Abono Pré-Natal | De Mãe para Mãe

Abono Pré-Natal

Responda
35 mensagens
Vanessapc9 -
Offline
Desde 27 Maio 2016

Boa tarde mamãs Sorriso

Gostaria de saber se podem esclarecer-me uma dúvida...
Solicitei o abono pré-natal no dia 16 de Março, o qual já foi me dada a indicação que tinha sido deferido. No entanto já estamos no fim do mês de Maio e não recebi qualquer prestação... É normal demorar tanto tempo? A indicação que tenho na segurança social directa é apenas dos montantes que tenho a receber desde Janeiro... e não faz qualquer referência a quando será pago....

Obrigada mamãs Piscar o olho

Mãe de uma princesa linda ❤️

Nessa Santos -
Offline
Desde 30 Set 2014

Olá Vanessa,
se não estou enganada, a mim também demorou algum tempo. Cheguei a receber umas 3 ou 4 prestações de uma só vez.
De qualquer forma, se preferires, liga para lá e informa-te.
Um beijinho Piscar o olho

Vanessapc9 -
Offline
Desde 27 Maio 2016

Olá Nessa Santos! obrigada! Espertalhão
Eu tentei ligar mas sem sucesso, creio que o melhor seja mesmo fazer uma marcação na seg social e esclarecer as dúvidas..
Com esta demora, vão acabar por pagar quando a minha princesa nascer...!!
Beijinhos Sorriso

Mãe de uma princesa linda ❤️

Phee -
Offline
Desde 28 Maio 2016

Olá!

Parabéns Sorriso

Descobri que estava grávida há uns dias atrás e, apesar de ser um bebé muito aguardado, as dúvidas começam todas a aparecer.

Quando é que devo ir à Segurança Social pedir o abono?

Obrigada!

Mimi12 -
Offline
Desde 16 Maio 2011

Olá Phee!
Depois das 12 semanas, após o médico de família passar a certificação médica do tempo de gravidez.

Vanessapc9 -
Offline
Desde 27 Maio 2016

Olá Phee! Parabéns! Sorriso

A partir da 13ª semana podes solicitar o abono. Basta levares a certificação médica do tempo de gravidez e depois preenches um formulário na seg social onde tens de referir o valor anual que tu e o teu marido ganharam o ano passado. Todo o processo leva 1 ou 2 meses. Eu estou de 37 semanas e só solicitei quando já tinha 20 semanas, e amigas minhas disseram me que depois eles pagam tudo o que falta. No meu caso ainda não recebi nada e por este andar só quando a minha princesa chegar!! Cair ao chão de tanto rir

Mãe de uma princesa linda ❤️

Isa79 -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Eu meti em Fevereiro e só recebi este mes pagaram 5 meses juntos mas errei pois se metesse só quando o bebe nascesce não me teriam tirado o abono a minha outra filha .pois quando meti os papeis tiraram me logo o abono. Por isso se metes te em marco deves de receber este mes.

Sobre Isa79

****5****10****15****20****25****30****35****(40)
Positivo 27/07/2010 data de nasc.31 de Março de 2011 nasceu com 39s e 6 dias com 49 cm e 3226 kg
sexo-menina estou super contente,é uma Gabriela.
MADRINHA E AFILHADA DE OLGA PINTO.
MADRINHA E AFILHADA DE DINA 13.

Vanessapc9 -
Offline
Desde 27 Maio 2016

Obrigada Isa79!
Fico mais descansada então, já percebi que estes atrasos são normais...
De facto foi muito chato terem tirado o abono à sua outra filha, eles não perdoam em nada. Quando é para dar há sempre histórias! Cara séria

Mãe de uma princesa linda ❤️

Isa79 -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Vanessa eles tem razão no fundo os rendimentos dos 2 ultrapassou os valores porque é dividido por 2 mas penso que quando nascer o meu bebe que esta previsto para o dia 23 possa requerer de novo o abono e ai serão divididos por 3.
Boa sorte para ti.

Sobre Isa79

****5****10****15****20****25****30****35****(40)
Positivo 27/07/2010 data de nasc.31 de Março de 2011 nasceu com 39s e 6 dias com 49 cm e 3226 kg
sexo-menina estou super contente,é uma Gabriela.
MADRINHA E AFILHADA DE OLGA PINTO.
MADRINHA E AFILHADA DE DINA 13.

Krovsky -
Offline
Desde 28 Nov 2015

Eu requeri o meu abono em Dezembro, fartei-me de ligar para a S.Social e nunca era atendida. Na loja não sabiam dizer o porquê do atraso e que o melhor era mandar um e-mail a perguntar o que se passava. Resolvida esta questão lá recebi uma carta, no início de Maio, a dizer que iria receber no prazo de 10 dias o montante a que tenho direito, com retroactivos e até agora não recebi nada.
Por isso mais vale aguardar...
Conselho: inscreve-te no S. Social Direct e manda e-mail, caso contrário ficas à espera e não sabes o porquê.

Vmar -
Offline
Desde 30 Maio 2016

Ola mamas! Alguém me sabe informar quais os requisitos para ter direito a esse tal abono pré natal? Que aspetos são avaliados para o processo ser ou não deferido?

Sobre Vmar

Vmar

_RDuarte_ -
Offline
Desde 25 Jan 2016

Vmar escreveu:
Ola mamas! Alguém me sabe informar quais os requisitos para ter direito a esse tal abono pré natal? Que aspetos são avaliados para o processo ser ou não deferido?

Olá,
Por aquilo que preenchi no formulário, apenas é necessário colocar os rendimentos do agregado familiar no ano anterior.
Eu fiz tudo na segurança social directa.

Vanessapc9 -
Offline
Desde 27 Maio 2016

Pois Isa79 se ultrapassou então eu entendo.
Quando o seu bebé nascer solicite novamente o abono, certamente que será deferido! Sorriso

Obrigada e boa sorte para si também Sorriso

Mãe de uma princesa linda ❤️

Vanessapc9 -
Offline
Desde 27 Maio 2016

Algumas das mamãs já recebeu o abono pré-natal por vale correio? Qual é o tempo de demora médio de entrega a partir da data de emissão pela segurança social? Verifiquei na segurança social directa que o pedido aos CTT foi emitido dia 22 de Maio e até à data ainda não recebi nada na minha residência.

Ufa!

Mãe de uma princesa linda ❤️

MarisaGodinho -
Offline
Desde 16 Jun 2012

Boa tarde meninas,
Como acedem à informação se o abono foi deferido ou nao na segurança social direta?
Beijinhos

-Fim de toma da pílula: 10 de Setembro 2015
-Início Matervita: 11 de Setembro 2015
-Início treinos: Setembro 2015
-Positivo: 30 de Dezembro 2015

Phee -
Offline
Desde 28 Maio 2016

Olá Mimi! Muito obrigada! Sorriso

Phee -
Offline
Desde 28 Maio 2016

Olá Vanessa! Sorriso

Muito obrigada pela ajuda! Estou de 6 semanas ainda, assim que conseguir passo logo na segunda social para dar início ao processo. É melhor... Ahah

bem... mais vale tarde que nunca! Ahah

Boa sorte e espero que corra tudo bem contigo! A menina está quase a chegar! Espertalhão

Isa79 -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Vmar tens que somar os teus rendimentos e do teu marido e dividir por numeros de filhos nascidos o que vai nascer e mais um e ves o valor . Tens a tabela no site da segurança social assim vês logo o escalão que podes ter.

Vanessapc9- sim é automatico esse processo depois do meu bebe nascer terei de novo o 3 escalão, olha e queres um conselho mete a receber pelo banco é muito mais rápido.

E aconselho a todas as mamas a se inscrever no site da segurança direta conseguesse saber de tudo e mandar e-mail para eles onde respondem e esclarecem muito bem e rápidos e não sais de casa.

Sobre Isa79

****5****10****15****20****25****30****35****(40)
Positivo 27/07/2010 data de nasc.31 de Março de 2011 nasceu com 39s e 6 dias com 49 cm e 3226 kg
sexo-menina estou super contente,é uma Gabriela.
MADRINHA E AFILHADA DE OLGA PINTO.
MADRINHA E AFILHADA DE DINA 13.

Vanessapc9 -
Offline
Desde 27 Maio 2016

Olá Phee! Sorriso

De nada! Ainda tens tempo de solicitá-lo. Só te é atribuído a partir da 13a semana. Eu ainda continuo à espera de receber o meu desde Janeiro até agora
Obrigada!! É verdade está mesmo quase Apaixonado
Boa sorte para ti também!

Mãe de uma princesa linda ❤️

Vanessapc9 -
Offline
Desde 27 Maio 2016

Isa79 por acaso há 4 dias atrás acedi à segurança social directa e introduzi o NIB para começarem a efectuar os pagamentos por transferências bancária, é mais cómodo e mais seguro!

Mãe de uma princesa linda ❤️

_RDuarte_ -
Offline
Desde 25 Jan 2016

MarisaGodinho escreveu:
Boa tarde meninas,
Como acedem à informação se o abono foi deferido ou nao na segurança social direta?
Beijinhos

Olá,
Tem que ir ao separador "Família" e clicar em "Consultar estado do abono de família e outras prestações familiares".
Lá tem as informações que procura.

Mariniki -
Offline
Desde 01 Jun 2016

A segurança social costuma pagar o pré natal entre o dia 8 e o dia 10 de cada mês

Sobre Mariniki

Mariniki

Krovsky -
Offline
Desde 28 Nov 2015

Se estiver inscrita no Segurança Social Directa eles mandam um e-mail a avisar quando será efectuado o pagamento. Assim sempre ficas mais descansada.

MarisaGodinho -
Offline
Desde 16 Jun 2012

Obrigado meninas pela auda,
Já lá tinha a informação relativamente ao pedido do abono, e como eu á esperava foi indeferido, neste país somos ricos...é assim!
Beijinhos

-Fim de toma da pílula: 10 de Setembro 2015
-Início Matervita: 11 de Setembro 2015
-Início treinos: Setembro 2015
-Positivo: 30 de Dezembro 2015

Vmar -
Offline
Desde 30 Maio 2016

Obrigada pela dica Isa 79 Piscar o olho

Sobre Vmar

Vmar

Vmar -
Offline
Desde 30 Maio 2016

Obrigada RDuarte. Vou tentar pedir.

Sobre Vmar

Vmar

Phee -
Offline
Desde 28 Maio 2016

Olá a todas as mamãs Sorriso

Tenho uma dúvida (outra) sobre as férias e os dias que temos para gozar.
Espero que me possam ajudar.

O nascimento do meu bebé está previsto para 26 Janeiro de 2017.
Quanto tempo posso ficar de licença? 120 dias pagos a 100%? E se eu quiser ficar mais tempo?

Os dias em que estou de licença contam como trabalho mas também tenho direito a férias desses meses, ou não?

Este ano já tenho as férias marcadas e planeio gozá-las na totalidade (os 22 dias). Ou seja, após o parto, a quanto tempo de férias tenho direito?

Obrigada e desculpem se sou muito muito muito chata. Sorriso

Isa79 -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Não sou muito entendida nisto mas tens 120 a 100%ou 150 dias a 80 ou 83% não sei bem as ferias tens direito na mesma a elas por isso se nascer em janeiro se tirares os 120 dias tens que ir trabalhar em Maio senão em Junho mas deve de haver alguma mama mais dentro do assunto que eu espera por respostas beijinhos.

Sobre Isa79

****5****10****15****20****25****30****35****(40)
Positivo 27/07/2010 data de nasc.31 de Março de 2011 nasceu com 39s e 6 dias com 49 cm e 3226 kg
sexo-menina estou super contente,é uma Gabriela.
MADRINHA E AFILHADA DE OLGA PINTO.
MADRINHA E AFILHADA DE DINA 13.

Pheelane -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Obrigada Isa! Sorriso

Pois é, queria ter a certeza porque sinceramente não estou a entender a 100% como posso fazer.

E os 150 é a 80% mas só a partir dos 120 dias não? Antes disso é a 100% por ser obrigatório?

Tantas questões xD

MarisaGodinho -
Offline
Desde 16 Jun 2012

Olá Pheelane,

Os 150 dias são pagos na totalidade a 80% e não apenas a partir dos 120 dias!

Beijinhos

-Fim de toma da pílula: 10 de Setembro 2015
-Início Matervita: 11 de Setembro 2015
-Início treinos: Setembro 2015
-Positivo: 30 de Dezembro 2015

Morgata -
Offline
Desde 20 Fev 2014

Olá! tenho uma questão... e se ao início nos decidirmos por 120 dias (100%) e depois afinal queremos prolongar? Esta situação é possível? Em que moldes é paga a licença? Alguém tem ou conhece um caso assim?