ajuda! a minha bebe chora a toda a hora.... | De Mãe para Mãe

ajuda! a minha bebe chora a toda a hora....

Responda
14 mensagens
patriciafcaria@... -
Offline
Desde 23 Jun 2014

boa noite...
venho vos pedir ajuda (dicas...) e saber se alguma de vocês passou pelo mesmo...
a minha bebe tem 2 meses e 10 dias e está constantemente a chorar....noite e dia...nao tem febre...faz coco todos os dias...toma medicação para as cólicas (ainda que possa nao fazer efeito..) enfim tou a ficar desesperada...sem paciência...super exausta e impotente face a tanto choro (

alguma ajuda??

muito obrigada

maedamadu -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Ola mamã! Serà que menina tem fome? A minha andou assim 15 dias. Quando a fui pesar em vez de aumentar pelo menos 500 gr tinha aumentado 180. Conclusão: tinha fome!! eu tinha muito leite mas não a alimentava.... vai pesar a sua menina regularmente? E que medicamento dà para as cólicas? Eu dei o infacalm e funcionou lindamente...

Sobre maedamadu

Faço sabonetes de glicerina, leite de cabra ou burra, para todos os tipos de pele. Sabonetes com 100 gr aprox. ou miniaturas ideais para lembranças como casamentos ou batizados. Todas as cores, aromas e formas.

Xanaa -
Offline
Desde 31 Ago 2009

Patricia, eu concordo com a Maedamadu.
Se a bebe chora dessa maneira e toma medicação para as colicas, muito provavelmente poderá ter fome. O ideal era tomar um pouco de suplemento para ver se acalma. Aconselho-te a ligar ao pediatra para ouvir a opinião dele e para ele te recomendar o suplemento (isto se ele for da nossa opinião). Espero que a bebé melhore

Snowhithe -
Offline
Desde 02 Out 2009

Acho que a compreendo perfeitamente.
O meu bebé é assim, chora noite e dia desde recém nascido.
Quando era mais pequeno, teve cólicas e julguei que fosse essa a causa do choro, mas as cólicas passaram e o choro continuou.
Fome também não era porque sempre tive bastante leite, e hoje em dia já é mais grandito, come de tudo, portanto o choro por ter fome, não se coloca.
Há dias em que desespero: chora quando acorda, chora para adormecer, chora para comer, chora para tomar banho, chora para vestir, chora para se calçar... ufa!!!
Tem um feitiozinho e detesta ser contrariado, atira com coisas ao chão, atira-se a ele para o chão, tenta bater-me, deixa-me de rastos.
Já cheguei à conclusão que não é defeito, é feitio. Neste caso, se não tem motivo nenhum para chorar, é um caso de MAU feitio Sorriso
Em relação ao meu filho, eu acho que ele é assim, porque a minha gravidez não foi nada tranquila. Passei por vários períodos de grande stress/ansiedade/nervos... enfim! Tendo um bebé em desenvolvimento dentro da barriga, não poderia correr bem.
O conselho que lhe posso dar, é que tenha paciência em doses industriais e mais paciência!!!
Beijos e que tudo corra pelo melhor Sorriso

Happy_Mum -
Offline
Desde 12 Mar 2012

O meu 1º filho também era assim...praticamente até aos 3 meses e meio que ele chorava constantemente. Cheguei a desesperar e até fiquei com uma depressão pós-parto porque não conseguia descansar nem fazer nenhum tipo de tarefas aqui em casa.
Ouvi de tudo...que era cólicas, que era o meu leite que não sustentava, que eu tinha pouco leite, etc, etc. Fui excluindo as hipóteses todas aos poucos e não tinha problema nenhum.
Foram meses muito complicados e a única coisa que resultava com ele era pegar nele ao colo. O que ele queria era aconchego, atenção, carinho, ... Muita gente disse que ele ia ficar viciado no colo e que eu devia deixá-lo chorar.
Só experimentei uma vez deixá-lo chorar...o choro demorou pouco mais de 30 minutos sem descanso possível. Por isso, lá andava com ele ao colo mal ele começava a chorar. Segui o meu instinto. O que é certo, é que a choradeira melhorou, não lhe dava tanto colinho (fui diminuindo) e ele não ficou viciado.
Tente levar as coisas com calma senão pode acabar como eu e eu não aconselho a ninguém.

