Ajuda =(

14 respostas [Última]
Rita MG
Retrato de Rita MG
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 37 sem. Offline

Ola, sou nova aqui e preciso mesmo de desabafar.. Tenho 19 anos e estou gravida. A 2 anos engravidei e quando contei aos meus pais eles obrigaram-me a abortar, com os argumentos de que ainda era nova e ia perder a minha vida toda, estudos etc. Agora descobri q estou gravida outra vez. Nao sei o que vou fazer.. Preciso muito de ajuda.
Nao quero cometer o mesmo erro, senti-me muito mal e ainda hoje choro por isso. Mas nao sei como contar aos meus pais, eles vao ficar furiosos.. Alem d q tambem temo pelos meus estudos, vou entrar agora na faculdade. Alguem me ajude pff.
p.s- o meu namorado nao consegue arranjar trabalho..

brunarichter
Retrato de brunarichter
Utilizador offline. Visto pela última vez há 28 sem 5 dias. Offline
olá

Bom. Aqui no Brasil é proibido o aborto, para se fazer isso somente em clinicas clandestinas. Acima dos 18 anos os pais não podem obrigar o filho a fazer coisa alguma. Acho que você tem que sentar e conversar. Explicar o quanto você ainda se sente mal com o ocorrido no seu passado. Eu particularmente sou contra ao aborto. Tente conversar com eles. Às vezes você pode passar algum aperto para criar seu filho, mas com muito amor e determinação acho que tudo se supera, conseguimos ir em frente. Confie em Deus, e tenha uma conversa franca com seus pais. Minha humilde opnião tá bem?
Um beijinho

Deus acima de tudo...Sempre

Rita MG
Retrato de Rita MG
A sua opiniao esta muito boa,

A sua opiniao esta muito boa, obrigado.. Pois, em Portugal tambem nao era permitido, mas infelizmente agora é. Eu tambem sou contra, e isso ainda piora tudo. Eu tentei fazer isso da primeira vez, sentei-me e expliquei-lhes que com esforço e dedicação tudo se consegue, mas eles nao querem saber disso.. Os meus pais sao muito rigidos nesse aspecto.
Ainda por cima a minha irma tambem teve uma filha a 2 anos, ela tinha 22. E os meus pais agora dizem q foi um erro ter engravidado tao cedo porque atrasou os estudos, e ela teve de trabalhar. E por isso eles ainda agem pior comigo. Nao sei o que fazer.. vai ser um verdadeiro inferno..

BÁBÁ
Retrato de BÁBÁ
Utilizador offline. Visto pela última vez há 14 sem 2 dias. Offline
Olá Rita,tens q pensar muito

Olá Rita,tens q pensar muito bem na tua vida,se queres ter esse bébé ninguem te pode obrigar a abortar,existe muitas mães q estão a estudar e a tirar o seu curso,mas tb existem muitas mães q acabaram por desistir de tudo por não conseguirem conciliar as 2 coisas.Na minha opinião,acho q ainda és muito nova para perderes a tua vida toda como dizem os teus pais,realmente,ser mãe é a melhor coisa do mundo,mas a nossa "vida acaba" e tu tens ainda muito para viver.Já sei q vou ser criticada aqui no forum por muitas mães,mas quero lá saber,é a minha opinião.Fui mãe agora aos 32 anos por opção,preferi ter a minha vida estavel para poder partilha-la com a minha filha sem stress,como eu costumo dizer,tudo tem o seu tempo.
Se decidires em interroperes a gravidez faz o quato antes,vai a tua medica de familia,se dicidires ter o bébé,minha querida,a tua "vida acaba" mas não tenhas medo pq és MUITO BEM RECOMPENSADA.
Um beijinho grande e boa sorte
P.S. vê se depois comesas a tomar a pilula ou então fala com o ginecologista e mete um implante

Bárbara Silva

Rita MG
Retrato de Rita MG
Se eu pudesse escolher agora

Se eu pudesse escolher agora entre estar ou nao estar gravida, eu escolhia sem duvida nao estar! Mas estou. E embora saiba q vou passar muitas dificuldades nao quero abortar novamente. Será assim tao dificil conciliar os estudos e um filho? Será que vou passar muitas dificuldades.. Estou mesmo muito preocupada. Nao tenho dormido nada, passo os dias num estado de nervos horrivel. Estou mesmo em panico com esta situaçao toda, principalmente devido ao medo q sinto em relaçao a reacçao dos meus pais.. Triste

sandrad1
Retrato de sandrad1
Utilizador offline. Visto pela última vez há 13 h 45 min. Offline
ola

mas se ja te tinha acontecido uma vez... nao tomaste precauçoes?

eu sou a favor do aborto mas nestes casoa nao, já e o segundo, estas com medo dos teus pais, dos estudos? pq nao pensaste antes? ja e a 2ª gravidez...na mesma situação...

qtas mais???

andreia81
Retrato de andreia81
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 sem 20 h. Offline
Eu sei que há erros que

Eu sei que há erros que acontecem, mas acontecer 2x? Hoje em dia há muitas maneiras de evitar uma gravidez...

