Adaptação ao Berçário: como fizeram com os vossos bebecas? Qto tempo antes de irem trabalhar? | De Mãe para Mãe

Adaptação ao Berçário: como fizeram com os vossos bebecas? Qto tempo antes de irem trabalhar?

Responda
10 mensagens
Dyana11 -
Offline
Desde 16 Abr 2011

Olá Mamãs, No início de Fevereiro começo a trabalhar. Pretendemos este mês de Janeiro começar a deixá-lo umas horas no berçário.

Ele já vai comer sopa e papinha. Como não tenho leite congelado, vamos comprar NAN1 para o Berçário.

A minha dúvida é:
1) Com que antecedência o devemos começar a deixar no Berçário?
2) Será que lhe devemos dar já o NAN aqui em casa para se habituar? (ele só mama ao peito, e não de biberão....)
3) Ao fim de quanto tempo já é razoável deixá-lo 8h no Berçário?
4) Como reduzir a "dor" da separação, sem que ele se sinta abandonado, e ganhe confiança com as pessoas com quem vai ficar?

Obrigada pela vossa partilha e dicas que possam deixar.

skull -
Offline
Desde 04 Out 2011

ola Sorriso
vou me colar desesperadamente ao teu topico tou na mesma situação Preocupado mas a minha vai para a ama!!
Beijinho

Sobre skull

☆Andrea☆31/8/2011☆

Tateu -
Offline
Desde 23 Set 2009

Ai meu Deus... Estou aqui com um nó na garganta porque a minha vai amanhã pela primeira vez...
O que me disseram lá é que amanhã fico com ela 2h e depois vimos as duas embora, que na terça já posso ficar mais um bocadinho, ou ficar 2h com ela e deixá-la lá mais um bocadinho sozinha e para na 4f já ir o dia todo normal.

Ai o meu coração...

Teresa.Gonçalves -
Offline
Desde 28 Jun 2011

Eu comecei a deixar a minha filha umas 3 ou 4 semanas antes de ir ttrabalhar. Fiz a adaptação muito devagar.
No 1º dia foi uma hora de manhã, no 2º uma hora à tarde e como correu super mal dai para a frente só ia de manhã.
Eu deixava-a lá umas 2 horinhas, depois com a aproximação do dia de ir trabalhar começou a ficar as manhãs todas, almoçava lá e eu ia buscá-la logo a seguir. Na semana antes de começar a trabalhar um dia deixei-a até às 16h e correu tudo bem!
Agora q estou a trabalhar tiro as 2 horas de aleitamento na parte da tarde e assim saiu às 16h Sorriso
As saudades são o que mais custa para nós...
Quanto ao bebé se sentir bem o que eu faço é sempre falar com tom alegre e confiante, nunca tive problemas nesse sentido, excepto qd fez 7 meses q começou a choramingar qd a deixava lá, mas pelo que me disseram é mesmo da idade, pq começam-se a aperceber da nossa ausencia.
Do leite não te sei dizer nada, pq já dava LA, mas o teu filho aceita o biberão?
Não tens hipotese de começar a tirar mais leitinho agora para guardar para qd fores trabalhar?

Adoro-te filha 05/05/2011

O tempo voou e já passou 1 aninho!!! Parabéns Amor <:P

1 aninho?!?!?!? caminhamos a passos largos para os 3 Choque!

Joana Patrão -
Offline
Desde 15 Jan 2011
I Love DMPM

Tambem me vou colar ao topico pois vou trabalhar ja dia 19, e so vou comecar a deixa-la na terca feira, mas vou fazer como a mama teresa goncalves, deixo-a 1hora e fico la e no dia seguinte deixo mais 2 horas, o que me descansa e' saber que a ama e' de confianca e a Iris adorar criancas, fica entretida so de olhar para elas

8 de Agosto... o dia em que a minha vida mudou.. Quando te vi tudo fez sentido. Meu amor pequenino
A minha Íris é linda, o orgulho dos papas, nasceu com 3.125kg e 48.5cm

Silvia88 -
Offline
Desde 10 Mar 2011

olá!

não te sei responder às perguntas da adaptação ao berçário, mas vinha dar uma sugestão... penso que não será necessário introduzires LA só porque não tens do teu congelado, como dizes que ele irá já comer sopa e papinha, quando introduzires a refeição tiras leite com bomba, e assim acabas por dizer ao teu corpo que o bebé continua a mamar, podes até tirar sempre num dia para levar para o berçário no dia seguinte, e vai sempre leite fresquinho, escusas de andar a congelar e descongelar... talvez não fosse má ideia ir habituando o bebé a pegar no biberão (se seguires a minha sugestão dá-lhe do teu e escusas de andar a comprar leite...), porque há bebés que demoram até pegar no biberão...

um beijinho e boa sorte!

