Aborto retido - e ainda mais espera. | De Mãe para Mãe

Aborto retido - e ainda mais espera.

Responda
4 mensagens
poppyseed -
Offline
Desde 18 Fev 2017

Olá,

Dia 30 de Março diagnosticaram-me uma gravidez não evolutiva, com aborto retido. Tinha quase 11 semanas de gravidez e o embrião tamanho de 7, sem batimentos cardíacos. Detectei numa consulta de diagnóstico pré-natal, quase por acaso. (No fim da consulta, queixei-me de um corrimento acastanhado, muito pouco, que tinha há uns dias. Li tantas vezes na internet que corrimento acastanhado é normal que nunca pensei que pudesse ser sinal de alarme. Acho importante passarmos a palavra sobre isto, mas talvez volte a escrever apenas sobre esse assunto, para deixar o meu testemunho.)

Foi aconselhada a esperar, uma vez que a natureza já estava a dar sinais de resolver o problema. Ouvimos uma segunda opinião, porque precisámos de tempo para processar a informação e para nos organizarmos. A segunda opinião foi no mesmo sentido e decidimos seguir esse caminho.

A espera foi muito difícil. Optei por fazer caminhadas, como no fim das gravidezes. A expulsão aconteceu cinco dias depois acompanhada de muitas dores e uma ida às urgências, onde a médica me tirou alguma coisa que estava a bloquear o colo do útero - não sei se o saco se outra coisa. Perdi muito sangue, senti-me muito mal, pior do que nos partos, sem dúvida. Até porque aqui não há lugar a epidural. Nem sei como é que um corpo tão pequeno como um embrião de 7 semanas pode causar tanta dor.

(A dor física ajuda a passar a psicológica - temos um problema para a resolver e a dor é sinal de que o nosso corpo está a lidar com isso.)

Voltei à urgência uma semana depois da expulsão para ser reavaliada. Não tenho o saco gestacional, mas ainda tenho 'coisas' a perder. O médico receitou Methergine de 8 em 8 horas durante três dias. Sinto-me cansada com facilidade e sem forças para novas dores físicas. Já alguém tomou este medicamento depois de um aborto retido com expulsão?

Preocupam-me novas dores e confesso que me incomoda estar a incluir químicos num processo que estava a ser natural. O que acham? A segunda opinião que pedi confirmou que devia tomar o medicamento.

Pergunto-me como é que é possível para por tudo isto em segredo, indo trabalhar como se nada fosse.

Tenho recebido algum apoio de familiares e amigos, mas a sensação que tenho é que a maior parte das pessoas que sabe evita-me porque não quer falar sobre o assunto. Qualquer mensagem mais positiva da minha parte como 'estou a recuperar' é lida como uma alta. Descobrir agora que afinal ainda não saiu tudo e posso ter mais dores deixou-me novamente em baixo.

Sinto muito pelas vossas perdas, também - vejo nas vossas as minhas dores.

Desculpem tantas perguntas. Obrigada pela partilha.

Susana Urbano -
Offline
Desde 12 Fev 2016

Após a uma gravidez anembrionária fiz a expulsão com cytotec. Como ainda ficaram uns restinhos depois também tomei Methergine durante uns dias.

Vendo testes de gravidez e ovulação (0,30€). Qualquer questão por mensagem privada.

poppyseed -
Offline
Desde 18 Fev 2017

E a segunda parte, com o Methergine, é dolorosa? Fisicamente, quero dizer.

kika1212 -
Offline
Desde 15 Mar 2017

Olá! Tive uma gravidez anembrionaria e tive de abortar medicamente porque o meu corpo não estava a expelir rigorosamente nada. Deram me a mesma opção que a ti de deixar que o meu corpo fizesse o trabalho e eu preferi tomar os comprimidos. Tens dores horríveis mas passado umas semanas costuma voltar à normalidade. O problema é mais o bem estar emocional esse demora bem mais tempo a ficar bem. Não desanimes!