Adaptação ao 1ºciclo | De Mãe para Mãe

Adaptação ao 1ºciclo

Responda
4 mensagens
Maria71 -
Offline
Desde 07 Out 2015

Se alguém já passou por isto, por favor, dê-me uma ajudinha...
A minha filha iniciou este ano o 1ª ciclo... aparentemente começou bem! Porém ainda nem estamos com 1 mês de aulas e já começou a dizer que a professora está sempre a ensinar a mesma coisa, no ATL está com a cabeça na lua e só faz os trabalhos de casa depois de lhe chamarem a atenção para se concentrar.
No recreio pouco brinca, porque quer jogar à bola com os meninos e eles não deixam, porque ela é do 1ºano e além disso é menina.
Na sala de aula não sei como se porta, até agora não trouxe recados da professora, mas queixa-me que ela grita demasiado e tem que tapar os ouvidos. Diz que a professora já lhe deu uma bolinha vermelha porque estava a contar uma história interessante à colega.
Sei que ainda é cedo, mas se isto seguir o mesmo caminho da pré-primária, não tarda está a professora a chamar-me, como fez a educadora e, a dizer-me que ela é a criança mais teimosa que já viu!
Não sei bem o que fazer! Será que alguém por ai têm experiência neste tipo de situação?

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

A minha filha entrou também este ano para a 1.ª classe. Felizmente, está a adaptar-se bem: sai de casa com vontade de ir para a escola, regressa a casa com um sorriso na cara, faz os TPC's com motivação e tem sempre com muitas novidades para contar. No entanto, também diz que a professora fala muito alto! Sei que fará confusão a muitas crianças e pais, até porque vêm de um ambiente escolar (pré) mais protegidos e apaparicados. No entanto, pelo que vejo a turma da minha filha é um pouco agitada e se a professora não dominá-los de início, está tramada. Por isso, enquanto eu sentir que é feliz na escola e que aprende bem, vou deixar andar. No caso da sua filha, se calhar tentava falar com a professora para perceber o que realmente se passa: se comporta-se bem, se é obediente, por aí. E explicava mesmo à professora as suas preocupações.

Cathara -
Offline
Desde 13 Set 2016

Concordo com a mãe Elizamor. Fale com a professora para compreender melhor o que se passa.Espero que tudo corra bem.

Sobre Cathara

CJ

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

A minha filha também entrou agora para o 1º ano e, para já, está a adaptar-se muito bem. Anda toda contente e chega a casa logo a contar o dia e a mostrar tudo o que fez. TPCs só tem ao fim-de-semana e faz mal chega do colégio na sexta-feira (depois de lanchar). A única coisa que se queixa é que a professora repete muitas vezes a mesma coisa.
No caso da sua filha e como, pelos vistos, já há historial do pré-escolar, também optaria por falar com a professora para ver como as coisas estão a correr e, assim, se houver algum problema, tentar resolver desde o início. Quanto à questão do recreio, acho que mais uns tempos e já está totalmente integrada nas brincadeiras dos rapazes, se assim quiser.