Patricia Verissimo

127 respostas [Última]
catarina2001
Retrato de catarina2001
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 15 sem. Offline
ola patricia

entao ja fizes te as analises?
como te sentes?agora quando é que tens os resultados?
vai dando noticias...
beijokas

*Tu és a minha vida,o meu EU filho!Sem ti nada faz sentido TIAGO,AMO TE MUITO meu amor!:)*
**Eras o nosso sonho mt desejado q/estava a ser vivido a 3 com mt.alegria** 2/12/10 a nossa estrelinha no Céu Triste **
***Deus fechou uma porta,mas abriu uma janela :)Grávida e mt FELIZ! DPP 26/11/11 Sorriso)***
****Temos uma madrinha!Heheee,a nossa amiga Sheera ;)****

Silvia Duarte
Retrato de Silvia Duarte
Utilizador offline. Visto pela última vez há 11 h 37 min. Offline
Bom dia amiga!:D entao,

Bom dia amiga!Espertalhão

entao, essas analises...estao feitas??espero bem k sim....

agr keremos saber qd teras os resultados...p te podermos cobrar noticias?!!!

cm te tens sentido, querida?tens-te alimentado cm deve ser?vê la...n descures a alimentação....é fundamental p k fiques a 100%!!!

beijokas grandes

Madrinha e afilhada da Laurana....Sorriso

mariajoaojr
Retrato de mariajoaojr
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 39 sem. Offline
Minhas queridas! A minha

Minhas queridas!

A minha maninha Paty, hj não tem net pk está em casa dos sogros, então... resolvi ser eu a dar-vos noticias!!! hehehehe cusca..........

Estive com a Paty 6ª, sábado e domingo!!! Ah pois é... para quem não sabe, nós já nao somos apenas amigas, somo da familia!
E devo dizer k a familia dela é THE BEST!!!

As análises... bom... acho k tem k se p a semana... é k este fds foi de arromba! E a sexta, pegou com o sabado...
Da Weasel all weekend!!! Espertalhão:D:D
Concerto Da Weasel em Oeiras 6ª à noite;
Jantar a ver o jogo da selecção com os Da Weasel em Salvaterra de Magos, sábado à tarde;
Concerto Da Weasel em Salvaterra de Magos sábado à noite;
Almoço/Lache/Jantar com Paty, Virgul, e familias no "Bairro" 20 estrelas! AMEI

Como tal... as análises esta semana já eram!!!

E logo festa no Must em Almada, mas a esta na sei se vou... logo se vê!
E amanhã vamos (eu e Paty) tomar cafezinho a casa da NSilva para conhecer a minha Inês!!!

Como podem ver... fds animado!!! Espertalhão:D:D
Deixo-vos um gostinho....

Beijinhos gr
Maria João Ribeiro

Ps: E eu k dizia ao Luis: Amor este fds não vamos combinar nada!!! Vqamos ficar em casa a fazer limpeza e tratar da roupa.... LOL Tenho k morder a lingua... tá-se mesmo a ver k não fiz nada!!!

Madrinha Rafael-Anatista, Eva-Andreia M., Ricardo-Patricia Verissimo, Mª Inês-vmira, Maria-Inesr, Constança-Patricia Santos, camelinho(a)-Tânia B, estrelinha-tuska, estrelinha-Xugga, de treinos AnaRitaR, Jerry, Kelli, ninisousa, Olga Mourato e Titia do Miguel

NSilva
Retrato de NSilva
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 22 sem. Offline
AI AI

Amanha ja pergunto PELAS ANALISES E MUITO MAIS EHEHEHEH
Nao vou perder a chance de te ver pessoalmente e de te dar umas PALMADAS eheheehe tens de cuidar de ti, pois tens os teus pequeninos a precisarem que estejas em forma sempre Sorriso
beijossss e ate amanha:)

Natacha e Ines ( nascida a 10 de Maio )...FELICIDADES : Ana Paula, Denise e SU

Natacha e Ines ( nascida a 10 de Maio )...

mariajoaojr
Retrato de mariajoaojr
Pois é amiga Natasha

Pois é amiga Natasha amanhã podes dar tau-tau à nossa Paty!

Agora aki fica mais um gostinho...

