Adopção, medos e vontades | De Mãe para Mãe

Adopção, medos e vontades

Responda
4 mensagens
Tania S. -
Offline
Desde 11 Ago 2012

Olá a todas Sorriso
Dei por mim a abrir as portas á possibilidade de adoptar uma criança Sorriso
Tenciono reunir as condições necessárias nos próximos anos para tornar esse sonho realidade.
Mas agora que parei para pensar mais a serio neste tema, desafiei-me com todas as possibilidades, como por exemplo: Se a criança adoptada destabilizar todo o cotidiano existente; se os meus filhos biológicos vão saber lidar com a situação; se a criança não gostar de mim ou se estiver demasiado revoltada... enfim... infinitos medos que quero superar e esclarecer comigo mesma para na data me sentir 100% confiante com a decisão que tomar, sendo que um dos meus maiores objetivos de vida será ajudar alguém a serio Sorriso
Falei hoje com o meu marido sobre este tema para saber como ele encara este assunto, e não foi de todo positivo... Ele tem muitos receios... todos os que quem está por dentro deste tema já conhece (se a criança herdar maus cromossomas, se vier traumatizada; se os pais usaram drogas na gravidez; etc...) Ou seja foi apanhado de surpresa. Por isso vou já falando com ele, tem 5 aninhos para pensar no assunto e acima de tudo INFORMAR-SE (ao qual ele demonstrou muita vontade). E tenho esperança de que um dia eu e ele nos sinta-mos preparados para tal, e consigamos lidar e ajudar a criança da forma correcta.
Tenho noção de que a criança não vem para me dar amor a mim, vem para eu lhe dár amor a ela; a criança não vem para me ajudar a mim mas sim eu a ela...
Tenho noção de que a criança não terá a noção imediata de gratidão, e que não trará um passado fácil certamente;
tenho noção que que também para mim será um desafio ver um filho adoptado como de sangue (acho que ainda estou muito ao nível da ignorância nesta ultima parte) e tenho muito para investigar e reflectir.
Como foi o vosso processo de adopção?
Quando se depararam com todos estes medos? (se é que se depararam)
Ambos os parceiros no vosso caso queriam adoptar?
Como reagiram os vossos filhos biológicos á adopção?
Quando viram que era REAL, como reagiram?
Como os vossos familiares e amigos reagiram á ideia da adopção (principalmente os avós, como eles encaram os novos netos?)
Obrigada desde já pelas respostas Sorriso
Beijinho

Sobre Tania S.

01-01-2007 Positivo
27-08-2007 Nasceu a minha princesa <3 <3 <3
13-08-2012 Positivo 25-08-2012 Aborto espontâneo
22-10-2012 Positivo
06-07-2013 Nasceu o meu príncipe <3 <3 <3

An_A -
Offline
Desde 04 Mar 2009

Também eu penso em adotar uma criança, mas tenho felizmente um marido mais motivado para esse processo.

Todas as vossas duvidas são legitimas, mas para mim essa é parte estimulante. É poder dar a alguém que nunca esperou encontrar, é o saber que não vai ser fácil, que poderão haver divergências. Mas tenho fé que aquele que nos calhar, mais cedo ou mais tarde, com mais ou menos traumas, saiba reconhecer a sorte que teve. Não para mérito nosso, mas para mérito dele! Sorriso

Bjs

Sobre An_A

An_A

Tania S. -
Offline
Desde 11 Ago 2012

Sorriso Gosto da tua maneira de ver as coisas Sorriso
Obrigada

Sobre Tania S.

01-01-2007 Positivo
27-08-2007 Nasceu a minha princesa <3 <3 <3
13-08-2012 Positivo 25-08-2012 Aborto espontâneo
22-10-2012 Positivo
06-07-2013 Nasceu o meu príncipe <3 <3 <3

MadaMC -
Offline
Desde 30 Ago 2014

Eu adoptei uma criança, não tive muito tempo para batalhar com as dúvidas, mas a maior era "será que vou gostar da criança como se filho biológico fosse?"

Mas quando passei a ter a criança nos braços só uma coisa me atormentava, era ela ter tido origem noutra família, o que para mim era como que inconcebível por eu gostar tanto, tanto dela e sempre ter pensado que esse sentimento seria exclusivo a filhos próprios.

Mas depressa isso passou e a cada novo dia o sentimento de amor como que aumentava ao ponto de eu achar que iria "rebentar"!

Contudo acredito que adoptar uma criança já crescido que já tem muitas recordações, no geral más, do passado, as coisas não sejam fáceis de gerir e de chegar até ela e ganhar-lhe toda a confiança.