Ajuda - bebé desesperado a mamar, esperneia e arranha! | De Mãe para Mãe

Ajuda - bebé desesperado a mamar, esperneia e arranha!

Responda
25 mensagens
Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

O meu bebé tem cólicas já há bastante tempo, mas de há uns dias para cá que tem sido uma aventura para mamar. Quando o ponho na mama ele começa a mamar normalmente mas rapidamente fica muito agitado, mas não larga a mama! Continua muito agitado, a remexer-se imenso e a puxar o bico da mama de um lado para o outro com a cabeça. As mãozinhas começam a agarrar a mama e ele espeta as unhas mesmo na minha pele. Por vezes deixa o mamilo escapar-lhe da boca e agarra e arranha a ponta do mamilo com força, dói imenso! Mas se eu tentar tirá-lo da mama para o arrotar ou para ver se ele se acalma, desata num berreiro sem fim. Acho que não são cólicas porque geralmente ele fica vermelhinho quando tem cólicas e a barriguinha fica dura. Não é o que acontece nestes casos. Tem sido tem difícil, em particular porque nas últimas 4 ou 5 noites ele só consegue dormir na minha cama, e uma das minhas mamas tem de estar de fora o tempo inteiro para ele agarrar e mamar quando quer...e mesmo assim não dorme mais do que uns minutos (30/40 minutos) seguidos, em nenhuma altura do dia ou da noite. Sei que não é fome porque ele faz cocó todos os dias (várias vezes) e muito xixi. Até acho que tem aumentado muito de peso. Anda a aumentar, em média, 50 a 60 gr por dia. Passou do percentil 15 para o percentil 50, nem sei se é suposto. Será isto normal? O que me aconselham?

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Cam75 -
Offline
Desde 11 Ago 2014

Epá, isso está complicado, não vais aguentar esse ritmo durante muito tempo sem cair para o lado. Ele é seguido por um pediatra? Seria a melhor pessoa para te aconselhar. Também podes contatar o SOS amamentação. Elas são impecáveis, quando precisei até veio cá uma voluntária a minha casa ajudar. Ela pode tentar perceber o que está a motivar a agitação dele e dar umas dicas para melhorar.
A minha bebé também aumentou de percentil do 15 para o 85, mas tem sido mais gradual e desde os dois meses que só faz 5 refeições por dia - pequeno almoço, almoço, lanche, jantar e ceia. A pediatra aconselhou a espaçar as refeições por causa das cólicas e apesar de comer poucas vezes come bem de cada vez e continuou a aumentar bem.

Sobre Cam75

Cam75

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu não sei o que fazer, é um desespero. Ainda agora consegui fazer com que ele dormisse na minha barriga. Peguei nele e deitei-o no berço. Dois minutos. Dois minutos e começou a ficar agitado e a meter a mão na boca, a dormir! Claro que acordou logo! Eu posso estar a ver coisas mas juro que vejo um coisa branca na gengiva dele, como se fosse o início de um dente. Explicaria metade das coisas que ele tem feito, mas isso não é possível pois não? Queria por uma foto da ponta branca na gengiva dele, mas só a consigo ver quando ele berra e abre bem a boca. E ao toque é duro, como a ponta de um dente mesmo!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Não é impossível. Há casos que crianças que já nasceram com um bocadinho do dente a ver... é raro mas impossível não é.

A zona da gengiva branca se passares o teu dedo arranha? O teu filho tem andado muito com as mãos na boca? E não vês nada como borbulhas ou "sapinhos" na boca ou nada do género?
Se não tiveres indicios de mais nada poderá até ser mesmo um dente.

Tenta telefonar para a linha SOS amamentação, SOS grávida ou até para a saúde 24, por norma são (pelo menos eram) todos muito prestáveis.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Como me explicou uma amiga dentista ao contrario de todos os outros desenvolvimentos da crianca (sentar andar etc) que têm uma altura especifica para acontecer (mês a mais mês a menos), os dentes nao têm altura. Podem nascer com um dente ou nao ter nenhum ate aos 12 meses.... a minha comecou com dores perto dos 4 meses e eu dizia que eram dentes. Toda a gente dizia que eu era doida. Aos 4 meses e meio la estava a ponta do dente de fora. Se é duro é dente. Se parece uma afta podem ser sapinhos mas n me parece