Madrinha Rafael-Anatista, Eva-Andreia M., Ricardo-Patricia Verissimo, Mª Inês-vmira, Maria-Inesr, Constança-Patricia Santos, camelinho(a)-Tânia B, estrelinha-tuska, estrelinha-Xugga, de treinos AnaRitaR, Jerry, Kelli, ninisousa, Olga Mourato e Titia do Miguel

butterfly_n
Retrato de butterfly_n
Utilizador offline. Visto pela última vez há 24 sem 1 dia. Offline
Andam muito jet7 as meninas.

Andam muito jet7 as meninas. Andam andam Careta
Para essas coisas n convidam ninguém não, vão só as 2! Ai ai...! Piscar o olho

Beijoquitaaaaa,

Neuza*

sofia e ricardo
Retrato de sofia e ricardo
isso é k sao boas vidas ;)

isso é k sao boas vidas Piscar o olho fizestens bem Piscar o olho e patricia ha k se cuidar menina...senao tau tau Piscar o olho beijinho grande Piscar o olho
§sofia & ricardo§

Piscar o olho Madrinha da Leonor ( Susana de coimbra 5 estrelas).......upy Piscar o olho

A MINHA NONO JA NASCEU..........é LINDAAAAAAAAAAA Piscar o olho k madrinha babadissima

Sofia & Ricardo & Gustavo, O MEU SONHO TORNADO REALIDADE Piscar o olho 18-02-09..... AMO TE filhote, és tudo para a mama....
Madrinhas da NONO Beijinho mama susana de coimbra...
Madrinha do Rodrigo Beijinho mama riska..... Adoro vos meu casalinho de afilhados Piscar o olho

cmpem
Retrato de cmpem
Utilizador offline. Visto pela última vez há 5 anos 18 sem. Offline
Pois é dona Patricia há

Pois é dona Patricia há que haver tempo para tudo! não devias ter faltado às análises, digo eu...

mas ainda bem que o fim de semana foi animado, que também é necessário! e isso também nos dá energia!!

beijinhos enormes e as melhoras...

_________________________________________-
CÉLIA
(MADRINHA DE PARTO DA TRAMOS Palhaço) SOU UMA MADRINHA BABADISSIMA !!!)
(MADRINHA DE PARTO DA SILVINHA!! = SILVIA DUARTE!! (LOGO LOGO ESTARÁ NOS TREINOS!EHEHE!! ;o))

CÉLIA
(MADRINHA DE PARTO DA TRAMOS Sorriso SOU UMA MADRINHA BABADISSIMA O TIAGO JÁ NASCEU Espertalhão!!!)
(MADRINHA DE PARTO DA SILVINHA!! = SILVIA DUARTE!! (LOGO LOGO ESTARÁ NOS TREINOS!EHEHE!! Piscar o olho

catia capucho
Retrato de catia capucho
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 2 sem. Offline
:)

Ahhh olha os Da Weasel...

Eu vi o querido Virgul mas foi penso eu no Domingo aqui no meu bairro...

Eheheheh digam o que disserem mas do meu bairro saiem grandes pessoas lololol é cantores,é futebolistas isto é que é um bairro a maneira.

Bjinhus

BEIJINHOS AO MEU AFILHADO LINDO (RAFAEL) :DDDD

Madrinha Virtual da Laurinha (mamã Vera) Sorriso

*Já brilhas*

Positivo - 23 Fev 2012
DPP - 21 Out 2012

mariajoaojr
Retrato de mariajoaojr
No domingo foi

No domingo foi almoço/lanche/jantar no bairro do Virgul!!! No "Gueto" é k se tá bem... party's é lá mesmo!!! Espertalhão:D:D Cátia, qual é o teu Bairro?

Aki ficam + umas fotos...