Outra coisa, eu sou da opinião dos teus pais, ter um filho é algo lindo, é algo maravilhoso mas realmente a tua vida "acaba", tudo muda, a tua vida vai andar em volta do bebe e não do resto.

Claro que podes estudar e ter o filho, há muita gente que faz isso, mas também há muita gente que não consegue conciliar. Se queres mesmo muito ter esse filho ninguém to pode impedir, e se o teu sonho e te-lo força em frente, mas não posso deixar de dar razão aos teus pais.

Aprendemos a ser filhos depois de sermos pais!

Quanto ao assunto aborto, desculpem mas eu sou a favor, ainda bem que cá é legal, é preferivel uma clinica limpa do que num beco qualquer onde morrem muitas mulheres.

Beijinhos e boa sorte

xanoca1982
Retrato de xanoca1982
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 dias 13 h. Offline
Rita esta problemática do

Rita esta problemática do Aborto é muito controversa, gera muitos conflitos de opiniões. No entanto vou dar te o meu conselho, quando se tem a tua idade é normal pensarmos "Quem me dera não estar grávida, era tudo mais simples", mas com o desenvolver da tua gravidez e com o crescimento da barriguita tudo muda, é como se a par com o crescimento da nossa sementinha, o nosso instinto maternal despertasse! Se resolveres levar a tua gravidez adiante e contares aos teus pais é provável que eles te incentivem a abortar e que fiquem aborrecidos contigo se não o fizeres... mas acredita isso passa lhes, assim que a tua barriguita começar a crescer os avós decerto que vão começar a babar! Tens que ser forte e convicta que consegues seguir em frente não abdicando dos teus estudos, com ajuda dos nossos familiares e amigos conseguimos tudo.
Muita sorte para ti e dá novidades quando decidires o que fazer.

Beijinhos

Alexandra

niné_81
Retrato de niné_81
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 2 sem. Offline
BÁBÁ Desculpa estar-me a

BÁBÁ

Desculpa estar-me a meter na tua opinião, podes até ter alguma razão, mas dizer que depois de sermos mães a nossa "vida acaba"!!! acho que não utilizas-te o melhor termo.
Claro que há quem não consiga consiliar as duas coisas, mas com força de vontade, e com alguma ajuda, tudo se consegue. Porque uma mãe estudante não difere muito de uma mãe trabalhadora, a partir do momento que vamos trabalhar, passamos no minimo 8h fora de casa e quando chegamos ainda temos os bébés e a casa.
Acho que aqui se trata mais de problemas financeiros ( caso os pais não apoiem), mas antes de tudo tenta informar-te dos apoios que podes ter, tu e o teu namorado e depois sim toma uma decisão.
É a minha opinião.
Bjs e boa sorte

33 semaninhas:) está quase

Afilhada da mamã Magaliida Gargalhadas

aemribeiro
Retrato de aemribeiro
Utilizador offline. Visto pela última vez há 5 sem 1 dia. Offline
Sou da opinião que errar uma

Sou da opinião que errar uma vez é humano, a segunda é burrice!!... Hoje em dia "só engravida quem quer!" Pús entre "" porque actualmente estou gravida de 20 semanas e não foi planeado, mas tenho a minha vida minimamente estavel (embora saiba que pode levar uma grande volta!!) e devido a alguns problemas hormonais aconteceu! Mas é a primeira gravidez e tenho casa "namorido" emprego....
Agora no teu caso, não sou ninguem para te criticar nem sei bem as tuas condições!... mas como digo em cima só cai nesse erro quem quer porque hoje em dia até DÃO os metodos contraceptivos em todos os centros de saude, nas escolas o que não falta é informação sobre a sexualidade, até se vais entrar na fac. é porque és uma pessoa minimamente instruida...! Inclusivé sei que até já há enfermeiros nas escolas para este tipo de acompanhamento... e tu cais neste erro (se pra ti um erro!?) outra vez??
Os teus pais também pecam porque se engravidaste uma vez e dizeram-te para tirar só tinham é que te acompanhar nesse sentido e instruir-te para não chegares a este ponto novamente...
Tudo a correr bem contigo e por favor... ganha juizo! Boa sorte

Aproveitar o prazer de ser mãe!!!
Contente com a minha princesa nos braços!!
Amo-te Isa!!

clazaro
Retrato de clazaro
Utilizador offline. Visto pela última vez há 9 h 41 min. Offline
Calma

Olá Rita MG.

