Adolescentes, maquilhagens e "cenas" de gajas! | De Mãe para Mãe

Adolescentes, maquilhagens e "cenas" de gajas!

Responda
10 mensagens
CSAlmeida -
Offline
Desde 09 Jul 2013

Olá a todas!
Venho procurar algumas opiniões das mamãs que tenham filhas adolescentes!
Tenho uma enteada de 15 anos. Nem sempre tivemos a melhor relação, nem muito próxima. Por culpa minha, por culpa do pai, por culpa da mãe.... enfim por culpa de toda a gente menos da miúda (que não escolheu nascer!).
Com o passar dos anos fui crescendo, amadurecendo, comecei a colocar a hipótese de eu própria ser mãe e as coisas foram melhorando.
Não posso dizer que somos muito próximas, acho que agora tenho que respeitar que ela queira ou não e deixar-lhe a porta aberta caso ela pretenda.
Nos últimos tempos temos estado mais próximas porque a tenho estado a ajudar para os testes de Português e sinto que a miúda (que já não é miúda nenhuma, já está da minha altura....) ficou muito feliz por me ver dedicada em ajudar, a ler o livro dela, coisas que lhe fazem falta porque a mãe não as faz.
Entretanto ontem numa troca de SMS com ela, veio em conversa batons de cores fortes. Contava-me ela que experimentou o de uma colega e que disseram que lhe ficava bem.... naquela a ver o que eu dizia. Eu disse-lhe que por acaso tenho aqui uns quantos que não uso e que lhos posso dar mas que ela tem que pedir primeiro ao pai e à mãe tb....
Agora pergunto... com que idade acham adequado que as adolescentes comecem a usar este tipo de maquilhagens? Por um lado eu acho que não faz muito sentido proibir porque ela na escola usa o das outras (que tb não é mto higiénico). Por outro... será correto uma rapariga de 15 anos já andar assim de lábios pintados de vermelho e outras cores?
Estou com receio, por nunca termos sido muito próximas, que lhe esteja a abrir uma porta que não devia sem ter essa noção...

Obrigada!

Sobre CSAlmeida

Beijos,
Carla.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu não gosto de ver e nao deixaria as minhas filhas usar na escola, mas para sair de vez em quando sim. Mas sendo enteada não proibiria, issocabe ao pai e à mãe.

srs -
Offline
Desde 25 Nov 2010

Mamã, tenho uma de 14 e todos os dias debato-me com situações dessas, eu também sou contra a certas coisas, como por ex. pintar os lábios com cores fortes. O que costumo fazer é tentar explicar o porquê de eu não querer e não deixar...mas nem sempre é facil. Até porque diz logo, as mães das minhas amigas deixam e tu és a única que não deixa. O pior que acontece é ela ficar contrariada Triste e esperar que tudo corra bem. Agora e como costumo dizer ao meu marido (que é mais rígido do que eu) tem que haver meio termo... e nem sempre o há. Por isso nesse caso optava por lhe dizer que um gloss ou uma cor mais clara fica sempre melhor Piscar o olho E sem esquecer de dizer que ela deverá questionar o pai e a mão, para não criar conflitos.

Miss Sophie -
Offline
Desde 16 Mar 2016

Olá,

(Ainda) Não tenho filhos mas vou dar-lhe o meu exemplo. Eu comecei a usar maquilhagem cedinho. Aos 14 tinha um mini conjunto que fui comprar com a minha mãe e lembro-me perfeitamente desse dia. Como fui comprar com a minha mãe, ela viu o que eu queria, dava a opinião dela e eu tive os meus "mimos".

Pense que mesmo dizendo que não ela irá usar "se quiser" tanto que experimentou na escola sem pedir autorização aos pais e a si. Falem entre vocês, os pais, e vejam a melhor coisa a fazer. Se forem comprar com ela conseguem ter um controlo e sabem exactamente o que ela vai usar. Ela vai lembrar-se sempre disso.

CSAlmeida -
Offline
Desde 09 Jul 2013

Ela até é uma miúda que não levanta problemas. Se eu lhe disse que não acho muito adequado ela (pelo menos à minha frente) não usa. Mas sim é verdade. A última palavra é sempre do pai e da mãe!

Obrigada pelas vossas respostas!

Sobre CSAlmeida

Beijos,
Carla.

SweetBlonde -
Offline
Desde 02 Ago 2012

A minha filha tem 17 e usa maquilhagem desde os 14/15. Batons de cores fortes há coisa de um ano. Não vejo problema desde que não seja em exagero e em ocasiões especiais. Neste caso em concreto, concordo que deveria ser o pai e a mãe a ter a última palavra mas como já aqui disseram não vale a pena proibirmos porque fazem-no à mesma às escondidas.

Blonde

************************************

Madrinha e afilhada orgulhosa da Nelia02

AnónimaC -
Offline
Desde 07 Jun 2016

eu tenho 15 anos e ja me maquilho, arramjo me, uso saltos altos. gosto me vestir á "mulher"

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

[quote=AnónimaC]eu tenho 15 anos e ja me maquilho, arramjo me, uso saltos altos. gosto me vestir á "mulher"[/

Para quê queimar etapas? Seja adolescente enquanto puder, tem muito tempo para ser mulher...

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Debati-me à pouco tempo com a mesma situação Sorriso mas foi com a minha filha (também tenho duas enteadas de 10 e 13 anos) mas pouco ligam a isso,a Mariana essa sim foi um caso mais sério mas lá negociamos as cores e dias de make up! A minha foi com a mania de pincéis porque a XYZ tinham e ela não,porque no youtube a XYZ compram e fazem resenhas olha acabei por lhe dar um conjunto bom mas com a condição de respeitar REGRAS!
A adolescência é um enredo tramado mas engraçado Sorriso à que saber impor limites e também ceder em algumas coisas. Deixo usar verniz cor de rosa ou framboesa agora vermelhos FERRARI só quando eu achar que sim e se a ocasião permitir pelo menos para já :),ela tem quase 11 anos.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

SweetBlonde -
Offline
Desde 02 Ago 2012

guialmi][quote=AnónimaC escreveu:
eu tenho 15 anos e ja me maquilho, arramjo me, uso saltos altos. gosto me vestir á "mulher"[/
Para quê queimar etapas? Seja adolescente enquanto puder, tem muito tempo para ser mulher...

Não vejo o que é que o facto de se vestir de forma mais adulta tem a ver com o facto de não se gozar a adolescência! Sempre calcei saltos altos desde os 16 e maquilhei-me e não foi por isso que não a gozei. Tenho 45 agora.

Acho pior terem filhos com essa idade e quererem ser mães quando ainda nem sequer cresceram.

Blonde

************************************

Madrinha e afilhada orgulhosa da Nelia02