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

O menino lá adormeceu pelas 6 da manhã, mas a mesma história: agarrado à mama e com livre acesso à mesma. Passou a noite toda agarrado a mim, se eu me afastava e ele sentia era um berreiro. Mas já não me pareceu tão desesperado. Até às 2/3 da tarde. Aí voltou a ter a mesma atitude, sempre com as mãozinhas dentro da boca, a babar muito. Hoje também voltarem as cólicas em grande. Já marquei pediatra para quinta-feira para ver se realmente está algum dente a chateá-lo. Mas já estou num ponto em que não aguento. Ele só dorme se estiver em cima de mim ou agarrado a mim. E não é birra, nem manha nem nada disso. Ele adormece bem em cima de mim, eu espero para que ele esteja a dormir profundamente, pouso-o no berço e em minutos ele começa a ficar com puns, ou então começa a meter as mãos na boca freneticamente e acorda!! Eu não consigo fazer nada. Nem ir à casa de banho. O máximo que ele dormiu sozinho nas últimas 24 horas foram uns 30 minutos agora à tarde, no berço dele. Já não sei o que fazer. Não sei o que as outras pessoas fazem.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Cam75 -
Offline
Desde 11 Ago 2014

Calma, os primeiros tempos são mesmo assim muito complicados, eu até tive uma depressão pós parto tal foi a exaustão e o descontrole a que as coisas chegaram. Volto a aconselhar o SOS amamentação, mas penso que não chega. É bom ires ao pediatra não só por causa dos dentes mas também por causa de toda a situação, é importante ter um bom profissional a acompanhar estes momentos mais difíceis, para ajudar a criar rotinas e a ter algum descanso. E também para te ajudar a compreender as necessidades do teu bebé. Tens que conseguir distinguir bem o que são cólicas, dentes, fome, ou medo de separação da mãe. Depois tudo se torna mais fácil porque ficas a saber o que fazer. E não hesites em pedir ajuda a amigos, familiares que possam ficar um pouco com o bebé ou se puderes contrata babysitting para conseguires descansar um bocadinho. E pensa que apesar de existirem sempre altos e baixos, a tendência geral é para melhorar. Coragem, que melhores dias virão! Sorriso

Sobre Cam75

Cam75

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Também é importante perceber que, por vezes, não é nada - simplesmente um bebé aborrecido a mostrar isso através do choro.
No entanto, claro que deves primeiro despistar tudo, até porque sendo recorrente é menos provável que seja só aborrecimento.
Aconselha-te bem com o pediatra.

Espero que não fiques a achar que és a única pois todas nós tivemos um determinado momento em que não sabíamos o que fazer, nos sentimos perdidas ou até incapazes. A maternidade é um processo, já nasceu uma mãe (tu) mas não nasceste ensinada Piscar o olho nem ninguém nasce.
Eu passei por uns 3 meses com rotinas de sono parecidas com as que tens agora e estava a passar-me. Não és a única, acredita que isso acontece, de uma forma ou outra, num momento ou noutro, a todas as mães.

No entanto, a privação de sono não te faz bem nenhum. Precisas de tentar encontrar formas de dormir umas horinhas seguidas, seja dia ou noite. Se o teu marido puder alternar contigo, tomar conta do teu filho, por exemplo, à tarde para dormires umas horas ou se tiveres um familiar ou amigo que possa estar em tua casa enquanto dormes e que te acorde quando precisares de amamentar seria importante para ti. Tu tens que estar bem também para puderes dar o teu melhor Sorriso

