Ainda sem BCG | De Mãe para Mãe

Ainda sem BCG

Responda
21 mensagens
Patiba -
Offline
Desde 12 Mar 2015

Olá mamas, daqui a menos de 1semana o meu amor faz 4 meses ainda não levou a vacina da BCG por estar esgotada. Hoje fui ao CS e disseram-me que voltou a não haver previsão para receberem (a última vez que lá fomos estava previsto para o final do mês de Agosto).
Isto é uma vergonha estou super irritada e não posso fazer nada tenho que esperar que o Estado português deixe de brincar com a saúde dos nossos filhos!
Alguém na mesma situação?

Ana nobrega -
Offline
Desde 27 Jun 2015

Olá mamã,

Eu também estou na mesma situação a minha bebê já tem três meses e até ao dia de hoje estamos a aguardar pela vacina BCG.

Já tentei perguntar em várias farmácias se vendiam a mesma e todos dera-me a mesma resposta, "não vendemos essa vacina por pertencer ao aplano nacional de saúde".

O pior disto tudo e não sei se sabe, é que depois de passar algum tempo sem o bebê levar essa vacina ( não me lembro o tempo ao certo), tem de fazer o teste a tuberculose ( que segundo a médica de família da minha filha é um teste muito doloroso para o bebê) de forma a saberem se o bebê deve ou não levar a vacina.

É uma grande vergonha!!!!

Ziria -
Offline
Desde 25 Fev 2010

Ola mamâs,

A mim disseram me que esse teste teria que ser sempre feito após os 2 meses do bebe.

É de facto uma vergonha!!

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Não há previsões outra vez????! Também me disseram finais de agosto quando saí da maternidade... Careta
Não sabia da existência desse teste após os 2 meses. A minha filhota está quase a fazê-los... Juro que me apetece bater aos responsáveis por esta situação. Como se não bastasse as crianças andarem desprotegidas.

Joa_Ninha -
Offline
Desde 20 Jan 2015

É realmente uma vergonha!

ca_84 -
Offline
Desde 11 Abr 2011

Por aqui tb estamos na mesma situação , já ando a ouvir previsões há quase 4 meses, ligo regularmente para o centro da bcg de Coimbra
Andam mm a brincar com a saúde dos nossos filhos, a tuberculose está longe de estar erradicada em Portugal... Que raivaaa!!!

Bruxinh@C@SC@IS -
Offline
Desde 11 Abr 2012

já experimentaram ir a Cuf ou outro hospital particular.
Aqui em Cascais esses sitios dão vacinas do pvns, cobram apenas a aplicação.

Luali -
Offline
Desde 01 Out 2007

Mamãs,
A BCG está esgotada a nível europeu. Só ha um laboratório na europa que produz e tem a produção esgotada. Não tem a ver com o governo...
Infelizmente no nosso país ainda há casos de tuberculose...
Há países que nem contemplam esta vacina no plano de vacinação porque não há casos de tuberculose há anos.
Enfim...
Também estou à espera, com uma bebé de um mês e meio...

Carl Ferreira -
Offline
Desde 19 Maio 2015

Mamãs, é mesmo como disse a mamã Luali. A vacina, infelizmente só é fabricada num laboratório dinamarquês e está esgotada em toda a Europa. O que se passou com o lote que iria entrar em Agosto no mercado foi que reprovou nos testes de controlo de qualidade. E neste caso não pode ser colocada nos países. Neste assunto o Estado Português não tem culpa, pois os testes nesta vacina são muito rigorosas e feitos por entidades europeias que não permitem a sua comercialização. Agora é espera que o próximo lote não tenha problemas e chegue rapidamente!

A minha Pipoca nasceu no dia 15/02/2015 com 45 cm e 2,550 Kg. Preenches os meus dias Du... Piscar o olho

Desde 19 Jun 2015

Olá mamas, a minha bebê tem 4meses e nada de bcg a minha enfermeira diz k acha k não vai voltar a haver é muito estranha esta demora, na minha cidade há muitos casos de tuberculose disse a enfermeira!
Que chatice

Ziria -
Offline
Desde 25 Fev 2010

Mas como é que isto é possivel??
As vezes parece que estamos a ouvir falar de uma situaçao que se está a passar num pais de terceiro mundo!

