32 semanas: excesso de líquido amniótico e bébé com dimensões da cabeça e barriga para 34 sem e do fémur para as 32 sem | De Mãe para Mãe

32 semanas: excesso de líquido amniótico e bébé com dimensões da cabeça e barriga para 34 sem e do fémur para as 32 sem

Responda
5 mensagens
CRIS74 -
Offline
Desde 01 Abr 2010

Boa tarde a todas
Estou um bocado preocupada porque fui fazer a ecografia às 32 semanas e a médica disse-me que tenho excesso de líquido amniótico. De facto ela disse que é um bébé grande, mas fez váras vezes medições e referiu que as dimensões da cabeça e barriga são para para 34 semanas, enquanto que as medições do fémur são para as 32 semanas. Ela rferiu qye os bébés sã diferentes, mas de facto fiquei preocupada com esta discrepância nas medições e com o excesso de líquido amniótico, que pelo que entretanto pesquisei pode-se dever a malformações....
Passou-se o mesmo com alguma de vós ou conhecem alguém na mesma situação.
Só vou mostrar a ecografia à minha obstreta no dia 19 de setembro e estou preocupada. Tenho 38 anos e não fiz amniocintese..
Cristina

little_ -
Offline
Desde 10 Mar 2008

Cristina, o excesso de líquido amniótico pode ser sintoma de diabetes ou, pelo menos, excesso de açúcares. Só agora foi detectado o excesso de líquido?

Eu tenho esse problema mas está mesmo relacionado com a alimentação. Do que pesquisei, as malformações que podiam originar o excesso de líquido seriam ao nível dos rins ou estômago do bebé. Isso são coisas detectáveis mais cedo. Não fizeste amniocentese talvez porque a TN estava normal na eco, não?

Pensa na tua alimentação e se não poderá ser derivado disso; e manda os pensamentos piores para longe. Sorriso beijinhos

Sobre little_

"É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão."
A tentar ser mãe desde 28 Nov. 2007 - Fui mãe em Novembro de 2012
ICSI Fev. 2012 IVI (-); TEC Março 2012 IVI (+); Gravidez espontânea Dez. 2015

mimami.org

ml2012 -
Offline
Desde 26 Mar 2012

Quanto ao liquido amniótico não te posso dizer anda, na minha eco das 31 semanas apenas me informaram que estava normal e valores não sei.

Quanto aos valores do perímetro cefálico e abdómen também deram de 34 semanas... e fémur normal de 31-32 semanas...

Confesso que fiquei preocupada, e ando à uma semana a cismar nestes valores... só dia 18 é que vou mostrar à minha médica...

Beijinhos e tudo de bom para ti e para o teu bebé!

CRIS74 -
Offline
Desde 01 Abr 2010

Fiz uma pesquisa no site da baby center, cujo link transcrevo de seguida,e estas são as causas de excesso de liquido ammniotico.

http://brasil.babycenter.com/pregnancy/complicacoes/polidramnio/
Por que o líquido se acumula demais?

"ode ser difícil identificar a causa, e às vezes ela não chega a ser esclarecida. O problema pode estar na mãe, na placenta ou no bebê. Algumas das possíveis causas dos casos mais severos são:

• Quando a mãe tem diabete, com níveis de açúcar no sangue não controlados, o bebê produz mais urina, o que aumenta o volume de líquido.

• Gravidez de gêmeos, especialmente se eles forem idênticos.

• Infecções que afetam o bebê, como rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose e sífilis podem estar associadas ao polidrâmnio.

• A incompatibilidade do fator Rh pode provocar anemia no bebê e causar o problema.

• Em 20 por cento dos casos de excesso de líquido amniótico, há um problema congênito no bebê. Pode ser uma obstrução no esôfago, que impede que ele engula o líquido amniótico, uma fenda labiopalatina ou ainda alguma alteração no sistema nervoso central, no coração ou nos rins. Por isso os médicos examinarão o bebê com atenção num ultra-som detalhado.

• Às vezes, o polidrâmnio aparece quando o bebê tem alguma anomalia cromossômica, como a síndrome de Down ou de Edward.

• Em casos raros, há algum problema na placenta ou nas artérias do cordão umbilical."

Como não tenho diabetes nem infecçoes confirmadas através de análises recentes, nem gravidez de gémeosrestam as outras causas que me deixam muit0 assustada...
E porque na verdade teno uma barriga muito grande~...

And_Peq -
Offline
Desde 18 Set 2011

Pensei muito bem antes de colocar aqui uma resposta, porque de forma alguma te quero assustar! Apenas quero que fiques alerta e não facilites! Ás 32 semanas de gestação tb me foi diagnosticado polidramnios severo, (o que não é muito frequente, normalmente oiço é falar de mães que tem a menos). A minha bebé era perfeitinha mas em consequência do excesso de liquido surgiram vários problemas com a ela e a minha gravidez não teve um final feliz! Não te quero assustar apenas te quero pedir que não facilites, fica atenta e se achares que alguma coisa não está bem, não exites e corre para um médico! Desculpa mas eu gostaria que alguem me pudesse ter dito isto a mim, talvez as coisas tivessem sido diferentes! Beijinhos...

Sobre And_Peq

Mariana, partiste cedo demais meu anjo, serás sempre a princesa da mamã!! Partiste às 32 semanas 01-01-2012.
Afilhada da guerreira Andreia Mendes Piscar o olho As nossas estrelinhas vão estar sempre a olhar por nós! Anjinho
Positivo a 18/03/13. Será que é desta!!??