AJUDA!!! Primeira papa, sopa e fruta...como fazer? | De Mãe para Mãe

AJUDA!!! Primeira papa, sopa e fruta...como fazer?

Responda
35 mensagens
carlynha -
Offline
Desde 04 Fev 2011

Olá a todas as mamãs...

Estou com uma dúvida em relação á primeira papa, sopa e fruta.
O meu menino está a uma semana de fazer 4 meses, e eu gostava de saber quantas vezes por dia dou papa ao meu bebé, se dou preferência a dar a sopa primeiro á papa e quando é que posso dar a fruta e qual a fruta a dar.
Comprei a primeira papa da nutriben que é composta por milho e arroz sem gluten, na caixa diz para disolver 2 a tres colheres de papa em 150 ml de leite, o meu menino está no percentil 50 devo dar papa quantas vezes por dia? posso dar-lhe a fruta juntamente com a papa?

Precisava muito da vossa ajuda.

Obrigada pela vossa atenção.

Sobre carlynha

É um pilinhas...a coisinha mais fofa e linda da mamã e do papá...lindo Espertalhão

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

olá
posso perguntar por q vais iniciar a alimentaçao complementar tao cedo?
bjinhos

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

catdesirat -
Offline
Desde 27 Dez 2010

ola querida boa noite. o teu bebe nao esta a ser seguido por um pediatra?eles normalmente aconselham as mamas qual e como deve ser introduzida a alimentaçao...eu com a minha tambem comecei aos 4 meses e comecei por dar sopa...15 dias depois e q introduzi a papa.aos 5 meses ela almoçava sopa mais fruta, e jantava papa.boa sorte com o inicio da colher:)beijocas

O dia 22-11-2010 foi o dia mais feliz da minha vida!! Amo-te Jéssica!!:)

carlynha -
Offline
Desde 04 Fev 2011

Ola filipa,

Porque quero introduzir-lhe coisas novas na alimentação e já que a papa se dá aos 4 meses, quero começar a dar-lhe, tenho uma amiga que está a introduzir desde os 3 meses, eu acho cedo com 3 meses mas o meu diogo faz 4 meses daki a uma semana e axo uma boa altura para introduzir, mas a pediatra tb já disse k dá prefrencia em dar a sopa primeiro k a papa e k a fruta já posso dá-la...daí a minha dúvida, quando dar, quanto dar e como dar...porque as opinioes divergem e cada pediatra impõe de cada maneira diferente

Sobre carlynha

É um pilinhas...a coisinha mais fofa e linda da mamã e do papá...lindo Espertalhão

brisa-clara -
Offline
Desde 09 Jan 2012

Olá, eu também acho um pouco cedo, mas os procedimentos usuais são começar a dar ou a sopa, ou a papa em apenas uma refeição por dia. Eu comecei com sopa aos 5 meses, e só dei papa aos 6. Ou seja, dar só 1 refeição de sopa+ fruta ou papa+fruta, até experimentar vários ingredientes (alterar um por semana e observar reacções).

Karina S -
Offline
Desde 25 Mar 2011

Olá mamã

Meu filhote tem agora 7 meses,e come de tudo, mas com 4 meses ele comia apenas papa 1vez ao dia (sem gluten ) e as outras refeições apenas leite. Aos 6 meses começou leite no pequeno almoço, a sopa no almoço com fruta de sobremesa e a papa no lanche e sopa na janta e leite antes de dormir.
Foi o pediatra que indicou sopa agora aos 4 meses ?

Beijinhos

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

O ideal seria teres acompanhamento de um pedi que adequasse o plano ao teu bebé, pq são todos diferentes.

De qq forma, de um modo geral, os bebés c baixo percentil começam pla papa e os de alto percentil pla sopa. Tb se costuma dizer q se iniciar pla papa é mais facil eles habituarem-se à colher pq é bem mais doce e apelativa q a sopa,mas tb nisto os bebés são diferentes. No caso do teu, estando ele a 'meio da tabela' penso q seja uma questão de opção.

Outra coisa importante será q deves começar com uma coisa de cada vez, substituindo apenas uma das refeições principais por papa ou sopa, e depois ir variando o sabor e os ingredientes. Só depois de cerca de 3/4 semanas a comer essa 1ª opção é q deves introduzir a 2ª, ou seja... se começares pla papa aos 4 meses so deves introduzir a sopa cerca dos 5 meses no minimo. Isto para dar tempo q o bebé se habitue a esta nova textura/sabor e ao comer à colher. E em seguida a fruta e os iogurtes podem substituir outra das refeições (o lanche por exemplo).