Beijinhos gr
Maria João Ribeiro

Ps: Paty meu anjo, como tão as aftas?

catia capucho
Retrato de catia capucho
Ola querida

.Epah entao voces vem ao meu bairro e eu perdi a bela da oportunidade de vos conhecer lolol nem acredito Triste (o mundo é mesmo pequeno)

.O bairro do Virgul é o meu bairro ihihi(Bairro Branco)
.Alias para saberes eu moro por cima dos familiares do Virgul só que eles são no r/c e eu no 2ºpiso eheheh

.O Virgul nao o conheço pessoalmente apenas de vista só conheço o cafu(futebolista)que os pais moram ao lado dos familiares do Virgul

.Sim é verdade festas é no bairro mesmo

"E salta virgul e salta virgul olé olé" nao foi???
Nesse preciso momento tava a chegar a casa com o maridinho

Bjinhus

*Já brilhas*

Positivo - 23 Fev 2012
DPP - 21 Out 2012

mariajoaojr
Retrato de mariajoaojr
hehehehe o mundo é mesmo

hehehehe o mundo é mesmo pequeno!!! Espertalhão:D:D
A festa foi na casa da Tia Teresa, k é um must!
Essa parte do Salta aki a je já num tava, é k basei cedo, contra vontade do ppl td! A Tia Nica (mãe do Virgul) só keria é k lá dormisse... mas não deu, vim embora cedinho, a Paty ficou até às à 1 e tal!
Paty a resistente.... Piscar o olho

mais umas fotos...

Beijinhos
Maria João Ribeiro

catia capucho
Retrato de catia capucho
Querida,

É verdade o mundo é mesmo pequenininho...se soubesse com certeza que vos ia dar um bjinhu.

Essa parte do salta foi perto das 20h se nao me engano que foi quando chegamos a casa...

Sabes pessoas que nascem no Ghetto(como referiste lol) sao muito mais humildes,dao valor a vida e a que nos rodeia...a vida é mesmo assim

Eu adorooooooooooooo morar ai,nng me tira do meu bairro!!
Comprei casa ai no bairro mas um cadinho mais longe mas como o meus pais tavam em França continuei a viver na casa deles lololol agora que eles voltaram foram eles para a minha....grandes trocas e baldrocas eheheh

*Já brilhas*

Positivo - 23 Fev 2012
DPP - 21 Out 2012

Patricia verissimo
Retrato de Patricia verissimo
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 26 sem. Offline
Hello meninas

Agradeço a preocupação e os ralhetes!!!Eheheheheh

Não estava á espera que o fim-de-semana fosse assim...pois a minha familia é de marcar as cenas no momento!!!Espertalhão

Querida Célia sei bem que há tempo para tudo...mas depois de ter bebido uma cerveja ou outra como ia fazer as análises no sábado de manhã???

Cátia querida...que pena não teres descido:(
Passei a minha infância e adolescência no bairro...perto das tias!!!Eheheheheh

É verdade fizemos uma grande roda com o virgul no meio...só que não gritavamos "virgul"...gritavamos Bruno,pois é assim tratado por todos nós(familia)Eheheheheh

Agora já sei onde moras...estás "lixada"!!!Eheheheheheh
Vamos combinar um café...a João tb vai:D
De facto o mundo é mesmo pequeno...por isso é que digo:
"Somos todos irmãos"!!!Espertalhão

Maninas desculpem qualquer coisa...amanhã é dia de análises!!!Espertalhão

Um enorme beijo para todas de coração

mariajoaojr
Retrato de mariajoaojr
Já aprendi a escrever

Já aprendi a escrever "Ghetto", um bairro k não conhecia, mas k me fez sentir em casa... THE BEST!!!

É bom fazer parte dessa familia!

Beijinhos gr pro GHETTO
Maria João Ribeiro

catia capucho
Retrato de catia capucho
Querida

.A sério patricia???? Que giro...
.A minha infancia(até parece que sou muitooo velha lol) foi passada no Raposo(nao sei se conheces???) mas a 5anos +/- que fui morar para o Bairro Branco...

.Fiquei contente por existir gente que gosta do "Ghetto" Maria joao!!!Lololol
.Nao tenho vergonha nenhuma de dizer onde moro até porque como já disse amo o meu bairro podem dizer o que quiserem mas sinto-me segura,lá sei que ninguem me faz mal mas as vezes dizemos onde moramos e ouvimos comentários menos agradáveis...enfim...mas depois existe a minha resposta que é "é bairro é bairro mas saiem de lá grandes pessoas ihihih"

.Claro que havemos de combinar um cafezinho queridas...
.Não desci porque nao sabia quem lá estava lololol
.Tb nng ia imaginar que o mundo era assim tao pequeno e que vos iria encontrar onde moro sem nos conhecermos lolol

Bjinhus

*Já brilhas*

Positivo - 23 Fev 2012
DPP - 21 Out 2012

Patricia verissimo
Raposo???!!! :)

Morei lá...tenho grandes amigos lá...uma tia minha tem lá uma casa!!!Eheheheheheh
Não morei no bairro...morei nas vivendas por baixo(n sei se estás a ver)
O melhor da minha vida foi passada nesses bairros...como os que estão arrendores!!!Eheheheheheh
Não tenho vergonha nenhuma!!!

