Ainda não entrou para o infantário e já diz que não quer ir! | De Mãe para Mãe

Ainda não entrou para o infantário e já diz que não quer ir!

Responda
35 mensagens
atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Boa tarde a todas,
Estou com um dilema que já dura á alguns dias e não sei mesmo como agir.
A minha princesa vai começar a frequentar pela 1º vez o Jardim de Infância na próxima 6ª feira.
Comecei-lhe a falar da escolinha, e dos meninos que vão brincar com ela, e que a escolinha é muito gira e que vai ser super engraçado pintar e brincar e andar no escorrega (que ela adora). Expliquei-lhe a rotina (que é muito idêntica à que tem na casa da avó), enfim fui falando com ela com muita alegria desta nova fase. O que acontece é que ao contrario de todas as expectativas e sem eu nunca pensar em tal coisa a minha filha diz que não quer brincar com meninos nem ir para escola nem pintar nem sequer andar no escorrega, quer a avó e o avô.
A Sofia agora brincar com outras crianças, vai para o ballet sozinha e adora (por ela estava lá todos os dias), vai para a piscina, fica a brincar em casa de vizinhos com outras crianças porque pede para ficar – diz: vai mama, eu fico a brincar. xau, até logo...
Não conheço nenhuma criança que ainda antes de ir para a escola, dizer que não quer ir!
Ainda hoje de manhã disse mama eu quero ir para a avó, não quero os meninos. E eu: mas hoje não é dia de ires brincar com os meninos. Ahhh ainda bem! (disse ela).
Estou mesmo sem saber o que fazer nem o que lhe dizer.
Por um lado acho que a devo incentivar (é o que ando a fazer), por outro acho que me devo calar e no dia logo se vê.
Mamas experientes o que acham???

VFLSS -
Offline
Desde 25 Ago 2010

Ai mama ao ler o seu comentário até fiquei com o coração apertadinho. Não sou uma grande ajuda, porque cada vez que penso que um dia vou ter de colocar o meu filho numa creche até se me dá um nó na garganta e outro no coração. Mas acho que deve ir falando no assunto sim.
Já fizeram uma visita ao local juntas?
Já experimentou deixa-la lá por algum tempo, enquanto você esperava lá fora?
Só para ela se familiarizar com as educadoras, com os restantes meninos e mesmo com o sítio.

Dianaa -
Offline
Desde 16 Out 2014

Mama tenha calma isso não quer diser que ela não vá adorar a escolinha o meu filho ADORA lá estar e brincar com os amiguinhos dele mas todos os dias de manha quando lhe digo " vamos lá filho despacha-te que tens dir para a escolinha " ele todos os dias diz " NÃO MÃE!" e chega la nem me liga entra nem quer saber de mim de tão contente estar de ir Sorriso
por isso como ve eu acho que é instinto deles claro que preferem ficar conosco ou com os avos mas tambem gostam da escola:)
claro que ela ao inicio vai chorar e não vai querer ir ate porque com a idade que tem já percebe bem as coisas mas com o tempo vai adorar vai ver Sorriso

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

É normalíssimo que diga que não queira ir! As minhas nunca disseram que queriam ir, tendo alternativa...e gostavam de lá andar.
Não esteja sempre a falar no assunto, refira-o de vez em quando, de passagem e de forma descontraída, do género "queres levar alguma roupa especial na 6ª para a escola?", se ela disser que não quer ir, mude de assunto. Não mostre ansiedade nem hesitação. Deve estar preparada para choros nos primeiros dias...

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

Não me vejo no seu lugar, a minha filha é que nos pediu para ir para a escolinha brincar com os amigos, não disse directamente mas a gente percebeu, e quando ela soube que a tinha inscrito na escolinha ficou muito feliz e ja queria preparar a malinha dela para ir, no primeiro dia nem me ligou nada, ia toda entusiasmada e quando entrou na escola puseram se todos a volta dela e ela adorou nem se quis despedir de mim e foi raro a vez em que chorou.

na escola no que entrou vai agora fazer um ano, ja foi mais complicado foi visitar a escola connosco e disse logo que não queria e não gostava e foi bastante complicado, o que fiz foi não ligar ao que ela dizia e todos os dias a noite falava com ela então o que queres levar amanhã para a escolinha e ela la se entusiasmava um bocado mas não por muito tempo, de manhã era complicado prepara la mas olha os dias foram passando e passado 1 mes já não dizia nada!
desde Agosto é que ela anda mais rabugenta para ir, porque a Sra. antes dormia muito mal acordava imensas vezes e super cedo e não tinha dificuldade em prepara la, agora demoro 15 min para tira la da cama e ainda oiço mãe deixa me dormir, tou cansada, não quero ir, agora que aprendeu que era bem bom dormir não quer outra coisa lool

