Adormecer - colo ou cama? leite da noite- tirar ou nao ? | De Mãe para Mãe

Adormecer - colo ou cama? leite da noite- tirar ou nao ?

Responda
12 mensagens
Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Olá meninas,

Então é o seguinte: o Vicente tem 11 meses,deita-se as 22:00 sensivelmente, acorda para tomar o leite durante a noite sensivelmente a cada 3/4h. Para adormecer tem de ser no meu colo, ponho-o na cama dele e faz lá o primeiro soninho, depois acorda e tenho que o por na nossa cama.
Contatei uma especialista em sono dos bebés que me aconselhou a acroda-lo por volta das 7h da manhã e à noite pô-lo a dormir às 20h.
Quanto ao leite, recomendou, para que ele deixe de tomar leite durante a noite : de noite pra noite, por a mesma quantidade de agua mas sempre com menos uma colher de leite em pó. ( Não será prejudicial?)
Quanto ao adormecer: embala-lo no colo até ficar molinho e po lo na cama dele para adormecer sozinho. ( vai ser muitooo difícil).
Pede me para lhe explicar que é hora de dormir ao bebé ( acho que ele ainda não entende assim as palavras).
Mas bem, por alto é isso. Ela é simpatiquíssima e muito prestável mas tenho algumas dúvidas como podem ver.
Como é convosco? Como adormecem os vossos filhos? E o leite da noite? Continuam a dar ou tiraram?

Su H -
Offline
Desde 08 Nov 2012

Ola mamã Claudia!
Os meus bebes jantam por volta das 20h e so voltam a comer no dia seguinte la para as 8h ,salvo algumas exepçoes.Nao acordam durante a noite para comer....mas sempre foi assim.
Para dormir,isso depende.Tanto tenho de os adormecer,como dormem sozinhos.Por norma,deito-me ao lado deles na minha cama e quanto estao bem molinhos,deito-os na cama deles.
Durante a noite,volta e meia la vem um fazer-nos companhia Sorriso mas assim que acalma,volta para o seu cantinho Espertalhão
Sempre ouvi dizer que se deve falar com os bebes e explicar as coisas,pois eles entendem....faço-o,mas acho que eles fazem que nao ouvem e tentam ir com a deles avante Piscar o olho

Sobre Su H

❤Lojinha da Tita❤http://demaeparamae.pt/vendo/loja/166814
Espreitem e aproveitem Sorriso

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Eu defendo o co-sleeping (partilha do sono) pelo que o colocaria a dormir na minha cama logo, e não tirava leite nenhum...

Cada família sabe o que resulta melhor para si, mas quando dormem connosco, o sono é muito melhor porque nos sentem perto...já reparaste que somos os únicos animais que recusam às crias a partilha do sono com a mãe? Os outros animais só deixam de dormir com os pais quando decidem, e não por serem proibidos...

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

O meu filho dorme connosco maior parte da noite como disse, claro que dormimos apertadinhos para ele ter todo o espaço, se ele dormisse na cama dele dormia mais confortável. Mas a verdade é que só adormeço em condições quando o passo para a nossa cama:) É um mau vicio diz muita gente ter o filho a dormir no nosso meio, mas eu gosto tanto.

ser.mãe -
Offline
Desde 02 Mar 2012

Ora bem, eu sou uma sortuda. A MAtilde há praticamente 3 meses, que não acorda de noite para comer. Sorriso Tem 9 meses. No entanto é uma bebé de muito sustento. Está enorme! Mas o facto é que ao último biberão da noite lhe acrescento um pouquinho de papa, adormeço a ao colo ( pésssimo vicio, mas não adormece sozinha) e dorme a noite toda. lá assim de vez em quando, tem uma noite que acorda ás 3h ou ás 4h e acordando, primeiro tento que adormeça novamente, caso mostre resistência, então nesse caso dou lhe leitinho. Mas o habitual, é mesmo dormir até de manhã. Dorme uma média de 8/9 horas seguidas... é um mimo Sorriso
Quanto ao teu bebé, francamente não querendo contrariar a doutura, primeiro sempre ouvi dizer que se deve colocar o leite em pó á quantidade exata de água. Julgo que não é muito certo estar a colocar menos. Depois, pior ainda explicar a um bebe de 11 meses, que tem que dormir... Sorriso a matilde tem 9 meses, mas tenho uma de 4 anos e garanto te que pelo menos para ja, nao vai resultar...
Eu aconselhar te ia a dar algo á noite que o encha mais, e se está habituado a adormecer ao colo, não vais conseguir alterar isso assim do nada ( experiência própria)... Ah, e quanto a pores na tu cama, não é muito boa ideia. Vai habituar se... vai vai!!! Sorriso A Mariana ainda adormece na nossa cama. E durante a noite quando acorda na dela, vem enfiar se na minha. E eu não posso esconder que adorooooo... é tão bom!!! Sorriso Sabes, faz como te apetecer, o filho é teu. E cada uma de nós age instintivamente. Umas fazem de uma forma, outras de outra, mas no fim, todas queremos o melhor... quer leite, da lhe leite... quer colinho, da lhe colinho... Sorriso beijinhos