Pode acontecer de passares por uma fase em q ele apenas coma 2 ou 3 colheres do novo alimento e depois tenhas de complemntar c leite, cm pode acontecer de aceitar logo tudo muito bem de inicio. à medida q for crescendo tb ira necessitar de mais quantidade e passa a fazer sentido dares por exemplo papa+fruta ou sopa+fruta, mas para já n faças muitas misturadas ate ele se habituar.

Quanto ao tipode papa até aos 6 meses será sempre sem gluten, mas tanto podes começar pelas lacteas q se fazem c água cm podes começar pelas n lacteas e fazer c o leitinho q ele esta habituado p facilitar a introdução.

Penso q no essencial respondi a tudo, mas se houver mais alguma coisa q aches q posso ajudar dispoe.
Boas papas!!

PS: em relação à idade de inicio da diversificação alimentar é aconselhado ser entre os 4 e os 6 meses, mas n é obrigatorio q seja aos 4. Os meus por exelo so começaram aos 5, e com a papa, pq tinham baixo peso.

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

carlynha -
Offline
Desde 04 Fev 2011

Olá linda,

O meu médico do centro de saude, sinceramente nao dá muita atenção ás coisas, uma vez ralhou-me por estar a dar ao meu diogo uma dose a menos de leite, quando o outro medico me disse que deveria dar uma dose a menos porque nao queriam bebes gordinhos, por isso eu ter tantaas duvidas...um diz uma coisa outro outra...o pediatra diz para dar sopa primeiro e a papa depois assim como fizeste com a tua menina...eu já nao percebo é nada...eu tenho medo de fazer algo de errado que possa prejudicar o meu filho...daí pedir a vossa opiniao...ah e espero que o meu diogo seja facil de comer a colher :).

Obrigada pela ajuda.

beijinhos

Sobre carlynha

É um pilinhas...a coisinha mais fofa e linda da mamã e do papá...lindo Espertalhão

Ana I Martins -
Offline
Desde 15 Jan 2011

A minha bebé iniciou a alimentação complementar aos 5 meses e meio, começou pela sopinha e fruta. A fruta inicia-se por maça, pera ou banana. Com 6 meses começou com a papinha ao lanche. Aos 8 meses irá comer também a sopinha ao jantar. Não deve haver pressa para introduzir outros alimentos porque o sistema digestivo do bebé só está preparado para outros alimentos para além do leite entre os 4 e os 6 meses, e quanto mais perto dos 6 meses melhor para diminuir o risco de alergias. Até aos 6 meses o leitinho materno ou não, tem tudo o que o bebé precisa. Agora depende muito de bebé para bebé, do peso, do desenvolvimento, por isso é importante que seja avaliado pelo pediatra.
Agora a papa deve ser dada apenas uma vez por dia. A frutinha se for madura podes dar crua e passada, ou podes cozer. A sopa começas pela base (batata,cebola,cenoura ou abobora) e depois vais introduzindo um legume novo a cada 3 ou 4 dias. Beijocas e boas experiencias com a colher Piscar o olho

carlynha -
Offline
Desde 04 Fev 2011

Ola karina s...:)

O pediatra diz que dá prioridade á sopa e á fruta para o bebe se habituar a comer os legumes porque ele diz k a papa é muito doce e que ele pode rejeitar depois a sopa...ja no centro de saude, acham melhor dar a papa aos 4 meses e a sopa aos 5 meses...por isso a conclusao que começo a chegar é que dar uma coisa antes ou uma coisa depois k vai dar ao mesmo, sao apenas opinioes que divergem um pouco.

