Ajuda | De Mãe para Mãe

Ajuda

Responda
5 mensagens
MãeFeliz1 -
Offline
Desde 11 Mar 2015

Boa Noite Mamãs.
Sinto-me desorientada e preciso da vossa ajuda.
Passo a explicar:
O meu filho quando começou com as sopas aos 5 meses e meio comia muito bem. Nunca gostou muito de papa e os únicos iogurtes que gosta é o meu primeiro pingo doce com fruta misturada e só começou a comer os iogurtes mais ou menos 2 semanas, ainda mama e parece viciado na mama. Mais ou menos á dois meses e meio, três meses tornou-se muito difícil dar-lhe a sopa, vira a cara, grita, puxa o vomito já não sei o que faça.
Enquanto estou no trabalho fica com os avós e comia bem, só comigo é que era difícil de comer porque por ele, só mamava, mas agora também não quer comer nos avós. Na consulta dos 9 meses o pediatra disse que podíamos começar a introduzir o 2 prato. Até pensei que podia estar enjoada da sopa e que iria começar a comer melhor. Mas enganei-me ele não mostra interesse nenhum pelos sólidos se dou para a mão dele atira para o chão e na colher fecha a boca ou quando consigo no meio de palhaçadas que ele abra a boca deita fora. Só aceite bem fruta, pão e mama. Mas preocupa-me que sendo tão pequenino não se alimente como deve ser. Na consulta dos 9 meses estava com 8 kilos e 73 cm o médico diz que está bem que não quer bebés gordos. Mas começo a ficar preocupada . A hora da refeição está a deixar me desesperada. Mamãs alguma sugestão para fazer com que volte a comer bem? e já agora são muito rigorosas na introdução de novos alimentos ou dão a provar coisas novas aos vossos bebés. (tendo quase 11 meses) eu sigo as orientações do pediatra tenho medo que algo lhe faça mal, os avós é que acham que já pode provar o nosso comer porque tem quase um ano.

Gostava também de saber como são os vossos bebés de noite. O meu adormece por volta das 21:30-22h mas acorda várias vezes a pedir mama. Não pega na chucha. A médica diz para o deixar chorar que ele não acorda com fome mas sim porque quer o consolo da mãe. Mas eu não sou capaz. Assim que ele acorda pego logo. Como não come direito não consigo negar a mama tenho medo que seja fome.
De resto é muito bem disposto, farta-se de gatinhar e andar agarrado ao andarilho, E é o amor da minha vida.
Desculpem o testamento mas sou mãe de primeira viagem e tenho tanto medo de falhar.

Obrigada a quem tiver paciência de ler e responder.

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Mamã isto de falar é fácil porque eu desespero muitas vezes na hora das refeições, mas o truque é mesmo não stressar!!!!
Quanto mais os forçamos a comer, mais eles ficam traumatizados com a comida e menos querem comer...
Não se preocupe porque se ele mama e vai petiscando qualquer coisa dos sólidos, ele vai crescer bem na mesma Piscar o olho
Mas volto a referir... falar é fácil Espertalhão

babyBi -
Offline
Desde 14 Mar 2013

Olá mamã. Se ele quer mama, da-lhe mama. À noite se acorda porque quer o colo da mae, fazes MT bem em dar-lhe colo e mama, nunca deixes o bebé chorar só porque sim. Se chora é porque precisa de ti.
Em relação às refeicoes, vou-te dar o meu exemplo.
A minha filha tem 8 meses e desde os 6 que come o mesmo que nós. Praticamos o BLW e Nunca segui regras de introdução alimentar, 1o sopa depois papa etc. tenho muito cuidado com os temperos e excesso de sal e olha come muito bem, as únicas coisas que ela ainda não comeu foi , legumes de folha escura , nabo, morangos,canela,mel por serem alergenicos de resto come tudo, grelhados, assados, cozidos. É uma boa boca e nunca lhe dei nada com colher, ela come com a própria mao e à vontade dela.

Sobre babyBi

Se podia não amamentar? Podia, mas não era a mesma coisa.

Eva Cunha Morei... -
Offline
Desde 14 Fev 2015

Olá mamã, bem também tive uma experiência igual. O meu bebé também andou numa fase que não queria de maneira nenhuma a sopa, só queria mama e mais mama. Fiquei desesperada , stressada e sempre que chegava a hora de lhe dar a sopa ja estava em pânico já estava cheia de filmes na cabeça que ele ia ficar magrinho e que não ia ser saudável etc.... Mas a médica e várias pessoas disseram para não insistir que ia ser só uma fase, ah e não comia NENHUMA fruta.
Só agora a um mês é que começou a comer fruta, e para meu espanto come toda a fruta que supostamente odiava e também tem comido muito bem a sopa.
Mas também varia muito. há dias que por exemplo não come a sopa toda ao almoço mas já come melhor ao jantar. Come muito bem iogurtes, bolachas , pão isso ele nunca recusou ! eheh
Agora já não fico a panicar com isto das refeições, sou mais tranquila, se não comeu tudo mais logo ou no dia a seguir come melhor, não vai ser por umas vezes que come menos que não vai ser saudável, reparei que também passava muito o meu stresse para ele.
A noite também mama muito, sei que não é de fome apenas aconchego, é exaustivo sim mas enquanto ele quiser e eu estiver confortavél tudo bem, não ligo ás criticas. Leite Materno é muito bom, é o melhor para ele e insubstituível <3
Sei que não dei nenhuma ajuda, apenas para saber que não esta sozinha !
Beijinhos

Tenho um bebe chamado Henrique, que nasceu no dia 6 de Novembro de 2014 , com 3.500kg e 50 cm , é o meu orgulho Espertalhão

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Mamã, nós também passamos por uma fase de rejeição de sopa e sei bem o desespero, mas não se preocupe, até ao 1 ano a mama é o principal, o resto é alimentação complementar, a sua importância prende-se mais com o dar a conhecer diferentes sabores e texturas e exercitar a mastigação, do que com valores nutritivos. Se acha que ele não recebe nutrientes suficientes, fale com o pediatra e administre ferro em gotas...o resto ele recebe da mama. E não o deixe chorar, isso é horrível e não lhes faz nada bem...dê-lhe maminha e miminho, não vai durar para sempre. Lembre-se ainda que cada bebé é um bebé e não há receitas universais, se acha que ele não está pronto para o segundo prato, não dê...o pediatra do meu não falou em 2º prato ainda...ele só começou os sólidos aos 6 meses...faça-lhe açorda para ele experimentar! De peixe, de frango, de legumes. Experimentem texturas e sabores e divirtam-se! Eventualmente ele vai comer Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?