Adiar ou não adiar? | De Mãe para Mãe

Adiar ou não adiar?

Responda
9 mensagens
erikap -
Offline
Desde 18 Set 2014

Boa tarde Sorriso

Eu e o meu namorado estamos a pensar ter um filho, já falamos nisso há 3 meses e agora estamos mesmo decididos. Eu quero muito ser mãe, sei que ele também quer muito ser pai, mas sou da opinião que se deve ter um pe de meia antes de pensar ter um filho e falámos nisso e ele também concordou, nós temos uma conta conjunta para as despesas da casa, mas depois as contas são divididas, ele tem o dinheiro dele e eu o meu e a conta poupança cada um faz a sua, e há uns tempos falei com ele para criarmos uma conta para as despesas para com o bebe ( retirariamos dinheiro da conta poupança para esta conta para os primeiros gastos) , porque ter um bebe também tem muitas despesas ( comprar carrinho, berço, preservação celulas estaminais, etc...)e ele concordou, mas recentemente descobri que ele não tem qualquer conta poupança e que inclusive está a pagar um emprestimo por causa de um cartao de credito que ele tem, mas não foi ele que me disse, estou a pensar confronta-lo com esta situação porque fiquei um pouco triste por ele não me dizer nada, claro que estas conversas não são faceis, mas apesar de querer ser muito mãe, prefiro esperar mais 1 ano, porque também não tenho propriamente uma fortuna na conta poupança... sinto-me triste porque no fundo acho que ele me iludiu um pouco, acho que podia ter sido sincero, sei que ele é muito do genero " na hora ve-se e resolve-se" mas eu já não sou assim gosto de planear um pouco as coisas principalmete quando diz respeito a dinheiro, sou uma pessoa poupada e o dinheiro não é propriamente algo que cai do céu. Não sei porque ele não me disse nada, ele podia ter dito que por enquanto era cedo, que era melhor esperarmos mais um pouco para sermos pais, ou ter dito que não dava para criarmos a conta poupança para o bebe ( porque agora descobri que é chapa ganha chapa gasta), mas sempre me disse que queria ser pai, que estava ansioso para o ser e queria muito e sei que quer, mas um filho não se pode ter simplesmente porque se quer na minha opinião tem de se ter em conta que nos primeiros tempos se gasta muito dinheiro... não acho boa ideia sermos pais tendo ele esta divida e não tendo ele qualquer poupança... que fariam no meu lugar?

Lu87 -
Offline
Desde 08 Maio 2012

olá Sorriso fala com ele em primeiro lugar calmamente tá claro, no meu caso a conta é conjunta e poupanças conjuntas também , ainda tendo um pé de meia já de lado a algum tempo pa alguma emergencia, e tens razão convém poupar porque realmente o dinheiro nao cai do céu e ter um bebé tem os seus custos em alimentação fraldas roupas e afins, é mais uma despesa e se não forem juntos a poupar para tal fica dificil, porque depois ainda tens vacinas mas isso depois do bebé nascer. No teu lugar falaria com ele com calma e decidam o melhor para a vossa vida, desde que se sintam bem e que estejam preparados para tal, e pensamento positivo e força Sorriso

Sobre Lu87

Inicio de treinos Dezembro 2014
Positivo a 10-06-2015 (segura te bem meu feijãozinho)

olga pinto -
Offline
Desde 19 Jun 2008

ola!
já pensou k pode estar errada e o k lhe disseram nao ser verdade??
Acho k primeiro de tudo deve ter uma conversa franca com ele e ver se realmente isso é verdade, caso seja a razao pela qual nao lhe contou...

Depois disso esclarecido, acho k devem fazer sim um planeamento das coisas e conversar se é isso mesmo k realmente querem... Vejam as vossas possibilidades financeiras e se podem/conseguem ir juntando dinheiro...

Se for essa a vossa vontade, tb te digo k se stiveres da condiçao ideal para teres filhos, nunca mais os tens... Vai maracando consulta com o medico para fazer exames, tomar acido fólico e aproveita para namorares mt...

Claro k um filho acarreta muita despesa...por isso so voces é k vêm se conseguem assumir essa responsabilidade...