Quando foi do meu filho eu passei a aproveitar todos os segundos que ele dormia para dormir também (eu nunca antes tinha conseguido dormir de dia e passei a aterrar em qualquer lado assim que me encostava), o meu marido tomou várias vezes conta dele de dia e noite quando estava em casa para que eu conseguisse ter, pelo menos 3 horas seguidas a dormir e tive até os meus pais a passarem uns fins-de-semana comigo para eu aproveitar para dormir. Acordavam-me para amamentar e, pronto, ajudava-me a aguentar as noites (e dias) que passava sozinha com o meu filho.
No caso do meu filho eram as cólicas. Uma noite, fiz uma directa a massajá-lo na minha cama, enquanto mexia com uma mão tinha a cabeça enterrada numa almofada, desesperada por dormir... enquanto o massajava ele ia soltando puns, ficava aliviado e dormia, se eu parasse ele começava a chorar com dores.
Mãe sofre Sorriso mas deves pedir ajuda a quem puderes e arranjares forma de cuidares de ti também, o sono é essencial para o teu bem-estar também e só se estiveres bem consegues dar 100% de ti.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Cam, sim eu concordo, já andava há algum tempo a querer marcar um pediatra e este foi o pretexto que precisava para o fazer. Estava a ver se esperava por depois de 15 de fevereiro que é quando termina o período de carência do seguro de saúde que fiz para ele, mas não dá para esperar. Pelo bem dele e pela minha sanidade eu preciso que a pediatra veja a boquinha dele e veja se ele tem alguma coisa lá para estar tão agitado. Eu sei distinguir os choros dele, pelo menos quando é fome e quando tem cólicas, mas esta situação é nova e não estava à espera de ter de lidar com dentinhos tão cedo. Hoje comprei um gel na farmácia que a farmacêutica disse que lhe podia por, e quando ele começou a chorar e a meter as mãos na boquinha, meti o gel e massajei as gengivas com aquilo (a pontinha da pomada é própria para massajar a gengiva) e ele acalmou. E eu já pensei na ideia de de contratar alguém para ficar com ele uma noite apenas, para eu dormir, mas não consigo. Ontem estava a pensar que nunca mais vou dormir na vida lol porque eu não tenho coragem de contratar alguém para ficar com ele. Eu sei que é estúpido mas a sensação que tenho é que só eu é que o vou conseguir acalmar, por isso mais vale eu ficar com ele diretamente do que estar a pedir a familiares ou à minha cara metade para tomar conta dele. Ele só vai chorar e chorar, eu não vou conseguir dormir com ele a chorar e ele vai estar stressado, então mais vale ficar comigo. Porque mesmo dormindo aos pedacinhos, sempre vou dormindo. Ainda agora ao final da tarde peguei nele, meti-o dentro da cama comigo, dei-lhe a mama até ele dormir e depois dormimos os dois por mais de 2 horas. Eu fui acordando porque estou sempre muito alerta quando ele dorme comigo, mas descansei bastante Sorriso e ele acordou bem-disposto Sorriso

DMRS obrigada pelos conselhos! Lá está, eu não consigo deixar o menino com ninguém, eu sei que devia conseguir mas todas as vezes que tentei foi só um desespero para mim, para ele e para a pessoa que ficou com ele. Mas eu não estou chateada, nem hiper cansada, nem nada do género. eu só queria ter alguns momentos. Ando a querer fazer um bolo há vários dias, mas nem tempo suficiente para lavar a louça eu consigo ter, quanto mais tempo para fazer um bolo! Porque ele acorda quando não está a dormir comigo. Ele não dorme bem sozinho, tadinho. Já fiz tantas diretas por causa das malditas cólicas. Agora anda melhor, essencialmente porque lhe dou o alivit gases. Depois do banho eu tiro leite e dou-lhe um biberão com esse produto dissolvido.
Obrigada pelas partilhas mamãs, é bom saber que todas passamos por isto e que todas sobrevivemos Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Babyfã -
Offline
Desde 28 Jan 2015

Eu acho que devias era falar mesmo com alguém que percebesse mesmo de amamentação.
Conheço uma conselheira de amamentação optima, ela é enfermeira no Hospital de Loures.
Ja ajudou imensas amigas minhas e um dia que eu precisar também vou recorrer a ela.
Se quiser o contacto diz me. Ela faz domicilios se for necessário.

Beijokinhas e boa sorte com isso.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Quanto à amamentação eu estou descansada, fui muito bem orientada na maternidade, e o problema não é esse obviamente senão ele não estava a engordar tão bem. Acho mesmo que o problema dele está na boca, quando ele arranha e esperneia é porque está desesperado. Não tem acontecido hoje, hoje está normal. Mas amanhã já tem pediatra, e é inegável neste momento que ele tem algo branco semelhante a um dente a romper-lhe a gengiva, não fui a única a conseguir ver. Acho mesmo que tem a ver com isso, veremos o que diz a pediatra amanhã. Obrigada!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Noiva -
Offline
Desde 30 Jan 2007

ola mama
tambem me aconteceu o meu bebe chorar o dia todo com colicas e eu sem saber o que fazer.
Por iniciativa propria deixei de tomar leite de vaca, pois tinha lido que poderia causar colicas. E o meu bebé melhorou imenso raramente tem colicas.

Sobre Noiva

♥ Mamã de 1ª Viagem ♥
♥Inicio Treinos Março/14
♥♥♥Positivo 13/Abril/14 ❀❀❀DPP 21/12/2014❀❀❀DP 15/12/2014 Espertalhão

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Não me parece que esse seja o problema, se num mês bebo 3 copos de leite, é muito Piscar o olho mas obrigada!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Noiva -
Offline
Desde 30 Jan 2007

Eu bebia todos dias.
As vezes é algum alimento ou tempero que o organismo do bebe nao tolera.
O meu bebe quando começa a chorar, puxar ou expernear no peito agora é porque precisa arrotar. Então tiro-o do peito ele arrota e volta a mamar direito.