Sobre carlynha

É um pilinhas...a coisinha mais fofa e linda da mamã e do papá...lindo Espertalhão

carlynha -
Offline
Desde 04 Fev 2011

Olá Ana | Martins,

Acho que vou esperar mais um pouco e ir vendo as necessidades do meu diogo, e ver se falo bem c o medico sobre estas questoes...ele é muito sisudo...quase que não fala quando o meu diogo está a ser consultado, a unica coisa que ele tem feito é passar receitas de vitaminas D e pouco mais...e neste momento também estou sem euros para marcar outra consulta no pediatra(e acabei por ficar pouco esclarecida com ele) :S... prefiro dar esse dinheiro para as vacinas prevenar e rotarix...obrigada pela ajuda...todas são bem vindas Piscar o olho

Sobre carlynha

É um pilinhas...a coisinha mais fofa e linda da mamã e do papá...lindo Espertalhão

margarida_13 -
Offline
Desde 02 Jun 2011

Eu fiz como achei melhor e adaptei ao meu filho.
Começei pela sopa, aos 4 meses, como não foi bem aceite, dei-lhe papa. Começei pela papa ao lanche e o resto das refeições leite. Uma semana depois começei a sopa +fruta ao almoço e papa ao lanche.
Passado um tempo, sopa+fruta ao almoço, papa ao lanche e sopa + fruta ao jantar.

Sopa: Batata, cenoura, alho frânces (a cebola pode dar cólicas, aconselho a começar pelo alho frânces). Fruta: pêra, maçã cozida ou crua, desde que seja passada com a varinha mágica.
Isto para começar.
De resto é basicamente o que a Twin_mummy disse (vou aproveitar o teu comentário, para não estar a repetir Careta ).

https://www.facebook.com/setecenouras/
Coisinhas giras para os nossos pequenos (aventais, malinhas, etc!)

LaraS -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Olá,
O meu filhote também começou a papa aos 4 meses, na semana passada. Comecei com a 1ª papa da Nutribén, láctea e sem glúten. Tem comido por volta das 18:30, para depois fazer a digestão, tomar banho e mamar antes de adormecer, por volta das 22:30. A indicação da pediatra foi:
- aos 4 meses, papa ao jantar;
- aos 4 meses e meio, sopa ao almoço e papa ao jantar;
- aos 5 meses, sopa+fruta ao almoço e papa ao jantar;
- aos 5 meses e meio, sopa com carne + fruta ao almoço e papa ao jantar;
- entre os 6 e os 7 meses, tudo igual mas papa com glúten;
- aos 8 meses, duas sopas+fruta, uma papa e substituir uma refeição de leite por um iogurte natural;
- aos 9 meses, uma sopa com carne, uma sopa com peixe, fruta depois das sopas ou com o iogurte.

Ao longo desta evolução mantém-se, obviamente o leitinho nas restantes refeições.

Este é apenas um plano, mas deve-se adequar às necessidades de cada bebé.

Bjinhos!

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Olá de novo Carla
Perguntei aquilo pq as recomendações actuais da OMS sao pra introduzir os solidos só a partir dos 6 meses (tanto pra bebes alimentados com LM como com LA)... pq nao esperas um pouco mais? Hj em dia, mesmo pra bebes alimentados com LA, nao ha necessidade de introduzir outros alimentos tao cedo visto q o LA ja contem os nutrientes necessarios ate essa idade, e o LM sempre os teve... A partir dos 6 meses os bebes tao mais bem preparados pra diversificar a alimentaçao sem grandes restriçoes e sem maiores riscos de alergia...
Mas tu é q sabes... Só acho q devemos sempre fazer escolhas informadas e nao ir só pelo q os medicos dizem.
bjinhos

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

Soul -
Offline
Desde 14 Abr 2008

Olá Mamã. A minha vai fazer 5 mesinhos,comecei por lhe dar sopa (através do biberon,que a Alexis ainda nao se habituou muit à colher),as papas pelo que e disseram e a Pediatra também,ficavam para depois!! Como dou pouca sopinha,por vezes dou-lhe fruta (mas muito raro). Comecei por dar 1x ao dia,para se ir habituando ao sabor!
Beijinhos

Sobre Soul

Alexandra,a Princesinha Racer chegou a 25 de Setembro!!!!!
Luz da minha vida,te quiero mucho hija!!!

patriciacar -
Offline
Desde 13 Fev 2012

boa noite, a minha filha ja come sopa desde os 3 meses e meio.e as primeiras papas comecei a dar lhe aos 4 meses sem gluten logo depois da papa a fruta...comecei por relar uma pera,depois juntei
uma maça e depois uma banana.tens que ser uma peça de fruta de 3 em 3 dias que e para ver se e alergica a alguma...assim como a sopa primeiro batata e cenoura e de tres em tres dias acrescenta-se outro legume...

-Graça- -
Offline
Desde 15 Fev 2012

Olá...
O meu filho começou a papa (sem glúten - Nutriben) aos 4 meses por recomendação do pediatra.
Aos 5, iniciou a sopa (2 ou 3 legumes) e a fruta (maçã ou pêra cozida) mais uma vez após ter ido à consulta do pediatra.

