Aborto, voltar ao trabalho | De Mãe para Mãe

Aborto, voltar ao trabalho

Responda
10 mensagens
RuteCosta1992 -
Offline
Desde 27 Jan 2015

Olá a todas ...
A cerca de uma semana , num controlo normal de gravidez ( 8a semana) soube que a minha estrelinha estava morta dentro de mim, o seu coração não batia mais e não se tinha desenvolvido mais .... Uma notícia que me abalou completamente , uma ferida que pra mim ainda está completamente aberta e que me dói muito tocar no assunto ...
Agora na segunda feira voltei ao trabalho , mas depois de 4 horas de trabalho só tremia e sentia me muito tonta, vim pra casa . ( trabalho na produção onde tenho que estar o dia todo de pé ) . A minha pergunta é , como foi convosco , quando voltaram ao trabalho ? Quando depois de uma perda destas , uma pessoa fica física e psicologicamente vulnerável .... Obrigada pelas respostas e pela partilha

21.01.2012 Gustavo <3
19.12.2014 Positivo Sorriso Alegria
21.01.2015 Aborto espontâneo , a tristeza acabou comigo ...
02.01.2017 Leonardo <3

silviafreitas -
Offline
Desde 30 Jul 2012

Lamento imenso pl sua perda.
No entanto, em caso de aborto, tem direito a baixa de 14 a 30 dias.
pf, veja c o seu medico.

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/Dossiers/DOS_2+++estar+gravida.h...

No dia 13-03-13 nasceu a minha luz! Por ti filho, movo montanhas!
<3 <3 <3 <3

Sara 2003 -
Offline
Desde 18 Mar 2014

Ola minha querida, lamento imenso a tua perda. Infelizmente sei bem o que isso é, como pds ver na minha assinatura. Tb soube numa eco de rotina, e ninguém devia passar por isso.
Eu so voltei a trabalhar 2 semanas depois, mas por lei tens 30 dias de licença. mesmo por o nosso estado emocional, que é deveras afectado, mto mais do que o físico. Eu fiquei 2 semanas, mas depois arrependi.me de não ter ficado mais. Ha meninas que são da opinião contraria, que acham que voltando trabalho estamos mais distraídas e e a recuperação psicologica, será mais facil. Mas na minha opinião, acho que precisamos de uma pausa, de fazer o nosso luto, de chorar td o que sentirmos vontade, e por isso temos direito aos 30 dias para nos tentarmos restabelecer, embora nunca na vida iremos superar, mas pelo menos temos um tempo para tentar reerguer-nos, e dentro do possível, voltar à rotina.
Eu, quando voltei ao trabalho, trabalho com o publico, confesso que não tinha paciência para ninguém, até pq havia imensa gente que sabia que estava gravida, e depois contar o que aconteceu,so me apetecia chorar.... não foi nadai facil...
Desejo-te mta força.
Ûm bjinho mto grande
Beijinho

Sobre Sara 2003

01.10.2002-positivo 🙏 20.06.2003- Daniel 💙
31.01.2014-positivo🙏 10.03.2014- aborto retido 😔
29.01.2015-positivo🙏 18.09.2015- Diana 🎀
09.03.2020-positivo🙏 20.03.2020- gravidez ectopica na cicatriz da cesariana 😔

angelgirl -
Offline
Desde 14 Jul 2013

Rute - Fisicamente penso tu vais recuperando aos poucos, psicologicamente provavelmente será eterna essa dor...eu falo por mim eu tive um aborto espontâneo em 2009 e até hoje sofro por essa perda....

Provavelmente o que de deu na segunda feira foi uma crise de ansiedade e um misto de sentimentos, e podes mesmo estar ainda fraca fisicamente.

Sou te sincera nem sei como fiz na altura não sei se fiquei em casa se fui trabalhar, não me recordo mesmo acho que há coisas que apagaram se mesmo da minha memória Triste

Um beijinho muito grande e força

RuteCosta1992 -
Offline
Desde 27 Jan 2015

obrigada a todas !
esta sem dúvida a ser uma fase muito difícil , como disse ainda não consigo falar muito no assunto , pois se falo não me consigo conter mais .
Eu vivo na suiça por isso nao faço ideia de quantos dias , se podem ficar em casa após um aborto . vou ter que me informar junto a minha médica de família ..
Eu tentei voltar a trabalhar pois pensava realmente que iria "ajudar" um pouco , mas totalmente o contrário . ver as pessoas a olhar com pena pra mim , a tentar ajudar . mas são todo coisas que ainda não consigo encarar .
obrigada por partilharem um pouco da vossa perda e pela ajuda .
a verdade é que ficamos. marcadas pra sempre com uma perda tão profunda como está :,(

21.01.2012 Gustavo <3
19.12.2014 Positivo Sorriso Alegria
21.01.2015 Aborto espontâneo , a tristeza acabou comigo ...
02.01.2017 Leonardo <3

