Abono Pré- Natal | De Mãe para Mãe

Abono Pré- Natal

Responda
24 mensagens
Tixa37 -
Offline
Desde 18 Out 2017

Bom dia mamãs;) .
ola a todas as mamas! Pois é, é mais um tópico se calhar como muitos outros acerca do tema. No dia 04-09-2017, fiz o pedido do abono pré natal nos balcões da segurança social de Águeda, passado quase dois meses e meio, o pedido continua pendente. Será normal?
beijinhos e boa sorte a todas as mamãs Sorriso
Obrigada

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

é. eu só recebi resposta depois de ela nascer

Tixa37 -
Offline
Desde 18 Out 2017

Obrigada Marina;)

Marita140 -
Offline
Desde 18 Out 2017

Bem, em informações que obtive na segurança social, o abono pode ser pedido a partir da 13ª semana de gravidez por um período de 6 meses, a partir do nascimento o abono deixa de ser pré-natal e passa a ser abono de família para crianças e jovens. Por acaso, não perguntei se levaria muito tempo a ser atribuído, mas é uma questão a tentar ligar para lá e perguntar. Ahhh, outra coisa que me disseram também, foi uma vez feito o requerimento para abono pré-natal e este sendo atribuído, não é necessário apresentar outro requerimento para depois do nascimento para se ter o abono de família para crianças e jovens.
Espero ter ajudado qualquer coisa Sorriso

Te Silva -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Eu fiz o meu pedido a 3 de Julho e ainda está como pendente , dizem que está tudo muito atrasado mas depois pagam todo junto

Sobre Te Silva

Treinos Set. de 2011;1º ICSI H.S.Joao 3/2014-Neg;
2º ICSI CETI 9/2014-Neg; 3º ICSI H.S.João 04/2015-Neg; 4º ICSI CETI 09/2015-Cancelado; 5º ICSI CETI 11/2015-Neg; 6º TEC 03/2016-Cancelado; 7º ICSI H.S.João 05/2016- cancelado; 8ºICSI CETI 12/2017 - Neg ; 9º ICSI CETI 04/2017 POSITIVO Sorriso

NadiaCardoso -
Offline
Desde 08 Maio 2017

Olá, eu falo pela minha experiência, pedi também o abono assim que permitido (é um direito de todos) e dois meses depois nada. Confesso que me 'desliguei' do assunto, e do nada, recebi uma carta da S.S com o cheque do valor desde a 13* semana de gravidez até aquela data, e o que iriam dar consoante o escalão a que fui submetida. por isso, sim, acho que será normal. Beijinhos, muita saúde!

Nádia Catarino

Tixa37 -
Offline
Desde 18 Out 2017

Olá mamãs, Obrigada a todas...Deve estar atrasado....:(
Beijinhos e tudo de bom para vocês mamãs Sedutor Olá!

Elisabeth Pinto -
Offline
Desde 18 Abr 2017

Sim, é normal como as mamãs referiram.
Eu submeti em agosto através do portal e até agora nada, ainda continua pendente... Sabia bem chegar por estes dias a resposta, só gostava de saber (no meu caso) se vai ser deferido ou indeferido.

Minha 1ª filha nasceu a 5-9-2007,chama-se Angélica,uma peste Sorriso
Minha 2ª gravidez aconteceu em Abril de 2016 mas em Julho infelizmente perdi espontâneamente Triste
Meu 2º filho da 3ª gravidez nasceu a 4-1-2018
4a gravidez descoberta 4-1-2019,estrela perdida a 27-1-2019 ..

Tixa37 -
Offline
Desde 18 Out 2017

Boa noite mamã Elisabeth:)

Verdade... sabia bem termos uma resposta....
Sorriso

Tegui_85 -
Offline
Desde 30 Set 2016

Meninas posso-vos dizer que meti os papéis em junho (sim, leram bem, junho) e ainda nem está em sistema. Esta semana fui lá saber se havia novidades e fui informada que estava mesmo tremendamente atrasado, por exemplo em Coimbra leva meses... Não percebo como é possível tal coisa, até porque ou temos ou não temos direito... Será assim tão difícil diferir ou indeferir processos? Enfim, não vale a pena comentários...

Em todo o caso, também fui informada que depende da zona ser mais ou menos rápido.

Raquel2811 -
Offline
Desde 27 Dez 2016

Bem, eu coloquei o meu 4 dias depois e continua pendente! Mas tenho de ir lá por ter alterado alguns dados e por isso vou aproveitar e esta segunda-feira vou saber o pt de situação!
Segundo sei no Porto estava 5 meses atrasado.

Elisabeth Pinto -
Offline
Desde 18 Abr 2017

Aqi no Porto as seg sociais estão sempre atrasados em tudo... Só não atrasam é a pedir pagamento!!!!

Minha 1ª filha nasceu a 5-9-2007,chama-se Angélica,uma peste Sorriso
Minha 2ª gravidez aconteceu em Abril de 2016 mas em Julho infelizmente perdi espontâneamente Triste
Meu 2º filho da 3ª gravidez nasceu a 4-1-2018
4a gravidez descoberta 4-1-2019,estrela perdida a 27-1-2019 ..