Relativamente à papa, era uma vez por dia (ao almoço ou jantar) e de resto tomava o leitinho nas outras refeições. Comprei papa que já tinha leite, era só juntar água.
Ele comeu logo muito bem a papa, no segundo dia já comeu tudo. Aliás, o meu filho contina a comer muito bem, nunca tive problemas em relação à alimentação. Depois, com a sopa, a adaptação foi um pouco mais difícil mas depois de um mês de insistência, já comia muito bem. Penso que foi um pouco mais difícil com a sopa porque ele já se tinha habituado ao sabor doce.

Joana Patrão -
Offline
Desde 15 Jan 2011
I Love DMPM

Vais ouvir muitas opiniões diferentes ao longa da vida do teu filho.

A mim no CS dizeram-me para lhe dar primeiro a sopa, pois a papa é pra engordar e ela nao precisa. Entao aos 4 meses inicei a sopa com batata e cenoura e passados 3 dias introduzi a abobora e a fruta.

Dou-lhe cerca de 2 conchas de sopa pois ela nao come muita sopa e uma peça de fruta, maça, pera ou banana, eu dou cozida mas tambem pode ser crua.

E aos 5 meses introduzi a papa, a 1papa da bledina e ela pegou bem tambem.

Nao introduzas a sopa e a papa no mesmo mes, num mes uma e noutro mes outra.

E boa sorte

8 de Agosto... o dia em que a minha vida mudou.. Quando te vi tudo fez sentido. Meu amor pequenino
A minha Íris é linda, o orgulho dos papas, nasceu com 3.125kg e 48.5cm

LaraS -
Offline
Desde 18 Abr 2011

FilipaBS

Apesar das recomendações da OMS serem no sentido de amamentação exclusiva até aos 6 meses, a realidade do nosso país não se adequa a isso, para a maior parte das mães. A minha licença termina daqui a cerca de 2 semanas, quando o meu filhote tiver quase 5 meses. Ora se não introduzisse os sólidos antes, de forma a substituir pelo menos uma refeição de leite, não seria possível ir trabalhar. E tive de começar um pouco antes para ver se ele aceitava bem a comida.
Portanto há as recomendações ideais, há as opiniões dos médicos, há as características específicas de cada bebé e há ainda outra coisa não menos importante, que é a realidade do dia-a-dia.
Por mim obviamente que amamentaria em exclusivo até aos 6 meses, concordo plenamente, mas infelizmente não há condições para isso para quem trabalha. Os nossos bebés são apanhados no meio desta realidade na qual só contam os números...

Para quem não trabalha (ou trabalhar em casa ou com horários muito flexíveis) e o bebé estiver dentros dos percentis esperados, também não vejo necessidade de se iniciar os sólidos tão cedo.

Bjinhos

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

pois lara.. Mas a maioria dos bebés são amamentados com la e mesmo assim introduzem muito precocemente os sólidos. No meu caso amamento em exclusivo e se tivesse de ir trab aos quatro ou cinco meses continuaria a fazê lo com stock de leite tirado com bomba. Claro que cada pessoa faz como quer. Mas antes daquilo que nos parece mais cômodo a nos deveria estar a saúde e bem estar dos nossos filhos. Agora cada uma faz como bem entende. Beijinhos

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

LaraS -
Offline
Desde 18 Abr 2011

FilipaBS,
Eu não disse que a nossa comodidade está à frente da saúde dos nossos filhos. Eu também estou a fazer stock de leite para mandar todos os dias para o colégio, no entanto não tenho assim tanto que chegue para continuar a amamentá-lo normalmente e ainda tirar 2 ou 3 vezes 150 ml por dia.
Para além disso, no trabalho é impossível tirar o leite, muito menos guardá-lo.
Cada caso é um caso e por isso disse que a realidade prática é um factor que se deve ter em conta. O ideal é sempre muito bonito mas depois cada pessoa faz como pode, de acordo com a sua vida, por isso há que compreender que cada mamã faz o melhor que pode para o seu filhote Piscar o olho

Bjinhos

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Olha eu comecei hoje com as sopas, a minha pipoca papou hoje ao almoço a 1ª sopinha dela! Fiz sopa de abóbora com um fio de azeite a cru e não correu nada mal! Pus 150ml na tigela e papou metade! Foi fazendo montes de caretas e qd chegou a meio começou a chorar e parei de dar, mas para 1ª vez foi muito bom, teve direito a filmagem e tudo! Espertalhão

Agora daqui a uns 5, 6 dias vou introduzir batata, depois passados outros 5, 6 dias um novo legume e por aí adiante. Papa só vou dar aos 6 meses (ela fez ontem 5 meses) porque ela está no percentil 50-75 e não se justifica começar já. Daqui a umas 2, 3 semanas tb vamos começar a fruta depois da sopa. Isto tb para ela se ir adaptando aos poucos.

