Adenomiose e Positivo? | De Mãe para Mãe

Adenomiose e Positivo?

Responda
13 mensagens
RitaXavier1979 -
Offline
Desde 18 Ago 2016

Olá a todas,
Como já tive oportunidade de dizer aqui no fórum, passei por umas quantas peripécias e negativos até descobrir a adenomiose.
O que gostava de saber é se alguma de vós teve ou conhece quem tenha tido positivo tendo adenomiose difusa.

Bjinhos e obrigada

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

Olá Rita, a adenomiose foi diagnosticada como? numa consulta de rotina ou com base numa eco mais especifica?

Pergunto isto porque em Outubro a minha GO apontou na eco uma adenomiose difusa e este mês fiz um eco no 9.º dia do ciclo em 2D mesmo especifica para ver as condições do útero e afinal não tenho nada, pelo contrário tenho um útero impecável.
Se fez uma eco de rotina, sugiro que peça ao GO para passar eco 3D.

Mikas_G -
Offline
Desde 06 Out 2015

Eu Sorriso e graças a Deus corre tudo bem desde o início da gravidez Sorriso

Sobre Mikas_G

Endometriose IV - 3 Laparoscopias
1a FIV/ICSI 4/2016 (-) / 2a FIV 6/2016(-) / 3a FIV 12/2016 (+) Sorriso
2º Filho/a: 1ª TEC 1/2019 (cancel.) / 2ª TEC 3/2019 (-) / 3ª TEC 10/2019 (-)
4ª FIV 11/2019 (3 transf. cancel.) / 1ª TEC 02/20 (-) / 2ª TEC 03/20 (-)
❤️ 04/20 gravidez espontânea ❤️

RitaXavier1979 -
Offline
Desde 18 Ago 2016

Mamapaula, foi mesmo diagnosticada em eco especializada no Dr. Alberto Relvas.
E o mais triste é que toda a minha vida me queixei de imensas dores menstruais e nem médica de família, nem GO's nem na Ginemed me deram ouvidos e só depois das duas falhas é que por iniciativa própria fui fazer a eco e o Dr, Relvas disse - "pois... não havia de ter dores..." Triste

Mikas_g, obrigada, mas tens endometriose ou adenomiose? Desejo-te as maiores felicidades! bjinhos

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

Bolas, nem na Ginemed? Podes dizer quem era a médica, se não for indiscrição?

É como eu sempre digo, há que procurar sempre outras opiniões e não fica resignada com o diagnóstico. Sou treinante há 3 anos e comecei a ser seguida pela Dra. Luísa Pargana na Gestos, que agora é a Mae Clínic, que me dizia para ir lá a cada 6 meses e o tempo foi passando e estava sempre tudo bem. Análises atrás e análises e nada de engravidar. Quando na minha idade da altura 38 anos, depois de 6 meses a tentar já é considerado infertilidade. entretanto passei para a Dra. Carla Nunes na mesma clinica que só então é que me passou uma histerossalpingografia e recomendou que o marido fizesse um espermograma. Isto já eu com 40 anos! Depois de dar tudo ok, excepto a histerossalpingografia que acusou possivel hidrossalpinge terminal, está tudo bem e só em fevereiro me aconselhou ir para um especialista em infertilidade. Portanto, se tivesse ido com 38 ou 39, talvez tivesse tido mais chances!

Mas espero que consigas concretizar o teu sonho, tal como a Mikas_g!

RitaXavier1979 -
Offline
Desde 18 Ago 2016

Pois é... nem na Ginemed...
Foi a Dr.ª Luciana Puzziello.
Após 2 TEC negativas pedi-lhe que me passasse todos os exames possíveis e imaginários antes de avançar para nova tentativa. Afinal era eu a pagar e nenhum dos exames era invasivo, logo eu não corria riscos..
"Ah... não...não é preciso :(...
Depois tive a sorte da minha médica de medicina no trabalho me ajudar e passou-me os exames todos...
E pronto...começou-se a descobrir... adenomiose difusa, útero arquato, vitamina E muito abaixo dos valores...
Enfim...
Ao menos já tens a tua Sofia Sorriso Sei que uma segunda estrelinha seria a "cereja no topo do bolo", mas acredita Sorriso
bjinhos

Mikas_G -
Offline
Desde 06 Out 2015

Tenho endometriose IV e adenomiose difusa também diagnosticadas inicialmente pelo Dr. Relvas em 2013. Tive também 2 FIVS negativas com a Dra. Ana Paula Soares na Ginemed e uma terceira FIV com o Dr. Sérgio Soares na IVI que felizmente correu bem.

