Ajuda - Mamilos gretados e dores excruciantes | De Mãe para Mãe

Ajuda - Mamilos gretados e dores excruciantes

Responda
34 mensagens
marta.afs -
Offline
Desde 15 Mar 2012

Boa noite,
Eu precisava de uma ajuda porque neste momento o meu desespero é grande. Tive um bebé há 3 dias... A bebé nasceu com as mãos em ferida de chuchar vigorosamente nelas, ainda dentro da barriga.
Mal nasceu colocaram-na para mamar e ela imediatamente agarrou o meu peito com uma força tal que impressionou todos. Mamou durante todo o tempo que estive no recobro (aproximadamente 3h) e quando não aguentei mais ela continuou a mamar nas mãos. Durante os dias que tive internada foi sempre assim mas no dia da alta os meus mamilos já não aguentavam. Tenho muitas gretas, e carne viva. Aparentemente a pega está a ser bem feita mas ela chucha com tanta força!!

Desde que vim do hospital estou a dar-lhe leite de substituição porque não aguento as dores da sucção dela, são dores piores que as das contracções para a ter. Queria pelo menos que as feridas abertas recuperassem um pouco par voltar a tentar. O meu leite ainda não subiu apenas tenho o colostro e parece-me que se calhar é pouco.

O que acham? Eu queria tanto amamentar a minha princesa Triste

Rachie -
Offline
Desde 10 Maio 2009

Olá Marta,
Antes de mais nada muitos parabéns pelo nascimento da tua pequenina.

Quando fiz o curso de PPP o truque que nos disseram para fazermos para os mamilos gretados foi tirar umas gotinhas de leite e esfregar no mamilo e deixar secar. Parece que tem propriedades curativas.

Para ajudar à subida do leite (no meu caso eu ainda não tive a bebé e já tive a subida do leite e tenho leite como se já tivesse dado à luz) podes pôr toalhas de água quente nos peitos e massajar.

Espero que te seja de ajuda e muita força para aguentar esta fase que não é fácil.

beijinhos

sara_gonc -
Offline
Desde 25 Mar 2012

Ola mama

Antes de mais parabens pela bebe.
Quanto as gretas poem cicamel e uma maravilha e em pouco tempo estas como nova.
Quanto ao colostro nao te preocupes ele chega para a bebe, o que acontece e que ela vem com o vicio de chuchar no hospital nao te aconcelharam a nada? Se lhe deres a chuoeta ela nao acalma mais um pouco?

NeuzaMC -
Offline
Desde 12 Ago 2011

Olá mamã ainda não tive o meu bebé, mas por experiência da minha cunhada quando teve a minha afilhada existe cremes muito bons para isso desde que tenhas os cuidados de higiene necessários para depois dares peito ela até me deu esses cremes a mim para pôr mesmo que não faça logo ferida ajuda. Outra hipotese é os mamilos de silicone ajudam muito também e não é só para quem não tem bico é mesmo para os mamilos gretados e com ferida. Se quiseres encontras neste site mas também há nas farmácias. Beijinhos e espero que melhores rápido.

http://www.clinicase.pt/epages/187547.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/187547...

Sobre NeuzaMC

Dia mais feliz da minha vida 27-09-2012 conheci o meu principe!
Papás e Padrinhos babados! Espertalhão
És o melhor das nossas vidas pequenino! <3
Madrinha babada da princesa Carolina!

Filipa N13 -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Olá linda! Parabéns pela tua nenuca! Sorriso
Mamilos gretados e dores insuportaveis.... sei bem o que é isso! O que eu fiz foi, comprei um creme na farmacia para ajudar a cicatrizar, andava em casa de mamas ao léu para acelarar o processo de cicatrização, comprei bicos de silicone para dar de mamar sem tanta dor, no final de cada mamada passava o meu leite em cada mamilo e em cada mamada só dava de uma mama, na mamada seguinte na outra mama e assim não massacrava tanto o peito! Demorou cerca de 15 dias a ficar bom!
Para a subida do leite, bebe muuuuuuita água, podes colocar toalhas quentes sobre o peito e é importante que a bebé continue a mamar porque a sucção é que produz o leitinho....
Se ela chucha tão avidamente, já lhe experimentaste oferecer uma chuchinha?
Beijinhos e as melhoras!

Gika -
Offline
Desde 28 Abr 2009

Olá! parabéns pela bebé!
eu utilizei o purelan para as gretas e realmente faz milagres!
qto ao resto não te consigo ajudar, espero q o conselho das outras mamãs te ajudem Sorriso

Sobre Gika

R - 3500kg 51,5cm
M - 4270kg 53,5cm
Meus amores ❤❤❤

TARGA -
Offline
Desde 15 Fev 2011

olá mamã.
Eu também tive mamilos gretados e usei discos de hidrogel e o creme purelan. Ao fim de cerca de 1 semama já estava bem. A primeira vez que coloquei o bebé a mamar ele mamou durante mais de 1h e por isso fiquei com o mamilo a sangrar. A pediatra disse-me que a mamada nunca deveria durar mais de 30min. É normal eles terem essa voracidade para sugar mas tenta dar-lhe chucha assim fica consolada sem ter massacrar. O facto de lhe dares o leite de substituição não é nada positivo e vai dificultar a amamentação. Espero ter-te ajudado.

brisa-clara -
Offline
Desde 09 Jan 2012

Eu tive uma greta enorme que até sangrava! Confuso

O que fiz foi comprar bomba e tirar e guradar leite dessa mama.
Dei mama da maminha menos lesada e dava depois no biberão o leite que tirava da outra mama.
Depois de 3 dias curou e comecei a usar um mamilo de latex para proteger, correu tudo bem e continuei a amamentar até aos 17 meses! Sorriso
So usei o mamilo de latex uns 5 dias, depois o mamilo habituou-se.
Boa sorte para ti e para a tua comilona. Bjs

Pimenta -
Offline
Desde 06 Mar 2007

Olá Marta!
Ja aqui escreveram dicas mto úteis para te ajudar neste processo q não e fácil. Deixo-te aqui mais uma dica, existe um livro dedistribuicao gratuita q costumam dar nos hospitais amigos dos bebes ou então podesdescarrega-lo na net. E o manual de aleitamento materno da unicef.
O melhor leite q podes dar e mesmo o teu. O leite de substituição e como sabes de origem animal. Tb colostro e importante pq permitem ao bebe soltar as "fezes". No livro tb encontras o link do site q contem contactos de pessoasa quem podes ligar e esclarecer duvidas. Felicidades!

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

passei por isso e é porque o bebe não está a pegar direito na mama!ve se ela pega a auréola toda,se não está errada a pega!podes por o purelan da medela,evite deixar umidos os bicos,ou seja,se puderes ande um bocado com os peitos ao léu,e põe seu proprio leite nos mamilos que ajuda a cicatrizar,casca de banana posta direto nos mamilos tbm é uma forma de cicatrizar,depois é só lavar para o bebe mamar,mas com o purelan não há necessidade é próprio para amamentar!além disso podes usar bicos de silicone até sarar,é uma sugestão...mas não sei se depois não volta tudo de novo,pois é preciso calejar para sarar...
A enfermeira me disse que uns 15 dias sarava pois é preciso calejar primeiro, e foi o que aconteceu,foi sofrido,resisto a tentação de dar LA e consegui,depois já não dói mais,vale a pena!
Quanto ao colostro,é lógico que sustenta mama!apesar de parecer ralinho é muito nutritivo,´depois de uns 3 dias é que vem o leite mesmo,não se preocupe!se sua bebe esta a engordar e sempre molha as fraldas é porque seu leite é suficiente Piscar o olho