Boa sorte e bons treinos Sorriso

RH -
Online
Desde 29 Abr 2013

Penso que o principal será esclarecer primeiro o porque de ter ocultado a existência do cartão de crédito e a inexistência da conta poupança que pensavas que ele tinha. É essencial existir confiança num relacionamento ainda mais se planeamento ter um filho.
Depois disso o ter ou não uma conta para um bebé que ainda não existe é uma decisão que cabe a voces, há quem poupe antes e quem vá comprando ao longo da gravidez sem ter colocado previamente de lado. É uma questão de verem o que se adapta melhor à vossa vida.

Sobre RH

Treinos desde 2014
14 de abril de 2015 encaminhamento para consultas de infertilidade CHMA
1ª consulta 18 de Agosto -2ª 28 de Janeiro
Outubro 2018 cirurgia endometriose profunda hospital da Luz e desobstrução das trompas- fev 2023 aborto espontâneo

Desde 13 Set 2012

colada para responder mais tarde. agora preciso mesmo sair. até logo!

SMSantos

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Se fosse eu resolveria primeiro essa questão, pois o dinheiro é uma das principais causas de divórcios. Ponham tudo em pratos limpos e depois decidam. Se for verdade é uma coisa muito grave, na minha opinião. Não o crédito ou não ter poupança, mas sim ocultar e, pior, iludi-la que tem uma poupança. Não deve haver ocultações desse género numa relação.
Ter um filho é muito lindo, mas é uma grande responsabilidade e é uma união para a vida, casados ou não.

Eu e o meu marido temos as contas todas separadas, pagamos as coisas a meias e não controlamos as contas, nem os gastos do outro. Mas conheço-o bem e ele a mim (e vemos as contas um do outro). Não fazemos despesas grandes e muito menos créditos sem consultar o outro. Se ele me ocultasse uma coisa desse genero (se é que é verdade) ficaria mesmo muito desiludida.

Desde 13 Set 2012

Bom dia Erikap...

Como já foi referido, e partindo do princípio de que o que lhe contaram é verdade (atenção porque pode não ser), o que está realmente errado é o facto dele tomar decisões importantes relacionadas com dinheiro e contrair dívidas sem sequer a informar. Digamos que, a ser verdade, é um sintoma claro de que navegam em direções distintas.

Antes de decidir engravidar, o melhor é ser prática e assertiva, procurando esclarecer tudo o que a deixa insegura e com dúvidas em relação à pessoa com quem partilha a vida e com a qual pretende vincular-se para todo o sempre, já que, ao ter um filho com ele, estabelece um vínculo indestrutível, mesmo que cada um viva a sua vida em países diferentes.

É verdade que um bebé acarreta algumas despesas e não é, como diz, apenas nos primeiros tempos. As despesas, maiores ou menores dependendo do nível financeiro de cada um, estendem-se por quase toda a vida. No início são despesas com a gravidez, depois com as roupinhas, os artigos de puericultura, as despesas de saúde que podem ser imprevisíveis, os cremes, medicamentos (incluindo vacinas fora do PNV) e todo o tipo de artigos de higiene que os bebés consomem. Mais tarde, vem o infantário, a escola, o roupeiro que tem que ser sempre renovado a cada estação porque eles parecem que não param de crescer... e depois a escola, o secundário e até mesmo a faculdade! tudo acarreta despesa mas, isto digo-lhe eu, por cada euro gasto com o nosso filho, ganhamos milhões de sorrisos, níveis incomensuráveis de felicidade e vivemos com a sensação reconfortante de que cumprimos o nosso objetivo na vida: deixar cá o nosso melhor legado para as gerações vindouras.

Se não é seu objetivo ou se considera que não reúne as condições necessárias para assumir um filho sozinha, quer do ponto de vista emocional quer do ponto de vista financeiro, assegure-se da melhor forma possível de que a pessoa que tem ao seu lado é a pessoa certa para o projeto da maternidade.

Beijinhos e tudo de bom

SMSANTOS

SMSantos

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Esqueci-me de referir, que há uns bons anos, a forma como geríamos o dinheiro foi um dos motivos para o desgaste de uma relação longa que tive. Ele tinha ideais totalmente opostos aos meus. Enquanto eu gosto de ter um pequeno pé-de-meia e comprar apenas o que posso e preciso, sem grandes luxos; ele gostava de ter o que não podia pagar. Não havia dinheiro logo comprava às prestações (podia juntar primeiro, mas não pedia empréstimo). Isto para comprar coisas como telemóveis, tv, etc. E o que ele me chateava para gastar o meu dinheiro que tanto trabalho me deu a poupar em coisas supérfluas!
O amor é lindo e maravilhoso, mas há certas incompatibilidades que mais cedo ou mais tarde provocam conflitos. E com filhos isso é muito complicado de gerir.

Conversem, pensem bem e façam a melhor decisão. Esperem mais um pouco. Não te precipites!
Tudo de bom!!

erikap -
Offline
Desde 18 Set 2014

Olá,

Obrigada pelas vossas opiniões, em relação à poupança pensava que ele não tinha porque ele este mês esteve apertado de dinheiro e eu como vi que ele estava disse a ele que caso ele precisasse para ir à nossa conta conjunta e ele foi, e eu é que pressupôs que ele não tinha nenhum dinheiro de lado por andar tão apertado de dinheiro. Já falei com ele e afinal tem, mas não tem muito e não queria mexer porque o que tem é para trocar de carro ( eu sei que ele tem de trocar de carro e sei que precisa mesmo que o carro dele já não anda bom) ele disse que na altura ia deixar algum para a tal conta do bebe, mas não sabia bem quanto. Não me falou foi do cartao de credito eu não disse que sabia, só disse que queria saber como ele andava apertado, que era estranho gastar tanto dinheiro num mês para ele ter ficado tão apertado. Não disse que sabia porque eu descobri atraves do portatil dele,não fui lá cuscar simplesmente estava a ver fotos nossas no portatil e ele sabia que eu estava a ver as fotografias, quando vi uma imagem de um comprovativo de pagamento, claro que tive curiosidade e como tinha o mail aberto fui ver os mails enviados, e ele tinha enviado o comprovativo por mail, durante 1 ano vai ter de pagar uma prestação para pagar o valor que deve do cartao de credito. Não quero dizer que vi isso, sei que não foi uma boa atitude da minha parte, mas também queria que ele tomasse a iniciativa de me dizer a razão de ter ficado apertado de dinheiro e ele apenas que diz que tem despesas , que não pergunta as que tenho por isso tambem não tem de dizer as dele, e já lhe disse que ele sabe todas as minhas despesas. Ele ficou mais apertado porque para alem dessa prestação também recebeu menos porque lhe foram descontadas as ferias, tanto pelo que vi ele já anda a pagar desde junho e só este mês me apercebi da situação. Quando lhe falei em adiar a questão do filho ficou muito triste disse que nós conseguiamos que este mês teve apertado por causa de lhe terem descontado as ferias ( realmente nos outros meses não andou apertado) e que inclusive no proximo ano vai ser aumentado, mas sinto receio na mesma, primeiro porque não me fala da divida do cartao de credito e depois por não termos um pé de meia de ambas as partes. Sou daquelas pessoas que não percebo como as pessoas se endividam com cartoes de credito, porque para mim a pessoa gasta aquilo que tem o que não tem não inventa, para mim poupa para comprar o que quer não se vai comprar com cartoes de credito porque não é dinheiro nosso é do banco, e sempre me fez confusão essa forma de pensar, deduzo que seja por isso que ele não me diz, apesar que sempre concordou comigo nesse aspecto, isso é o estranho, como concordava e de repente venho a descobrir que anda a pagar uma divida do cartão de credito... Mas no fundo faz-me pensar se devemos ter um filho, quero ser mãe, ele quer ser pai, mas já coloco a hipotese de não termos um filho porque estou com aquele sentimento que não o conheço, ponho-me a pensar se ao termos um filho não vai gastar mais do que deve e depois passarmos dificuldades, sei lá, sei que posso estar a fazer filmes, penso demais, mas ele tb não me tira as duvidas....