Ajuda endoscopia | De Mãe para Mãe

Ajuda endoscopia

Responda
16 mensagens
estrelacadente -
Offline
Desde 11 Dez 2008

Olá a todas,

Venho pedia a vossa ajuda para acalmar o meu coração.
Há por aqui alguma mamã, que o filhote tenho feito uma endoscopia?
A minha filha tem quatro anos e a pediatra está inclinada para pedir este exame. Vamos amanhã à medica de gastro. Desconfiam que tenha refluxo e que possa ser isso a causa de tanta tosse.
Concelhos mamãs, preciso da vossa ajuda.
Muito obrigada.

24 Novembro - O meu Positivo!

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Bom dia.

Aguarde pela opinião da Gastro, só ela é que poderá avaliar se é mesmo necessário uma endoscopia.
Eu fiz uma há 15 dias (por desconfiarem do mesmo problema, mas que não se verificou) e é um exame evasivo, não vou dizer o contrário. Fi-lo sem sedação pois era mais rápido (e mais barato) e custou, mas já passou (durou uns 5 minutos, pois eles vêm logo). A uma criança imagino que o façam com sedação, para a menina não se stressar.
Aguarde por amanhã e diga como correu.

Um abraço.

estrelacadente -
Offline
Desde 11 Dez 2008

Olá Renatabeat, muito obrigada pela tua resposta.
A pediatra disse que seria com sedação.
Estou tão nervosa, a ansiedade anda a apoderar-se de mim. \/:)
Posso perguntar-lhe se depois de fazer o exame, lhe ficou a doer, sentia desconforto?
Darei novidades sim, mais uma vez obrigada.

24 Novembro - O meu Positivo!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Não se preocupe, com sedação não custa nada à criança. É mesmo melhor despistar essas causas.

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

estrelacadente escreveu:
Olá Renatabeat, muito obrigada pela tua resposta.
A pediatra disse que seria com sedação.
Estou tão nervosa, a ansiedade anda a apoderar-se de mim. \/:)
Posso perguntar-lhe se depois de fazer o exame, lhe ficou a doer, sentia desconforto?
Darei novidades sim, mais uma vez obrigada.

Não, não fica nenhum desconforto. Saí de lá e fui logo ao café da frente empaturrar-me, pois, para este exame, tem de estar em jejum (de pelo menos 6 horas).

agpereira -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Olá, o meu namorado fez uma a semana passada com anestesia e não custou nada, estava a dormir, n se lembra de nada. Acordou sem problemas nem impressões nenhumas e como já disseram foi direito ao cafe comer pq estava é morto de fome. Não stresse, com sedação é totalmente tranquilo.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Não se preocupe, vai-lhe custar mais a si do que a ela. Tenho uma sobrinha que fez há pouco mais de um ano, também ela com 4 anos. Quando saiu de lá, foi logo lanchar com a mãe e voltou a casa toda contente com o balão que lhe deram no hospital Sorriso

estrelacadente -
Offline
Desde 11 Dez 2008

Bom dia!
Obrigada a todas, os vossos relatos deixam-me mais tranquila.
Ouvir as vossas experiências dão-me outro alento.
Não tem sido fácil, anda constantemente doente. No último inverno foram oito antibióticos de Setembro a Abril. Anda cansada de a ver assim. Ainda hoje foi outra noite para esquecer. Mais uma vez obrigada.
A consulta é logo à tarde, depois venho dar novidades.

24 Novembro - O meu Positivo!

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Então Estrelacadente, como correu a consulta?

estrelacadente -
Offline
Desde 11 Dez 2008

Olá mamãs,

Desculpem não ter vindo dar noticias mais cedo, mas o fim-de-semana foi difícil por causa dos incêndios. A nossa terra foi uma das que viveu o inferno.
Em relação à consulta, correu bem. Ia com algum medo mas a médica era calma e tentou perceber o que dizíamos. Este meu medo deve-se aos Sr.Dr. que em vez de se preocuparem em perceber o que realmente se passa preferem responder-me para fazer outro filho, que assim esqueço as tosses desta Triste custa muito, eu não sou louca e não tenho gosto em andar sempre a correr para o médico. Desculpem o desabafo...
Resumindo, a minha filha irá continuar a tomar o nexium em jejum, aumentou a dose de 10mg para 20mg. Em relação à endoscopia por enquanto está fora de questão. Se for necessário fazer um exame será a PHMetria... que me parece mais doloroso mas vamos vivendo um dia de cada vez e esperar que melhore. Voltamos à consulta daqui a dois meses.
Mais uma vez obrigada a todas.

24 Novembro - O meu Positivo!

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Antes de mais, um grande abraço e espero que esteja tudo bem consigo e com os seus.