Optámos por só começar os sólidos aos 5 meses para o sistema digestivo dela estar mais maduro, mas depende de cada bebé.

Mas concordo que deves seguir o plano do teu pediatra pois ele/a é que tem seguido e conhece o teu bebé. Piscar o olho

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

LaraS escreveu:
FilipaBSApesar das recomendações da OMS serem no sentido de amamentação exclusiva até aos 6 meses, a realidade do nosso país não se adequa a isso, para a maior parte das mães. A minha licença termina daqui a cerca de 2 semanas, quando o meu filhote tiver quase 5 meses. Ora se não introduzisse os sólidos antes, de forma a substituir pelo menos uma refeição de leite, não seria possível ir trabalhar.

Esta agora não entendi... não era melhor tirar o LM com uma bomba e outra pessoa dar esse leite com o biberão qd estás a trabalhar, do que iniciar os sólidos antes dos 6 meses? Rolar os olhos Pelo menos é o que eu faria se a minha bebé tivesse a LM, o que infelizmente só aconteceu durante 1 mês.

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

bluegirl escreveu:
LaraS escreveu:
FilipaBSApesar das recomendações da OMS serem no sentido de amamentação exclusiva até aos 6 meses, a realidade do nosso país não se adequa a isso, para a maior parte das mães. A minha licença termina daqui a cerca de 2 semanas, quando o meu filhote tiver quase 5 meses. Ora se não introduzisse os sólidos antes, de forma a substituir pelo menos uma refeição de leite, não seria possível ir trabalhar.

Esta agora não entendi... não era melhor tirar o LM com uma bomba e outra pessoa dar esse leite com o biberão qd estás a trabalhar, do que iniciar os sólidos antes dos 6 meses? Rolar os olhos Pelo menos é o que eu faria se a minha bebé tivesse a LM, o que infelizmente só aconteceu durante 1 mês.

Se reparares no comentário seguinte a Lara explica o que quer dizer... não tem LM suficiente. Piscar o olho

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

LaraS -
Offline
Desde 18 Abr 2011

bluegirl,

A Twin_mummy já me ajudou a responder, mas explico melhor Piscar o olho
O meu filho mama, de dia, de 3 em 3 horas. O meu horário de trabalho implica, em 2 dias (porque é irregular, não é igual todos os dias da semana) deixá-lo no colégio às 8 e ir buscá-lo às 17:30. Ora isto implica 3 refeições de leite durante este período. Como cada refeição são cerca de 150ml de leite, para manter o ritmo teria de tirar agora, para além do leite que ele continua a mamar, 450ml extra todos os dias durante 1 mês. Eu tenho leite para o normal de um dia, mas essa quantidade extra não tenho.
Então o plano é o almoço ser sopa, o que já corta uma refeição de leite e bastam apenas duas. Para essas duas já eu ando a tirar e a congelar leite e espero que dê, mas três é impossível. Por isso não tive outra opção, tenho de ir introduzindo já os sólidos. Isto porque prefiro os sólidos do que introduzir, nesta altura do campeonato, LA. São opções.

Parece muito fácil para quem não trabalha ou quem dá LA, mas esta ginástica de quem dá LM e trabalha é algo complicado de se fazer.
Para além da dificuldade que vai ser para mim esta separação de o deixar no colégio, não quero piorar as coisas pensando que ele vai lá estar a berrar por ter fome.