Sobre Happy_Mum

Positivo:03/12/2012--05/03/2013-Duarte--03/07/2013 às 17h14,2.660Kg,47cm,com 34+3.
Positivo:04/06/2014--04/10/2014-Dinis--07/02/2015 às 22h21,3.630Kg,50cm,com 38+6.
Positivo:26/10/2016--30/01/2017-Mateus--27/06/2017 às 08h16,3.360Kg,48,5cm,com 39+0.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

A minha tb foi um sufoco ate aos 3 meses e meio. Acho que eram cólicas. Ela fazia coco mt bem, mas mesmo assim o intestino é imaturo e provoca dor. O meu conselho alem da paciência é que arranje um tempo mesmo que curto por dia em que alguém fique com o bebe e vá dar uma volta! 15 ou 20 minutos por dia faziam me milagres! A bem da sanidade mental!!

bebes especiais -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Bom dia.
Concordo com a perspectiva da snowhithe. Os bebes choram muitas vezes para "contar a sua história". Muitas vezes os bebés choram sem fome e sem ser por cólicas. Sou psicóloga e trabalho numa instituição de saúde pública com grávidas , bebés e crianças.
Estes bebés mais difíceis e extenuantes são bebés, regra geral, que estão a tentar procurar consolo devido a algo que correu menos bem...mas são extremamente difíceis de consolar.
Uma gravidez mais stressante, bebes concebidos por tratamentos de infertilidade, partos mais difíceis (prolongados ou cesarianas) são algumas das várias situações que podem originar este tipo de comportamento no bebé.
É preciso muita ajuda para tratar de um bebé destes, para conseguir descansar um pouco para ter a energia e tranquilidade que eles exigem. É necessário também reflectir sobre o que se passou para melhor entender o bebé. Eles necessitam de muita compreensão e de chorarem no colo...Não se devem deixar sozinhos a chorar.
São bebés que passaram por algum tipo de trauma pré ou perinantal...
Pessoalmente passei e ainda passo por isso. Num dos meus filhos a minha mãe morreu com cancro quando eu estava grávida . Tem quase dois anos agora e muito devagarinho tem vindo a melhorar ..Ainda não dorme a noite inteira, é facilmente irritável, difícil de consolar . Quando era bebe chorava muito, o colo não o consolava e tinha acesso de fúria nocturna. Nalguns bebes é mais passageiro e as manifestações são só temporárias...depende da intensidade da situação que despoletou a situação, da compreensão e informação dos pais sobre a situação e a capacidade de lidar com a exigência do comportamento do bebé.
Se quiser ler alguma informação pode pesquisar sobre: bebés de alta demanda do Dr. William Sears ou high needs babys do Dr. William Sears. Ele descreve muito bem estes bebés apesar de não ter aprofundado a questão relativa às causas deste comportamento no bebé.
Se precisar de ajuda tem a consulta dos bebés irritáveis no Hospital na Estefânia, caso more na região de Lisboa.
fico a torcer para que seja uma situação meramente provisória e que corra tudo pelo melhor...
Até lá, muita paciência e coragem.

ekia -
Offline
Desde 30 Jun 2009

Podes arranjar um sling e andar com a bebé encostada a ti...vais ver que melhora de certeza! Há bebés que precisam de sentir as mães, são mais sensíveis

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

A minha tinha muitas cólicas, até aos 2 meses era terrível. Aumentava bem de peso, não era fome. Hoje em dia é um amor de criança - Só chora com fome ou sono. Dizem que as cólicas melhoram apartir dos 3 meses. Penso que é o que se passa com a sua menina. Não concordo com isso de não dar muito colo, porque vicia. Os bebés até aos 3 meses (isto foi dito por uma enfermeira pelas aulas de preparação p/parto) precisam muito de colo, pois ainda se estão a habituar ao meio ambiente e gostam muito de colinho e de serem embalados pois sentem-se mais confortáveis e protegidos. Não creio que uma bebé de 2 3 meses, saiba o que é "fazer birra". Eles comunicam pelo choro, acontece que esse choro pode ter muitas causas: fome, frio, calor, dor, falta de carinho, medo, etc. terá de ir por exclusão de partes e aprender a compreender o choro do seu bebé. Com o tempo saberá distinguir eu no início também ficava assim desesperada, porque a minha menina chorava e muito, mas com o tempo comecei a perceber o que o choro significava. Concordo com as mamãs que dizem que deve todos os dias arranjar um tempinho para si, nem que sejam 15 minutos em que alguém fique com a sua menina, para que possa tomar um banhito mais demorado (que com bebés é impossivel), para ir beber um cafézinho ou simplesmente apanhar ar. É óptimo ser mãe mas é muito cansativo, principalmente nos primeiros meses. O meu conselho é muita paciência e muito colinho para o seu bebé, a única coisa a que se vai habituar é a ser acarinhado Sorriso <3

patriciafcaria@... -
Offline
Desde 23 Jun 2014

Boa noite a todas,
Agradeço o apoio!
Fome também não é...ela toma suplemento e felizmente come bem!
De facto, a minha gravidez não foi facil...tive momentos de bastante stress em que andei muito enervada...e foi de cesariana talvez isso tambem faz com que seja assim..nao sei Triste
espero que aos 3 meses, caso sejam so colicas isto melhore...se nao vou marcar uma consulta na Estefânia!
obrigada!!!

