Acido folico, é mesmo necessàrio? Meu ginecologista nao receitou nada... | De Mãe para Mãe

Acido folico, é mesmo necessàrio? Meu ginecologista nao receitou nada...

Responda
12 mensagens
Sofia33 -
Offline
Desde 06 Fev 2011

Oi meninas deixei a pilula à 3 semanas e fui ao Ginecologista ver se estava td bem, tenho SOP(ovarios policisticos), mas não tenho a sindrome, sou tipo 1 a menos grave Espertalhão jà me deixa mais descansada, com a toma da pilula a SOP desapareceu (mas pode voltar pois é uma doença crònica, por isso não hà cura total infelizmente), tenho os ovarios limpos de cistos. O q me està deixando mais nervosa é q ele não me receitou o acido folico, so me disse para estar tranquila e um até breve Confuso . Na hora não me lembrei so q depois é q uma amiga minha me disse:"- Então e o àcido folico, não vais tomar?" O q vocês acham?

Elisabete80 -
Offline
Desde 23 Set 2012

Ácido fólico ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, como a espinha bífida (quando a medula espinhal não se fecha por completo), e do cérebro, como a anencefalia. Os defeitos do tubo neural acontecem durante o estágio inicial de desenvolvimento, muitas vezes antes até que as mães saibam que estão grávidas.
sim deves tomar o acido folico é muito importante!podes comprar tu na farmacia.A mim foi-me aconselhado tomar 2 meses antes tentar engravidar!

apfc -
Offline
Desde 13 Abr 2012

olá, sim podes tomar, não faz mal nenhum!!

Sobre apfc

mês de Agosto de 2010- aborto evolutivo ás 9 semanas Triste
mês de Agosto de 2011- aborto enembrionário ás 6 semanas Triste
há espera do meu rebento!! Sorriso
consultas de apoio á fertilidade no barreiro.
que Deus dê-me a minha estrela! Espertalhão

AndreiaVasco -
Offline
Desde 23 Fev 2011

olha dou te o meu caso em outubro fui a medica familia fix as analises e nao sei que e ela receitou me acido folico, no dia 28 d janeiro fui a GO e ela diss que em pricipio tn tenho os ovarios preguiçosos, e pa deixar tomar acido folico pk s ker dixer s tiver 2 anos ou que engravidar vo andar sempre a tomar acido folico? po isso olha n t priocupes,.,.

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Podes e deves tomar sim!!! No primeiro comentário a mãmã disse tudo Piscar o olho
Boa sorte!!! Eu fiz exames antes de engravidar para ver o nível de acido folico que tinha e mesmo com níveis normais tomei! Antes prevenir que remediar Piscar o olho não tomar e depois descobrir que o bébé não fechou bem o tubo neural por nossa causa imagino que deve ser horrível Triste A minha obs até diz que mesmo se não estivermos nos treinos que devemos de tomar de vez em qdo pois faz muito bem às mulheres e ao aparelho reprodutor!
Beijocas***

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

não entendo! Preocupado esquecimento do médico? não entendo... fico mesmo incomodada com estas pequenas demonstrações de.... incomepetência!!!
tipo, eu não sou médica, mas pelo que sei (e como a primeira menina disse), é importantíssimo e toda a gente diz logo para se tomar, portanto parece-me quase negligência, por parte do médico!!!
mas seja como for, eu comecei a tomar em janeiro de 2012 (aconselharam-me a tomar 3 meses antes).. tou farta :p podes ir à farmácia comprar, basta dizeres que estás a preparar p engravidar... mas devias ligar ao médico, tipo, ah e tal, não se esqueceu de nada?

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

cristinaegoncalo -
Offline
Desde 14 Dez 2009

Eu fui ao contrario,fui ao medico de familia,as analises bem e luz verde para treinos,mas nao me deu acido folico e eu como nao sabia(1ª viagem)lá andei,engravidei logo no ciclo seguinte e fui à ginecologista e ela perguntou me se tava a tomar e eu disse k nao,e ela disse logo que o devia ter tomado antes de engravidar.Por isso pede ao medico.É importante,mas tb nao é alarmante.
bj

LiaSM -
Offline
Desde 20 Nov 2012

Olá olá.

Tal como uma mamã disse, o ácido fólico ajuda a prevenir algumas doenças no bebé, daí ser tão importante.
O meu obstetra receitou-me na última consulta antes de começar os treinos e a "ordem" dele foi de começar a tomar quando começasse os treinos. Foi o que fiz. Sorriso

Beijinhos Sorriso

Sobre LiaSM

Início dos treinos (e Acfol): 5 de Julho (Todos diziam que à 1ª não ia dar, por isso antecipámos o divertimento 1 mês :P); 1º teste positivo (e ligeiríssimas hemorragias): 4 de Agosto; 2º e 3º testes positivos (e consulta de confirmação): 6 de Agosto
DPP: 3 de Abril de 2013

yuki -
Offline
Desde 19 Fev 2008

antes de começar os treinos fui à GO fazer exames e ela nao me receitou nada. agora estou gravida de quase 5 semanas e só comecei a tomar o folicil há coisa de 1 semana.

hoje numa consulta do centro de saude o medico disse-me que se tinha uma alimentação variada não haveria problema que é problemático em quem é picuinhas a comer (ter-me-á dito isso só para me acalmar??? não sei...).

na 2ª vou fazer uma eco para ver se a implanação está correcta pois a eco da GO só será em inícios de março.

Sobre yuki

gravidez - 04.02.2013
aborto espontâneo confirmado - 27.02.2013 Triste
http://www.fertilityfriend.com/home/430f31/

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Calma a quem não toma e está de bébé, não adianta nada afligir agora Piscar o olho há de estar tudo bem com os bebecas!!! mas que fique aqui para memória futura que o ácido fólico é obrigatório sim, deve-se iniciar antes de engravidar sim não é frescura moderna, é a máxima do velho ditado "Mais vale prevenir que remediar"
O tubo neural salvo erro fecha às 4 semanas de gestação. Antes até que algumas mãmãs descobrem a gravidez...
Beijocas***

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

Sofia33 -
Offline
Desde 06 Fev 2011

Obrigada a todas pelas respostas, vou ir à farmàcia comprar jà q a venda é livre, mais vale prevenir q remediar Espertalhão .

elisabeteserro -
Offline
Desde 29 Jun 2012

olá meninas Sorriso
alguém sabe até que altura se toma o acido folico depois de já estar gravida?

Deus me abençoa e faz com que o meu bebé se agarre á vida e nasça com muita saúde Sorriso
*positivo 19/09/2012 - aborto espontâneo 27/09/2012*
*2ºpositivo 9/2/2013* - nasceu no dia 3/10/2013*