Sobre ser.mãe

Bolos e bolinhos ... para todos os gostos.
https://www.facebook.com/bolosdaritinha2015

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Cláudia Sobral escreveu:
O meu filho dorme connosco maior parte da noite como disse, claro que dormimos apertadinhos para ele ter todo o espaço, se ele dormisse na cama dele dormia mais confortável. Mas a verdade é que só adormeço em condições quando o passo para a nossa cama:) É um mau vicio diz muita gente ter o filho a dormir no nosso meio, mas eu gosto tanto.

Não é um mau vício... é a coisa mais natural do mundo, e o que o instinto nos diz desde cedo, se o ouvirmos Sorriso

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Ele dorme assim connosco desde os 2 meses. É certo que levo muito pontapé e chapada durante a noite, chego mesmo a acordar em sobressalto ( algumas xs doi a serio!) Mas é algo que gosto mesmo muito.
Tenho que me ir deitar, mas por favor deixem os vossos pareceres que eu preciso muito disso:)

ser.mãe -
Offline
Desde 02 Mar 2012

Cláudia Sobral escreveu:
Ele dorme assim connosco desde os 2 meses. É certo que levo muito pontapé e chapada durante a noite, chego mesmo a acordar em sobressalto ( algumas xs doi a serio!) Mas é algo que gosto mesmo muito.
Tenho que me ir deitar, mas por favor deixem os vossos pareceres que eu preciso muito disso:)

vês. estas a ir de encontro ao que eu disse Sorriso doi os pontapes, e no fundo nos sabemos que é um mau hábito, mesmo porque existe um casal, que precisa de alguma privacidade, na sua propria cama :p mas tu gostas muitooo. ne? e o teu menino adora ainda mais, de certeza. Deixa ir... tudo a aseu tempo... não te mates a pensar, que está errado. Porque errada estarás se tentares mudar hábitos, que tu própria te sentes mais confortavel...

Sobre ser.mãe

Bolos e bolinhos ... para todos os gostos.
https://www.facebook.com/bolosdaritinha2015

JR -
Offline
Desde 23 Out 2008

Olá,

Quanto ao leite a meio da noite, a minha Maria deixou de o beber logo com um mês. Estava a desenvolver bem, e a pediatra disse para a deixar dormir. Com um mês dormia das 0h às 6h. Aos três meses, quando a coloquei no quartinho dela, passou a dormir das 22h às 10h.
Como ela sempre dormiu bem, foi fácil criar um ritual.
Banho, leitinho, miminho no colo da mamã, e quando está quase a adormecer, coloco-a no bercinho. Fica a olhar para o mobile até adormecer... Uns 2 minutos Sorriso

Sinceramente cada uma de nós deve fazer como se sentir melhor, mais à vontade.

Se a tua ideia é que ele se torne mais autónomo e que durma a noite toda, então o método da conselheira parece-me eficaz. Mas se não te sentes à vontade, e até gostas que ele durma convosco, então segue o teu instinto Sorriso

Beijinhos

MamãdoM -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Vou responder apenas a parte de beber o leite durante a noite, porque a parte de dormir na cama dos pais ou na dele, sei que dava pano para mangas.
E se gostas de o ter na tua caminha, deixa-o estar Espertalhão

O último biberão antes de ele dormir, deita duas colheres de papa no leite, eu desde sempre fiz isso ao meu, porque o leite dele é intragável e só assim é que ele o bebe.