Sobre Noiva

♥ Mamã de 1ª Viagem ♥
♥Inicio Treinos Março/14
♥♥♥Positivo 13/Abril/14 ❀❀❀DPP 21/12/2014❀❀❀DP 15/12/2014 Espertalhão

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Eu sinceramente experimentei mudar tudo e mais alguma coisa na alimentacao e nada......as gotas ajudavam mas nao tirava completamente as dores. O segredo foi mesmo esperar pelos 3 meses e tal.... puff sumiram. Ela é chorona na mesma mas completamente diferente. As colicas eram uma dor de alma. O sling ajudava imenso nas dores porqur ficava juntinha a nos com a barriguinha encostadinha e pernad encolhidas. Ahhh a posicao de bola de raguebi no colo tb ajudava

CatarinaSa26 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá mamã. Já falei consigo noutros tópicos, porque tinha este problema também. O meu Gonçalo mamava 3 ou 4 minutos e depois tambem ficava muito agitado e a chorar imenso. Há uma semana fui a pediatra e concluímos que o que ele tem é uma esofagite, uma ferida no esófago causada pelos acidos do estomago que vem com o refluxo... Comecei a dar-lhe Ulcermin 4x por dia mas não melhorou quase nada e desde 4a feira que estou a dar também o motilium e desde ontem que não chora a mamar felizmente. Sorriso
Ele também sempre aumentou bem de peso, nem sei como porque mamava mesmo pouco.
Não sei se tera alguma coisa a ver com o teu, mas fica aqui mais uma opção.
Desejo-vos umas rapidas melhoras.
Beijinho

Mother of two ❤
6-4-2014 # Positivo
9-12-2014 | 11:05h
13-10-2016 # Positivo
10-6-2017 | 6:30h

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Ele agora já está melhorzito, mas ele nunca chora ao mamar, e mama muito...daí não achar que seja refluxo. Se eu deixar ele fica a mamar 24 horas lol só que de vez em quando dá-lhe estes 5 minutos. Eu acho que é quando ele sente muita vontade de fazer cocó ou de dar um pum...como se fosse uma nova forma de ele reagir às cólicas. Mas obrigada e as melhoras para o Gonçalo Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

beamariazinha -
Offline
Desde 22 Jan 2015

Videl85, afinal, ele tem dentinho nascendo?

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Não Sorriso mas tem o arco do céu da boca com a ponta muito dura, diz a pediatra que acontece com alguns bebés, e isso incomoda-o visivelmente. Mas não há nada a fazer Triste

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

beamariazinha -
Offline
Desde 22 Jan 2015

Que bom, e que bom que ele esta melhor! O que a pediatra disse? Pergunto porque meu filho tem agido de forma parecida ao mamar na mamadeira (ele tambem mama no peito). Questionei a pediatra e ela disse que talvez ele nao estivesse com fome! As vezes e um arroto preso, e ele volta a mamar, outras vezes nao e! Pensei que fosse refluxo, mas ele esta ganhando peso normalmente..

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Em relação a ele espernear e arranhar ela não soube explicar. Sugeriu cólicas. Talvez seja uma nova forma das cólicas se manifestarem. Eu sei que não é por ele não estar com fome porque eu não o obrigo a estar na mama, ele facilmente pode largar a mama quando quer e ele não larga. Só que puxa o bico de um lado para o outro, arranha, faz força. Por vezes acho que é porque está a fazer muita força para fazer um cocozinho, tadinho Triste

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

beamariazinha -
Offline
Desde 22 Jan 2015

Videl86, agora meu filho esta fazendo o mesmo que o teu, na mama! Fica procurando, agarra, mama um pouco e comeca a puxar o bico do seio ate largar aos berros, para em segundos comecar tudo de novo! Ai, deito ele no berco e ele comeca a "comer" as maozinhas, como se estivesse com fome. E assim vamos, o dia todo...

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

o meu continua a fazer o mesmo de vez em quando...mas eu já percebi que às vees são arrotos presos, outras vezes vontade de fazer cocó, outras vezes são punzinhos presos. É preciso tentar resolver um dos possíveis problemas e voltar a tentar e tentar e tentar Sorriso agora acontece menos vezes Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Colada Sorriso

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

marinurse -
Offline
Desde 22 Out 2012

Mamas, o meu pequenino também tem o mesmo problema ao mamar, e o facto é que são mesmo cólicas. Quando eles começam a mamar estimulam o intestino, o que provocam as cólicas... é um desespero ver o meu menino fazer isto à mama, mas eu sei k tenho k levar isto com paciencia...
Força mamas.
Beijinho