MumyLove -
Offline
Desde 06 Nov 2014

No meu caso foi uma gravidez ectopica e clinicamente é mais complicado tive um mes de baixa a recuperar da cirurgia e da dor psicológica. Quando fui a junta medica deram me mais duas semanas mas eu recusei. Voltei ao trabalho com 3 cicatrizes na barriga que me vão lembrar o resto da vida o que me aconteceu.
Não é fácil e a dor não passa. Dói sempre, quase enlouqueci de tanto sofrimento.
As coisas só melhoraram quando voltei a engravidar. Mas mesmo assim cada vez que falo ou penso nisto os meus olhos enchem se de lágrimas.
Desejo profundamente que Deus te conforte e que consigas superar o que te aconteceu.

Vania Martins 21 -
Offline
Desde 27 Jan 2015

Ola Rute

Sou nova aqui ... Nao deixo de sofrer com o seu testemunho

Lamento muito a sua perda. Infelizmente ja me aconteceu 2 vezes. É uma dor interminavel, que fica e machuca muito. Mas depois vamos aprendendo a saber viver.
Eu voltei ao trabalho 1 mês depois e custou-me muito, porque todos me perguntavam o que tinha acontecido... Foi uma fase muito dificil de ultrapassar, vamos conseguimos .

Muita força. Vai conseguir
VG

Mags-78 -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Ola querida.Eu expulsei um aborto retido dia 15 e fui trabalhar a 16 /01 . Para mim foi melhor. O meu trabalho mantém-me ocupada e não penso em mais nada. Estava um pouco dorida mas preferi assim até para não ter que contar no trabalho pois o apoio não ia ser nenhum.
Depois na semana a seguir fui de férias ... agora é que isto está a rebentar...mas vou aguentar...que remédio. E voltar aos treinos Sorriso

carlone -
Offline
Desde 09 Jan 2015

Olá Rute, também lamento imenso, sei mt bem o que custaesta dor, eu perdi a minha Estrelinha ( com 5 meses de gestação) e ainda não fez dois meses ainda me estou a adaptar a esta realidade. Triste
Olha temos direito a licença de 15 a 30 dias conforme os casos ou os médicos..... eu como foi parto provocado e fiz curetagem etc, estive 30 dias, mas antes de ir trabalhar meti mais 15 dias de férias e foi o melhor....
Mas quando voltei ao trabalho disse as colegas para não puxarem o assunto, pk se eu quizesse falar falava, e assim foi, elas respeitaram.... e voltar ao trabalho já me ajudou um pouco a ter a cabeça ocupada, o pior é à noite!
olha querida sempre que precisares de desabafar estamos aqui e compreendemos a tua dor!!!! Coragem bjocas!

Mags assim´é que é falar!!!!! Vamos lá tratar de fazer muito LOVE <3 PARA TERMOS AS NOSSAS SEMENTINHAS!!!!
Bjocas a todas

Sobre carlone

carlone

blue3 -
Offline
Desde 18 Jan 2015

Olá Rute, fiz curetagem no dia 9 de janeiro, no meu caso o médico passou-me uma baixa de 30 dias. Resolvi ficar apenas uma semana em casa porque só pensava nisto e estava a afundar-me cada vez mais na tristeza, chorava a toda a hora, nem me apetecia sair da cama. Resolvi voltar ao trabalho precisamente para me ocupar e não pensar nisto a toda a hora. Foi a melhor decisão que tomei. Durante o dia ando ocupada e distraio-me com o trabalho. Posso dizer que estou melhor, embora nos momentos em que estou parada me venha tudo à cabeça. Ao fim do dia, à noite não penso noutra coisa (preciso desses momentos para chorar, para refletir) só assim posso fazer o meu luto e levantar-me. Ir trabalhar ajudou-me mas não me fez esquecer. Hoje sei que isto faz e sempre fará parte de mim, tenho aprendido a viver com a nova realidade...
O primeiro dia de trabalho foi complicado a nível emocional.. no meio de tantos abraços e beijinhos passei o dia todo com vontade de chorar, cheguei a casa e desabei, chorei a noite toda. (No trabalho tb tenho tido muito apoio das minhas colegas). Os dias foram passando ficou a tristeza, mas sinto-me com força para andar para a frente.
Mas cada uma sabe com o que se sente melhor o que a ajuda neste processo tão doloroso. Se sentes que precisas, que te faz melhor ficar em casa, fala com o teu médico.
beijinho muito grande e muita força

Sobre blue3

Positivo: 29 de novembro 2014; 23 de dezembro: confirmação gravidez anembrionária; 9 janeiro: curetagem.
Fevereiro 2015: de volta aos treinos
14 de junho: POSITIVO❤❤❤❤
3 de fevereiro 2016