Força mama não desista Sorriso

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

Mãe traquinas -
Offline
Desde 17 Jan 2012

olá mama como a compreendo kd aconteceu comigo usei estes cremes
http://farmaciaturcifalense.com/pt/883-palmers-creme-protector-mamilos-6...
que comprava no modelo e não necessita retirar para amamentar e tb usei este gretalvite muito mesmo em 3/4 dias vai conseguir amementar de novo.

bjinhos

Mãe traquinas -
Offline
Desde 17 Jan 2012

olá mama como a compreendo kd aconteceu comigo usei estes cremes
http://farmaciaturcifalense.com/pt/883-palmers-creme-protector-mamilos-6...
que comprava no modelo e não necessita retirar para amamentar e tb usei este gretalvite muito mesmo em 3/4 dias vai conseguir amementar de novo.

bjinhos

Mãe traquinas -
Offline
Desde 17 Jan 2012

ah o gretalvite penso k só se vende em farmacias Sorriso

blaranjinha -
Offline
Desde 23 Abr 2011

Oh mama! Caramba fiquei com pena do teu relato... Deves estar TAO aflita!

Entao é assim:

- Qdo acabas de amamentar passa um bocado de leite no mamilo deixas secAr e de seguida pões um creme especifico no mamilo (Purelan da Medela ou Barriederm da Uriage) estes cremes sAo específicos para amamentacao e nAo precisam de lavagem antes do bebe mamar; se puderes estar com o peito sem nada para secar e arejar é conveniente e ajuda a cicatrizaçao;

- A mama só deve ser lavada uma vez por dia quando tomas banho;

- Muitas vezes ao colocar os discos descartáveis de algodão estes colam a mama e qdo se tira estes voltam a provocar ferida... Existem umas conchas que permitem criar uma bolsa de ar entre o mamilo e o soutien (avent, chicco, etc);

- Para te ajudar na cicatrizaçao tb existem uns discos de Hidrogel que se colam na mama;

Ahhh e alterna as mamadas entre as duas manocas. Se numa mamada terminou na esquerda a mamada seguinte devera iniciar na esquerda e vice versa.

E ainda convém perceberes se de facto a baby esta a mamar mesmo e a beber o leite! Muitas vezes o bebe Ja só esta a fazer da mama chuchinha apesar de Ja estar saciado!

Se precisares de ajuda avisa!

Ps: eu sei que deves estar desesperada mas acredita q é apenas uma fase. O mamilo nAo estava habituado a tanta estimulação! Ele ira calejar e dps será mais facil!

Joanacardoso -
Offline
Desde 26 Ago 2009

Olá!

Olha nem a propósito, esta semana fui visitar uma amiga que teve bebé e que me contou que no 1º dia ficou com os mamilos também em ferida, logo no hospital, entretanto recomendaram-lhe as "conchas" de silicone da medela, que colocas após amamentar o bebé! A minha amiga disse que num dia os mamilos sararam, pois aquelas conchas permitem que o mamilo respire, ao mesmo tempo que auxilia na formação do mamilo!

Eu hoje fui logo comprar umas para mim e já as estou a usar ( nas instruções diz que podemos começar a partir das 32 semanas!)

Custaram 13.99€ na wells!

As melhoras e depois conta como foi!

Wattie -
Offline
Desde 19 Jul 2011

Olá mamã!
Antes de mais quero desejar-vos,às duas,as melhoras.
Tenta aconselhar-te com quem sabe,aqui fica:

http://www.sosamamentacao.org.pt/
Beijinhos!

Sobre Wattie

Ainda não acredito que sou mãe de um bebé liiiiindo!!
Madrinha orgulhosa da Lúcia Almeida e da sua/nossa feijoca Diana!!!!!À espera do Carlos Eduardo da AnninhaSu.(que já chegou no dia 7/06!)E agora a princesa Diana a 17/08!
Afilhada da querida SabineH e madrinha virtual de todo o coração do príncipe Odin.
Visitem a minha lojinha!