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Do meu filho atrasou tanto que só recebi o pré-natal no mês em que ele fez um ano xD mas também porque tive de reclamar porque queriam indeferir o pedido! Desta vez eu submeti o pedido em Julho e em agosto ainda não constava nada no site e eu liguei a pressionar e mandei um formulário de contacto pelo site e um e-mail para um endereço de e-mail que tinha de tanto ter reclamado do meu filho e, coincidência ou não, duas semanas depois estava aprovado, comecei a receber em setembro com retroativos Espertalhão ah, Porto!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Elisabeth Pinto -
Offline
Desde 18 Abr 2017

Também já enviei 2 formulário de contacto pra e-mail a perguntar o qe se passava e até agora não responderam... Fui ao site por 2 vezes pra ver o número de contacto mas o site está em manutenção!

Minha 1ª filha nasceu a 5-9-2007,chama-se Angélica,uma peste Sorriso
Minha 2ª gravidez aconteceu em Abril de 2016 mas em Julho infelizmente perdi espontâneamente Triste
Meu 2º filho da 3ª gravidez nasceu a 4-1-2018
4a gravidez descoberta 4-1-2019,estrela perdida a 27-1-2019 ..

Helena Fresteiro -
Offline
Desde 27 Dez 2017

Podiam me esclarecer o que é preciso para preencher o abono pré natal? É preciso anexar ter o extracto de conta do banco dos ultimo ano??? Obrigada

Ana Estrelita -
Offline
Desde 15 Set 2017

Olá

No site da segurança sócia vem lá tudo o que é preciso

Atestado de residencia
IRS dos progenitores
Documentos pessoais
Formulário próprio que também está no site

Também ando. Atrasar disso, tive d mudar de cartão de cidadão pois não encontrei os códigos para alteração de morada ! Paguei 18 euros pelo cartão de cidadão .

E na junta d freguesia pede se o atestado de r3sidencia down orogen8tores e agregado familiar,..enfim tanta cois a a tratar que é um exagero !

Claudia 36 -
Offline
Desde 06 Maio 2019

Olá boa tarde,
Alguém me sabe informar se tenho direito ao 3 escalão do abono prénatal com rendimentos de 18,254€?

Ana.LCS.1991 -
Offline
Desde 17 Jul 2017

Acima de 15.000€ de rendimentos já não se recebe o abono pré-natal.
Junto deixo o guia prático da segurança social para perceberes melhor http://www.seg-social.pt/documents/10152/47800/N01_abono_familia_pre_nat... Sorriso
.
Atenção que os rendimentos são calculados em função do agregado familiar:
1º Somam-se os rendimentos anuais de todos os elementos do agregado familiar.
2º Soma-se o número de crianças e jovens do agregado que têm direito ao abono de família + mais os bebés que vão nascer + mais um
3º Divide-se o primeiro valor pelo segundo para encontrar o rendimento de referência.
4º Esse rendimento de referência equivale a um escalão (do 1º ao 5º)

anocas.m -
Offline
Desde 31 Jul 2019

Submeti o meu em 06-09-2019, via online, através da segurança social direta, foi deferido em 30-09-2019 e já está para recebimento em 15-11-2019.
Pela segurança social direta é muito mais rápido!!

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Ana.LCS.1991 escreveu:
Acima de 15.000€ de rendimentos já não se recebe o abono pré-natal.
Junto deixo o guia prático da segurança social para perceberes melhor http://www.seg-social.pt/documents/10152/47800/N01_abono_familia_pre_nat...
.
Atenção que os rendimentos são calculados em função do agregado familiar:
1º Somam-se os rendimentos anuais de todos os elementos do agregado familiar.
2º Soma-se o número de crianças e jovens do agregado que têm direito ao abono de família + mais os bebés que vão nascer + mais um
3º Divide-se o primeiro valor pelo segundo para encontrar o rendimento de referência.
4º Esse rendimento de referência equivale a um escalão (do 1º ao 5º)

Este comentário induz a erro (embora pense que não seja a intenção). Os 15 mil euros que refere é após os cálculos, ou seja, imaginemos que temos uma mulher grávida que recebe por ano 20.000 € (vinte mil euros). Imaginemos que não há mais ninguém, não há rendimentos do pai, e não há outras crianças. Mesmo assim esse valor de 20 mil euros divide-se por dois (o bebé que vai nascer e + 1) e dá 10 mil euros, é enquadrado no 4º escalão e recebe sim pré-natal (e posteriormente abono).
No caso de um casal que espera o primeiro filho apenas não recebem pré-natal se, entre os dois, fizerem por ano mais de 30 mil euros. Se tiverem mais um filho e estiverem grávidos só não recebem nada se, em conjunto, fizerem mais de 45 mil euros por ano.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Ana.LCS.1991 -
Offline
Desde 17 Jul 2017

Foi o que eu quis dizer Espertalhão
Digo que acima de 15.000€ de rendimentos já não se recebe e depois explico como são feitos os cálculos desses mesmos rendimentos.

Claudia 36 -
Offline
Desde 06 Maio 2019

Mas no site da segurança social na tabela de 2019 diz que Até 9.150,96€ está no escalão 3, daí a minha dúvida 🤔

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Claudia, tem de fazer as contas à sua situação em particular. Se os 18 mil que indica forem todos os rendimentos e só tiver um bebé, é o valor a dividir por 2. O valor que indica a dividir por 2 dá 9127, pelo que em teoria fica dentro do terceiro escalão, ainda.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Claudia 36 -
Offline
Desde 06 Maio 2019

Obrigada,sim é isso os rendimentos do ano anterior foram de 18,254€ como é os rendimentos a dividir por 2 ( eu e o bebé porque não estou com o pai do bebê ) creo que ainda estou dentro do escalão 3.