Querida não foi a João que chamou "Ghetto" ao bairro...foi mesmo a tia Alana(mãe do virgul)Eheheheheheheh
Prepara-te que ainda haverá muita festa para ai!!!Eheheheheh
Juro que irei bater á tua porta!!!Eheheheheh
Mas antes vamos tomar café...a minha mamy mora na CHUT e a minha mana tb mora para esses lados:D

Fico muito contente por seres do bairro:D:D

Beijocas

Patricia verissimo
Ah!!!

Não conheço o Cafu...só o mano dele!!!Á pouco tempo...Sorriso
Namorou com uma prima minha:x

catia capucho
Retrato de catia capucho
Ahhhhhhhhhhhhhhhhh sério que giro

.Como tu dizes somos mesmo todos irmãos, nunca imaginei!!!

.Acho que já sei quais são as vivendas querida ihihihih

.Eu morei no Raposo mas mesmo na parte de baixo(Raposo de Baixo)e ao lado tem uma série de vivendas em azul e creme são quase todas iguais eheheh

.Nós dizemos que é o "Ghetto" porque temos noção que é...mas é lá que passamos a nossa vida e talvez muita gente nao imagina viver noutro sitio como eu lololol lá nao me falta nada ihihihih

.O meu amor morava na Chut com a mãe ihihih

.Acho que já sei quem é a tua prima Piscar o olho lembro-me de ver o Lu com uma rapariga deve ser a tua prima.

.Sim quando souberes que vens cá diz que encontramo-nos ihihih

.Eu tb fico muito contente porque se já simpatizava contigo agora inda mais Espertalhão

Bjinhus grandes

*Já brilhas*

Positivo - 23 Fev 2012
DPP - 21 Out 2012

mariajoaojr
Retrato de mariajoaojr
Pois é, gostei mesmo do ppl

Pois é, gostei mesmo do ppl do bairro!!! Piscar o olho

Ainda ontem estava em plena Lisboa num velório à porta duma igreja, e começo a ouvir gritos:

- É a João!!!
- João, oh João, João....

e eu começo a olhar e lá reconheci o pessoal, lol!

Quem me reconheceu fo a Cátia a irmã do Bruno e fiki super feliz, pois afinal vimo-nos 2 vezes e reconheceram-me logo e ainda se puzeram aos berros por mim... depois veio a mãe do Bruno agarrar-se a mim aos beijos e a dizer, olha a minha amiga simpática! Hoje no jogo falámos de ti!

Escusado será dizer k me kiseram logo arrastar para o concerto na Alameda, mas... não dava mesmo!

A tia Luisa já me keria dar dormida e mandar o Luis para casa.... heheheehe

Sem dúvida k não deves ter vergonha, mas sim orgulho, pk se o resto do ppl do bairro for assim... é gente humilde, mas mt grande!!! AMEI!!!

Fico à espera do tal café...

Beijinhos
Maria João Ribeiro

catia capucho
Retrato de catia capucho
Querida João

.Acredita que fiquei mesmo feliz por saber que voces tiveram no meio bairro e nunca pensei que aqui num cantinho onde existe centenas de meninas iria encontrar duas que por sinal tiveram taoooooooooo pertinho de mim eheheheheheh

.Sim o cafézinho irá ser combinado com certeza minhas queridas... Piscar o olho

.Vergonha NUNCA eu adorooooo aquilo...adoro as pessoas com quem me dou independentemente dos que eles fazem Piscar o olho

Bjinhusssssss
Fiquei mesmo mesmo feliz,sérioooooooooooo

*Já brilhas*

Positivo - 23 Fev 2012
DPP - 21 Out 2012

cmpem
Retrato de cmpem
Patricia! desculpa lá o

Patricia!

desculpa lá o ralhete... mas tinha que ser afinal criei o tópico para não te esqueceres de ti!!

não esquecer de ti também tem destes desvios e acredito que tenha sido muito bom!! mas pronto, eu tinha que fazer a parte chata e dizer ... «e então as análises?»

