horas? Quanto às feridas no peito, sim, melhoram, mas leva o seu tempo.

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Reparei que o SOS amamentação tem página de facebook mais actualizada:
https://www.facebook.com/amamentacao.sos/

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Essas dores e sintomas que menciona parecem ser devidos a má pega. A tensão mamária é normal nesta fase, depois tende a diminuir até desaparecer, mas as crostas no mamilo indiciam que poderá haver dificuldades em conseguir uma boa pega por parte do bebé. Os mamilos de silicone poderão ser alívio momentâneo, mas seria conveniente resolver a situação de modo a não precisar deles, era mais benéfico para si e para o bebé. Convinha que fosse acompanhada por uma Conselheira de Amamentação perto de si. Entre em contacto com a SOS Amamentação/Vamos Dar de Mamar e peça que uma CAM a visite em casa. É um serviço disponível um pouco por todo o país e à base de voluntariado, é gratuito. A mim já me ajudaram imenso.

Felicidades e parabéns pela sua Bia Sorriso

http://sosamamentacaopt.blogspot.pt/

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016
FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá, Isso é pior nos primeiros dias, mas logo logo passa. Tire o leite que tiver em excesso com a bomba e depois pode congelar para daqui a uns meses. Assim a mama não fica tão cheia, quente e com caroços. Também não aperte as mamas com sotiens com aros. Mais vale andar sem nada. Apenas com uma t-shirt. Até o da amamentação me apertava demais, porque tinha de usar as conchas, porque saia muito leite mesmo sem a bebe estar a mamar. Se não fosse as conchas nem podia sair de casa no primeiro mês. Mas importante importante é que te sintas bem e que saibas que todas passam por isso (com mais ou menos intensidade mas passam), mas que daqui a uns dias isso fica regularizado.

anatorgal84 -
Offline
Desde 26 Abr 2016

Bom dia,
É um pouco dificil nos primeiros dias mas acaba por passar...Quando o meu Gui nasceu e tive a subida (ou descida) do leite pensei que nunca me ia conseguir adaptar á amamentação. O Gui chorava quando tinha fome e eu chorava porque antecipava a dor que já sabia que ia sentir. O Purelan ajudou muito e o tirar um pouco de leite antes para que ele conseguisse agarrar a mama corretamente, fez milagres.
Não é facil, mas melhores dias virão e quando deres por isso é um momento que irás guardar com muito carinho e amor.
Tudo de bom e parabéns pelo bascimento da filhota Piscar o olho

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Olá querida, parabéns!
Em primeiro lugar, essa pega tem que ser corrogoda, senão mais facilmente desistes do que isso passa..
O bebé tem que abocanhar a aréola e não só o bico. Se ele pegar só o bico, vai fazer feridas. Tem que ficar com boquinha de peixe, com os lábios virados para fora. Deixas o bebé abrir bem a boca e metes lá k mamilo rápido.
Não faças quente no peito, o quente ajuda a aumentar a produção e não é isso que tu queres.. Mete gelo, muito gelo. Tenta relaxar quando fores dar de mamar. O teu stress e ansiedade em dar de mamar pode bloquear a ejecção de leite. Podes tirar com a bomba para aliviar, mas nunca entre mamadas (tirar entre mamadas é o que se faz para ajudar a aumentar a produção e não é essa essa a intenção). Não tires muito, apenas o suficiente para não ficarem duras. Faz massagens onde tiveres caroços e mete gelo de manhã à noite. Podes comprar um saco de ervilhas congeladas que dá jeito. Folhas de repolho congeladas em cima das maminhas tb é muito bom.
Sempre que poderes deixa os mamilos a apanhar ar com o purelan ou mesmo com o teu próprio leite
Há uns homeopáticos muito bons para os caroços, chamam-se beladona 30ch.
Boa sorte!

agomes25 -
Offline
Desde 29 Jul 2015

Mamã parabéns! Os primeiros tempos não são fáceis, mas melhora acredite. O que me ajudou bastante nas gretas foi o purelan que punha após a mamada e seguido de um disco de hidrogel....que são maravilhosos para as dores. Eu fiz o contrário do recomendado, não deixei o peito ao ar uma vez que secava fazia crosta e quando a bebé mamava a crosta cais e voltava tudo aos mesmo. A rotina era dar de mamar, por purelan e o disco de hidrogel. Levou cerca de uma semana até ficar sem gretas.
Felicidades e tudo de bom

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

Eu entendo te tão bem.. os primeiros dias com o meu foram terríveis...
O meu preferiu sempre a mama esquerda e foi muito difícil fazer com que ele pegasse na mama direita.. resultado: mama esquerda muito dorida, com feridinhas (ele fazia chucha da mama).. eu chorava cada vez que ele acordava pq sabia que ia passar dores horríveis.. fiz tudo o que já recomendaram: deixava o leite no mamilo a secar, depois purelan e depois discos de hidrogel.. por fim usei mamilos de silicone (só usei 1 dia e meio), e apesar de ter dado resultado e o mamilo cicatrizar em menos de nada, arrependi me de usar os bicos pq ele depois já não queria pegar no mamilo e foi novamente a luta para ele pegar sem os mamilos de silicone..
a subida/descida do leite também foi incómodo mas durou poucos dias.. agora claro, se passa muito tempo sem mamar numa mama, essa mama fica dura e sensível (e depois pinga muito LOL às vezes acordo a meio da noite toda encharcada em leite)..
Mas acredite, isso passa Sorriso as dores vão diminuindo, o bebé vai aprendendo a pegar melhor (às vezes a boca deles é muito pequena para abocanharem o mamilo + aréola, foi o caso do meu)... aguenta mais um pouco e vais ver que isso passa Espertalhão e vais agradecer te a ti própria por não teres desistido!!

Mel84 -
Offline
Desde 01 Abr 2016

Olá meninas, obrigada a todas pelas preciosas dicas. Eu acho que a minha bebé pega bem na mama, tal como descrevem. Aliás, na maternidade as enfermeiras disseram que sim. Eu só dava e ainda dou mama deitada, por causa das dores dos pontos.

E tirar leite com uma bomba também é doloroso? É que ando traumatizada com tanta dor. Recomendam alguma bomba? Hoje fui ao centro de saúde e a médica diz que estou com muitos caroços num dos peitos... Falou me em mastite. Receitou me brufen durante 2/3 dias e antibiótico, além das dicas do gelo. Disse para eu tirar leite com a mão, mas sou vos sincera, faz me tanta impressão tirar leite... Dói me muito Triste