Ajuda: Mamãs experientes, será autismo? Preciso de nome pediatra preocupado! | De Mãe para Mãe

Ajuda: Mamãs experientes, será autismo? Preciso de nome pediatra preocupado!

Responda
17 mensagens
Rita_Katita -
Offline
Desde 16 Nov 2013

Olá mamãs e meninas

Resolvi criar este tópico, sei k já existem alguns sobre este tema, mas uma x que ando muito angustiada, vir aki escrever poderá ajudar-me um pouco assim como as vossas experiências..

Bem, não me alongando muito, desde os 15 dias de vida do meu R que sinto que algo se passa, nunca convivi de perto c/ bebes por isso posso estar enganada...
Ele no 1º mês era um bebé muito apático, sempre a dormir e não interagia... Entretanto percebi que não me olhava, nem a mamar, fui ao google e pum encontrei a palavra AUTISMO... e desde então que isto não me sai da cabeça, a acrescentar a esta situação, estou com uma depressão pós parto, o que não me está a ajudar a lidar ou a ver bem as coisas.
Entretanto o tempo foi passando e ele começou a interagir mais, alias o meu marido diz que ele não tem nada (mas ele não é médico)...

Pois bem, aqui estão as razões p/ eu achar que algo se passa:
- Poucas vezes olha p/ mim a mamar
- Quando está ao colo prefere estar virado p a frente a olhar p as coisas
- Sinto que não tem grande interesse nas pessoas (as x vamos almoçar a casa dos meus pais e não olha p/ ninguém, apenas para as coisas, mas outras na casa dos meus sogros olha p eles e sorri), o marido interpreta como sentir-me melhor em certos sítios e personalidade dele...
- Olha p as pessoas principalmente quando está na horizontal ou seja no muda fraldas, no ovo, ou no sofá, mas se o coloco de pé devia logo o olhar p as coisas do quarto, por exemplo ainda agr fui mudar a fralda, levei-o ao colo deitado ia a olhar p tudo até p/ as paredes brancas,assim que o deitei olhava e ria enquanto eu falava, mas mal o levantei desviou o olhar p/ as coisas do quarto (será que evita?)
- Palra pouco p nós (talvez até palre mais p os brinquedos ou tv)
- Fica no parque a brincar sozinho, as x ausento-me por minutos e ele nem chora, como se não sentisse a falta, mas por outro lado às x chora e só quer estar sentado ao colo a brincar c um brinquedo ou c a chucha, a olhar p/ tudo.
- Dorme muito mal de noite, durante o ultimo mês estava sempre a choramingar, ou pela chucha ou pela mama, e quando dorme contorce-se todo (às x solta gases não sei se serão cólicas)
- Já acordei com ele no berço a palrar p/ o móbil, eu esperava que ele chorasse para me chamar, mas tb não lhe dei muito tempo e não se esse palrar era ele a chamar-me ou se já estou mesmo doida.
- Não sorri muito para as outras pessoas, mas quando olha vai sorrindo.
- Se lhe coloco à frente um peluche ele olha, mas se for uma pessoa já começa a olhar p outros lados
- Quando o pai chega nem sempre se ri p/ele
- Se o sento na minha barriga, só agora vai olhando mas por pouco tempo, parece que não tem interesse ou evita
- Quando o ponho no espelho era suposto ter outra reação pois dizem que os bebes após os 3 meses já reconhecem outros bebes, mas ele parece não se interessar
- No outro dia fomos à consulta de pedi, e na sala de espera só olhava para os desenhos nas paredes, nem p nós nem p ninguém, quando entrámos fico ao colo do pai e tb não olhou p a pedi, olhava p baixo (tipo envergonhado), mas dps na marquesa olhou p a pedi e até se riu.
- Ás x vamos ao shoping, ele vai no ovo e não vai a olhar p nós, ou vai a olhar p as outras coisas ou tipo meio como "quem não está cá" (não sei se estará c sono, ou se já estou a tentar arranjar justificações), às x alguém mete-se c ele e ele nem olha, nem reage
- Tem a perímetro cefálico quase no percentil 85 (eu li que as crianças autistas costumam ter a cabeça grande).