Linda estes momentos também são precisos e pelo que vi, foram muito bem passados e em optima companhia!! deves ter-te divertido muito e isso é muito importante!!

beijinhos enormes! ok hoje é dia de análises ... Sorriso hihihi estamos à espera ! cuida de ti linda!

beijinhos enormes!

CÉLIA
(MADRINHA DE PARTO DA TRAMOS Palhaço SOU UMA MADRINHA BABADISSIMA !!!)
(MADRINHA DE PARTO DA SILVINHA!! = SILVIA DUARTE!! (LOGO LOGO ESTARÁ NOS TREINOS!EHEHE!! ;o)

CÉLIA
(MADRINHA DE PARTO DA TRAMOS Sorriso SOU UMA MADRINHA BABADISSIMA O TIAGO JÁ NASCEU Espertalhão!!!)
(MADRINHA DE PARTO DA SILVINHA!! = SILVIA DUARTE!! (LOGO LOGO ESTARÁ NOS TREINOS!EHEHE!! Piscar o olho

cmpem
Retrato de cmpem
Cátia! Percebo muito bem

Cátia!

Percebo muito bem quando dizes que não tens vergonha de dizer onde moras, eu não sei onde fica o teu bairro, mas eu antes de casar morava paredes com chelas (lisboa)! e quando me perguntavam onde morava dizia sempre Chelas!
Nunca tal como tu me senti insegura! Sempre passei por aquele bairro e a única coisa que sentia era que todos eram muito unidos! coisa que nos bairros chiques não existe!

olha os meus pais quando vieram para Lisboa moraram num bairro BAIRRO CHINÊS... era outro bairro do qual falavam muito mal, mas segundo eles contam e eu pude comprovar, porque tive familia a morar lá durante muito tempo... as portas estavam sempre abertas e ninguém roubava ninguem... enfim...

beijos a todas!

CÉLIA

mariajoaojr
Retrato de mariajoaojr
Pois é, ontem fikei na

Pois é, ontem fikei na palheta com as minhas manas Paty e Feijoka e afinal... foi até às 4 da manhã!!

A Paty disse k hoje ia mesmo fazer as analises, por isso, agora é esperar pelos resultados!

Beijinhos
Maria João Ribeiro

catia capucho
Retrato de catia capucho
Célita

Vou-te contar um "discussão" que tive com a minha madrinha
...
"e nao te queres mudar quando casares ou juntares??" e eu digo "já tou junta na casa dos meus pais e adoro lá morar" e diz-me "foda-se(dsc a expressão)queres que os teus filhos nascam no meio de gente reles" e eu digo "porque nao???gente reles mas humilde enquanto que tu saiste do bairro e agora das para fina só pk moras num sitio mais sossegado??" "reles sao pessoas que nao sao sinceras com elas proprias,moraste aqui tal como eu mas sempre foste nariz empinado" e dps rematei "os meus filhos vão viver onde sempre vivi e fui criada,nao vao ser pessoas menos boas por morarem aqui..."

bjinhus

*Já brilhas*

Positivo - 23 Fev 2012
DPP - 21 Out 2012

mariajoaojr
Retrato de mariajoaojr
Concordo com td o k

Concordo com td o k disses-te... é triste envergonharmo-nos das nossas origens!

cmpem
Retrato de cmpem
é verdade concordo com

é verdade concordo com vocês! mas há para aí mta gente que tem vergonha... infelizmente... olha eu ainda vivi nas barracas... só não me lembro mudei quando tinha 2 anos!! pronto disse! não tenho vergonha foi no Bairro Chinês que agora já não existe! agora têm umas casas decentes! Mas ainda conheci aquele bairro como era e era muito engraçado passei lá uma boa parte da minha infância, o meu pai tinha lá quintal no sitio onde esteve a nossa barraca! e tinha lá familia que só vei-o embora a quando da demolição das últimas casas ! há muito pouco tempo! também passo férias na aldeia onde nasceram os meus pais não chega a ter 20 habitantes! é fantástico! vou para lá desde que me dou por gente, só agora nos últimos dois anos não passei lá férias, casamento lua de mel nos açores, e este ano com 6 dias de férias não dá para nada....
sou muito básica não sou Diabinho adoro! adoro viver no meio desta gente! hehe Diabinho

há! um beijinho à Maria João que é minha vizinha Beijinho ! desculpa... da outra vez não vi o convite para o café Chorão quando vi já tinha passado muito tempo e em vez de responder no tópico, madei para o teu mail, mas concerteza não recebes-te e depois envergonhei-me de dizer mais qq coisa, já havia passado muito tempo...