Só o Dr. Relvas me disse em tempos que a adenomiose pode interferir com a implantação, os outros 2 médicos bem como a minha cirurgia Dra. Filipa Osorio, nunca deram grande importância (tal como aconteceu a ti RitaXavier).

A verdade é que aquilo que sei é que a maior parte das mulheres têm adenomiose e nem sabem. Principalmente depois dos partos, quase todas ficam com adenomiose. Agora ... Há adenomioses muito graves que transformam o utero num monstro e ali nada agarra com certeza. Mas adenomioses mais pequenas acredito que não interfiram na implantação. Nunca achei que a minha adenomiose tivesse interferido com as falhas que tive. Nada mesmo! Tanto que apenas o Relvas é que me assustava com esse tema, mas sinceramente, o Dr. Relvas dramatiza imenso. Cada vez que ia aquelas ecografias saia de lá a chorar e muitas vezes sem razão. Deixei de lá ir a partir do momento em que ele me diagnosticou erradamente uma nova hidrossalpinge na trompa que me restava quando na verdade nao tinha nada disso.

Quero com isto dizer para confiares na Ginemed e na IVI quando te dizem que a tua adenomiose não tem impacto. Não te preocupes com isso a sério. E relativiza o que o Relvas te diz. É um excelente médico mas dramatiza imenso. pelo menos é a minha opinião Sorriso

Sobre Mikas_G

Endometriose IV - 3 Laparoscopias
1a FIV/ICSI 4/2016 (-) / 2a FIV 6/2016(-) / 3a FIV 12/2016 (+) Sorriso
2º Filho/a: 1ª TEC 1/2019 (cancel.) / 2ª TEC 3/2019 (-) / 3ª TEC 10/2019 (-)
4ª FIV 11/2019 (3 transf. cancel.) / 1ª TEC 02/20 (-) / 2ª TEC 03/20 (-)
❤️ 04/20 gravidez espontânea ❤️

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

Eu estou a ser seguida pela Dra. Cátia Rodrigues. Fiz este ciclo a 1.ª estimulação com menopur e hoje tenho eco. Vamos ver o que dá!
Eu, costumo dizer que não sou que não sou médica, mas tenho um feeling que o problema está na ovulação. Eu tenho a trompa esquerda com problemas e o meu ovário campeão é do lado esquerdo. Nunca sinto a ovulação do lado direito e isto de que ovulamos alternadamente, não passa de um mito. Se há sempre mais ovulos do lado esquerdo quer dizer, pela lógica que com a trompa obstruida não pode haver fecundação. No entanto, na última consulta a médica disse-me que a trompa do lado dt. pode aspirar o ovulo libertado no ovário esquerdo.
Estou com fé que esta estimulação "obrigue" o ovário direito a ovular mais.

Mas, sim é verdade, já fui abençoada com uma filha e engravidei aos 35 anos logo à 1.ª o que surpreendeu muito os médicos, mas acredita que estou a sofrer tanto como se não tivesse nenhum! E como sou uma pessoa muito emotiva, sempre que leio tópicos de meninas até muito mais novas do que eu a tentar ter o 1.º filho, doi, doi muito! Não deviamos passar por este sofrimento! Eu já levo 3 anos a tentar e há muitas meninas por aqui que já estão nisto há 5 , 6 e mais anos. Nem imagino a dor!