Percebo a insistência na questão da amamentação exclusiva até aos 6 meses, eu própria concordo com ela, como já disse, quando há possibilidade de ser posta em prática. O que eu não entendo, confesso, é que se critiquem as opções de cada um quando as situações são completamente diferentes. É fácil dizer "se eu trabalhasse faria assim" ou "se eu desse LM faria assado", mas imaginar o que faríamos ou viver a situação na realidade podem ser coisas bem diferentes Piscar o olho

Bjinhos

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

LaraS escreveu:
bluegirl,

A Twin_mummy já me ajudou a responder, mas explico melhor Piscar o olho
O meu filho mama, de dia, de 3 em 3 horas. O meu horário de trabalho implica, em 2 dias (porque é irregular, não é igual todos os dias da semana) deixá-lo no colégio às 8 e ir buscá-lo às 17:30. Ora isto implica 3 refeições de leite durante este período. Como cada refeição são cerca de 150ml de leite, para manter o ritmo teria de tirar agora, para além do leite que ele continua a mamar, 450ml extra todos os dias durante 1 mês. Eu tenho leite para o normal de um dia, mas essa quantidade extra não tenho.
Então o plano é o almoço ser sopa, o que já corta uma refeição de leite e bastam apenas duas. Para essas duas já eu ando a tirar e a congelar leite e espero que dê, mas três é impossível. Por isso não tive outra opção, tenho de ir introduzindo já os sólidos. Isto porque prefiro os sólidos do que introduzir, nesta altura do campeonato, LA. São opções.

Parece muito fácil para quem não trabalha ou quem dá LA, mas esta ginástica de quem dá LM e trabalha é algo complicado de se fazer.
Para além da dificuldade que vai ser para mim esta separação de o deixar no colégio, não quero piorar as coisas pensando que ele vai lá estar a berrar por ter fome.

Percebo a insistência na questão da amamentação exclusiva até aos 6 meses, eu própria concordo com ela, como já disse, quando há possibilidade de ser posta em prática. O que eu não entendo, confesso, é que se critiquem as opções de cada um quando as situações são completamente diferentes. É fácil dizer "se eu trabalhasse faria assim" ou "se eu desse LM faria assado", mas imaginar o que faríamos ou viver a situação na realidade podem ser coisas bem diferentes Piscar o olho

Bjinhos

Lara,
compreendo q no teu caso faça mt mais sentido introduzir a alimentaçao complementar do q o LA. alias, penso ate q é o mais correcto... eu n critiquei ninguem. apenas quis dizer q se deve procurar introduzir sempre depois dos 6 meses (tanto pra LA como pra LM, claro q pra LA é mt mais facil e na maioria dos casos sao os q introduzem mais cedo). simplesmente as pessoas as vezes fazem-no por desconhecimento ou pq o medico disse pra fazer mas sem motivo nenhum.
e qd inicialmente disse q apos os 6 meses é o recomendavel tava a responder À mamã do topico. e pus as coisas desta forma pq basta tar um pouco atenta pra perceber q pelo forum quase todos os dias aparecem topicos a perguntar se ja se pode introduzir a alimentaçao complementar, em bebes q mal têm 3 meses e afins...
claro q cada um adapta às suas circunstancias e aquilo q lhe parecer melhor.
bjinhos

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Pois...e multiplica lá isso por 2...lol No meu caso tb teve que ser assim pq aqui a vaquinha é boa mas n tanto. A partir de dada altura n dava simplesmente p amamantar os 2 em exclusivo. Mas no meu caso foi entre os 3 e os 6 meses, pelo que nessa altura tive mesmo que recorrer ao LA e n me arrependo, pq n desisti, e aos 6 meses c a diversificação alimentar foi possivel voltarem em exclusivo ao LM. Presentemente estão com quase 14 meses e ainda bebem leitinho da mamã. Piscar o olho Mas n é nada fácil, claro!

Em relação à adaptação à escola tive q deixar os meus c apenas 5 meses no infantário, e nessa altura só comiam 1 refeição sólida em casa (ao jantar) pelo q passei por toda essa ginástica de tirar leitinho p mandar. É difícil para nós pq enfim...somos mães e eles são tão pequeninos... Mas o segredo está tb em saber escolher o local onde os deixamos de forma a podermos ir um pouco mais descansadas, e uma coisa te digo...nestas idades custa-nos mais a nós que a eles...lol Eles adoram lá estar e se me posso queixar de alguma coisa é de excesso de mimo. Por isso procura bem, escolhe bem, e tenta confiar um pouco q pode ser q a surpresa seja boa. Piscar o olho