Sobre Silvia88

"Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder? Como? Não é nosso, recordam-se?" - José Saramago

wally -
Offline
Desde 08 Set 2008

Eu iniciei a adaptação da minha piolha 2 semanas antes de ir trabalhar, e acabaram por só ser necessários 3 dias. No primeiro dia, entrei na sala e entreguei a menina a uma auxiliar, e eu fiquei na sala um bocado, e depois sai, fui às compras e voltei. No segundo dia, fiz o mesmo, mas quando andava nas minhas voltas, ligaram-me a dizer que ela tinha adormecido, então ficou lá mais de 3hs, até acordar. No 3º dia deram-lhe uma biberão (de leite meu) e correu tudo bem, e então disseram-me que a adaptação estava feita, podia ir trabalhar. Não o fiz e deixei-a o resto das manhãs, mas ela adaptou-se lindamente.
Custou, de longe, muto mais a mim do que a ela. De longe!!!

Quando à paparoca: é melhor adaptares o bebé a beber de biberão antes de ir para a creche, dado por alguém que não tu, nem contigo na sala, nem com o bebé com fome ou sono.
Se não tiveres coragem / vontade / tempo de tirar leite (dá imenso trabalho, sem dúvida, mas é possível - eu consegui manter só leite, na escola, até aos 8 meses da piolha - comia sopa em casa), dá-lhe LA, mas começa logo em casa, e com tempo.

Bjinhos e tudo de bom.

Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

bom...
eu não tive problemas com o meu filho. não tive tempo para adaptação ao berçário, porque me apareceu um emprego e tive de o agarrar.
Lembro-me perfeitamente que o 1º dia ele ficou sem chorar, muito contente,ao colo da educadora e nem reparou que a mãmã tinha dado beijinho e ido embora. Portou-se muito bem. Ficava as manhãs, almoçava e a avó ia buscar dps de almoço. Agora a minha mãe teve de ser operada e ele fica o dia td, até às 19.30h ... pobrezinho. Mas tem de ser e custa muito os primeiros dias. Acredita que eu vinha no comboio a conter o choro, porque tive com ele até aos 6 meses e dps tive de o "largar" de repente. Ficas c o coração pequenino mas depois passa, porque quando chegas, tens um bébe c o sorriso mais lindo do mundo à tua espera Sorriso

Quanto ao biberon...a minha opinião é que ele se deveria habituar a ele antes de entrar para o berçário.

Felicidades

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

Já passei por isso 2 vezes. A única diferença é q não amamentei e por isso ele já ia com 2 refeições de colher para a creche: almoço de sopa e fruta e lanche de papa.
1) na minha opinião uma semana é mais q suficiente! 1º dia e 2º só de manhã, e deixar q ele almoce lá a sopa e fruta. 3º e 4º dia deixá-lo dormir lá tb a sesta de depois de almoço (supostamente a maior, se não for com o tempo tenderá a ser a maior e lá para os 12/15 meses será a única, dependendo dos bebés) e se o almoço tiver corrido bem, deixá-lo lá lanchar tb (costumam lanchar pelas 15:30, mais ou menos) e no 5º dia deixar o dia normal de trabalho. Se tiveres as 2 horas de amamentação acabas por sair mais cedo e ir buscá-lo pouco depois do lanche. Poderás até dar-lhe mama logo na creche, na hora de o ires buscar.
2) Sou de opinião q se ele é amamentado, porquê introduzir o biberon leite adaptado???? Na creche come 2 refeições de colher (almoço e lanche) e depois será só maminha! Eu sugeriria q 15 dias antes começares a dar-lhe uma refeição de colher, para que ele vá mais ou menos adaptado à colher. Poderá ser antes dos normais 6 meses de aleitamento materno exclusivo, mas na minha opinião é preferivel iniciar as outras refeições um pouco mais cedo, do que introduzir LA.
3) uma semana é normal...
4) Ele tb terá carinho das educadoras, e ficará distraido! Acredita q é mais difícil para nós do qeu para eles!!! E elee nunca se confundirá quem é a mãe e pai e quem são os outros! Além disso... faz parte da vida! Sorriso Vais ver q vai correr bem!
Bjcas!!!

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

Olá linda!
Sou educadora e posso dar-te algumas dicas para facilitar a integração do teu bebé (e a adaptação da mamã à nova rotina), com base na minha experiência.
1) Uma semana é suficiente, no máximo 2 semanas. Com o meu filho, eu comecei a levá-lo 2 semanas antes de ir trabalhar, mas a adaptação foi feita toda na primeira semana. Ou seja, na segunda semana ele já ia o horário normal como se eu estivesse a trabalhar. No primeiro dia ficou 2 horas de manhã, no segundo dia ficou 2 horas à tarde, no terceiro ficou a manhã toda e a partir do quarto ficou o dia todo.
2) Acho que deves continuar com o LM na creche. Porque não começas a tirar agora e a congelar? Outra coisa: deves iniciar a sopa/papa antes da ida para a Creche, assim como o biberão. Porque em casa se rejeitar, tem sempre a maminha e na Creche não.
3) Uma semana.
4) Ele sentirá confiança se tu tiveres confiança também. Os bebés adaptam-se muito bem, os papás é que têm que dar o primeiro passo.
Deixo-te um pequeno documento que tenho que costumamos entregar na Creche para facilitar a integração.
Qualquer dúvida que tenhas, estás à vontade.
Beijinhos
Beijinho Beijinho Beijinho

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado