Ajuda já não sei que fazer... | De Mãe para Mãe

Ajuda já não sei que fazer...

Responda
7 mensagens
sofymafy -
Offline
Desde 19 Dez 2008

Bom dia mamãs
Tou desesperada vou contar o que se passa...
A minha bebé vai fazer 8meses agr dia 20 eu sempre amamentei a livre demanda da pipoka ao 6 meses introduzi a sopa ao meio dia mais o peito e ao lanche fruta mais peito e a noite só peito e ela sempre dormiu bem e cresceu bem.
Mas o que se passa é o seguinte na semana passada apanhei um susto que não desejo a ninguém onde rezei a Deus com todas as minhas forças que nada me acontece se ou a minha bebé e até hoje ainda não consigo sair de casa sozinha.
A questão é que fiquei com menos leite e a minha menina deixou de dormir de noite e sinto que é por ter fome.
Por isso tentei começar a dar LA mas ela não pega nada nem iogurtes próprios pra idade dela nem papas sinto que ela tem fome porque ao meio dia quando lhe dou de comer até reclama pra lhe dar mais.
Faz uma semana que não me dorme de noite só chora ou então acorda de hora a hora pra mamar.
Que fazer?
Desculpa por este testamento era pra tentar explicar um pouco melhor

Sobre sofymafy

Mafalda

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Olá Sofymafy, tenho um filhote quase da mesma idade, também amamentado em livre demanda quase até aos 6 meses. Pareces muito nervosa e não é caso para isso. A diversificação alimentar da tua filha está a ser acompanhada por um médico? A partir dos 6 meses, é normal que as necessidades nutricionais dos bebés já não consigam ser satisfeitas unicamente com leite (materno ou outro). Isto não significa que tens pouco leite nem adianta de nada introduzir leite artificial, porque está na altura de diversificar a alimentação e introduzir sólidos.
O que me parece, daquilo que dizes, é que a alimentação dela está se calhar ainda demasiado dependente do leite e provavelmente está na altura de insistir um pouco mais com as sopas e papas (até porque, se não o fizeres, perdes a oportunidade ideal para o fazer e depois é mais difícil). Claro que existem bebés dessa idade que podem ficar satisfeitos apenas com uma sopa e fruta, e depois LM, mas é normal que comece a não chegar.
Só para te dar uma ideia, o meu filho, que tem apenas mais 2 semanas, bebe LM de manhã, à noite e sempre que está comigo, mas come sopa e fruta ao almoço e ao jantar, papa ao lanche e um iogurte a meio da manhã (e agora começámos a dar mais um iogurte ao pequeno-almoço, porque o peito já não chega e ele pede). E é isto que consta do plano de diversificação alimentar recomendado pelo pediatra.
Acho que podes (e deves) introduzir desde já duas sopas (e já é altura de ser com carne moída) e fruta (evita dar refeições só de fruta, porque não é saudável). Se não chegar, continua a tentar que ela aceite uma papa e/ou iogurte: é normalíssimo que rejeitem as primeiras vezes, porque não estão habituados. Continua a tentar e lembra-te de que, como diz um pediatra conhecido, nunca nenhum ser vivo saudável morreu de fome com alimento à disposição. Por isso, não stresses demasiado, que isso é uma fase e vai passar. Boa sorte

Lili79 -
Offline
Desde 12 Dez 2016

A minha filha tem 22 e ainda é amamentada. Na idade da sua menina, ela bebia LM durante todo o dia e de noite, sempre que ela pedisse. Fora disso comia um iogurte ao meio da manhã, a sopa + fruta ao meio dia, papa de tarde e sopa ao jantar e ia pedindo LM quando tinha fome ou lhe apetecesse. Ela não se interessava muito pela nossa comida e demorou bastante até querer provar alimentos, nunca gostou muito da papa, nem dos iogurtes, só adorava a sopa. Ela nunca engordou muito mas razoavelmente bem para a idade, mas nunca me preocupei com isso, ela comia e o desenvolvimento dela sempre foi excelente.
Hoje já come mais ou menos de tudo, continua a gostar mais da sopa e comida do que papas ou iogurtes (não gosta muito de coisas mais doces) e vai pedindo LM menos vezes mais ainda mama de noite e algumas vezes durante o dia.
Tenha calma que cada criança é diferente e ela aos poucos vai apreciar cada vez mais alimentos....

MargaridaVargas -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Bom dia. As minhas filhas completaram 8 meses no passado dia 4 e também mamaram em livre demanda até aos 6 meses. Hoje, mamam de manhã e a meio da manhã comem iogurte ou papa. Ao almoço preparo sopa e fruta. A meio da tarde comem iogurte ou papa (dependendo da escolha da manhã) e ao jantar comem sopa e, normalmente, também fruta. À noite voltam a mamar e depois, normalmente, dormem a noite toda. Isto para dizer que cada bebé é diferente. Cá em casa, a Leonor não aceitou os iogurtes, enquanto que a Luísa gostou logo à primeira. Depois acabou por começar a comer...com tempo e paciência! Por isso, não se esqueça. Com calma e sem desesperar, porque eles sentem tudo! Tudo de bom!

sofymafy -
Offline
Desde 19 Dez 2008

Muito obrigada a todas pelas palavras de apoio acho que era isso que me faltava.
Eu tou a morar em França e aqui as pediatras não estam habituadas a que as mães amamentem então dizem logo para começar a dar LA e penso que por causa do susto que apanhei me fez deixar a bebé mais agitada também.
Vou começar a dar sopa também a noite e a instir um pouco mais com os iogurtes a meio da manhã e à papa ao lanche.
Mais uma vez muito obrigada

Sobre sofymafy

Mafalda

sofymafy -
Offline
Desde 19 Dez 2008

Oi kellyPt
Uma vez que os nossos rebentos tem praticamente a mesma idade e visto que também amamentas podes me dizer qual o plano de diversificação alimentar recomendado? E que a pediatra da minha bebé só disse para deixar de amamentar e dar LA e isso não quero mas percebo que o leite para ela já não chega....
Da minha mais crescida foi tudo diferente e tinha o apoio da minha mãe neste momento sinto me sozinha...
Desculpa o desabafo se me poderes ajudar fico muito agradecida...

Sobre sofymafy

Mafalda

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

sofymafy escreveu:
Oi kellyPt
Uma vez que os nossos rebentos tem praticamente a mesma idade e visto que também amamentas podes me dizer qual o plano de diversificação alimentar recomendado? E que a pediatra da minha bebé só disse para deixar de amamentar e dar LA e isso não quero mas percebo que o leite para ela já não chega....
Da minha mais crescida foi tudo diferente e tinha o apoio da minha mãe neste momento sinto me sozinha...
Desculpa o desabafo se me poderes ajudar fico muito agradecida...

Olá de novo,
É muito parecido a este: http://www.hospitaldaluz.pt/lisboa/pt/apoio-a-clientes/saiba-mais-sobre-...! (mas eu tive indicação de introduzir 2 sopas + fruta aos 6 meses).
Este está concebido para bebés a partir dos 4 meses. Os nossos começaram mais tarde mas, como vês, com esta idade já se espera que comam várias refeições de sólidos (mas dá tempo ao tempo à tua filha: de início, é normal que estranhem e rejeitem os novos alimentos). Boa sorte e, se eu puder ajudar em algo mais, avisa