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Parabéns pela tua menina.
Contacta com alguma urgência a sos amamentação ou outra conselheira em aleitamento materno para te ajudar e para rever a posição e pega do bebé na mama.
Entretanto vai fazendo aplicações de lanolina pura (purelan) e do teu proprio leite no fim da mamada. Tb podes experimentar gretalvite (este é um medicamento).
Mas nada disto resolve se a bebé não passar a fazer uma boa pega. Pede ajuda a uma CAM Piscar o olho
beijinho

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

mmanelamm -
Offline
Desde 18 Jul 2011

Olá mamã, como eu te compreendo!!!

Eu sofri desse mal durante 4 meses, os meus bebés, mamaram muito sangue...

Como algumas mamãs já aqui referiram, eu também fiz:
- mamilos de silicone, só até cicatrizar, ou quando doer bastante;
- creme purelan - também usei gretalvit, mas prefiro purelan

- para mim o maior "milagre" - conchas de amamentação - ajudam os teus mamilos a cicatrizar, porque tem buraquinhos para os mamilos "respirarem" e nada lhe tocar - usava sempre, sem respeitar as horas que lá dizia, até de noite usava - colocava dentro tampões para absorver o leite Piscar o olho

- para o leite descer, existe um spray que se coloca no nariz, 5 min. antes das mamadas, deram-me no hospital - sugiro que ligues para a linha da amamentação e perguntes

sofri bastante por não estar bem informada, e nem mesmo alguns profissionais de saúde me souberam informar.

recomendo sem dúvida os mamilos e as conchas de amamentação!

Tens pele clara? pesquisei muito sobre o assunto, e a pele clara é mais frágil ... o que eu não dava para ter mais um bocadinho de cor!!!

beijinho, aposto que estás a pensar nos minutos que faltam para começar a sofrer novamente... mas se seguires alguns dos conselhos aqui dados, daqui a nada vais pensar, nos minutos que faltam para dar de mamã á princesa! Piscar o olho

Sobre mmanelamm

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6
"Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." Salmos 125:1

solymar -
Offline
Desde 22 Fev 2012

Ola nao pude ficar indiferente ao teu caso pois eu passei exatamente pelo mesmo.
O meu leite demorou 9 dias a descer, ate esse dia dava peito e leite artificial, como a bebe mamava durante 1 hora ou mais tempo e a pega n tava a resultar fica com os mamilos a deitar sangue, qd ela se agarrava eu chorava e tinha de me agarrar a mao do meu marido, entao que fiz eu, usei mamilos de silicone enquanto estes recuperavam as feridas, apos dar mama, apertava-a para sair um pouco de colostro e esfregava o mamilo, para ajudar a sarar as feriadas e depois de seco punha o crema da medela. Apos uns dez dias começei a ver melhoras e as dores foram passando, qd dei por mim dava leite materno e depois o biberao. No primeiro mes tive pouco leite, no segundo ja tinha mais. E agora que a bebe vai fazer amanha 2 meses, aconteceu um milagre Sorriso consegui produzir leite materno suficiente e passado dois meses n dou leite artificial. So descobri ha 2 dias, eu dava uma mama somente a cada mamada, e começei a dar sempre as duas e depois o biberao, a bebe ja n pegava no biberao, eu pensei q tava doente, mas nao, eu tenho leite suficiente.
Conclusão, para quem produzia pouco leite com mt sofrimento e apos, mt persistencia minha, ja n tenho dores nenhumas ha mt tempo e produzo leite sufiente pa minha bebe Sorriso
Eu n desisti de amamentar pq li comentarios aqui no forum q se formos fortes as dores passam com o tempo e o leite começa a vir qt mais estimulado for, por isso mt força que vais conseguir como eu:)
qq duvida diz beijinho grande

asiul_99 -
Offline
Desde 06 Maio 2010

Eu quase que fiz sangue de um também, mas resolvi a tempo. O que fazia era:
Se estivesse em casa, depois de mamar punha sempre um pouco do leite da mama (espremia umas gotas para isso), depois andava sempre em topless eheh (agora com o frio é mais complicado, mas usa casacos ou o robe). quando fiquei pior comprei uns discos de gel da medela (milagrosos, cicatrizaram em minutos)

quando saio levo sempre as conchas da medela

agora nao faço nada pois estao calejados

marta.afs -
Offline
Desde 15 Mar 2012

Eu ando mesmo desesperada, talvez seja a bebé que não pegue bem no mamilo todo mas ela aparentemente faz o seu dever, abre a boca em peixinho e apanha grande parte, mas o mamilo está grande e fica sempre algo de fora...
Sim eu sou muito branquinha que pelos vistos ajuda à festa!!

Também já tentei os bicos de silicone mas ou eu coloco mal ou aquilo não me faz nada a dor é exactamente igual. Tenho posto o purelan e deixo ao ar mas até agora ainda não ajudou muito... Quanto à técnica de apertar o mamilo e espalhar o leite, eu juro que tento mas não sai nada Triste
Eu tenho as maminhas inchadas, nunca tiveram tão grandes, por isso devo ter leite mas não consigo espremer nada. Também já tentei o hidrogel durante o dia de ontem e melhorou um pouco, mas mal dei novamente de mamar voltei ao suplicio. Até sangue sai... Parecem vidros a sairem da maminha.

Amanhã irei pedir ajuda profissional, eu não posso desistir. Espero que amanhã me digam qual o problema e que se resolva porque eu queria mesmo muito dar a maminha porque só faz bem a ela e a mim. Isto de ser mãe de primeira viagem não é fácil e começo a ter receio que o leite seque por não conseguir dar.

Mas eu darei notícias!!!

Beijinhos a todas e obrigado do fundo do coração

Filipa N13 -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Marta-
Olá querida! Custa tantooo.... Eu chorava cada vez que dava de mamar! Mas vai passar!
Se dizes que o teu peito está muito inchado, aquece toalhas no microondas e coloca sobre o peito, massaja muito, é que isso ajuda o leite a sair, tenho receio que começes a encaroçar! Se for mais facil para ti mete-te no duche com água quente e massaja bem o peito e tenta espremer para ver se sai alguma coisa!
Muita força e coragem!

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

O problema resolve-se. Pode demorar uns dias, mas o fundamental é que a bebé pegue bem. Dizes que ela pega bem no mamilo, queres dizer mamilo mesmo ou aureóla? É que o bebé tem de pegar em grande parte da aureóla e não só no mamilo. Tens aqui alguns vídeos que mostram a posição da mãe e do bebé e a pega. http://www.youtube.com/watch?v=T3GtU8yge0U
O bebé deve estar barriga com barriga, bem virado para ti, é o bebé que vai à mama e não a mama ao bebé, tu tens de estar numa posição confortável (seja deitada ou sentada), e depois com o mamilo passas no lábio superior do bebé. Isso vai fazer com que o bebé abra bem a boca. Se estiverem os dois sem roupa (pele a pele) ainda melhor. Os lábios ficam em forma de peixinho, virados para fora (como referes) e vê-se mais aureóla em cima do que em baixo (o queixo do bebé fica encostado à mama).
Os mamilos de silicone n resolvem o problema a longo prazo porque o bebé não aprende a pegar na mama, e só contribuem para que o problema persista. Se n te dás bem com eles, nem tentes de novo que não vale a pena.
Para extrair leite manualmente não se deve apertar o mamilo. Deve-se por os dedos mais atras, na auréola, e depois fazer pressão para trás (em direcção às costelas) e a seguir para fora. https://www.youtube.com/watch?v=6ZViuYKX5LU&feature=player_embedded Este vídeo explica e mostra como o fazer.
Dizes que ainda só tens colostro, mas se sentes as maminhas assim inchadas e grandes, provavelmente já se deu (ou está a dar-se agora) a descida do leite. A coloração não muda logo. Se o teu colostro é amarelo provavelmente vai continuar assim mais umas semanas, até ficar completamente branco. Mas isso não significa que não seja já leite. Isto leva-me a perguntar se a tua mama não estará muito dura e cheia quando dás de mamar... Se estiver assim é difícil o bebé pegar, por isso esvazia-la um pouco antes (no duche costuma ser mais fácil) seria boa ideia, mas só o suficiente para a auréola ficar molinha e ser fácil de agarrar.
Procura alguém que perceba mesmo de amamentação (uma conselheira em aleitamento materno), se for um médico ou enfermeiro sem este tipo de formação não tem a qualificação necessária para te ajudar. Vai a um cantinho de amamentação perto de ti ou então liga para a sos amamentação ou para a mamar ao peito ou para a liga la leche portugal (encontras facilmente os contactos na net).
O leite não vai desaparecer assim, continua a dar mama e tenta corrigir a pega. Entretanto vai a uma CAM que isso resolve-se.
Não introduzas chuchas nem tetinas agora nesta fase, porque pode confundir ainda mais o bebé em relação à pega na mama.
Beijinhos e calma (sei bem o que isso é e resolve-se!)

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

marta.afs -
Offline
Desde 15 Mar 2012

Olá meninas,
Uma vez mais muito muito obrigado pela ajuda. Recorri a ajuda na amamentação no Hospital onde sou seguida e sugeriram-me comprar uma bomba de extracção de leite e foi o que fiz. Neste momento acho que é a minha salvação Sorriso Extraí o leite todo que estava a fazer pressão e estou super aliviada. Não é o suficiente para dar à minha bebé porque ela é mesmo comilona (90 ml por mamada e com apenas 5 dias) mas já é qualquer coisa. A extracção é dolorosa mas nada tem a ver com as dores da sucção da bebé. Mesmo na posição máxima de vácuo não chega a 1/3 do poder de sucção dela e por isso fiquei tão maltratada por ela, até porque provavelmente a pega não está a ser feita a 100% apesar de fazermos ambas o que se deve, segundo as pessoas da maternidade. Ela abocanha todo o mamilo e grande parte da aureola, não abocanha mais porque não consegue e suga como se não houvesse amanhã e não larga por nada, nem a dormir... Por enquanto, vou recorrer à ajuda da bomba, usar os protectores de mamilos, o purelan e hidrogel para regenerar os mamilos e depois tentarei novamente quando suportar melhor.

Quando extraio com a bomba apesar de ser muito mais gentil que a menina sai um pouco de sangue mas a enfermeira diz que não é preocupante e para continuar. Quanto à inserção da chucha e biberão não tenho outra hipótese, se não ela fere-se mesmo muito nas mãos (vício mesmo que ganhou ainda no útero) e para dar o que extraio só com biberão.

Mas mesmo assim estou bem mais animada. Apesar de a produção não ser muita vou insistindo para que aumente e um dia não precise nem do suplemento nem da bomba Sorriso

Obrigado!!
Beijinhos

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Essa enf era conselheira em aleitamento materno?

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

marta.afs -
Offline
Desde 15 Mar 2012

Eu penso que sim FilipaBS. Não lhe perguntei directamente mas estava no apoio à amamentação. Porquê? Estou a fazer asneira?

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Parece-me q aquilo q ela te sugeriu pode n ser a melhor opção de futuro.. Ela corrigiu a pega pelo menos?
Olha se calhar é melhor fazer assim, se estiveres interessada manda-me uma m.p. com o teu e-mail ou nome no Facebook e adiciono-te a um grupo de apoio à amamentaçao onde tem muitas conselheiras em aleitamento materno, enfermeiras e mães q amamentam ou amamentaram. Pode ser uma mais valia p ti. Piscar o olho

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

Orchid -
Offline
Desde 25 Mar 2009

Marta, se posso perguntar, és de onde?