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

LaraS escreveu:
bluegirl,A Twin_mummy já me ajudou a responder, mas explico melhor Piscar o olho
O meu filho mama, de dia, de 3 em 3 horas. O meu horário de trabalho implica, em 2 dias (porque é irregular, não é igual todos os dias da semana) deixá-lo no colégio às 8 e ir buscá-lo às 17:30. Ora isto implica 3 refeições de leite durante este período. Como cada refeição são cerca de 150ml de leite, para manter o ritmo teria de tirar agora, para além do leite que ele continua a mamar, 450ml extra todos os dias durante 1 mês. Eu tenho leite para o normal de um dia, mas essa quantidade extra não tenho.
Então o plano é o almoço ser sopa, o que já corta uma refeição de leite e bastam apenas duas. Para essas duas já eu ando a tirar e a congelar leite e espero que dê, mas três é impossível. Por isso não tive outra opção, tenho de ir introduzindo já os sólidos. Isto porque prefiro os sólidos do que introduzir, nesta altura do campeonato, LA. São opções.Parece muito fácil para quem não trabalha ou quem dá LA, mas esta ginástica de quem dá LM e trabalha é algo complicado de se fazer.
Para além da dificuldade que vai ser para mim esta separação de o deixar no colégio, não quero piorar as coisas pensando que ele vai lá estar a berrar por ter fome.Percebo a insistência na questão da amamentação exclusiva até aos 6 meses, eu própria concordo com ela, como já disse, quando há possibilidade de ser posta em prática. O que eu não entendo, confesso, é que se critiquem as opções de cada um quando as situações são completamente diferentes. É fácil dizer "se eu trabalhasse faria assim" ou "se eu desse LM faria assado", mas imaginar o que faríamos ou viver a situação na realidade podem ser coisas bem diferentes Piscar o olho Bjinhos

Ok, entendo o teu dilema e concordo cnt, é melhor introduzires sólidos que LA, isso não faria sentido nenhum. Aliás, o que faria mesmo sentido era que a licença de maternidade fossem os 6 meses que a OMS recomenda de amamentação em exclusivo, mas enfim, vivemos num país de 3º mundo e sem respeito pelos direitos humanos, fazer o quê? Um beijinho Sorriso

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

LaraS -
Offline
Desde 18 Abr 2011

bluegirl,
Ora aí está, concordo plenamente. As recomendações da OMS constituem todo um quadro geral e devem ser vistas dessa forma e não isoladamente. Faria todo o sentido que a licença fosse, no mínimo, de 6 meses, e com a opção de ser prolongada, ainda que com cortes no valor recebido, até pelo menos ao primeiro ano de vida. Nesse contexto tudo seria diferente. Ou então que o horário de trabalho fosse flexível até ao primeiro ano de vida, de forma a que a mulher pudesse ir a casa ou tirar o leite em condições ao longo do dia.
Infelizmente em Portugal o que contam são os números e não as necessidades e o bem-estar das pessoas, e ainda temos um longo caminho a percorrer nesse sentido...

FilipaBS,
Eu entendi que a tua intervenção era direccionada aos casos que referes, e concordo totalmente com ela. No entanto falei do meu caso específico para mostrar que nem sempre é uma questão de falta de informação ou conhecimento, mas sim porque muitas vezes tem mesmo de ser, os contextos de vida de cada pessoa assim o exigem.

Bjinhos!

titinha_29 -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Desculpem intrometer me mas não estou a perceber uma coisa.. a quem manifesta tanta estranheza/recusa pela introdução de outros alimentos antes dos seis meses: mas então pq os pediatras o indicam? Presumo que nsáo queiram mal aos bebes ou que desconheçam as directivas da OMS O meu pediatra é optimo, inclusive foi director do Hospital da Estefanea, e já me disse que na consulta dos 3 meses vai introduzir novos alimentos. Mais, ele é tambêm pediatra do meu sobrinho que só tem mais 4 meses que o meu filho, e fez exactamente o mesmo com ele e està um bebé lindo e super saudável. É que nâo levem a mal, mas quem lê aqui certos comentàrios fica com a ideia de q as mães q dao sopa ou outros antes dos seis meses sao parvas ou tao a fazer algo que vai perigar a vida dos filhos... Desculpem se tou a levar pro lado errado mas foi mesmo o q senti ao ler esses comentarios....

titinha_29 -
Offline
Desde 15 Jun 2011

olhem amigas, desculpem o meu comentario anterior... ando com a cabeca a mil..
como poderão ver por outros comentarios meus aqui no forum... desculpem se ofendi alguem..

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?