Claro que já fui a 3 pediatras e 1 pedopsiquiatra, quando ainda nem tinha 3 meses, que desvalorizaram tudo, mas também ele era pequeno, agora se calhar se fosse agora diziam outras coisas... (a minha terapeuta diz que eu não confio nos médicos)
posto isto preciso de um pediatra atento a estas questões e não apenas mais um... Até porque na ultima consulta a pedi nem perguntou nada sobre o desenvolvimento cognitivo, nem se ria, nem se respondia pelo nome, nada, apenas questões de peso e tamanho.

Gostava que me ajudasse, quem já passou por estes receios e angustias, quem tem um filho diagnosticado que me possa dizer se tinha estes sinais e quem souber de um pedi na zona de Lx (de tiver ADSE excelente) que seja sensível para estas questões.

Eu tento ter fé e esperança que ele vai mudar, mas já estou a imaginar ele com 1 ano e a continuar a não olhar p/ as pessoas e isso parte-me o coração. Eu lutei muito por este bebé porque tenho historial de ansiedade e depressão, tive de lutar p não tomar medicação, superar uma gravidez não evolutiva,... (eu ainda tomei medicação no 1º mês, será que influenciou?!)

Obrigada a todas e desculpem o testamento

Positivo:19 Junho 2013 Gravidez não evolutiva às 8 semanas - 15 Julho 2013
Positivo: 29 Novembro 2013 Bebé mais lindo do mundo!!!!
Positivo: 18 Abril 2016 - AE 20 maio Triste Triste

babylove -
Offline
Desde 22 Set 2009
I Love DMPM

Rita, o teu bebé tem 4 meses acabados e fazer, 4 meses!!

Ainda agora chegou a este mundo e tu tens uma lista infinita de cobranças, de coisas q tu achas que ele devia fazer e não faz, ou até faz, mas não faz qd tu achas que devias fazer.

Tens de confiar nos médicos que já viram o teu filhote, tens de confiar no teu filhote e tens de confiar em ti e na tua terapeuta.

Pensa, não estás a aproveitar os primeiros meses do teu filho, focada só nos pontos onde achas que ele está a falhar. Os bebés são todos diferentes, todos, e na idade do teu, não se fazem diagnósticos de autismo, simplesmente pq não é possível.

O bebé tem de ser estimulado, todos os dias se criam milhões de ligações eléctricas novas no seu pequeno cérebro, tem de ser amado e acompanhado. Se algo não estiver bem, será diagnosticado no seu tempo, até lá, não ganhas nada com essa ansiedade de "encontrar cabelo em ovo" Piscar o olho

Por fim, é mesmo mto importante que o teu bebé tenha um pediatra em que tu confies a 100%, por isso, acho que deves encontrar um com que tem sintas bem acompanhada para falar e te tranquilizar sobre esses assuntos e a partir daí, aproveita o crescimento do teu filho. O tempo passa, e não volta para trás...

Beijinhos e tudo de bom

Sobre babylove

Madrinha dos rebentos das minhas queridas gémeas de Outubro 2008.
Madrinha da Celi82 Espertalhão (Parabéns pela Inês!!!)

cristinabrito78 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Olá mamã Rita.
Li o que escreveu, o seu bebé é tão pequenino..o que esperava que ele fizesse???
Ele ri, o que é super importante, só não é a toda a hora, o que também é super normal Sorriso
Pode estimular o rir, com palhaçadas, e risos seus e fazer-lhe caretas (deitar a língua de fora, etc..)
Pode estimular o contato visual ao falar-lhe muito, olhando-o nos olhos e dizer frequentemente o nome dele para lhe chamar a atenção.

Sou mãe de uma menina muito inteligente, faladora e não li nada de errado no seu bebé.
Tudo a seu tempo e todos se desenvolvem a ritmos diferentes.

Em relação à depressão que tem, está a tomar medicação?

Arranje um pediatra de confiança e não ande sempre a pedir opiniões.
É de Lx? na Cuf Descobertas há uma pediatra fantástica que é a Professora Ana Serrão Neto, veja se consegue vaga. Ela é super interessada mas é "pão pão queijo queijo" e não entra nos "devaneios" dos pais.