Sobre Orchid

05-09-2009... chorei porque não sabia sorrir tanto!
Sessões fotográficas pré-mamã, bebé, familia...
www.caixadeluz.pt http://www.facebook.com/caixadeluz
[email protected]

cflc -
Offline
Desde 14 Dez 2011

Eu tive sorte com as maminhas, nunca tive esses problemas mas há uma coisa que tb te pode ajudar a cicatrizar os mamilos. São umas conchas (eu usei da Medela, http://www.medela.com/PT/pt/breastfeeding/products/breast-care/breast-ni...)que protegem os mamilos da fricção na roupa. Como têm uns furinhos deixam arejar o que tb ajuda a cicatrizar.

Outra coisa que te aconselho é a usares o biberão Calma da Medela, porque obriga os bebés a fazerem o movimento de sucção do leite, parecido ao que fazem na mama. Isto é aconselhado sobretudo no início, porque o bébé pode habituar-se ao maior fluxo do biberão normal e depois ser mais difícil voltar à mama. A minha bebé teve de tomar suplemento ainda no hospital porque teve de ficar uma noite a fazer fototerapia e, apesar de eu me ter disponibilizado para ir dar de mamar quando ela quisesse, a enfermeira insistiu que ela tinha fome e que era mais rápido assim pq fazia o tratamento mais depressa e com menos interrupções...mas não deixei que lhe dessem num biberão normal, deram num desses da Medela, que ela depois continuou a usar até aos 6 ou 7 meses para beber o meu leite quando já estava trabalhar. Foi até um dia se fartar, já não ter paciencia para puxar e psssámos para um normal :), mas aí já a amamentação estava plenamente assegurada :)(ainda mama de manhã e à noite, com 11 meses :)).

Quanto à bomba, eu usei deste o início (até hoje). No início tirava a seguir a cada mamada e servia para o pai lhe dar um biberão à noite (para eu descansar mais um bocadinho). Depois ela começou a dormir mais horas seguidas durante a noite e, como sempre dei uma maminha de cada vez (em cada mamada), de manhã esvaziava a maminha que ela não mamava e fui fazendo stock :). Foi-me muito útil quando comecei a trabalhar. Posso dizer que até hoje nunca (sem ser lá no hospital)bebeu outro leite que não o meu. Ainda hoje tiro leite à tarde (muito menos do que antes, claro) e vou congelando para ela beber a meio da manhã dia sim, dia não (porque já come papa ou iogurte). A bomba é uma grande aliada :)!

Boa sorte!(desculpa o testamento :S)

marta.afs -
Offline
Desde 15 Mar 2012

Eu sou da Póvoa de Santa Iria, arredores de Lisboa.
cflc eu também achei que a bomba me estava a ajudar imenso pois consigo dar o meu leite à minha menina durante estes tempos difíceis apesar de ter de complementar com LA, mas se calhar é só mesmo a ultima alternativa pelo que percebi. Não estou a resolver nada apenas a adiar... Mas acho que chego lá Sorriso

arra -
Offline
Desde 21 Set 2011

Muito obrigada por todas as informações aqui disponibilizadas.
São poucas as pessoas à minha volta que encorajam a amamentação.
E eu queria tanto.
Depois leio estes casos, de tanta dor e sofrimento e fico um pouco receosa, ou não ter leite ou o bebé não pegar bem...
Mas a minha vontade principal é essa: Dar de mamar!

Obrigada

Sobre arra

IMG - 20/09/2011
POSITIVO! 25/02/2012 Apaixonado
DPP - 27/10/12 . Em breve seremos três! Apaixonado
O dia mais feliz da minha VIDA
15/10/2012 O dia em que nos conhecemos Apaixonado AMO-TE MUITO FILHO 19.32 - 3620Kgs Apaixonado