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Pois eu sinceramente espero que seja apenas uma fase passageira.
O que me tem deixado preocupada é que parece quase obsseciva a forma como ela diz não quero! Ela nunca me disse "não quero" desta forma a nada (ou melhor houve uma fase que dizia "não quero" a algumas peças de roupa porque dizia que era roupa "de bruxa") - fase que tal como veio também foi.
Agora é isto da escola, até parece que ganhou medo, ou algo assim... Não chora nem faz birra nem grita (ela também não faz nada disto, só mesmo muito muito raramente), apenas diz NÃO QUERO MENINOS, NÃO QUERO ESCOLA, NÃO QUERO PROFESSORA! QUERO O VÔ E A VÓ!

Isabel T. Vieira -
Offline
Desde 18 Jul 2015

Bem mamã deixo lhe o meu exemplo xorou os 3 primeiros dias o quarto não mas ficou mt triste depois do fim de semana xorou de novo um dia claro que chorava eu baba e ranho e ficava c o meu coração tão apertadinho mas sabe o que me aquecia a alma ? Ver a alegria dele quando o ia buscar , hj ao fim da 3 semana ainda se levanta e até a porta da escola vai a dizer que não quer ir p a escola és vezes faço disso uma música ou nem respondo ou digo k não adianta k tem de ser e ele mal entra na porta vai logo para a sala dele bem disposto e mt difícil bem sei mas é o melhor p eles

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Minha querida, vais ter de ter muita paciência. A minha foi no 1º dia do mês (3ª feira) - fui eu e o marido levá-la e, ela nem nos beijou sequer: eu estive mais de 15 minutos no carro depois de a ir levar a chorar que nem conseguia sair do sítio. Na 4ª fui eu levá-la e lá ficou +-. Na 5ª, a minha mãe foi connosco e, ela não queria ficar - notei a carinha de tristeza dela. Na 6ª bem, na 6ª estava à pressa porque ia fazer a eco morfológica, fui eu e o marido e, chorou Chorão Fiquei tão triste que nem conseguia me concentrar na eco. E, passei o fim-de-semana com o coração nas mãos. 2ª feira fomos levá-la novamente os dois e, tornou a chorar - uma coisa que acho é que lhe mete confusão ouvir alguns meninos a chorar. Na 3ª feira dizia que não queria ir mas, lá a coloquei no carro e, falei com ela que não adiantava ela chorar que, ela ia para a escola mesmo assim - encheu-se de brio e, durante o resto da semana correu tudo bem.
Ontem estava toda entusiasmada por ir mas, ouviu um menino a chorar lá mesmo ao pé e, disse logo que não queria ir mas, foi com calma. Hoje ficou em casa porque está fungosa e, porque o tempo... enfim, está um tempo daqueles.
O que quero com isto dizer é que eles têm de se adaptar e, há dias que ficam melhor e outros pior, assim como nós. Força linda, é só uma fase Beijinho

Ah, a minha sabe que ficou hoje mas, que amanhã vai para a escola.

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Olha na escola não tive esse problema, tive numa ama, quando ela era mais pequenina, mas foi diferente porque já lá andava e entrou em stress de tal forma, por ser um apartamento que chorava baba e ranho que não queria ir.
Mas nunca lhe dei como alternativa ficar em casa ou nos avós expliquei sempre que assim como os pais trabalham os filhos vão á escolinha, trocamos de ama e o problema resolveu-se.
A escola há dias em que diz que não e eu só lhe pergunto queres o quê ficar sozinha em casa e ela percebe que o tem de ser tem muita força

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Pois eu tenho lido bastante exemplos de adaptação á escola. Já trabalhei durante uns tempos num infantário e sei como são, choram mas passados alguns minutos acalmam e passam bem o dia. Sei que como mãe é dificílimo deixa-los a chorar seja onde for. Mas no caso da Sofia ela não sabe, não conhece a escola, nem as educadoras, nunca lá foi. Não conhece nenhum dos meninos que anda lá. Ela nunca foi para a escola. O que sei é que normalmente antes da escola começar elas entusiasmam-se com a roupa nova, a mochila, o calçado, brincarem com novos brinquedos, conhecer e brincar com outras crianças... Mas a Sofia recusa tudo isto.
Ela é super sociavel, quando começou nas aulas de balet nunca fez fita, chorou ou sequer agarrou-se a mim. Foi logo fazer a aula com a professora. Ainda ontem a professora de balet me disse, a Sofia vai para o Jardim Infância? eu disse que sim, ela disse logo: vai adorar!
Esta é a Sofia, adora tudo o que é novo, adora crianças e partilhar brinquedos, super independente (até à casa de banho vai sozinha, tal e qual um adulto). Nada fazia sequer prever esta negação!