RitaXavier1979 -
Offline
Desde 18 Ago 2016

Olá Mikas,

Acredito no que dizes acerca do Dr. Relvas, mas o médico aqui do trabalho também me alertou para a influência da adenomiose...
Vou na próxima 3ª feira ao Dr. Martins Pisco. Disseram-me que é um especialista em adenomiose e doenças do género. Só quero ouvir o que ele me diz antes de nova tentativa.
Obrigada e parabéns pela Pipoca Sorriso
bjinhos

Mikas_G -
Offline
Desde 06 Out 2015

Obrigada!!
Fazes bem Rita Sorriso outra das razões para que alguns médicos digam para não darmos importância, é facto de não podermos fazer nada relativamente a adenomiose Triste infelizmente!
Desejo-te toda a sorte do mundo Sorriso vais conseguir, continua assim a insistir e vais ver que o esforço compensa. Sei que é fácil falar quando já temos o nosso rebento na barriga mas eu nunca parei sabes, continuei e forcei tudo! Sem compassos de espera até conseguir.

Mamapaula,
também tinha um ovário campeão sem trompa desse lado, trabalhou tanto que acabei por ter de o tirar lol depois quando o esquerdo já não interferia, o direito deu-me a minha pipoca Sorriso esse teu direito só está à espera da sua oportunidade para brilhar!!
Olha acho mais mito é isso da trompa ir apanhar o óvulo do outro lado. Também me diziam isso. Nunca lá foi!!!
Boa sorte para a tua eco e espero que esse foliculo dominante esteja no lado certo*

Sobre Mikas_G

Endometriose IV - 3 Laparoscopias
1a FIV/ICSI 4/2016 (-) / 2a FIV 6/2016(-) / 3a FIV 12/2016 (+) Sorriso
2º Filho/a: 1ª TEC 1/2019 (cancel.) / 2ª TEC 3/2019 (-) / 3ª TEC 10/2019 (-)
4ª FIV 11/2019 (3 transf. cancel.) / 1ª TEC 02/20 (-) / 2ª TEC 03/20 (-)
❤️ 04/20 gravidez espontânea ❤️

catpmaia -
Offline
Desde 03 Out 2017

Eu acabei de descobrir que tenho adenomiose com o Dr. Relvas e não achei que fosse dramático em relação à doença. Falou-me dessa questão de o embrião poder ter mais problemas em aninhar-se no endométrio. E depois eu também tenho ovários micropoliquísticos, pelo que ovulo muito menos. Neste momento não estou a tentar engravidar mas estou à procura de mulheres que também sofram de adenomiose como eu, porque parece-me uma doença pouco falada e não encontro muita informação sobre ela.
A propósito desta minha pesquisa, fiz um canal no youtube que vos convido a todas a conhecer: https://www.youtube.com/channel/UCzqWmOxHT8DQEbLzoJSyL1A/videos

Supostamente é uma doença sem cura mas quero minimizar os sintomas ao máximo. Como, não sei ainda, mas com muita força de vontade certamente! Eventualmente também eu quero ter o meu bebé e este diagnóstico deixou-me reticente. Descobri um pouco por acaso, estava receosa de ter endometriose! A minha prima tem e não consegue engravidar por isso (pelo que já percebi também as doenças são "primas").

A adenomiose não causa forçosamente infertilidade por isso acho que até prova em contrário, tudo é possível. Muita força a todas que estão a passar por isto!!

Carvalho Marisa -
Offline
Desde 20 Maio 2018

Boa noite! No inicio de fev deste ano foi-me diagnosticado adenomiose , mas em menos de 1 mês eu engravidei, e tive o meu positivo 7 dias antes do atraso, coisa que sempre ouvi dizer ser quase impossível. Sou uma sortuda, mas estou com receio, tive um aborto retido em Março do ano passado. Alguém que tenha passado pela mesma experiencia e puder me contar como foi a gravidez, após o diagnostico de adenomiose, agradeço.

Filipa Caetano1 -
Offline
Desde 17 Maio 2019

Bom dia, possivelmente serei a mais novinha do fórum. Tenho 21 anos
Mas foi-me diagnosticada uma adenomiose...
O médico disse que o que tinha a favor para engravidar seria o facto também de ser tão novinha.
Esperamos um positivo mas ainda haverá um caminho a percorrer.