Ajuda - bebé 4 meses não faz cocó sozinha! | De Mãe para Mãe

Ajuda - bebé 4 meses não faz cocó sozinha!

Responda
8 mensagens
Andreia_Francisco -
Offline
Desde 05 Dez 2009

Olá mamãs,

Gostava de saber se alguma mamã passou ou está a passar pelo mesmo, para partilhar comigo possíveis soluções.
Até aos 2,5 meses, a minha bebé teve que ser estimulada todos os dias para fazer cocó:S Custava tanto vê-la sofrer com as cólicas por não conseguir fazer cocó sozinha. Experimentamos de tudo, infacol, coliprev, colimil, biogaia, alivit gases... O biogaia foi o que surtiu mais efeito e com muitas massagens de hora a hora, ela começou a fazer cocó sozinha gradualmente (num dia, fazia 1x, no dia seguinte, 3x, no outro dia 2x... em média, começou a fazer 2/3x por dia a partir dos 2,5 meses).
Ficamos muito contentes porque ela começou a sofrer muito menos com as cólicas e evacuava sozinha (mesmo que tivemos sempre que massajar a barriga), o que era um alívio para nós e para ela!
Além disso, mesmo com cólicas, desde 1,5 meses dormia desde as 22h30/23h até às 6h sempre seguida!
Há cerca de 15 dias, começou a deixar de fazer cocó sozinha:S Começou novamente a ter cólicas e começou a acordar 2 e 3 vezes de noite com cólicas:S (e acordando tem fome e tenho que dar-lhe de mamar). Já tivemos que voltar a estimulá-la algumas vezes, caso contrário nem sequer uma vez faz cocó por dia:S
Neste momento, fez cocó na terça-feira à tarde e teve que ser estimulada. Desde então não voltou a fazer cocó:S
Nestes duas semanas, não percebo o que se passou, mas parece que regrediu... A pediatra, na consulta dos 4 meses (no dia 24.03) disse que podia ser só uma fase, para continuar com as massagens e a dar o biogaia diariamente e ver se ela melhora até à consulta dos 5 meses. Mas custa-me tanto ver a minha menina com dores de barriga, a fazer força para evacuar e não sair e isto tudo depois de ela já ter estado bem!!!
Está a ser alimentada com leite materno em exclusivo e eu tenho cuidado com a alimentação. Aliás, já eliminei inclusivamente alguns alimentos da minha alimentação como o leite de vaca por ex. Como sopa, fruta, chá de funcho... Não percebo porque é andou bem os 2,5 aos 3,5 meses e agora regrediu:s
Alguma mamã que tenha passado pelo mesmo? Será uma fase? Ou poderá ser algum problema com o aparelho digestivo dela?
Obrigada mamãs.

Andreia Francisco
25.11.2014 - Mamã da minha doce I.:)
http://crescerbio.pt/ - os melhores produtos biológicos para bebés e crianças!
http://maenocampo.blogspot.pt/ - Educar os filhos em ambiente rural

JuhMarta17 -
Offline
Desde 18 Dez 2012

Olá mãmã,
a minha princesa antes era como a sua. Só mamou leite da maminha até ter um mesinho, mas mesmo nessa altura só com a ajuda da pontinha do tubo do bébé gel fazia. Eu já andava desesperada, com medo q ela ficasse habituada. na maternidade ensinaram-me uma técnica que não causa habituação, e ao fim de uma vezes ela começou a fazer por ela e reaprendeu a puxar para fazer... Um centimetro de glicerina liquida numa seringa, meter no rabinho e ela começa por ela a fazer forçinha. Ao fim de algumas vezes ela já deve de fazer sozinha. Eu à minha filha agora só ajudo quando vejo que ela está mesmo aflitinha, com a sopinha o cócó ficou mais duro. Experimente, são coisas baratinhas e a enfermeira disse que não causa habituação Sorriso

Juh

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Mamã, a minha menina tem 8 meses e ainda hoje há muitos dias que não faz sozinha. O pediatra diz para esperar no máximo 24 horas senão fizer para pôr bebegel. É glicerina e não causa habituação ao contrário do que se diz. A minha no início só com a pontinha ajudava agora tenho mesmo de por o conteúdo todo. Ele diz que não há motivo de preocupação. Há bebés que fazem mais cedo sozinhos outros mais tarde. Para ajudar sempre com bebegel que ela logo começa a fazer sozinha. Há vezes que faz mole e sozinha durante uns 2 dias, depois volta a fazer duro e a precisar de ajuda e o comer é quase sempre o mesmo. Eu perguntei logo quando ela tinha um mês (foi amamentada em exclusivo até aos 4 meses) se era algo que eu comesse que fazia ela ter cólicas ele disse que podia comer o que quisesse que era o organismo dela a desenvolver.

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

O meu bebé também tinha muitas cólicas e raramente fazia coco sozinho, só começou a regularizar quando a pediatra me disse para lhe dar um leite anti obstipação da nutriben. Fale com a pediatra como a sua bebé ainda só está a ser amamentada podia dar lhe 1 ou 2 biberões por dia desse leite a ver se ajudava

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

O meu filho bebeu esse leite desde 1 até aos 5 meses pois aos 4 introduzimos a sopa e com os legumes ele fazia o coco mais líquido e mais vezes então disse à pediatra e ela mandou passar para o leite de lata normal sem ter a fórmula anti obstipação e graças a deus nunca mais teve problemas em fazer coco sozinho.

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

JuhMarta17 escreveu:
Olá mãmã,
a minha princesa antes era como a sua. Só mamou leite da maminha até ter um mesinho, mas mesmo nessa altura só com a ajuda da pontinha do tubo do bébé gel fazia. Eu já andava desesperada, com medo q ela ficasse habituada. na maternidade ensinaram-me uma técnica que não causa habituação, e ao fim de uma vezes ela começou a fazer por ela e reaprendeu a puxar para fazer... Um centimetro de glicerina liquida numa seringa, meter no rabinho e ela começa por ela a fazer forçinha. Ao fim de algumas vezes ela já deve de fazer sozinha. Eu à minha filha agora só ajudo quando vejo que ela está mesmo aflitinha, com a sopinha o cócó ficou mais duro. Experimente, são coisas baratinhas e a enfermeira disse que não causa habituação

Olá! A minha filha esteve a lm exclusivo quase até aos 6 meses e, ela só fazia coco deitando a glicerina. No nosso caso, desde que introduzimos a sopa que, normalizou.
É realmente um sufoco mas, nunca deixamos que ela estivesse muito tempo assim. E, mesmo ela que sempre foi muito mexida, quando via que lhe íamos colocar a glicerina, relaxava no muda fraldas pois, já sabia que ia ficar aliviada.
Beijinhos e, calma Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

Tente dar-lhe chá - há um muito gostoso da marca holle (encontra na wells e na loja celeiro). Não tem açúcar e é biológico.
Contém funcho, anis, alcaravia e camomila.
Sempre ajuda na hidratação.

E assim que ele começar com a sopa também deve ficar com esse problema resolvido.

Andreia_Francisco -
Offline
Desde 05 Dez 2009

Olá mamãs,
muito obrigada pelas vossas dicas.
A minha menina sofre muito, mas o cocó não é duro:S Isso é que me deixa ainda mais apreensiva. Ela fica cheia de dores, faz força para evacuar, mas depois acaba por não consgeuir fazer. Basta colocarmos um bocadinho a cânula do bebegel que ela acaba por fazer por ela e o cocó normalmente é líquido! A não ser que deixamos passar 48h (quando ela não chora tanto com dores) e o cocó vem ligeiramente pastoso, mas de resto é sempre líquido!
Nós usamos o bebégel quando vemos que ela está mesmo muito aflita e que não vai lá nem com massagens, nem com estimulação só com a cânula.
Já lhe demos o alivit gases quando ela tinha um mês, mas ela acabava por vomitar tudo. Mas acho que vou introduzir novamente o chá entre as mamadas para ver se ela melhora novamente.
É muito duro para nós vê-los naquela aflição:S
Mais uma vez, obrigada mamãs. Comecei a ficar realmente preocupada porque senti que ela estava a regredir e eu não estava a perceber porquê. Mas assim fico mais descansada de saber que acaba por ser "um pouco normal".

Andreia Francisco
25.11.2014 - Mamã da minha doce I.:)
http://crescerbio.pt/ - os melhores produtos biológicos para bebés e crianças!
http://maenocampo.blogspot.pt/ - Educar os filhos em ambiente rural

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?