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Minha querida, são fases e, acho que deves encarar dessa forma. Ainda para mais, ela irá na 6ª e, tens um fim-de-semana inteiro depois com ela. Calma coração de mãe... Bem sei que não é fácil - e a minha esteve comigo até ir para a escola - mas, vais ver que vai tudo correr bem.
Acima de tudo, ela pode ficar a chorar mas, os pais têm de chorar fora da porta: e olha que eu sou muito "madalena" e, ainda para mais grávida de novo. Vais ver, logo lhe passa.

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

margarida_13 -
Offline
Desde 02 Jun 2011

E quando lhe pergunta porque, o que é que ela diz? Há-de haver uma explicação. Tente percebe-la e começar a trabalhar a partir daí. Sorriso

https://www.facebook.com/setecenouras/
Coisinhas giras para os nossos pequenos (aventais, malinhas, etc!)

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

Dê uma espreitadela ao meu tópico, e assim além de acompanhar, pode desabafar na 6ª-feira. Sorriso demaeparamae.pt/forum/adaptacao

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

npp93 escreveu:
Dê uma espreitadela ao meu tópico, e assim além de acompanhar, pode desabafar na 6ª-feira. http://www.demaeparamae.pt/forum/adaptacao

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

margarida_13 escreveu:
E quando lhe pergunta porque, o que é que ela diz? Há-de haver uma explicação. Tente percebe-la e começar a trabalhar a partir daí.

Diz apenas que não quero brincar com os meninos! Pergunto porquê e ela diz: não quero os meninos. Se insisto na questão ela não responde e muda de conversa.

Hoje e ontem ao fim do dia não lhe falei da escola, pode ser que esteja a sentir pressão em relação a este assunto...
Se ela falar dos meninos ou da professora, eu respondo, se não falar eu também não falo.

É uma etapa espetacular, eu adorei o Infantário e sempre pensei que assim iria ser com a minha princesa.

Isabel T. Vieira -
Offline
Desde 18 Jul 2015

Olhe o meu caso é bem pior o meu filho estava na mesma situação da Sofia tudo tudo novo e o pior... vivemos em França ele n fala a língua e p piorar este povo e mais friu que o próprio inverno, já contei um pouco da minha experiência e ele já vai na 3 semana e de manhã o bom dia é não quero ir para a escola mas já vai e não chora e w como lhe digo nem a língua fala

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Querida Atram, era na 6ª passada que a menina ia pela 1ª vez não era? Ou é nesta? Então, novidades???

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Bom dia a todas!
Na 6ª feira o dia correu muito bem. Ela ficou super contente na escola, deu-me um beijinho e ficou a brincar, eu disse até logo e ela disse até logo mama.
Nunca esperei sinceramente.
Quando a fui buscar ficou toda triste até chorou porque não queria vir embora Sorriso

Hoje deixei-a lá ficar e ela ficou muito bem. Deu a mão á professora e só queria ir brincar com os meninos, nem um beijinho me deu Confuso

Para já está a correr muito bem, mas como hoje vai lá ficar o dia todo, vamos ver se amanhã vai assim tão satisfeita.

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Minha querida, fico muito feliz, a sério Sorriso Beijinhos e, continuação de tudo a correr bem Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Sim eu também fico mais descansada assim.
Claro que tenho noção que as coisas podem complicar porque ela já vai lá ficar para almoçar e as regras vão começar a ser impostas...
Mas pronto desde que vá bem e não faça nenhuma cena eu fico tranquila.

E a tua princesa como se tem portado?

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

A minha foi-se adaptando - ficou dois dias a chorar: o 4º dia (1ª 6ª feira) e, na 2ª feira seguinte. Ela hoje não foi à escola pois, tosse na altura que come e, tem deitado fora - felizmente, hoje ainda não vomitou mas, também comeu pouco: um pouco de papa de manhã e, a sopa ao almoço. Agora lanchou um iogurte bi compartimentado e, comeu 2 bolachas. Só vou com ela à pedi às 18h15m.
Vais ver que vai correr tudo bem com a tua mas, coração de mãe, sofre Sorriso Beijinhos e, tudo de bom Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

A Sofia voltou a ficar bem hoje. As meninas da sala dela chegaram ao mesmo tempo e já estavam a chamar por ela. Ela entra tão contente na escola, toda confiante e feliz. Dá gosto ve-los assim tão crescidos, mesmo sendo pequeninos.
Espero que a tua princesa melhore depressa.
Beijinhos.