Parece-me (e "parece-me" apenas) que já decidiste o que queres ou gostarias de fazer, pois escreves "E embora saiba q vou passar muitas dificuldades nao quero abortar novamente.". Se assim for, isso é (muito) bom, agora é só teres força para assumir essa decisão. Sorriso

Parece-me também escusado colocares a questão "Será assim tao dificil conciliar os estudos e um filho?", pois também já sabes a resposta: deve ser difícil, sim!... mas não és a primeira a passar por essa situação, nem serás a última. A entrada na Universidade pode ser atrasada, pode até ser adiada indefinidamente. Podes nunca mais estudar, podes até conseguir estudar, trabalhar e tratar do teu filho em simultâneo. A tua vida dependerá (certamente) da ajuda que tiveres no futuro (dos pais, do namorado, da irmã, dos amigos, etc.) e da tua força; estou certa que acabarás por ter essa ajuda e a força vai aparecendo (às vezes nem sabemos de onde).

Qualquer que seja a decisão que acabes por tomar, irás ter momentos de arrependimento, de angústia, de tristeza, etc., mas também existirão momentos bons e inesquecíveis.

Acalma-te, aguarda mais uns tempos, não tens de decidir "já"...nem de contar hoje aos teus pais. Pensa com calma, decide com calma... mas sê tu a decidir.
Repara... é "só" uma gravidez: não é motivo para entrares em pânico. Na tua idade, uma gravidez parece tomar proporções brutais, eu sei. Mas tem calma. Claro que é bom sinal seres consciente, pensares no futuro e tentares antecipar as dificuldades que irão surgir para poderes decidir da melhor forma possível. Mas (e isto é importante) não existe a "decisão correcta".

Eu não sou mãe, mas acho que um filho não "estraga" a vida. O que poderá estragar a tua vida é perceberes, mais tarde, que tomaram decisões por ti (quaisquer que tenham sido).

E, quanto aos teus pais, tem calma. Eu já sou "velhota", já vi muitas situações dessas. Se decidires continuar com a gravidez, os teus pais vão ter convulsões, vão estrebuchar, gritar, recriminar-te, acusar-te (e por favor, não faças o mesmo a ti própria), etc., mas acabarão por aceitar. Sorriso

Beijinhos e, acima de tudo, agora acalma-te e sossega. Tudo se resolverá.

Clara

jbonacho
Retrato de jbonacho
Utilizador offline. Visto pela última vez há 34 sem 6 dias. Offline
Olá Rita Não leves a mal as

Olá Rita

Não leves a mal as minhas palavras e percebo que precises de desabafar,mas hoje em dia acho que é perfeitamente evitar uma gravidez não desejada, existe tanta coisa para não engravidar que cometer o mesmo erro duas vezes me parece demais.Das duas uma ou querias mesmo engravidar ou não tomaste qualquer cuidado.

Mas não estou aqui para te dar sermões,apenas gostava que pensasses bem!Eu sou a favor do aborto em circunstâncias muito particulares, e no teu caso não me parece que seja uma desses situações, mas sou muito menos a favor de se colocarem crianças ao mundo para irem para instituições(não estou a dizer q seja o teu caso) e que não tenham uma familia que lhes dê todo o amor e educação.

Se realmente te sentes madura o suficiente para ter e criar um filho, e se o teu namorado é o TAL!então força e segue em frente e enfrenta os teus pais, mas tens de pensar que tens de continuar a estudar porque sem estudos tornas tudo mais complicado.
Agora não te iludas e não penses que é fácil, um filho é a melhor coisa do mundo mas passas a abdicar de tudo!!!!Tudo gira em função do bébe.

Bos sorte e não adies a tua decisão!

jbonacho

Troca de ideias e experiências em:
http://coisasdemulheremae.blogs.sapo.pt/

miss-sissy
Retrato de miss-sissy
Utilizador offline. Visto pela última vez há 5 sem 1 dia. Offline
Olá..vieste pedir uma

Olá..vieste pedir uma opinião, aqui vai a minha:
Concordo com uma menina que disse: 1º informa-te dos apoios que podes ter, tanto tu, como o pai do bébé.
Ter um filho, é sem duvida, das coisas mais lindas que existem e unicas, mas também é uma das maiores responsabilidades que ganhamos na vida.
Um filho não é só: cuchi cuchi cuchi, e miminhos, um filho berra dia e noite (se for como a minha), um filho quer as coisas á maneira dele e não á nossa, passamos a viver em prol deles e nós passamos para segundo plano. Um filho fica caro, claro que fica, ai de quem diz o contrário, e então quem ganha o ordenado de miséria do nosso país...pior ainda..fica carissimo ter um filho.
Mas, se por um lado está o contra, por outro lado está a nossa força de viver, um filho torna-se sem duvida, uma luta diária. È optimo chegar a casa e ver um sorriso deles, mesmo que depois berrem como loucos...todo o esforço compensa.
Resumindo isto tudo, acho que cometer o mesmo erro duas vezes...dispensa comentários obviamente.
Cabe a ti tomares uma decisão. Dependes dos teus pais financeiramente? è complicado a ser assim...mas não é impossivel.
Vais estudar... não tens com quem deixar o teu filho depois? Todas temos de deixar com alguem. Não tens dinheiro?..será que os teus pais são assim tão fracos que vão deixar uma filha e um neto a passar fome e sem tecto?
Já tens 19 anos...não és uma criança, se achas e sentes que cometeste um erro há 2 anos atrás, pk cometer de novo?
Se não tivesses abortado há 2 anos, como estaria a tua vida agora? Teria valido a pena o esforço?
O teu namorado apoia-te? Quer e deseja o filho? Está capaz de lutar e arranjar trabalho, nem que seja nas obras (sim, ainda existem vagas para as obras) para ajudar a sustentar o filho?
Porra,será assim um bicho de 7 cabeças?
Sou a favor do aborto numa coisa: ás vezes vemos crianças...coitadas.. sem o minimo de carinho dos pais,abusadas, mais valia ás vezes...enfim..
è tao lindo ver crianças com buracos nas calças, com um boneco roto nas maos.. mas com um ar feliz... sao crianças felizes... têm amor, têm carinho... comem pão, comem sabe Deus o que, mas não passam fome e são felizes...
Se és capaz de dar esse amor, e lutar para lhe dar as condições minimas, um filho cria-se sim... sem luxos cria-se...
Com esforço cria-se...quando se quer!

è a minha grande e humilde opinião.. Sorriso

Sou mamã, sou feliz!
Linda e perfeita como a mãe, e inteligente como o pai! hihi
Madrinha babada Cati Luis
Afilhada mais babada ainda Sorriso:Cati.luis/Mafalda/Kuica

clazaro
Retrato de clazaro
Utilizador offline. Visto pela última vez há 9 h 41 min. Offline
Olá a todas. Eu não queria

Olá a todas.

Eu não queria estar a recriminar as pessoas que acabaram (acredito que sem intenção) por recriminar a Rita... estaria a cair no mesmo "erro" Triste((
Tenho (quase) a certeza que a Rita já se recriminou o suficiente e agora, depois do "caldo entornado", não vale a pena dizer-lhe que devia ter tido cuidado para não o entornar.
Deixemos as recriminações para os pais da Rita; o "papel" deles será esse, certa e infelizmente.
Clara

mamã susa
Retrato de mamã susa
Utilizador offline. Visto pela última vez há 6 sem 2 dias. Offline
babá

deus me livre,a vida de uma mamã acaba quando temos um filho,desde quando amiga a minha começou quando a minha filha nasceu,eu renasci se assim fosse a minha ía acabar novamente prq vou ser mamã pela segunda vez!!!
Rita don,t worry a vida começa ou acaba quando nós desejar-mos!!!!olha eu de vez em quando deixo a minha maria nos avós ou padrinhos mas nota "de vez em quando"e vou jantar com o meu marido e vamos aocinema,se não ouvesse money,fazia um jantarinho em casa e punha um filme no dvd,só nos os dois,se a maria não vai para os avós adormeço-a e depois fazemos a festa,quando a Carolina nascer vamos fazer da mesma forma ,é óbvio que no principio a menina vai precisar da mamã mas depois começando a dormir de noite já fico mais livre para namorar!!!!mas amigas isto tudo são opções de vida eu optei por que a minha vida acabasse e tive filhos!!!!!!!beijokas
p.s.-considero que ao optares pelo aborto estás de facto a acabar com a tua vida e a do teu filho!!!!

sou feliz com os meus 3 amores.afilhada da LINDA LICAS 24,madrinha babadissima de CINHA,MARTAVEIGA E VÂNIAAA, A VIZINHA!!!VOS GOSTO MADRINHA E AFILHADAS..Gargalhadas))))

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.