bebes especiais -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Patrícia,
Nos bebés mais difíceis, as cólicas intensas são comuns, mas são apenas um sintoma do mal estar do bebé e não o problema em si.
Na sequência do comentário anterior que lhe deixei, deixo-lhe os links de duas entrevistas de dois especialistas nesta área:

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT876203-1666,00.html

http://lifestyle.sapo.pt/familia/bebe/artigos/o-bebe-e-um-ser-unico

Tenho muita informação fidedigna sobre o que está a passar mas deixo-lhe apenas estas duas entrevistas pois calculo que não tenha tempo nem disponibilidade para ler coisas mais complexas.
Se achar que posso ajudar nalguma coisa estarei disponível...nem que seja para conversar ou ajudá-la a avaliar a situação para prevermos se é algo apenas com características temporárias ou com risco de se estender no tempo.
Procure ter pessoas que entendam o que está a passar e que a entendam e evite aquelas que não compreendem o que está a passar e a façam sentir-se ainda mais sozinha ou de alguma forma incompetente como mãe.
Um destes especialistas vem a Portugalno início de Maio pois está fazer um curso em Portugal sobre terapia para bebés. Chama-se Karlton Terry. No contexto do curso ele atende gratuitamente bebés que estão a passar por situações idênticas à sua ajudando os pais a compreender a situação e dando sugestões de como agir com aquele bebé.
Se estiver interessada, diga-me pois posso dar-lhe o contacto da pessoa que organiza o curso.
Não se deixe chegar ao ponto de exaustão nem deprimir, como diz o Dr. Pedro Caldeira que é um dos médicos responsável pela consulta de bebés irritáveis na Estefânia: estes bebés são tão difíceis que podem provocar depressões nas suas mães:

http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/consulta-para-bebes-irritaveis-e...

E isso só iria piorar toda a situação...
Muita força para si e fico a torcer para que seja apenas uma fase passageira!

Snowhithe -
Offline
Desde 02 Out 2009

Sei que o tópico não é meu, mas agradeço desde já a ajuda aqui disponibilizada.
O meu primeiro filho sempre foi uma criança calma e fácil de lidar, e sendo este meu bebé o segundo filho, pensei que seria tudo mais fácil.
Em relação ao colo, é algo que eu sempre dei.
Como exemplo, o meu primeiro filho deixou de andar no carrinho aos 9 meses porque só queria colo, e eu dava-lho. Ainda hoje, está a dias de completar 5 anos, e de vez em quando pede colinho e eu não tenho qualquer problema em agarrar nele, até gosto.
Agora com o bebé, a história é outra. Nunca gostou de colo, e até luta contra ele. Quando era mais pequeno, se estivesse a adormecer e eu lhe fizesse uma festinha no cabelo ao de leve, era o suficiente para se irritar e espantar o soninho.
Não minto, há dias em que fico desesperada. O que vale é que há uns dias melhores e se o carinho não vai a bem, vai a mal Espertalhão Tem de se habituar! Já decidi que quando ele se atirar para o chão a chorar quando for contrariado, vou-lhe fazer coceguinhas até trocar o choro pelos risos.
Como mães, temos de passar por muita coisa, mas o amor que nutrimos pelos nossos filhos, dá-nos força para tudo.
Beijos a todas e mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Sofiafz -
Offline
Desde 12 Abr 2013

Gostava de partilhar aqui a solução que no meu caso me devolveu a sanidade mental: o white noise. Usei desde que o meu bébe tinha 1 mês (tenho pena de não ter usado antes) e até aos 3 meses. Muitas vezes quando ligava aquilo parecia que o bébe tinha o botão "desligar": parava de chorar, suspirava fundo e adormecia de imediato. Acredito que vale mesmo a pena experimentar. Boa sorte a todas!

laurajoao -
Offline
Desde 07 Maio 2013

Já exprimentou embrulha-lo num lencol ou manta bem aconchegado? Os bebés precisam de sentir o conforto que sentiam na barriga da mãe. A falta de coordenação de movimentos origina movimentos involuntários das mãos, o que os assusta. Exprimente também cantar-lhe ou fazer massagens na testa no seguimento da linha do nariz, e ou fazer-lhe "xshhhiu" num tom suave perto do ouvido. Colo, dê-lhe quanto tiver... habitua mal? Um dia vai sentir saudades, aproveite agora. Piscar o olho