Sobre MamãdoM

Madrinha virtual da Mariana, filha da Annita24 Espertalhão

nip92 -
Offline
Desde 10 Maio 2013

Olha o meu mais novinho, desde os 21 dias que dorme a noite toda e adormece sozinho, apenas com um nhónhó e a chupeta. tem 15 meses e o hábito mantém-se, seja na cama dele, no sofá, numa manta no chão, no carrinho... seja onde for. Com 6 meses, deixou de beber o último biberão da noite que era às 20:30/21, e adormecia sempre por volta das 21:30 e acordava por volta das 7/7:30 e hoje continua assim.
A Luísa, até aos 18 meses ± precisava que estivessemos lá, a dar-lhe a mão e encolhidinhos na cama, com ela. (Desde os 12 meses, que dormem em camas de solteiro, nos seus quartos.)
Mas volta e meia, ambos saem dos quartos e vêm para o nosso, dormir na nossa cama, e quase sempre em cima de nós. Mas são raras as vezes, e na minha opinião é óptimo.

Sobre nip92

Já tenho as três princesas e o príncipe, juntos comigo, no reinado.
Só falta as princesas pequeninas, irem para o castelo. ♥
- In love since, 14-07-2007. Meu Rodrigo, ♥

[email protected] -
Offline
Desde 28 Fev 2012

Olá!

Eu concordo com a especialista a 100%. Sorriso
Um bébé de 11 meses está numa fase em que começa a acompanhar a dieta da familia. Já come as refeições conosco. Também começa a precisar de menos leitinho. Já vai buscar proteinas a outros alimentos.
O leite à noite, a partir de certa altura deixa de ser uma necessidade e passa a ser um habito.
Apenas faz sentido se tiverem passado demasiadas horas desde a ultima refeição.
Além do mais temos de pensar que entretanto (passa a correr) chegará a fase do desfralde e não vai dar jeito nenhum um bebe habituado a beber liquidos à hora de ir para a cama, e quanto mais tarde mais dificil é desabituar.
Parece-me uma boa idade para o ir desabituando aos poucos.:)

O adormecer ao colo, eu também sou contra. sabe bem ao bébé, claro, é um miminho....mas...é bem mais calmo para toda a familia e para o proprio bebe que este se habitue a dormir na sua caminha e a apreciar esse momento e esse espaço.

O Co-sleeping, ao contrario da mamã K-Kat, a quem adoro ler (beijinho para ela!:) ), também sou contra. Acredito que as crianças devem ser habituadas a dormir no espaço delas, a sentirem-se lá bem e seguras. Porque as crianças crescem e os habitos vêm de pequeninos. Depois, mais tarde muitos desses bebes vão ser dificeis de desabituar e vemos piolhos de 5 anos a dormir entre os pais.
Antes de mais lá se vai a vida intima do casal e a sua privacidade. E o sono nunca pode ser um sono tão descansado como se dormirem sozinhos no espaço deles. Até a nós às vezes nos apetece fugir para a sala porque o marido (ou a mulher) ressona ou dá pontapés!;)
Concordo, sim, com aquele bocadinho de mimo, em que, de manhã se levanta o edredon para se juntarem a nós!

A mim parece-me uma boa altura para começar a habitua-lo. Eu começo bem mais cedo: aos 3 meses ambos os meus filhos estavam no seu quarto e nunca os adormeci. Apenas os deito na caminha. Nunca tive problemas com o adormecer, quer com um, quer com o outro. E nao querem sequer dormir comigo. Sorriso

Os horários de sono, o que sempre fiz, foi se acordavam, ir aconchega-los e dizer mesmo isso "agora são horas de dormir", não percebem a frase mas habituam-se a ela por repetição e associam até acabarem por perceber, e deixa-los na caminha na mesma.

Mas terás de ser tu mesma a perceber com que tipo de "educação de sono" te sentes confortável. Eu concordo com os conselhos que te deram, mas se tu propria nao te sentires confortável ou confiante com eles não irá resultar contigo. Sorriso

Boa sorte!
Um beijinho!

Helena Gonçalves