Como mãe extremamente extremosa digo-lhe de coração que apesar de não ser médica, pelo que descreve o seu filho parece óptimo.
Felicidades

Ana LopesM -
Offline
Desde 24 Maio 2010

nao sou pediatra nem percebo nada de autismo, mas nao me parece assim nada de anormal.
acho normal eles querem olhar para tudo, sao curiosos, se ate se ri para algumas pessoas. nao sei mas nao parece mal

Ana

Miac -
Offline
Desde 02 Set 2007

Minha querida Rita_Katita,
Desculpa a sinceridade mas acho que estás a sobrevalorizar, o que acho normal sendo o teu primeiro filho e tendo lutado para o teres. Eu nunca vi um bebe olhar para a mãe enquanto mamã, se o faz pára de mamar para olhar Sorriso
Disseste que tens uma depressão pós-parto, e tens historial de depressão e ansiedade, és devidamente acompanhada e medicada?
O teu bebé tem 4 meses, começa a interagir com o mundo mas ainda é muito pequeno e é normal que esteja atento a tudo o que o rodeia mas que não se manifeste muito. Se calhar a tua depressão não te está a deixar viver a maternidade em pleno, e se for esse o caso deves falar com o médico que te acompanha. A maternidade é uma altura maravilhosa e que devias tar a desfrutar e em vez disso estás preocupada e não estás a viver plenamente a alegria de ser mãe Sorriso
Espero sinceramente que esteja tudo bem com o teu menino e contigo e que, com o crescimento dele, comeces a perceber que ele é um bebé normal e consigas relaxar e sobretudo ser feliz com ele e o teu marido!
Felicidades

Dragonfly_blue -
Offline
Desde 15 Abr 2014

Estou completamente de acordo com a mamã Babylove!
Parece que estás a exigir demais de um bebé de apenas 4 meses.
Procura ler (mas em livros ou revistas da especialidade e não na internet, onde muita da informação não é verdadeira) sobre o desenvolvimento cognitivo e psíquico dos bebés e vais ver que estás, muito provavelmente, preocupada sem razão!
Se calhar, e talvez devido a não teres muita convivência com bebés (como tu própria referes) tinhas espectativas irrealistas acerca dos bebés. Com um mês de vida, um bebé não é nada interactivo, come e dorme basicamente. Chorará de dor, se as tiver e pouco mais.
Olha mais para dentro de ti e tenta perceber de onde vêm todas essas inseguranças.
Por último, gostava de te alertar para o seguinte nenhum, e repito, nenhum pediatra/ pedopsiquiatra/ psicólogo ou qualquer outro médico sério irá diagnosticar autismo num bebé de 4 meses, isso não é de todo possível!
Um grande beijinho para ti

sonic_2014 -
Offline
Desde 17 Dez 2011

Tenho um bebe de 4 meses e muitas situações que descreve são iguais. Nos primeiros 3 meses é só comer e dormir, não ligou muito ao mundo que o rodeia. Para ele o pai estar ou não estar era a mesma coisa. A partir dos 4 meses parece que acordou para o mundo, mas umas vezes liga às coisas e às pessoas, outras vezes nem por isso, está no direito dele. Falo sem grande experiencia, mas o comportamento do seu bebe parece-me completamente normal.

Desde 13 Set 2012

Olá mamã Rita...

parece-me que de facto anda a ler muito mas não necessariamente as informações certas e, pior do que isso, anda a tirar conclusões erradas com base em informações que,´apesar de corretas, são válidas para crianças muito mais crescidas do que o seu menino. Deixe de fazer filmes... a sua depressão não estará, muito provavelmente, isenta de culpa nesse fatalismo todo.

Para começar, fique a saber que nenhum diagnóstico de altismo é emitido para crianças com menos de 2 ou 3 anos. Nem de altismo nem de qualquer uma das diversas variantes do espéctrum do altismo, como por exemplo o síndrome de asperger.

Tudo o que descreve em relação ao seu bebé corresponde exatamente ao que deve acontecer com um bebé de 4 meses... parece que tem necessidade de buscar problemas onde apenas não existe nada a não ser um bebé lindo e perfeitamente saudável.

Olhe para o seu filho como ele é de facto e não esteja sempre a visualizar o que não existe. Os bebés pequenos não focam logo o olhar nas pessoas, ele não precisa de a olhar enquanto mama, ele sorri para o móbil apenas porque está feliz e confortável; não chorar logo que acorda demonstra precisamente o oposto do que está a imaginar: se ele não chora é porque está feliz, confortável e alegre com o que o rodeia.

O curioso do seu relato é que você vê negatividade em tudo o que muitas mamãs que eu conheço desejariam ver nos filhos:

- acordar e palrar em vez de desatar aos gritos;
- ficar a brincar no parque sozinho;

O que descreve relativamente às reações dele em relação ao espelho e aos brinquedos é tudo perfeitamente natural para a idade... ele olha e reage ao que lhe chama a atenção! Vai chegar o dia em que vai desejar que ele fique caladinho nem que seja por 10 minutos!

Mamã, não perca tempo e os melhores momentos da evolução do seu bebé ficando angustiada pelo que não existe anão ser na sua cabeça; olhe que o tempo passa demasiado rápido e depois vai desejar ter aproveitado melhor esta fase do pequenito.

Passeie no centro comercial e fique feliz porque o seu pequeno olha pra tudo o que o rodeia em vez de olhar para as caras que está habituado a ver... isso é que seria estranho! No centro tem tanta cor, tanto movimento, tanto ruído! É normal que ele prefira aproveitar estes estímulos cheios de novidades!

Vá lá mamã, não permita que a sua imaginação fatalista a conduza por caminhos que apenas estão traçados na sua mente e que não existem em lugar nenhum. É você que imagina tudo isso, não tem nada de palpável e de concreto para se agarrar!

O seu menino é apenas um bebé e, como todos os bebés, ele precisa da sua mamã confiante e alegre e não sempre a pensar que o seu menino tem qualquer coisa de muito tenebrosa escondida que vai surgir a qualquer momento.

Dorme mal? ele e 80% dos bebés dessa idade!

Perímetro cefálico nos 85? Olhe, o meu menino tem 17 meses... sempre esteve está nos percentis 95 no peso e altura e 90 no perímetro cefálico... Altista? Nem pensar!

Vá dando notícias...

Espero ter ajudado a tranquilizar esse coração de mãe.

SMSantos

margarida_13 -
Offline
Desde 02 Jun 2011

Vou ser muito sincera, espero que não me leve a mal. Mas com o seu histórico de depressões e estando a passar por uma, acho que em vez de consultar pediatras, deveria canalizar agora a atenção para si em procurar ajuda para si. Não tem mal nenhum preocupar-se consigo, mesmo que o bebe seja pequeno. Lembre-se que o seu bebe está bem se você estiver.
Quanto ao bebe tem 4 meses, é normal o que descreve. Há bebes mais agitados do que outros, uns que choram mais, que interagem mais, outros nem por isso. O autismo a ser diagnosticado é bem mais tarde. Sorriso

https://www.facebook.com/setecenouras/
Coisinhas giras para os nossos pequenos (aventais, malinhas, etc!)

LLR -
Offline
Desde 21 Jun 2011

Eu estudei psicologia (não estou a exercer) e tenho 2 filhotes, um dos quais com 4 meses e é como mãe que gostava de lhe dar a minha opinião. Parece-me que, no fundo, está certa que o seu filho é autista e quer apenas encontrar alguém que o confirme... Na maior parte das vezes, o que lemos na net, são casos extremos... e o que descreveu do seu filho sim, coincide com algumas características do autismo, mas tb são aspectos normais em bebés tão pequenos Sorriso o seu bebé tem 4 meses... está a descobrir o mundo! E por vezes, eles acham mais interessantes as luzes da tv, as cores de um novo objecto, do que propriamente as nossas caras. O meu bebé é tão calminho que pouco chora. E tb não chora com fome. De noite só lhe vou dar de mamar porque o ouço a chuchar nos dedos, não chora. E por vezes tb não olha para mim a mamar. Eu acho que é normal, não fique alarmada. Crianças autistas têm dificuldades na socialização e é mais tarde que essas dificuldades se tornam evidentes. Não leve a mal, mas penso que a sua depressão e forma negativa de ver o mundo estão a influenciar muito nesta ideia. Procure alguém que a ajude... seja com medicação... psicoterapia... o melhor é estar bem consigo própria e para o seu bebé Sorriso vai ver que tudo não passa de um susto. As melhoras e força!