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Obrigada querida. Fico feliz por a tua menina estar bem. A minha chorou hoje mas, eu já estava à espera - 2 dias connosco + 1 comigo = a choro e eu quero ir para casa mas, tenho de me conservar pois, tenho que ter algo para mim pois, afinal, gravidez não é doença mas, é algo muito especial e importante. Mas, custa tanto...

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Anitas, pensa que é o melhor para ela, conviver com outras crianças, aprender coisas novas e interiorizar regras fundamentais para uma cidadã melhor no futuro. Coração de mãe sofre muito claro que sim, mas também é um orgulho ve-los crescer e tornarem-se pessoas de bem.
A tua princesa precisa de ti confiante e feliz (sempre que a deixo na escola vou todo o caminho feliz, com um sorriso aberto e confiante na minha decisão. Isso passa para ela. Quando coloco a mochila fica logo super contente e confiante nela mesma. Outra coisa é nunca pegar nela ao colo, penso que o pousar no chão a deixa insegura. levo-a sempre pela mão.
Quanto ao teu filhote que aí vem, tens que te centrar nele (isto é em TI) durante o dia.

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

´Pois é minha querida, nós vamos todo o caminho a falar e, a ouvir a música dela - um da nestlé - e, eu vou sempre a sorrir e bem disposta mas, acho que tem sido muito para ela. Aliás, ela nunca me viu a chorar mas, a educadora também esperava esta reviravolta pois, adaptou-se muito bem e, geralmente, é isto que costuma a acontecer.
Esteve chorosa todo o dia mas, já falei com ela, disse-lhe que a mãe só a deixa um pouco na escola, vai a casa e, depois vai buscá-la e, disse-lhe porque não deve chorar e, assim mas, só amanhã vou ver o resultado.
Custa muito mas, é como dizes, também tenho de me concentrar em mim e, no meu menino Sorriso Sei que já é uma irmã babada e, embora ainda não perceba completamente o que é ter um irmão, sei que tudo vai correr bem.
Beijinhos e, obrigada Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Outra coisa que acho que a influencia é ouvir os outros meninos a chorar e, hoje estavam pelo menos 3 meninos a chorar quando a fui levar Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Sim, isso é verdade. Tenho uma colega minha que a filha entrou este ano também para o infantário e hoje chorou porque a amiga dela começou a chorar. A mãe foi embora e ela ficou super bem, depois chegou a tal amiguinha nova, estava a chorar e a filha da minha colega começou também a chorar...
Isso faz realmente muita diferença.
No infantário da minha ainda não vi meninos a chorar, mas mesmo que chorem a Sofia não chora por ver os outros. Nisso tenho sorte, para a Sofia chorar tem que se magoar a serio mesmo.

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Hoje, uma vez mais a minha princesa ficou super bem na escola. Todos os dias tem pedido para tirar uma fotografia quando chega á escola (tenho 3 dias de fotos dela super contente e feliz. Nunca esperei que ela se adaptasse tão bem.
Fiquei apenas preocupada porque parece que existe uma criança na sala dela que chora o dia todo (hoje a professora estava reunida com a mãe de manhã).
A minha princesa nunca me falou em nada (mas também não era de esperar que contasse, ela é um túmulo, não conta nada de nada, nem sequer o que come...)
Acham que lhe devo falar nisso e dizer para ela dar beijinhos a/ao menina/o que chora?

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Olá! A minha hoje ficou muito bem Sorriso Vamos ver o que me vão dizer quando a for buscar.
Quanto a ti, acho que tu é que sabes como a tua filha funciona: a minha conta-me muito as coisas e, conversa muito comigo, tanto que lhe digo sempre que se o menino ou menina está a chorar é porque precisa de miminho. Mas, lá está, são todos diferentes linda. Podes abordá-la e, mediante a conversa dela, logo vês. Beijinhos querida Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Pois, lá está, a minha é o oposto, não conta nada de nada mesmo.
Não adianta perguntar sequer, ela não conta (os meus pais dizem que eu era igualzinha). Mas é muito carinhosa, adora dar beijinhos e miminhos, não gosta de magoar que pede logo desculpa e dá beijinho para passar. Por isso é que se há criança para "acolher" uma que está triste é a minha. Sei que se lhe disser para ela ser amiguinha ela é, nunca saberei é a reação da outra porque ela faz mas não conta...

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Lá está, são diferentes na conversa mas, a minha é igual nos beijinhos - ainda a pedi da minha disse na 2ª que o menino não nasce na melhor altura do ano porque, ter uma irmã mais velha como ela, toda melosa para ele pode despoletar bronquilites. A ver vamos mas, ela é tão melosa que até tem de dar um beijo e xi apertado à barriga também Sorriso

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso