Ácido fólico na grávida pode aumentar risco de asma no filho | De Mãe para Mãe

Ácido fólico na grávida pode aumentar risco de asma no filho

Responda
3 mensagens
ryssie -
Offline
Desde 27 Jan 2010

Ácido fólico na grávida pode aumentar risco de asma no filho

Os suplementos de ácido fólico são recomendados para garantir o desenvolvimento fetal normal e sabe-se que têm um papel importante na redução do risco de espinha bífida nos recém-nascidos.

Para o estudo, investigadores liderados por Siri Eldevik Håberg compararam os níveis de ácido fólico no sangue de quase duas mil mulheres grávidas com a incidência de asma nos seus filhos aos três anos de idade. Os resultados mostraram que quanto maior era o nível de ácido fólico no sangue da mulher, maior era o risco de a criança ter asma.

Trata-se do primeiro estudo a examinar a ligação entre o nível de ácido fólico no sangue das grávidas e a ocorrência de asma nos seus filhos. Contudo, para o estudo, os investigadores também tiveram em conta uma série de outros factores, tais como o nível educacional e o índice de massa corporal (IMC) da mãe, tabagismo durante a gravidez e se a mãe também sofria de asma.

A líder da investigação alerta, no entanto, que podem existir outros factores presentes nas mulheres com altos níveis de ácido fólico que tenham impacto sobre o risco da criança desenvolver asma.

"O ácido fólico é recomendado, dado ser sabido que previne defeitos no tubo neural, como a espinha bífida. Se, no momento, a nossa investigação tem implicações para as orientações sobre os suplementos de ácido fólico, isso provavelmente resolver-se-á ajustando a dose recomendada, possivelmente limitando-a a grupos específicos de mulheres", explicou a especialista em comunicado.

Estudos anteriores realizados com ratinhos levaram os investigadores noruegueses à ideia de que o ácido fólico pode conduzir a mudanças epigenéticas, e assim afectar o funcionamento dos genes. Deste modo, na próxima fase do estudo, a equipa de Håberg vai analisar os mecanismos por trás de uma possível ligação entre o ácido fólico e a asma.

Sobre ryssie

Ryssie

Inês Moura -
Offline
Desde 04 Abr 2009

Penso que se o nosso medico obstetra nos aconselha a toma até ao final da gravidez não há riscos desse tipo, e na minha opinião, sinceramente, mesmo havendo essa possibilidade, o que seria pior? Espinha bifica ou a asma?

http://onossocasamento.pt/forum/coisinhas-para-big-day
26/09/09 Milton&Inês
Minha vid@ nasceu a 29.05.2011 com 2875kg é a coisa mais linda!!
Amo te meu filho Tierri César
Mais uma benção a caminho 26/12/2017

ryssie -
Offline
Desde 27 Jan 2010

Eu também tomei ácido fólico durante toda a gravidez. E se fosse hoje voltaria a tomar. Claro que a relação "custo-benefício" vai sempre para tomar o ácido fólico...

Sobre ryssie

Ryssie