Os 20mg de Nexium é exatamente o que eu tomo e tenho visto melhorias na toma continuada. Mas os sintomas da sua menina são apenas tosse crónica? Ela tende a bolsar depois de comer?

estrelacadente -
Offline
Desde 11 Dez 2008

Obrigada Renatabeat.
Ela não bolsa nem se queixa que vem comer a boca.
Ela desde os 3/4 meses sempre teve muita tosse, quase sempre com a auscultação bem. Uma tosse quase sempre de noite. Fazia aerosol com ventilã/atrovente.
Em Setembro do ano passado, entrou para o infantário e tudo piorou. Começou a fazer infecções respiratórias e otites de repetição. Foram oito antibioticos de Setembro a Abril.
Em Outubro, começou a ser seguida em alergologia. Fazia muita medicação. Era o singular, o flixotaide, e zyrtec. Em crises acrescentava à medicação anterior o ventilã e atrovente. O certo que é que parece que a medicação nada fazia. Em Julho parou a medicação e passou o mês óptima, no inicio de Agosto voltou a tal tosse seca. Começou por ser só de noite, por indicação do alergologista iniciamos novamente o singluar, flixotaide e zirtec. E nada de melhoras, passado quase duas semana foi vista e estava ok mas a tosse continuava. Fomos de férias e cada vez ela estava pior. Fazia toda a medicação que indiquei acima e ainda mais cinco dias de celestone, e melhoras nenhumas. Fomos várias vezes ao médico e a auscultação sempre ok. Já no final de Agosto e ainda de férias, recorri a um pediatra, onde estávamos de férias. A tosse já era de dia e de noite, sempre a tossir. Foram dias horríveis. Nunca tinha tido uma crise tão grande. Este médico foi 5 estrelas. Quis saber tudo desde que nasceu, interessou-se realmente por ela, algo que nunca senti por parte do alergologista. Este médico levantou a hipótese de ser refluxo. Mandou parar toda a medicação e iniciou o nexium. Não posso dizer que a tosse parou logo mas foi melhorando. Ao fim de uns 10 dias mal tossia. Por indicação dele fomos a esta consulta de gastro. As análises das alergias têm uns valores com muito poucas alterações, na opinião dele, nada que justifique este quadro de tosse.
Desde que faz o nexium já se constipou e voltou a tosse, mas não é a mesma tosse.
O complicado é conseguir que me entendam. Porque eu queixo-me que ela passa a noite a tossir. Uma tosse horrível, depois mastiga muito enquanto tosse. Eles auscultam e com está ok acham que o problema se resolve com outro filho. É frustrante, chego a filmar e a gravar para eles verem que não estou louca.
Desculpa o desabafo, há momento que acho que já preciso de ajuda psicológica. Tem sido um desgaste muito grande.
Mais uma vez obrigada.

24 Novembro - O meu Positivo!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Mas a tosse da sua filha é produtiva (com expectoração)?
O alergologista fez despistagem de alergias (nessa idade é com exames de sangue) antes de a medicar tão fortemente?
Pergunto isto porque eu tenho um problema crónico que me provoca infeções respiratórias de repetição e não tem nada a ver nem com alergias nem com refluxo, mas sim com uma alteração anatómica na base do pulmão (bronquiectasias - diltações dos brônquios). Tenho quase sempre tosse produtiva e sim, é pior à noite, apenas porque a mudança de posição postural faz as secreções moverem-se. Ou seja, tusso mais quando me deito e quando me levanto, embora não passe a noite a tossir, isso não.
No meu caso, o que me está indicado para prevenir as infeções é imunoterapia de reforço (ribomunyl , broncho-vaxon ou afim) e quando ando pior faço reabilitação respiratória para drenar bem as secreções.
Também eu, quando adolescente, andei num alergologista a fazer vacinas para alergias que nunca tive...

Editado: reli e vi que as análises não acusaram alergias significativas, mais uma razºao para descartar essa causa.

estrelacadente -
Offline
Desde 11 Dez 2008

Olá Guialmi,

A tosse começa por seca e com o arrastar do tempo acaba por criar expectoração e depois fazer infecção respiratória. Nesta crise de Agosto esteve praticamente um mês com esta tosse, chegou a criar expectoração mas não fez infecção.
Não referi mas em Agosto era apenas tosse, não havia ranho, não havia nariz obstruído ou a escorrer nada. Só tosse e mais tosse. Triste

24 Novembro - O meu Positivo!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Na altura em que a médica (uma imunoalergologista do Porto, muito conceituada) investigou as causas das minhas infeções, mandou-me ir a um otorrino porque a origem podia estar no nariz (escorrências das fossas nasais). Verificaram essa parte?
A sua filha não faz, agora no outono, ribomunyl ou parecido? Eu dou às minhas filhas desde os 3 ou 4 anos e é raro ficarem doentes (já têm 14).
De qualquer modo, é de esperar que este inverno seja mais tranquilo em termos de infeções. No primeiro inverno delas na creche (tinham 2 anos) apanharam as viroses todas mas no inverno a seguir foi bem mais pacífico. De qualquer modo, percebo perfeitamente a sua preocupação, 8 antibióticos não fizeram as minhas filhas em 14 anos...nem metade...

estrelacadente -
Offline
Desde 11 Dez 2008

Ela já fez o Ribomunyl mas fica doente assim que começa a tomar.
O alergologista quis que ela o fizesse em Agosto todo de seguida. Assim fizemos. Começamos no dia 1 e no dia 7 ela começou com a tosse, ele mandou parar o ribomunyl no dia 13.
Nos dois anos anteriores assim que começava a tomar ficava "constipada" este ano isso não aconteceu mas como estava com aquela tosse ele mandou parar.
Este inverno foi horrível, esteve muito medicada, muito mesmo. Doía-me o coração cada vez que lhe dava a medicação.
Esta está a ser seguida em otorrino por causa das otites, tem uma otite serosa e chegou a perder audição que entretanto melhorou. Vamos no final do mês à consulta. O otorrino não referiu nada do nariz. Vou falar nisso na próxima consulta. Obrigada pela sua ajuda.

24 Novembro - O meu Positivo!