beijinhos a todas amigas e à Patricia as suas melhoras!! queremos-te em força big mama!!! Beijinho

CÉLIA

mariajoaojr
Retrato de mariajoaojr
Oh visinha, já dizia o

Oh visinha, já dizia o velho ditado:

"Vergonha é roubar e ser apanhado..."

Por isso, cada um é como é e veio de onde veio, há k sentir orgulho disso, foi akilo k nos criou e nos transformou no k somos hj!

Já nem me lembrava k era tu a minha visinha...

Eu vi o teu email e tb te respondi para o teu....
Tives-te vergonha de me dizer mais kk coisa??? oh oh oh... o k é isso? Eu lá sou pessoa de cerimónias ou vergonhas? Népia!!!
Aprendam uma coisa... eu dou-me bem com td a gente, mas, não me pisem é os calos, senão morrem logo ali para mim e saiam-me de cima!!!

Por isso, k ninguem tenha vergonha de falar cmg sbre o k ker k seja... ok?

E para quando vai ser esse cafe? Ainda nem conheci a Cila... Preocupado:S:S Ela agora anda desaparecida...

Tens msn para combinarmos?

Moras onde mesmo k ja nao me lembro?

Beijinhos
Maria João Ribeiro

cmpem
Retrato de cmpem
«foi akilo k nos criou e

«foi akilo k nos criou e nos transformou no k somos hj!»

concordo plenamente contigo!!

«Eu vi o teu email e tb te respondi para o teu....»
não vi senão tinha respondido... mas nunca é tarde !

«Tens msn para combinarmos?»

olha não costumo usar, é que acho que me distrai porque não consigo deixar ninguém sem resposta e se o tiver terei sempre ligado, em casa quando chego raramente me dá para ligar o pc...

mas, o que faço com a silvia é mandar mail e depois sempre que posso vou lá e respondo assim como ela, mesmo não usando msn, acredita que às vezes mais parece que isso acontece... se estamos uma de um lado outra do outro a receber e com tempo é um toma lá dá cá!

«E para quando vai ser esse cafe? Ainda nem conheci a Cila... Preocupado:S:S Ela agora anda desaparecida...»
este fim de semana não estou estou em Peniche vou conhecer a silvia duarte! mas se der durante a semana ou no fim de semana seguinte podemos combinar qq coisa! Lembro-me que havia mais meninas no forum pelo menos uma de Samora COrreia mas agora não me lembro quem, por acaso a ti fixei-te !! hehe!!

«não me pisem é os calos»

linda não faço tensão disso, não consigo fazer mal nem a uma mosca... Cara séria

«Moras onde mesmo k ja nao me lembro?»
Recapitulando!! Urbanização quinta das cegonhas, é uma que fica por trás do pingo doce!

beiinhos grandes! Beijinho

o meu mail cestevesm@sapo.pt

então eu à quinta e sexta chego sempre tarde os outros dias depende do marido ele leva-me para casa às vezes apanho secas intermináveis em V. Franca de Xira (saio lá do comboio)... mas ao fim de seman, quase sempre dá para dar um jeitinho!
a ver se combinamos!

beijinhos

CÉLIA

catia capucho
Retrato de catia capucho
Oh maria joão

Querida,

Temos o mesmo pensamento...ihihihi
Tb me dou com toda a gente mas quando me pisam os calos nao me aparecam a frente eheheheh feitios.

Sim voces tem razão...Nng tem de ter vergonha de nada,cada um veio de onde veio e não que criticar!!!

Bjinhus

*Já brilhas*

Positivo - 23 Fev 2012
DPP - 21 Out 2012

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.