Patiba -
Offline
Desde 12 Mar 2015

Pelos vistos vamos continuar sem vacina! Agora estão a testar a qualidade da vacina produzida na Ásia, a BCG pode ser " made in China"
O sr ministro já veio a público dizer que pondera retirar a vacina do PNV se a vacina "made in China" não for de qualidade
Pode ser que retirando a vacina do plano já entre no mercado vacinas dos EUA ou Brasil, assim o custo já não é do Estado mas sim dos pais.
Isto realmente só demonstra que estamos num país do salve-se quem puder!

matata23 -
Offline
Desde 28 Ago 2011
Lcalves -
Offline
Desde 07 Maio 2015

O que eu sei é dentro do que aqui foi dito, mas acrescento, uma prima minha teve de fazer o teste.... ela é adulta e diz que lhe custou bastante.

Patiba -
Offline
Desde 12 Mar 2015

Sim dizem que o teste tuberculina é doloroso pois injectam sob a pele uma dose do vírus Triste

Liliana G. -
Offline
Desde 01 Abr 2016

Olá a todas!
Também tenho uma bebé que nasceu em junho de 2015 e não levou a vacina da BCG. No entanto, um comunicado da DGS e várias notícias na comunicação social foram garantindo que todos os bebés de 2015 seriam vacinados, até porque, independentemente de a vacina vir a ser retirada do plano nacional ou não, à data do nascimento destes bebés, ela fazia (e faz) parte do PNV! Logo, a vacina é um direito legal que não lhes pode ser retirado. O que me parece é que agora estão a ver se as pessoas se calam e deixam passar a situação. Eu hoje já telefonei para a DGS a colocar a questão, não me deram resposta, disseram para colocar a questão por email. Foi o que fiz - enviei emails para todo o lado (DGS; Saúde Pública; Ministério da Saúde) a questionar sobre a previsão de vacinação para os bebes que não sendo de risco, nasceram em 2015 e têm, volto a dizer, direito legal à vacina. Gostaria muito que fizessem o mesmo, para vermos se nos ouvem! Para mim, trata-se de uma questão de transparência, justiça e cidadania. Cumprimentos.

Joa_Ninha -
Offline
Desde 20 Jan 2015

Liliana G. podes deixar aqui os emails para onde enviaste por favor?

Liliana G. -
Offline
Desde 01 Abr 2016

Joa_Ninha escreveu:
Liliana G. podes deixar aqui os emails para onde enviaste por favor?

Poderá enviar para [email protected]. Eles hoje já acusaram a receção do email (2 semanas depois!), e disseram que em breve entrariam em contacto, logo a resposta não é tão simples como queriam fazer parecer! Mantenho a convicção de que é ilegal vacinarem apenas alguns e não todos.

Patiba -
Offline
Desde 12 Mar 2015

Olá mamãs, hoje ligaram-me do centro de saúde para irmos amanhã levar a vacina, eu nem queria acreditar! Na creche do meu filho também já começaram a chamar os bebés, pelos vistos não há seleção de grupos de risco!

Lfilipa -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Espero bem que seja assim , como diz mamã patiba.
Por aqui continua o mesmo...

Sobre Lfilipa

Descobri já tinha 2 mesinhos 27-01-2015
"Estas quase chegar minha pequenina ":X
"Momento mais lindo da minha vida , apesar de todas as dores no momento que nasceste , és a pessoa mais importante do mundo , AMO-TE MUITO MUITO minha princesa Leonor. 15/09/2015 11:05 Sorriso " Apaixonado

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Meninas por aqui é a Gardasyl que falta a Mariana foi chamada para tomar a segunda dose mas está ESGOTADA Triste .
Já tentei comprar na farmácia mas lá disseram-me que tenho de aguardar a chamada do CS,disse que o tinham feito mas estava esgotada ao que me disseram que é geral também fiquei :O.
Mas com os vossos bebés tão pequeninos é táo chato mamãs Humph...

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