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Minha querida, ja respondi no outro tópico mas digo te novamente! Eu sou da area (estudei educacao especial) e a minha mãe é pediatra. Eu tive as mesmas inquietacoes e n tenho historial de depressão. A minha menina não só não olhava como evitava terminantemente olhar nos olhos. Eu sabia que n era possivel diagnosticar mas o coração apertava. Fazia muitas das coisas que descreveste... so queria andar virada para a frente, evitava o olhar nos olhos, queria sempre olhar para as coisas.... eu dizia à minha mãe que é pediatra e ela dizia me que realmente via essas coisas (eu n eatava a sonhar) mas que nestas idades n é significativo. Vais ter mesmo que esperar, controlar a ansiedade pois passa para o bebe e ir estimulando! Sabes o que eu fazia? Punha um brinquedo a frente da minha cara e de ŕepente tirava o (deixando a minha cara a descoberto.) E fazia cucuuuuu! Ela adorava mas o olhar n demora muito tempo. Hoje ja tem mais de um ano e é a coisa mais mimalha, palradeira e interactiva que possas imaginar! Nesta fase nenhum medico te vai dizer que é autismo. É impossivel! Mesmo! Podem ver sinais estranhos como eu e a minha mae vimos mas pode simplesmente n ter motivo por serem tao novos! A mim acalmou me estimula la! Fazia o que podia e logo se via! A verdade é que ela nunca teve nada, nao foi a estimulacao que a "salvou" mas acalmou o meu coracao. Se quiseres podemos falar por msg e mando te dicas de estimulacao. Sabes o que percebi mais tarde? A minha filha tinha era muita curiosidade por tudo à sua volta! As paredea brancas de que falas e o mobil sao coisas para ti sem interesse mas é tudo novo para ele!

Rita_Katita -
Offline
Desde 16 Nov 2013

Agradeço-vos do fundo do coração as vossas palavras, efetivamente trazem um certa dose de tranquilidade, mas muitas de vocês, de não todas, têm razão quando dizem que a DPP não me está a ajudar. Eu já estou a fazer terapia, mas sinceramente a abordagem psicanalítica não me parece estar a ajudar.
Eu sou uma pessoa ansiosa, que sofre por antecipação por isso devem imaginar o quanto está a ser difícil para mim.

Obrigada mesmo a todas, penso que terei de recorrer novamente a medicação, mas neste momento tenho de pensar primeiro no meu filho e se isso me fará ficar melhor e agir melhor c ele então terei mesmo de ir por esse caminho.
Beijos mt grandes p todas

Positivo:19 Junho 2013 Gravidez não evolutiva às 8 semanas - 15 Julho 2013
Positivo: 29 Novembro 2013 Bebé mais lindo do mundo!!!!
Positivo: 18 Abril 2016 - AE 20 maio Triste Triste

Desde 13 Set 2012

bom dia mama Rita!

Como vê, todas as opiniões e testemunhos aqui deixados levam-na para o mesmo desfecho: o seu bebé não é autista, é apenas um bebé com 4 meses...

Olhe para ele, brinque, estimule, cante para ele... se ele não olha para si não importa, o que importa é que você olhe para ele e seja capaz de se perder de amores no olhar dele... veja o seu filhote e não apenas uma fonte de futuros problemas e angústias.

Se precisar de ajuda da medicação, pois bem, aceite, pois é mesmo para isso que a medicação serve, quando, obviamente, é prescrita com critério e conhecimentos de um especialista.

Viva o hoje e deixe que o amanhã surja com naturalidade... é o que fizer hoje que contribuirá para um futuro melhor...

E, aligeirando um pouco, considere-se uma mulher de sorte e muito competente enquanto mãe, por ter um filhote que é capaz de ficar no seu berço tranquilamente a brincar e a palrar em vez de começar aos gritos ao primeiro segundo!

Eu tenho 2 filhos e olhe que são completamente diferentes um do outro! A menina, agora já com 10 anos, chorou muito durante o 1º mês devido a cólicas, mas depois ficou quietinha sossegadinha. Sempre dormiu de noite e jamais quis sequer comer de madrugada. O menino, agora com 17 meses, Nunca chorou por razão nenhuma das habituais, mas não dispensa um biberom por volta da meia noite. Uma noite destas adormecemos todos mais cedo e não lhe demos o biberom habitual. Sabe o que aconteceu? Ele não conseguia dormir mas nunca chorou. Eu percebi que algo se passava de anormal porque ele, em vez de estar sossegado a dormir, só se agitava na cama, pegava nos bonequinhos, andava de uma ponta à outra da cama. Estava com fome, mas nunca chorou. De repente acordei completamente e lembrei-me do biberom. Fui preparar e dei-lho. Parecia coisa de filme, terminou o biberom, virou-se para o outro lado e adormeceu instantaniamente. Como vê, não chorar não significa necessariamente nada de mal.

Divirta-se com o seu bebé, e, tão importante como isso, cuide de si, porque, na verdade, parece estar a precisar mais de ajuda do que o seu bebé. E não procure chifres em cabeça de cavalo porque, como sabe, jamais os vai encontrar!

Beijinhos, tudo de bom e, se precisar de algo, não hesite...

SMSantos

Cristiane Dias -
Offline
Desde 21 Out 2014

Boa Tarde
Rita

Li sua história e me encontro atualmente na mesma situação, Igor tem 8 meses e ainda não faz contato visual, fui observar isso quando ele ainda tinha 3 meses, pois bem, já fiz ressonancia de cranio, mapeamento ocular, mapeamento da retina, mandei até contar o cromossomo dele pra saver se existia alguma anomalia, e não apareceu absolutamente nada em tds os exames, no entanto meu coração ficou mais sossegado, ele faz ainda acompanhamento em uma NEURO OFTALMO, porque segundo o médico, ela nunca pegou nenhum caso igual do Igor, mas ele vem apresentando melhoras pequenas no dia a dia, tais como ver TV, sorrir de volta, pegar os brinquedos ao redor, mas contato visual não faz de jeito nenhum, ele revira os olhos pra cima e para os lados, mas não te olha.

Só Deus pra nos acalmar o coração, essa angustia de ver nossos pequenos bem e felizes, e pra nos amiga, só devemos dar tempo ao tempo, e acreditar que tudo irá ficar bem, é só uma fase deles.

Ah sua bebê já está apresentando melhoras no Contato Visual ???

Muita energia Positiva pra vocês !!!!
Bjs Bjs

Bjs no Coração*´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ *(¸.· Cristiane Dias

Rita_Katita -
Offline
Desde 16 Nov 2013

Lindas que responderam aqui no forum...

Encontrei este tópico hoje e pensei... estava tão mal... Passei tão mal...

Atualmente o meu filho é super saudável!!!

Obrigada a todas pela ajuda e concelhos!!!

Positivo:19 Junho 2013 Gravidez não evolutiva às 8 semanas - 15 Julho 2013
Positivo: 29 Novembro 2013 Bebé mais lindo do mundo!!!!
Positivo: 18 Abril 2016 - AE 20 maio Triste Triste

anasouto79 -
Offline
Desde 26 Ago 2015

Apareceu-me este tópico e deixe-me dizer Rita que também passei por uma situação semelhante mas já tinha o meu filhote 14 meses, o que eu sofri, passei tão mas tão mal e acho que estava a entrar em loucura já, e afinal hoje está tudo bem com o meu menino. Só para dizer que mamãs que passem pelo mesmo, e sei que não é fácil, mas mantenham a calma, procurem claro respostas, mas não façam filmes nas vossas cabeças, porque em muitos dos casos, tudo se compõe. E a principal mensagem que devo deixar é para não lerem tudo o que encontram na net sobre o tema, é mesmo o pior que podemos fazer a nós próprias, artigos e noticias muitas das vezes sem qualquer sentido . Beijo a todas

Ana _almeida55 -
Offline
Desde 08 Jan 2022

Olá, a partir de quando começou a ver melhorias no seu filho? A minha de 6 meses é exatamente igual ao que descreveu no seu bebé
Agradecia muito se pudéssemos falar